Pequenos truques para passar e dobrar lençóis com elástico
Preservando a aparência elegante do local de dormir, um lindo e prático lençol com elástico conquistou firmemente uma posição de liderança em popularidade entre as donas de casa.
Mas junto com a facilidade de uso, existem alguns recursos de passar e dobrar que complicam o processo de cuidado da roupa de cama.
Que dicas o ajudarão a passar rapidamente um lençol justo e dobrá-lo corretamente após passar?
Contente
Preparação para o processo
Para tornar o processo de engomar rápido e satisfatório com a qualidade do resultado, você precisa seguir algumas recomendações:
- após a lavagem, os lençóis são retirados imediatamente (deixar a roupa molhada na máquina de lavar por muito tempo pode causar rugas, que são muito difíceis de eliminar);
- Antes de pendurar a roupa na secadora, é necessário sacudi-la bem, endireitar com cuidado as bordas e cantos;
- para passar, não seque levemente os lençóis (um tecido levemente úmido alisa melhor);
- antes de passar é necessário costurar todos os pequenos furos (sob a influência de altas temperaturas podem aumentar);
- a tábua de passar é colocada a uma altura confortável (ajuda a evitar dores nas costas) em local bem iluminado;
- Para evitar danos ao tecido, não é necessário passar várias vezes no mesmo local e também não colocar o ferro plano sobre o tecido.
Caso essa informação esteja faltando ou a etiqueta esteja arrancada, vale lembrar os indicadores de temperatura para cada tipo de tecido:
- seda – não mais que 80°С;
- algodão – até 180C;
- linho - 200°C.
Se o fabricante indicou um ferro riscado na etiqueta, não é recomendado passar com elástico.
Processo de engomar
Passe rapidamente uma folha com um elástico possível seguindo um certo algoritmo de ações:
- O linho é esticado, um canto é inserido no outro.
- Segure o canto dobrado com uma mão e dobre o canto inferior com a mão livre. O retângulo resultante é bem sacudido e colocado sobre uma tábua de passar.
- Depois de aquecer o ferro até a temperatura desejada, o tecido é passado a ferro dos dois lados. As bordas com elástico também são passadas.
Existem vários outros métodos que podem facilitar muito o processo. passar roupa de cama.
Método de dobra em um quarto
Esta é a maneira mais rápida e, mais importante, mais fácil de passar roupa de cama. em um elástico. Você pode economizar tempo ao passar se primeiro dobrar ao meio e depois ao meio novamente.
O pequeno retângulo resultante é passado a ferro em ambos os lados. A vantagem inegável deste método é a rapidez de engomar.
No processo de dobrar as folhas, deve-se garantir que não se formem vincos e dobras. Depois de passados, é muito difícil livrar-se deles no futuro.
Método do centro em um círculo até as bordas
Essa técnica também é chamada de “passar para os preguiçosos”. Recebeu esse nome porque, na verdade, apenas o meio é alisado, enquanto as bordas permanecem sem passar.
Puxando o colchão
Um método criativo que remove rapidamente as rugas do tecido da roupa de cama.
O segredo é que primeiro o lençol é puxado sobre o colchão e só depois passado a ferro.
O único momento desagradável que pode surgir durante o processo de engomar é o comprimento insuficiente do cordão de ferro. Um cabo de extensão ajudará a resolver o problema.
Como passar e dobrar um lençol com elástico, vídeo tutorial:
É possível passar sem passar?
Muitas pessoas ficam sem passar, explicando que a roupa alisa sozinha quando puxada para o colchão.
Como dobrar para não enrugar?
A roupa passada corretamente dobrada não ocupa muito espaço na prateleira e mantém uma aparência elegante. Não é fácil dobrar um lençol com elástico. Acontece que as bordas do lençol, franzidas com um elástico, ficam inchadas e enrugadas quando dobradas.
Um algoritmo claro de ações o ajudará a dobrar a folha passada com cuidado e rapidez:
- A folha passada é desdobrada de forma que a borda curta fique localizada nos lados direito e esquerdo.
- Virando a parte de trás do frio em sua direção, coloque as palmas das mãos nos cantos, como se estivessem nos bolsos. O resultado de tais ações: o lençol é segurado nas mãos, enquanto seu lado mais comprido é colocado entre as palmas.
- Passamos de uma ponta à outra. Como resultado, ambos os cantos superiores são dobrados juntos.
- A folha é virada, as mãos são novamente enfiadas nos cantos inferiores livres.
- Um canto é colocado sobre o outro (as ações são semelhantes às dos cantos superiores).
- Resultado das manipulações: o lençol com elástico é dobrado ao meio (os cantos ficam aninhados um dentro do outro).
O retângulo liso resultante é passado novamente com as mãos, corrigindo pequenos vincos., e enviado para armazenamento em um armário.
É melhor evitar o uso de recipientes plásticos ou sacos plásticos para guardar lençóis, fronhas ou capas de edredom. A falta de circulação de ar pode causar mofo e um cheiro desagradável de mofo na cama.
Também é recomendável fazer um inventário do conteúdo do armário uma vez por ano e descartar impiedosamente a roupa de cama usada.
Dicas e proibições
Pequenos segredos de donas de casa experientes que facilitam o tedioso processo de passar, ajudando a alcançar o resultado ideal:
- Você pode evitar deformações (muitas vezes um lençol com elástico se estende de um retângulo ao estado de um trapézio curvo) se, durante o processo de engomar, puxar levemente o tecido pelas pontas, alinhando-o na direção desejada;
- Ao passar uma folha dobrada quatro vezes, não toque nas dobras com o ferro;
- Depois de passar, nunca coloque o lençol imediatamente no armário (o tecido precisa esfriar).
É estritamente proibido passar a ferro os lençóis não são elásticos, pois após tratamento com alta temperatura o atoalhado perde suas propriedades absorventes.
Conclusão
Então agora você sabe passar um lençol com elástico. Utilizar na prática os métodos descritos de passar e dobrar um lençol com elástico irá ajudá-lo a evitar as dificuldades associadas ao cuidado deste tipo de roupa de cama.