Saia

foto4057-1No mundo da moda, existem mais de 80 tipos de saias de diversos estilos.Clássico reto, plissado, ondulado, multicamadas - pelo menos um desses modelos pode ser encontrado no guarda-roupa de toda mulher moderna.

Mas nem todo mundo sabe passar uma saia corretamente. É necessário levar em consideração a temperatura de aquecimento do ferro, as características do modelo e o tipo de tecido, por isso definitivamente não pode prescindir de conselhos práticos neste assunto.

Como preparar um produto para passar?

A chave para a aparência atraente e elegante de uma mulher é uma saia bem passada. As maiores dificuldades surgem com modelos da moda como plissados ​​​​e ondulados.

Todos entendem que as dobras devem ser perfeitas, mas nem sempre é possível manter essa condição na prática.

Antes de começar a passar, você deve estudar a rotulagem do produto, ou seja, “ler” os símbolos da etiqueta no verso da peça. Esta pequena etiqueta deve ter a imagem de um ferro, geralmente com um, dois ou três pontos em negrito dentro.

foto4057-2Eles significam o seguinte:

  • um ponto – passar a ferro em baixa temperatura, não mais que 110 graus;
  • dois pontos – passar a ferro em temperatura média, não superior a 150 graus;
  • três pontos – passar a ferro em alta temperatura, mas não ultrapassando 200 graus.

Se não houver manchas gordurosas na imagem do ferro, significa que a saia pode ser passada a qualquer temperatura.

O símbolo riscado indica que o produto não deve ser passado a ferro após a lavagem., ou você pode passá-lo, mas não vaporizá-lo.



O maior problema que os usuários de saias drapeadas podem enfrentar é que as pregas podem perder a forma com o tempo.

Para evitar que isso aconteça, antes de colocar a peça na tábua de passar, todas as dobras devem ser fixadas com os pontos largos mais comuns. A linha e a agulha devem ser finas para que não fiquem buracos ou baforadas no tecido.

Se você tiver que passar uma saia feita de material grosso, pode usar alfinetes de alfaiate com olho chato em vez de linha.

Como passar?

Você deve começar a passar a saia pelos bolsos, se houver. Eles precisam ser virados para fora e muito bem passados.

Em seguida, passe a saia na seguinte ordem:

  1. foto4057-4Cinto. A parte da cintura da saia deve ser puxada sobre a tábua de passar. Passe suavemente, girando o produto em círculo.
  2. Parte principal. Você deve começar a passar de dentro para fora. Em primeiro lugar, deve-se passar a ferro a parte de cima da saia, girando o produto em volta da tábua de passar. Preste atenção nas costuras e pregas na cintura.

    Agora vire a saia do avesso. Se a etiqueta não restringir o engomar com vapor, você poderá usar este recurso de ferro. Mas na hora de cozinhar no vapor, deve-se primeiro passar a sola quente sobre o material, sem tocar no tecido.

  3. Raio. Primeiro é preciso fechar o zíper e, mal tocando no ferro, passar sobre o tecido que o cobre. Em seguida, abra o zíper. Passe o tecido ao redor. É importante não tocar o ferro quente no próprio zíper, principalmente se for de plástico ou náilon, caso contrário ele derreterá.
  4. Bainhas. A parte de baixo da saia deve ser passada primeiro pelo avesso sem vapor, depois virar o produto do avesso e passar novamente a bainha com vapor.
  5. Dobras. As saias drapeadas são muito mais difíceis de passar do que as de corte reto. Os especialistas recomendam varrer as dobras antes de lavar para manter a forma original. Mas se a saia estiver muito enrugada ou o tecido for muito grosso, será necessário passar cada dobra separadamente.

    Para fazer isso, o produto é virado para fora. Primeiro, passe a ferro a dobra de cada dobra. Em seguida, colocam papel limpo por baixo para que não haja impressões na frente e alisam a dobra. Para deixar as dobras mais claras, recomenda-se o uso de spray de amido ou uma solução de sabonete branco. As dobras devem ser passadas apenas no sentido longitudinal do fio.

Recursos para vários estilos

É necessário passar saias de diferentes estilos levando em consideração as peculiaridades de seu corte:

  • foto4057-3com dobras – a saia deve ser passada quase imediatamente após a lavagem, ainda molhada, antes que o tecido esteja completamente seco;
  • com dobras na frente – o produto é passado à semelhança de calças com vincos, lentamente, através de um pano húmido;
  • ondulação - as dobras dessa saia lembram um “acordeão”, têm a mesma largura e profundidade em todo o comprimento do produto. Antes de passar, devem ser varridos com agulha fina e pontos largos;
  • plissado – as dobras da prega são mais largas que a bainha, ficam localizadas como se estivessem “deitadas”. Esta saia deve ser passada da mesma forma que o modelo “canelado”;
  • multicamadas – cada camada dessa saia deve ser passada separadamente, começando pela camada inferior e terminando na camada superior.
É proibido passar saias com babados e plissadas confeccionadas com tecidos modernos, pois na hora de fazer as dobras o tecido fica impregnado com uma solução química especial resistente a altas temperaturas.

Levamos em consideração os tipos de tecido

O processo de passar saias confeccionadas com diferentes tipos de tecido possui características próprias. Eles podem ser apresentados visualmente em forma de tabela:

Tipo de tecidoTemperaturaPeculiaridades
Seda? ou “Seda”, sem vaporPasse a ferro pelo avesso. Não é recomendado borrifar o tecido com borrifador, pois podem permanecer marcas de água.
?? ou Lã", muito vaporPasse um pano de algodão úmido, vaporizando bem cada área do produto.
Malhas? ou “Seda”, com vaporPasse a gaze dobrada usando a função de vapor.
Poliéster? ou “Seda”, sem vaporO ferro mal toca a superfície do produto com o ferro, muito rapidamente, sem parar por muito tempo em uma área.
Couro? ou “Seda”, sem vaporSomente pelo avesso e através de tecido grosso de algodão, salvo restrição do fabricante do produto.
Couro artificial (couro sintético)Não engomarOs produtos confeccionados com esse tecido não são passados ​​nem na temperatura mais baixa, nem costurados com agulha antes da lavagem. Uma saia de couro sintético deve ser lavada e seca corretamente, assim você não terá que alisar as dobras.

Como passar a vapor?

foto4057-5Quando falamos em saias plissadas ou com babados, então Somente um vaporizador ou gerador de vapor pode lidar melhor com cortinas do que qualquer ferro.

Existem diferenças fundamentais na operação desses dispositivos. O vaporizador produz vapor úmido sob pressão e o gerador de vapor produz vapor seco. Também existem diferenças na temperatura do vapor. Para um vaporizador não ultrapassa 100 graus e para um gerador de vapor chega a 160 graus.

Mas esses dispositivos têm uma vantagem importante: eles suavizam facilmente o que o ferro era impotente para lidar.

A saia deve ser passada na seguinte ordem:

  • Pendure a saia em cabides. Ligue o vaporizador e comece imediatamente a processar o produto. Mas o gerador de vapor não começa a gerar vapor imediatamente, mas após 5 a 7 minutos.
  • Vaporize o forro da saia. Então o tecido principal não ficará mais enrugado.
  • Cozinhe as dobras. Na costura dos produtos, eles são tratados com uma solução especial, para que, sob a influência do vapor, restaurem facilmente sua forma.
A saia plissada ou qualquer outra saia plissada só poderá ser vestida novamente depois de completamente seca, para que o produto não perca a forma.

Como viver sem aparelhos elétricos?

Você pode lidar com vincos em tecido sem passar a ferro usando um dos seguintes métodos:

  1. foto4057-6Efeito gerador de vapor. Encha uma banheira com água quente e pendure a saia em cabides. Após 2 horas, haverá muito menos vincos no tecido.
  2. Secagem adequada. Imediatamente após a lavagem, a saia deve ser sacudida várias vezes e pendurada em cabides. Durante o processo de secagem, o produto deve ser agitado periodicamente até secar completamente.
  3. Solução de vinagre. Adicione água, vinagre e amaciante em proporções iguais a um borrifador. Trate todos os vincos com solução de vinagre e deixe secar.
  4. Toalha molhada. Prepare uma toalha maior que o próprio produto. Umedeça e coloque a saia amassada por cima. Endireite os vincos manualmente e pendure o produto em cabides.
  5. Modelador de cachos quente. Um modelador de cabelo, que as mulheres usam para alisar os cachos rebeldes, pode ajudar a lidar com os vincos do tecido. Pouco antes de usar o modelador de cabelo, você precisa se certificar de que não há vestígios de produto para modelar o cabelo neles.

Conselho

Antes de começar a passar a saia, Seria uma boa ideia usar as dicas a seguir:

  1. Antes de iniciar o procedimento, examine cuidadosamente a etiqueta no verso do produto. Use apenas a temperatura indicada nele.
  2. Você deve começar a passar a saia apenas pelo avesso e depois pela frente, se necessário.
  3. foto4057-7Ao trabalhar com um ferro quente, você não deve mantê-lo no mesmo lugar por muito tempo para que não superaqueça. Isso pode causar o aparecimento de manchas e listras amarelas.
  4. Para que as dobras passadas mantenham a forma por muito tempo, devem ser passadas com pano de algodão úmido embebido em água e sabão com adição de 1 colher de sopa de vinagre (para cada 3 litros de água).
  5. Um pano de algodão úmido ajudará a lidar com áreas brilhantes que às vezes se formam em coisas escuras. Deve-se molhar, torcer e passar a ferro a área problemática, repetindo a ação várias vezes, depois levantar levemente o pêlo do tecido com uma escova macia.

Conclusão

Muitas mulheres consideram a saia a parte mais caprichosa do guarda-roupa feminino. É especialmente difícil com modelos plissados ​​ou ondulados.

Para deixar as dobras suaves e bonitas, você terá que trabalhar muito. É importante levar em consideração tanto o tipo de dobras quanto o tipo de tecido com que é feita a saia.

A maioria dos produtos pode ser facilmente processada com vapor quente, que ajuda a restaurar até dobras que perderam a forma original. Com este dispositivo, até a peça mais enrugada ficará perfeitamente passada em apenas alguns minutos.

Lista de artigos

Uma saia de couro genuíno pode ser facilmente alisada com eletrodomésticos ou folk ...

Plissado é uma técnica de design popular usada por designers de moda na criação de roupas femininas. ...

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas