Nota para as donas de casa: como lavar o tule para que fique branco como a neve
Cortinas claras, translúcidas e arejadas nas janelas ajudam a criar uma atmosfera especial de conforto e tranquilidade doméstica.
Mas, infelizmente, inicialmente o tule branco como a neve, sob a influência da luz solar intensa e da poeira, adquire a aparência cinzenta e desgastada de uma coisa velha.
Algumas dicas e recomendações ajudarão a restaurar a brancura original e a refrescar o tule.
Sobre, como lavar tulePara torná-lo branco como a neve, contaremos no artigo como se livrar do cinza e do amarelo em casa.
Contente
Remédios populares para se livrar do cinza e do amarelo em casa
Os métodos tradicionais de branqueamento, comprovados ao longo dos anos, ajudarão você a se livrar rapidamente de manchas, amarelecimento e a restaurar o frescor e a limpeza das cortinas da janela.
Sal
A imersão em solução salina ajudará a remover manchas de graxa e a restaurar a brancura das cortinas que perderam a aparência.
Algoritmo de ações:
- Em um balde de dez litros de água morna, dilua meio copo de sal e a mesma quantidade de sabão em pó.
- O tule é embebido na solução resultante (cerca de doze horas).
- Em seguida, a cortina é retirada da solução, deixada escorrer e lavada normalmente.
Para imersão, é melhor escolher sal não iodado de tamanho médio.
Refrigerante
O bicarbonato de sódio comum retornará rapidamente uma aparência brilhante e branca como a neve às cortinas velhas e lavadas.
Algoritmo de ações:
- diluir duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e a mesma quantidade de sabão em pó em cinco litros de água morna;
- as cortinas são embebidas na solução resultante e deixadas de molho por vinte minutos;
- Depois o tule é lavado à mão ou na máquina de lavar normalmente.
Amônia
Uma mistura de amônia e água oxigenada é um remédio eficaz no combate ao acinzentamento e ao amarelecimento das cortinas lavadas.
Algoritmo de ações:
- 30 ml de amônia e 60 ml de peróxido de hidrogênio são dissolvidos em cinco litros de água morna;
- O tule é embebido na solução e deixado por meia hora;
- Depois, a cortina é lavada normalmente.
Se o tule for muito antigo ou tiver manchas persistentes, Você pode lavá-lo da seguinte maneira:
- Uma garrafa de amônia é dissolvida em um balde de dez litros de água morna.
- A cortina fica embebida na solução resultante por pelo menos doze horas.
- Depois, o tecido é enxaguado e enviado para lavagem.
Este método ajuda a branquear o tule feito de náilon, chiffon e organza.
Zelenka
Seguir rigorosamente as instruções para branquear com verde brilhante ajudará a devolver as cortinas de organza ou náilon à sua brancura anterior.
Algoritmo de ações:
- 10 gotas de verde brilhante e duas colheres de sopa de sal de cozinha são diluídas em 250 ml de água limpa.
- Coe a solução resultante e coloque-a em uma bacia de dez litros cheia de água morna.
- O tule é mergulhado em água com verde brilhante e deixado por cinco a dez minutos.
- Sem enxaguar, o tule é imediatamente pendurado para secar na borda.
O vídeo mostrará como descolorir tule com verde brilhante:
Azul
O azul ajudará a restaurar a brancura brilhante do tule lavado.
Algoritmo de ações:
- Adicione uma tampa de água azul a uma tigela com água morna (pelo menos dez litros).
- As cortinas já lavadas são mergulhadas na solução resultante e deixadas por dez a quinze minutos.
- Depois o tule é enxaguado em água limpa e pendurado para secar.
Ácido bórico
O ácido bórico ajudará a remover a placa amarela da cortina branca da janela.
Algoritmo de ações:
- 60 ml de ácido bórico são dissolvidos em dez litros de água morna;
- mergulhe o tule amarelado na solução resultante por pelo menos duas horas;
- Depois, a cortina agora branca é enxaguada em água limpa e pendurada para secar no parapeito.
Leia sobre como branquear o tule usando sal, refrigerante, vinagre e verde brilhante. esse artigo.
Como fazer o tecido ficar branco usando produtos químicos domésticos?
Os produtos químicos domésticos irão ajudá-lo a retornar rapidamente à sua antiga brancura brilhante. As vantagens deste tipo de lavagem são muitas:
- os alvejantes removem quaisquer manchas e sujeira;
- lavar com produtos químicos é mais fácil, rápido e eficaz (os remédios populares nem sempre ajudam a alcançar o efeito de limpeza desejado).
É estritamente proibido branquear o tule com compostos que contenham cloro. Após essa lavagem, existe um alto risco de danos finais ao produto.
A opção mais aceitável são os alvejantes contendo oxigênio, que contêm partículas de peróxido de hidrogênio.. São eles que se dissolvem ao entrar em contato com a água, formando bolhas que removem partículas de sujeira e placa cinza do tecido.
Ao lavar à mão, os alvejantes contendo oxigênio são dissolvidos em água (dosagem especificada pelo fabricante).Em seguida, o tule é mergulhado na solução resultante.
Depois de meia hora ou uma hora, a cortina pode ser retirada, enxaguada e pendurada para secar.. Ao lavar na máquina, o alvejante de oxigênio é adicionado a um compartimento especial da máquina junto com o pó.
Os 3 alvejantes mais populares e eficazes para tule:
- FRAU SCHMIDT TULE SUPER BRANCO - um produto de um fabricante francês, disponível em forma de comprimido. O preço médio de um pacote (5 comprimidos) é de 250 rublos.
Dissolvendo-se em água (uma pastilha é suficiente para uma lavagem), FRAU SCHMIDT remove a sujidade dos tecidos delicados, mantendo a sua estrutura.
O produto não causa alegorias, pois quando dissolvido não emite odores desagradáveis.
- SPLASH PARA TULE DA GENERAL FRESH — alvejante de oxigênio de um fabricante polonês. O produto apresenta-se na forma de pó, acondicionado em pequenos sacos de 30 g. (o suficiente para uma lavagem). O custo médio de uma sacola é de 30 rublos. SPLASH FOR TULLE DA GENERAL FRESH é ideal para cortinas de qualquer tipo de tecido.
- Elixir para tule e cortinas “CASHMERE” - um produto de um fabricante russo. Acessível (apenas 40 rublos por 300g), este produto eficaz lava perfeitamente o tule de manchas de qualquer origem, remove odores desagradáveis e restaura a brancura e o frescor. Elixir para tule e cortinas “CASHMERE” é adequado para lavagem à mão e à máquina.
O que é melhor - na máquina de lavar ou à mão?
Ao escolher entre lavar à máquina e à mão, primeiro você precisa decidir o tipo de tecido. Nem todos os tipos de tule podem ser lavados na máquina.
Seja lavável à mão ou à máquina, Para obter o melhor resultado, a cortina deve estar devidamente preparada:
- retire com cuidado as cortinas das janelas, sacuda-as do pó (é melhor fazer essas manipulações na varanda ou na rua);
- encha a bacia com água fria (temperatura não superior a 30ºC), adicione algumas colheres de sopa de sal de cozinha comum;
- mergulhe o tule em água salgada por trinta a quarenta minutos;
- retire a cortina, deixe escorrer a água e inicie a lavagem principal.
Não use sal iodado para preparar solução salina para imersão.
Manualmente
Você só pode obter um resultado de lavagem ideal se seguir uma determinada sequência de ações:
- É necessário encher uma bacia (ou melhor, uma banheira) com água morna (temperatura não superior a 40ºC) e adicionar detergente.
- Depois de colocar o tule preparado na solução de sabão, deixe-o sozinho por alguns minutos, depois lave-o com movimentos suaves de compressão.
- Enxágue bem o produto lavado (é melhor trocar a água duas a três vezes).
- Seque o tule na borda, depois de esperar um pouco para que o excesso de água escorra. Se após a secagem permanecerem vincos e dobras no tule, basta removê-los com um ferro com função de vapor.
No modo automático
Somente se você seguir as recomendações claras para lavagem na máquina você poderá preservar a estrutura do tecido delicado., para obter o resultado perfeito de uma cortina branca como a neve:
- A cortina preparada (limpa de poeira, embebida em soro fisiológico) é colocada em um saco especial (uma fronha de algodão é adequada) e só depois no tambor da máquina de lavar.
- O detergente líquido para tecidos delicados é colocado em um compartimento especial da máquina de lavar e, se necessário, o alvejante de oxigênio é adicionado separadamente.
- É definido o modo de temperatura desejado (30-40C), bem como um modo de lavagem para tecidos delicados. A velocidade de rotação não excede 400.
- Ao final da lavagem, as cortinas são imediatamente retiradas do tambor de lavagem e penduradas no varão para secar.
É estritamente proibido o uso de detergentes para a roupa que contenham cloro. O cloro não apenas perturba a estrutura do tecido fino, mas também pode causar o aparecimento de uma tonalidade amarelada muito desagradável.
Características de branqueamento dependendo do material
Alcançar um resultado de lavagem ideal - tule branco como a neve - só é possível se o detergente e o método de limpeza forem selecionados corretamente para cada tipo de tecido.
De náilon
Quaisquer detergentes e remédios populares podem devolver rapidamente ao náilon seu frescor e aparência branca como a neve. Somente pós contendo cloro e componentes branqueadores são proibidos..
Uma cortina de náilon pode ser lavada mais rapidamente se for pré-embebida em água salgada.
De organza
Organza leve e delicada é melhor lavada à mão com detergente líquido. Sob nenhuma circunstância a organza deve ser esfregada, torcida ou esticada demais..
A temperatura da água para lavagem não é superior a 30ºC. É estritamente proibido ferver organza e usar alvejantes químicos.
O sabão em pó ajudará a clarear rapidamente as cortinas de organza, e o enxágue em água com adição de amônia ou água oxigenada consolidará os resultados positivos da lavagem.
Do véu
O véu leve e arejado só pode ser lavado em água fria. (temperatura não superior a 40C), sem utilização de detergentes agressivos.
Conselho
Ao branquear o tule As seguintes recomendações devem ser seguidas:
- O tule é lavado apenas em água morna (não superior a 40ºC). Caso contrário, você não conseguirá obter resultados de branco radiante.
- Manchas de graxa e fuligem em cortinas de náilon podem ser facilmente removidas com detergentes líquidos para lavar louça.
- Lavo musselina e chiffon delicados apenas em bolsas especiais.
- O tule molhado nunca é torcido ou puxado. Ações bruscas e imprecisas podem causar deformações, vincos e dobras no tecido.
- Tule nunca é lavado com outras coisas.
Vídeo sobre o tema
O vídeo mostrará como fazer o tule branco como a neve em casa:
Conclusão
O cumprimento estrito das regras e recomendações para a lavagem do tule ajudará a devolver ao tecido delicado e leve seu frescor e brancura.