Dicas úteis sobre como passar uma jaqueta de couro sintético em casa
Se uma jaqueta de couro sintético for guardada dobrada por muito tempo, formar-se-ão dobras que prejudicam a aparência do produto.
Essas dobras costumam ser suavizadas depois de pendurar a jaqueta em cabides.
Mas às vezes, para se livrar deles, é preciso fazer um esforço. Sobre, como passar uma jaqueta de couro sintético em casa, leia o artigo.
Contente
Características de preparação e engomadoria de diferentes tipos de couro artificial
Todo o processo de engomar roupas de couro sintético, incluindo a preparação, depende do tipo específico de material.
O seguinte pode ser usado como couro sintético para costurar uma jaqueta:
- Poliéster - Este é um material muito prático. Pode ser arrumado alisando-o com ferro (em temperaturas de até 40 graus).
Para entender se é possível passar uma jaqueta feita de um material como poliéster, você precisa tentar fazer isso em uma pequena amostra de tecido costurada em uma das costuras internas do produto.
Se não houver amostra, deve-se passar com cuidado uma pequena área do tecido da jaqueta, em local discreto.
- O poliuretano é mais caprichoso. Enruga-se com mais frequência e recomenda-se que seja tratado com vapor quente ou ferro. Ao mesmo tempo, os itens de poliuretano costumam ser suavizados simplesmente pendurados em cabides.
Se isso não acontecer, deve ser utilizado um método suave de tratamento com vapor.Um desses métodos é pendurar a jaqueta em cabides sobre a banheira, abrir a água quente e esperar até que o ambiente se encha de vapor.
Depois disso, você pode fechar as portas do banheiro e deixar a jaqueta pendurada em estado de vapor.
- Produtos de microfibra Pode ser passado a ferro, mas apenas à temperatura mínima. É melhor escolher o modo “seda”. O tratamento a vapor é estritamente proibido. Somente peças completamente secas podem ser passadas.Mas o mais importante é verificar numa fase preliminar, através dos ícones da etiqueta, se o fabricante permite que o tecido da jaqueta seja exposto ao ferro quente.
- Couro ecológico é um substituto moderno do couro genuíno, feito de tecido e polímero. Jaqueta de couro ecológico pode ser passado a ferro.
A temperatura deve estar baixa. A função vapor deve estar desligada. É preciso passar pelo avesso e de preferência com gaze ou chita dobrada ao meio.
Como passar?
Se o material permite o uso de ferro, e há informações sobre isso na etiqueta, e as dobras são muito profundas, vale a pena usar esta opção. É mais eficiente e rápido.
Mas seu uso exige cuidado e cautela. Como já foi dito, A temperatura do ferro deve ser mínima (30-40 graus).
Antes de começar a passar grandes partes do produto, você precisa testar o engomar em uma área imperceptível na parte inferior da manga ou nas costas.
Se, como resultado desse teste, o material mantiver sua cor e textura originais e não houver manchas derretidas ou chamuscadas, você poderá começar a passar a jaqueta inteira.
Antes de começar a passar as mangas, é necessário colocar uma toalha ou pedaço de tecido dentro. Isto é necessário para que durante o tratamento térmico as partes de couro sintético não entrem em contato. Caso contrário, eles poderão ser soldados e o produto será danificado.
A jaqueta alisada deve ser pendurada em cabides, com toalhas volumosas colocadas nas mangas para que novas dobras não se formem à medida que o couro sintético esfria.
Depois de passar, a peça deve esfriar em condições naturais e com temperatura uniforme.. Neste momento, não deve ser exposto à luz solar direta ou perto de um dispositivo de aquecimento.
O vídeo mostrará como alisar couro sintético com um ferro:
Exposição ao vapor
A exposição ao vapor não é permitida para todos os tipos de couro sintético. Se o fabricante permitir engomar úmido, Isso pode ser feito usando um ferro com função de vapor ou um gerador de vapor.
Em primeiro lugar, a jaqueta é pendurada em cabides. Todos os seus detalhes são cuidadosamente corrigidos. Depois disso, o modo de vaporização é ativado e o procedimento de engomar é iniciado.
O ferro ou gerador deve ser mantido a uma grande distância do produto. Se o couro sintético for suficientemente denso, deve-se manter uma distância de 10-15 cm. Ao trabalhar com couro sintético fino, a distância deve ser aumentada para 20-25 cm.
O processo de processamento deve durar até que as dobras estejam completamente alisadas. Mas você precisa garantir que o material não superaqueça. Assim que terminar a cozedura a vapor, deixe a jaqueta até que esfrie e seque completamente.
Métodos tradicionais
Passar roupa usar um ferro e um gerador de vapor é bastante eficaz, mas pode ser arriscado. Portanto, proprietários especialmente cuidadosos de produtos de couro sintético preferem métodos tradicionais mais seguros para alisar roupas endurecidas.
Um desses métodos já foi descrito acima, em que o efeito de um banho de vapor no banheiro é criado para a jaqueta. Mas existem outros métodos populares.
Vinagre e condicionador de roupa
Para usar este método, é necessário misturar água limpa, vinagre 9% e condicionador em proporções iguais para lavagem regular na máquina.
A solução resultante é colocada em um borrifador e a jaqueta é generosamente pulverizada com ela. Deve primeiro ser pendurado em cabides no banheiro ou na varanda.
Em seguida, a jaqueta é deixada secar completamente. Após 30-40 minutos fica muito mais suave. A solução de sabão deixará manchas esbranquiçadas que deverão ser removidas com pano úmido.
Glicerol
Você pode tentar alisar couro sintético fino usando glicerina. É aplicado com pano ou algodão nas áreas enrugadas, que devem alisar. Se necessário, o procedimento é repetido 2 a 3 vezes.
Chuva
Para ter certeza de não danificar o item, você pode alisá-lo usando seu próprio corpo e chuva.. Em tempo chuvoso, é necessário usar casaco e fazer uma caminhada sob guarda-chuva, com duração mínima de 2 horas.
Com isso, o material pode não ficar totalmente alisado, mas ficará com uma aparência mais apresentável.
Graxa de sapato
O creme transparente para sapatos permite não apenas suavizar pequenas rugas, mas também tornar a jaqueta mais durável:
- É aplicado em camada fina sobre todo o produto, tratando vincos e dobras com cuidado especial.
- A seguir, a jaqueta deve pendurar um pouco (cerca de uma hora).
- Depois disso, você pode colocá-lo e sair.
Removendo vincos e dobras após a compra
Ao trazer uma jaqueta nova da loja, preste atenção em alisá-la para remover vincos formados durante o transporte e armazenamento da peça.
Se depois de alguns dias a jaqueta não alisar, vire-a do avesso e molhe-a mais generosamente. Você pode fazer um banho-maria para ela no banheiro. Não é aconselhável usar ferro ou vapor quente para coisas novas.
Dicas e proibições
Antes de passar ou realizar outros procedimentos de cuidado com roupas de couro sintético, leia as informações na etiqueta. Alguns itens só podem ser lavados a seco.
Quanto mais fino for o material, mais fácil será danificá-lo.. Isto precisa ser levado em conta. Para jaquetas leves e finas, é melhor usar métodos de engomar suaves ou um tratamento muito cuidadoso com um ferro pouco quente.
A maneira mais segura de eliminar pequenos vincos é usar a peça com a maior freqüência possível em tempo chuvoso ou com neblina.
E as dobras formadas no couro sintético durante o uso não devem ser suavizadas. – não prejudicam a aparência da coisa e, além disso, aparecerão continuamente.
Conclusão
A jaqueta de couro sintético é algo confortável, prático e sempre relevante.Couro sintético de boa qualidade não é barato, mas também parece muito impressionante.
Você deve tratar essas roupas com cuidado, e elas durarão muitos anos.. Isso significa que, se necessário, passar uma jaqueta de couro sintético deve ser feito com cuidado e cautela.