Alguns truques para passar tule sem usar ferro
Os produtos de tule podem ser passados sem ferro de várias maneiras. Um vaporizador de roupas domésticas é o melhor.
Mas se não estiver lá, então os meios improvisados serão úteis. Como usá-los corretamente para não danificar o material fino e obter resultados, como passar tule amassado sem ferro diretamente na janela - veja detalhadamente o material.
Contente
Instruções de engomar após a lavagem
Para que haja menos vincos no tule limpo, É necessário lavar o produto corretamente:
- Se o tecido não estiver muito sujo, escolha o modo delicado.
- A temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus.
- O modo de rotação está definido para a velocidade mínima.
- É aconselhável não utilizar o modo de secagem.
- Para deixar o material mais liso, é recomendável adicionar amaciante à máquina.
Se o tule for limpo manualmente, adicione amaciante no último enxágue. Em seguida, o tecido é pendurado em uma corda e o excesso de água escorre.
Como lavar bem o tule à mão para não precisar passá-lo depois - no vídeo:
Para arrumar peças grandes de tule (cortinas, toalhas de mesa) que são difíceis de passar na tábua de passar, use os seguintes métodos de passar:
- Ao ar livre. O material é seco ao ar livre, jogado ao meio por uma corda. Neste caso, é aconselhável endireitar todas as dobras e fixar a posição com prendedores de roupa.Depois de algumas horas o produto vai nivelar, só falta tirar os vincos onde estavam os prendedores de roupa.
- Usando um vaporizador. Um vaporizador de roupas pode passar roupas retas e de corte complexo com muitas camadas em meia hora. Um item limpo e levemente úmido é pendurado e cozido no vapor na posição vertical.
Recomenda-se direcionar a vaporização com movimentos descendentes (exclusivamente de cima para baixo). Você não deve ficar muito tempo na mesma área, pois isso pode danificar o material.
- Usando vapor no banheiro. Itens lavados e secos podem ser passados na banheira. Para fazer isso, coloque água quente no recipiente (pelo menos 80 graus).
Tule é pré-pendurado sobre a banheira. A sala fica fechada por meia hora, após a qual o produto úmido é pendurado e deixado secar naturalmente.
- Água fria. O tule seco e limpo é colocado sobre uma superfície plana (sofá ou cama). Encha o borrifador com água da torneira. O material é borrifado em toda a área e esfregado com as palmas das mãos do centro para as bordas. Deixe secar.
- Concha ou outro recipiente. Para passar o tule, ele é colocado sobre uma tábua de passar. Água fervente é colocada na concha. Metade da capacidade é suficiente. Com movimentos suaves, o utensílio de metal quente é movimentado sobre o tecido, suavizando as rugas.
Como endireitar as dobras do tecido sem retirá-lo do varão da cortina?
Se você pendurar tule molhado em uma janela, ele se autonivelará com seu próprio peso. Isso é o que dizem muitas donas de casa. Mas acontece que as dobras ainda permanecem.Neste caso, a cortina limpa já está pendurada em ganchos cuidadosamente fixados.
Para não retirá-lo da cornija, utilize um dos métodos propostos:
- Pulverize com líquido auto-alisante. Contém proporções iguais de vinagre, água e amaciante.
O produto é misturado em um borrifador e pulverizado em toda a extensão da cortina a uma distância de 30 cm da superfície. Depois de seco, o cheiro do vinagre torna-se invisível.
- Tratado com vaporizador ou um ferro com função de vapor. O equipamento é mantido a uma distância de pelo menos 10 cm para não deformar o tecido;
- Usando um alisador de cabelo. Para isso, aqueça bem e processe a borda com movimentos de pressão. No entanto, este método não permite passar o meio.
Este vídeo mostrará como vaporizar o tule pendurado:
Dicas e proibições
Para não se machucar e não estragar o tecido leve durante o processo de engomar, as donas de casa oferecem algumas dicas úteis:
- ao trabalhar com chaleira ou vaporizador aquecido, deve-se seguir as regras básicas de segurança, não se distrair, não permitir a participação de crianças no processo ou monitorar de perto suas atividades;
- ao vaporizar e trabalhar com ferro de cabelo quente, é aconselhável não parar no mesmo lugar para endireitar uma dobra complexa, caso contrário o tecido pode derreter;
- ao trabalhar com vapor, pode ser necessário tratar novamente áreas especialmente enrugadas (para tratá-las novamente é necessário deixá-las secar primeiro);
- Não se deve iniciar a passagem a ferro pelo centro do produto, se algo der errado, o defeito ficará menos perceptível na borda.
Conclusão
O tule molhado pode endireitar-se após a lavagem com o próprio peso se for seco na posição vertical.
Cada método tem suas vantagens e desvantagens e requer cautela e precisão.