Direitos e responsabilidades dos consumidores, ou se é necessário guardar caixas de eletrodomésticos com garantia
Os eletrodomésticos são despachados da loja em caixas. Se o dispositivo funcionar corretamente após ser desembalado, a maioria das pessoas descarta a embalagem de fábrica.
Se estão fazendo a coisa certa, precisam guardar caixas de eletrodomésticos com garantia até o final do período de garantia, vamos descobrir no artigo.
Contente
Preciso guardar o contêiner após a compra até o final do período de garantia?
O Código Civil estabelece que no prazo de 14 dias o comprador pode devolver ou trocar a mercadoria que apresentou defeito ou não ficou satisfeita por determinado motivo.
Ao mesmo tempo, a lei “Sobre a Proteção dos Direitos do Consumidor” explica que Os reembolsos estão sujeitos às seguintes condições:
- a apresentação do produto é preservada;
- todos os selos e etiquetas estão presentes;
- as propriedades de consumo não foram perdidas;
- existe um cheque ou recibo de pagamento.
É necessário guardar a TV box após a compra até o vencimento da garantia? esse artigo.
Quando você pode se livrar das embalagens?
Se já se passaram mais de 14 dias desde a compra dos eletrodomésticos, você pode se livrar da embalagem.
Isto se deve aos seguintes motivos:
- O produto só poderá ser devolvido se não puder ser reparado ou se for descoberto algum defeito que impossibilite o uso do dispositivo.
- Se o equipamento estiver com defeito, o vendedor não tem o direito de exigir a embalagem.
A embalagem é um produto sujeito a desgaste rápido. O consumidor não precisa armazená-lo para receber o serviço de garantia. Além disso, pode ser necessário em vários meses ou até anos.
Para que o equipamento seja reparado gratuitamente, basta comprovar que a avaria não foi culpa do utilizador. Nenhuma embalagem é necessária para isso. Serão necessários documentos que comprovem que o período de garantia ainda não expirou. Na maioria das vezes, um recibo indicando a data da compra é suficiente.
Quando é necessário economizar?
Você precisa guardar a embalagem durante as primeiras 2 semanas após a compra. electrodomésticos. Se o consumidor decidir devolvê-lo à loja por não lhe convier, não o aceitará sem embalagem. A recusa será justificada pelo fato de o vendedor necessitar da embalagem da marca para posterior comercialização do produto. Nesse caso, a lei estará do seu lado.
Recomenda-se também deixar a embalagem até o vencimento da garantia caso o produto tenha sido adquirido em loja duvidosa. Nesse caso, permanece um alto risco de detecção de defeitos ou falha do produto em atender às expectativas.
Os vendedores em pequenos pontos de venda nem sempre estão familiarizados com as leis e a presença da embalagem original evitará disputas desnecessárias ao processar uma devolução.
Por que é melhor ir embora?
Se a embalagem não ocupar muito espaço e o seu armazenamento não apresentar dificuldades, pode deixá-la.
Isso é feito para que alguns pontos de venda não concordem em aceitar a mercadoria de volta sem a embalagem original. Embora neste caso a lei fique do lado do consumidor.
Você pode guardar a caixa para que não haja dificuldades desnecessárias ao tentar fazer valer seus direitos legais. Além disso, a embalagem pode ser necessária para fins pessoais..
Por exemplo, ao se deslocar para o transporte seguro de eletrodomésticos. Assim, para produtos de grande porte (TVs, geladeiras, fornos), escolher uma caixa é problemático. Será mais seguro na embalagem original.
Você também pode guardar a caixa original para posterior revenda do produto. Esses bens são comprados com mais facilidade e rapidez.
Quanto tempo?
Depois de comprar eletrodomésticos, a caixa deve ser armazenado por 14 dias. Durante este período, o comprador tem a oportunidade de devolver o produto caso não fique satisfeito por qualquer motivo. Após 2 semanas esta oportunidade desaparece. As devoluções ou reparos em garantia são realizados sem apresentação da embalagem original.
Há uma pequena ressalva: se os documentos disponibilizados pelo mercado não contiverem informações sobre prazos de devolução ou estiverem redigidos em língua estrangeira, o consumidor é considerado desinformado. Neste caso, o equipamento poderá ser devolvido no prazo de 3 meses.
Onde guardá-lo?
Durante os primeiros 14 dias, deve-se ter cuidado para encontrar um local de armazenamento adequado. A caixa deve ser protegida da umidade, mas não interferir no seu estilo de vida normal.
Locais de armazenamento adequados:
- armário;
- despensa;
- loggia envidraçada;
- mezanino.
Se a casa tiver sótão ou cave, pode colocar a caixa aí, mas apenas se não houver roedores. Alguns consumidores guardam embalagens de eletrodomésticos na garagem.
Informação util
Dicas que serão úteis para os consumidores, do qual o vendedor se recusa a aceitar mercadorias sem a embalagem original:
- Se um ponto de venda se recusar a aceitar ou reparar um produto, alegando falta de embalagem, você deverá registrar uma reclamação.
- O requerimento é redigido em 2 vias endereçado ao gerente da loja.
- A reclamação deve indicar os seus dados, as circunstâncias em que foi efetuada a compra, a natureza da avaria e a essência da reclamação.
- É necessário notificar o vendedor sobre o contato com as autoridades de fiscalização em caso de evasão às obrigações previstas em lei.
Conclusão
Uma caixa de eletrodomésticos deve ser armazenada por 2 semanas. Esse tempo é suficiente para entender se o aparelho está funcionando corretamente e se atende às expectativas do consumidor.