Vantagens e desvantagens, dicas para escolher e fazer caixas de armazenamento de tecido
Caixas e caixas de tecido são uma opção universal para guardar roupas ou utensílios domésticos. O material macio e ecológico tem muitas vantagens em relação aos recipientes e caixas rígidos.
Os produtos de tecido podem substituir facilmente até mesmo uma prateleira completa em um armário. E os conhecedores da organização clara das coisas e da ordem total podem criar um verdadeiro sistema de armazenamento a partir de prateleiras suspensas macias.
Contente
Prós e contras dos recipientes de tecido
As maletas e maletas têm várias vantagens distintas em relação às unidades de armazenamento feitas de outros materiais.
Prós:
- Proteção contra poeira. É especialmente relevante para itens armazenados em prateleiras abertas, estantes sem portas, camarins, mezaninos. Estojos confeccionados em tecido emborrachado ou spunbond protegem o conteúdo não só do pó, mas também da sujeira e podem ser utilizados em deslocamentos ou viagens de negócios.
- Proteção contra odores desagradáveis. Caixas feitas de materiais naturais (algodão ou linho) permitem que os itens de pele, couro e lã armazenados em seu interior respirem. A ventilação natural evita o aparecimento de odores desagradáveis e permite que as roupas mantenham uma aparência atraente.
- Proteção contra umidade. Baús de tecido com impregnação e tampa de fechamento protegem a umidade e a posterior formação de mofo e bolor.
- Proteção contra queimaduras. Uma caixa densa feita de material não tecido protege o conteúdo da luz solar direta e do desbotamento.
- Organização de armazenamento conveniente.Alguns tipos de caixas são equipados com células e divisórias especiais. Dentro desses produtos é conveniente colocar uma variedade de coisas: de grandes a muito pequenas.
- As caixas de tecido são duráveis e resistentes, fáceis de limpar e resistentes às mudanças de temperatura.
Mais uma nuance - baús macios com zíper devem ser cuidadosamente preenchidos com coisas. Somente neste caso esses produtos manterão sua forma.
Tipos e finalidade das caixas
Caixas e baús de tecido variam em aparência e funcionalidade.
Para que são usados?
Em caixas e estojos de tecido Você pode armazenar uma variedade de itens:
- agasalhos (jaquetas, casacos ou equipamentos esportivos);
- itens complexos que requerem manutenção cuidadosa (roupas com decoração, casacos de pele, artigos de couro);
- coisas infantis, brinquedos;
- sapato;
- acessórios;
- cosméticos, etc
Baús de tecido maiores podem ser usados para armazenamento sazonal ou durante todo o ano de itens grandes ou pequenos, que são planejados para serem herdados ou transportados. Isso economizará espaço em sua casa e permitirá que você a libere de itens desnecessários.
Tipos
A maioria das caixas e baús de tecido feito de spunbond - um material respirável durável e prático. Este tecido sintético é totalmente biodegradável, tornando as unidades de armazenamento spunbond ecologicamente corretas. À venda você encontra caixas e gavetas de diversos tamanhos: desde organizadores em miniatura até baús espaçosos.
Os especialistas consideram as caixas e baús de algodão a melhor opção para armazenamento de roupas por longo prazo.
De acordo com sua estrutura e funcionalidade, as caixas confeccionadas em material macio são divididas em diversos tipos:
- Caixas normais sem tampa. Esses produtos são frequentemente usados para armazenar cosméticos no banheiro. Além disso, essas gavetas estão localizadas de forma conveniente e compacta nas prateleiras dos armários como armazenamento para livros, acessórios e outras coisas. Caixas e cestos grandes podem ser usados para guardar brinquedos infantis. Esta opção não é adequada para guardar roupas - sem tampa a caixa não protege o conteúdo contra poeira e sujeira.
- Caixa com tampa. Uma caixa conveniente e prática que protege o conteúdo de forma confiável contra poeira, luz solar e sujeira. Usado para guardar roupas, sapatos e utensílios domésticos.
- Organizador com células. Ideal para guardar vários pequenos itens e acessórios. Você também pode colocar meias e roupas íntimas em células e seções convenientes.
- Recipiente com zíper. A opção mais cómoda para guardar roupas e roupas de cama. Normalmente, na lateral dessas caixas há uma janela transparente que permite ver o conteúdo e não adivinhar o que exatamente está dentro.
- Multinível suspenso caixas. Sistema de armazenamento conveniente e prático. Essas gavetas substituem as prateleiras completas do armário e ajudam a otimizar o espaço.
Caixas e estojos macios podem ser comprados em lojas que vendem utensílios domésticos. Ou utilize os serviços de uma das plataformas da Internet:
- Ozônio,
- Ali Express,
- Frutos silvestres,
- Sima Terra, etc.
O preço dos produtos, dependendo do tamanho, varia entre 150-1200 rublos.
Como escolher?
Ao escolher caixas e estojos de tecido, é útil prestar atenção aos seguintes recursos:
- Dimensões. Antes de comprar gavetas e caixas, é preciso considerar o tamanho das prateleiras do armário onde ficará o armazenamento.
Para guardar acessórios no banheiro, basta uma pequena gaveta com bolsos adicionais nas laterais.
- Funcionalidade. Para guardar joias ou cosméticos, é adequado um organizador de tecido com células ou uma pequena gaveta sem tampa ou divisórias adicionais. Para guardar e transportar agasalhos ou roupas de cama, cobertores ou travesseiros, você precisará de um baú espaçoso com um compartimento.
- Aparência. Caixas e baús de tecido podem ser guardados em armários, em prateleiras abertas ou até mesmo no chão. Portanto, é importante escolher um produto que esteja em harmonia com o interior geral da sala.
Como fazer você mesmo?
Você mesmo pode fazer caixas de armazenamento macias. Para fazer isso, você precisará de um pedaço de tecido grosso e de algumas ferramentas simples.
Materiais:
- tecido grosso medindo 48x43,5 cm;
- tesoura;
- papel;
- governante;
- lápis.
Etapas do trabalho:
- Nos quatro cantos do corte do tecido, corte 4 quadrados medindo 4x12 cm.
- Faça um modelo de papel. É necessário fazer marcações que irão conectar as partes da caixa de tecido. O comprimento de cada tira é de 14 a 15 cm, largura de 1 a 1,5 cm.
- Coloque o modelo finalizado em cima do tecido. Corte 4 tiras de 0,7 cm de largura e 16 cm de comprimento.
- Usando as marcas do modelo anexo, faça cortes ao longo da largura. Os furos resultantes serão usados para costurar a caixa.
- Estique tiras de tecido pelos orifícios preparados. Corte as partes salientes superiores das tiras.
Você precisa colocar pedaços pesados de madeira na caixa acabada por várias horas. Desta forma o produto terá a forma desejada.
Dicas úteis
Se a soft box for usada para guardar roupas, roupas de cama, travesseiros ou cobertores, tente enchê-la até o topo. Caso contrário, o produto não manterá a sua forma e não será possível colocar uma caixa em cima da outra.
Vídeo sobre o tema do artigo
O vídeo mostrará como costurar uma caixa de tecido:
Conclusão
As caixas de tecido são uma alternativa ecológica aos volumosos recipientes de plástico. Os produtos feitos de spunbond, linho ou algodão são seguros para o homem, práticos e duráveis.
Esses armazenamentos são universais, dependendo da funcionalidade, você pode colocar tudo neles. - de bijuterias a cobertores e agasalhos volumosos.