Classificação de desinfetantes para limpeza: descrição, custo, comentários de clientes

foto32437-1A deterioração da situação ambiental e epidemiológica faz-nos pensar cada vez mais na utilização de desinfetantes na limpeza da casa.

Ao contrário dos produtos químicos domésticos comuns, as composições desinfetantes destroem 99% das cepas de microrganismos patogênicos das superfícies que causam o desenvolvimento de doenças infecciosas perigosas para a saúde e a vida humana.

Informações detalhadas sobre o que são desinfetantes, como escolhê-los corretamente e usá-los na limpeza ajudarão a criar um espaço confortável, seguro e perfeitamente limpo.

O que é, por que precisamos disso?

Desinfetantes para limpeza - compostos químicos especiais destinados à desinfecção vários objetos e superfícies. Ao contrário dos géis e pós de lavagem convencionais, os desinfetantes são tóxicos e nunca devem ser aplicados na pele ou nas membranas mucosas.

Ao adquirir um desinfetante, o vendedor é obrigado a fornecer um certificado de registro confirmando a conformidade do produto com todas as normas sanitárias e higiênicas estaduais.

Caso contrário, um produto não certificado pode causar reações alérgicas graves e outros problemas de saúde.

Classificação

Preparações de desinfecção multicomponentes. Dependendo do princípio ativo principal existem:

  1. foto32437-2Preparações contendo cloro - o tipo de desinfetante mais popular. Com baixo custo, o medicamento lida com um grande número de microrganismos patogênicos, bactérias e vírus.

    Os produtos que contêm cloro dissolvem-se bem em água e interagem com soluções de sabão.

    As desvantagens incluem toxicidade bastante alta, a capacidade de descolorir tecidos e destruir superfícies pintadas.

  2. Contendo oxigênio Os produtos são seguros para o meio ambiente e possuem odor neutro. Eles lidam bem com bactérias e vírus em várias superfícies. Desvantagem - sob a influência da radiação ultravioleta perdem rapidamente suas propriedades ativas.
  3. Contendo aldeído os produtos são mais frequentemente usados ​​para desinfetar equipamentos. São medicamentos tóxicos que só podem ser manuseados com proteção especial.
  4. Contendo fenol. Após o uso, um desinfetante à base de fenol forma uma película protetora na superfície desinfetada.
  5. Contendo álcool as composições são caracterizadas por alta atividade antibacteriana, não deixam marcas nas superfícies e evaporam rapidamente. Entre as desvantagens, destaca-se um alto risco de incêndio.
  6. Soluções contendo aminas quaternárias São desinfetantes e detergentes ao mesmo tempo. Os produtos não são tóxicos e não apresentam odor pungente. Entre as desvantagens, destaca-se a baixa atividade contra cepas e bactérias patogênicas.
  7. Preparações à base de compostos orgânicos - os produtos mais eficazes e seguros para utilização em instalações residenciais. As composições feitas à base de prata orgânica distinguem-se pelas excelentes propriedades bactericidas contra todas as cepas de vírus, esporos de fungos e parasitas.


De acordo com a forma de liberação, distinguem-se:
  • concentrado (diluído em água),
  • formulações prontas para uso,
  • géis,
  • espumas,
  • pós e grânulos,
  • toalhetes impregnados com uma preparação bactericida.
Todos os defeitos são divididos em classes de perigo. O mais perigoso é a classe 1 (proibido para uso em instalações residenciais). Para limpeza doméstica, são aprovados para uso preparações da classe de perigo 3-4 (menos tóxicas).

Regras gerais de seleção

Comprar o desinfetante certo é fácil. A principal coisa a prestar atenção são os seguintes critérios:

  1. foto32437-3Segurança. Antes de comprar é muito importante estudar a composição do medicamento quanto à presença de substâncias nocivas à saúde. A classe de perigo indicada irá ajudá-lo a fazer a escolha certa.
  2. Econômico. Os mais vantajosos de usar são géis, emulsões e soluções espessas concentradas. Podem ser usados ​​diluídos, o que economiza significativamente o consumo.
  3. Objetivo claro. Ao escolher um desinfetante, você precisa prestar atenção aos tipos de superfícies a que ele se destina. Portanto, você não pode lavar uma banheira de acrílico com limpador de azulejos. Superfícies esmaltadas e de vidro não devem ser limpas com pós abrasivos. Para superfícies de aço inoxidável, é estritamente proibido o uso de compostos que contenham cloro.
  4. Melhor antes da data. Considerando que o consumo do desinfetante é muito lento, é melhor selecionar o produto com prazo de validade máximo.
  5. Propriedades de limpeza. Desinfetantes de qualidade semelhante são universais. Eles são perfeitos tanto para manter a limpeza diária quanto para limpezas gerais sérias.

Na hora de fazer a escolha é muito importante estudar atentamente o rótulo do fabricante, que deve indicar claramente todas as informações de interesse. Se faltar a composição do produto ou o prazo de validade, é melhor recusar a compra.

Os 7 melhores medicamentos

A limpeza doméstica de alta qualidade só é possível se você usar os melhores desinfetantes. Os 7 principais desinfetantes eficazes:

Gel Almadez-pro

Perigo do desinfetante nível 4. Eficaz contra:

  • bactérias gram-positivas e gram-negativas,
  • patógenos de infecções virais,
  • doenças intestinais e fungos do gênero Candida.

Após a aplicação cria uma camada protetora. Não resseca a pele, mesmo com uso frequente, não causa reações alérgicas. Adequado para tratar diversas superfícies, incluindo pratos.

Além de bactérias, lida bem com manchas gordurosas e odores desagradáveis.

foto32437-4

Nika-extra M

Desinfetante "Nika extra" - produto universal para desinfetar qualquer superfície, incluindo pratos, roupas, eletrodomésticos. O desinfetante destrói bactérias e vírus, fungos e mofo.

Devido à ausência de cloro na composição, Nika-extra não causa alergias na pele e mucosas. Deixa um aroma agradável após o uso.

foto32437-5

Exilodese

Desinfetante concentrado com efeito de limpeza "Exilodez" - composição universal para desinfetar qualquer superfície, 4 níveis de perigo. O produto é diluído em água conforme instruções do fabricante.

A solução pronta para uso não pode ser armazenada por mais de duas semanas. O desinfetante é ativo contra um grande número de bactérias, vírus e fungos.

foto32437-6

Alaminol mais

Desinfetante de amplo espectro. Limpador antimicrobiano, que lida bem com bactérias, microorganismos e fungos em qualquer superfície.

O produto é concentrado, o que garante seu consumo econômico (diluído em água na proporção de 1:200).Líquido desinfetante sem odor pungente e não causa alergias.

foto32437-7

Mirodez Pur

Um desinfetante utilizado ativamente para desinfetar quaisquer superfícies, tanto em instalações residenciais como em hospitais e instituições públicas.

A composição à base de aminas quaternárias é eficaz no combate a fungos, vírus e bactérias de doenças perigosas (tuberculose, gripe, herpes, poliomielite). Retém propriedades benéficas quando diluído em água e congelado.

foto32437-8

Septolite Plus

Desinfetante "Septolite Plus" usado ativamente para desinfecção de móveis, pisos e eletrodomésticos. Ativo contra bactérias, vírus (incluindo hepatite A) e fungos.

foto32437-9

Guardanapos Ecobreeze nº 60

Toalhetes desinfetantes Ecobreeze No. 60 é um material não tecido pronto para uso impregnado com uma solução desinfetante à base de compostos de amônio quaternário.

Os toalhetes são convenientes para desinfetar pequenos elementos interiores (por exemplo maçanetas de portas). O efeito de desinfecção dura três horas. Não requer enxágue.

foto32437-10

Você só pode começar a limpar com desinfetantes depois de estudar cuidadosamente as instruções do fabricante.

Conselho

Para que o processo de desinfecção de superfícies alcance o resultado desejado sem consequências negativas para a saúde, Algumas recomendações devem ser seguidas:

  1. A limpeza da casa com desinfetantes é feita apenas com luvas de borracha e respirador (como alternativa, pode-se usar atadura de gaze). Antes da limpeza geral de longo prazo, seria uma boa ideia proteger os olhos com óculos de proteção.
  2. Durante o processo de limpeza, as janelas da sala devem estar abertas. Após a conclusão da desinfecção, a sala é ventilada por duas horas.
  3. Se o desinfetante entrar em contato com a pele ou mucosas, deve-se lavá-lo imediatamente com água fria.
Ao utilizar desinfetantes, é importante seguir rigorosamente todas as instruções do fabricante (observar as proporções ao diluir o concentrado com água, não ultrapassar o tempo de contato da solução acabada com a superfície).

Conclusão

A limpeza de alta qualidade é impossível sem o uso de desinfetantes especiais. Um produto devidamente selecionado ajudará a limpar as superfícies não apenas da sujeira, mas também de um grande número de bactérias e vírus que afetam negativamente a vida e a saúde humana.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas