Qual é a composição química dos detergentes para lavar louça?
A composição dos detergentes para a louça está sujeita a requisitos de qualidade bastante elevados.
Estes produtos devem ser muito eficazes, mas ao mesmo tempo seguros, pois são utilizados para limpar superfícies em contacto com alimentos.
O grau de inocuidade de tais produtos é muito importante e é determinado pela composição.
Contente
De que são feitos os detergentes?
Os requisitos para as propriedades e composição do detergente para lavar louça variam dependendo da finalidade de uso. Se um medicamento for escolhido para uma criança ou adulto com alergia, a escolha da composição deve ser especialmente criteriosa.
Os detergentes para lavar louça comprados em lojas sempre consistem em vários componentes. Entre eles podemos distinguir básicos e adicionais. As preparações para a lavagem da louça infantil devem ser marcadas em conformidade.
Substâncias básicas
O efeito de limpeza dos produtos químicos domésticos é alcançado devido à inclusão de surfactantes na composição. Esses surfactantes são os principais ingredientes ativos.
Eles vêm em vários tipos:
- não iônicos – bastante seguros, pois são biodegradáveis;
- iônico (anfolítico, catiônico, aniônico).
Potencialmente perigosos são os surfactantes, que não só promovem uma boa limpeza da louça, mas podem acumular-se quando entram no corpo.Isso afeta a condição de vários órgãos humanos.
Quanto maior o percentual de surfactantes na composição, maior será o poder de limpeza do produto. A segunda face da moeda é que um produto com alto percentual de surfactantes deixa de ser seguro.
Para que o gel seja considerado seguro, a concentração de surfactante deve estar dentro de 5%. Leia mais sobre surfactantes em detergentes em esse artigo.
Componentes adicionais
Além das substâncias básicas, os detergentes também contêm substâncias adicionais. Servem para manter a consistência do gel, para um aroma agradável, para dar cor, etc.:
- Glicerol. A glicerina é uma substância incolor e viscosa que pode se dissolver em água. É adicionado aos géis para suavizar a pele das mãos na lavagem da louça, pois forma uma película protetora e evita a evaporação da umidade da pele.
- Extratos de plantas. Extratos de plantas podem ser adicionados à composição para suavizar a pele das mãos, aromatizar levemente e desinfetar. Podem ser extratos de camomila, outras flores e ervas medicinais.
- Sal de mesa. O cloreto de sódio é frequentemente adicionado aos géis como espessante. Este componente permite dar ao gel uma consistência adequada para uma utilização mais cómoda e económica.
- Conservantes. Como os detergentes para louça fabricados industrialmente têm uma vida útil bastante longa, é necessário introduzir componentes adicionais na receita que evitem a deterioração do produto. Eles também impedem o desenvolvimento de microorganismos patogênicos.
- Água. A água é um líquido transparente que serve como solvente para os componentes do detergente em gel.É responsável pela consistência líquida e representa cerca de um terço do volume da maioria das preparações.
- Corantes. Os corantes são usados para dar ao gel uma aparência mais atraente e esconder a tonalidade original não muito vantajosa.
Os produtos ecológicos podem não os conter ou podem utilizar produtos alimentares inofensivos.
- Enzimas. A introdução de enzimas na composição dos produtos permite eliminar de forma mais eficiente diversos tipos de contaminantes. Certas enzimas atuam em tipos específicos de manchas. Por exemplo, a amilase remove marcas de carboidratos em pratos, etc.
- Fragrância. Fragrâncias são utilizadas para conferir aos produtos um aroma agradável. Eles estão incluídos em quase todos os detergentes para lavar louça. Uma exceção podem ser produtos e preparações ecológicas. Destinados à lavagem de louça infantil.
- Reguladores de pH. Os detergentes são inicialmente alcalinos. Para ajustar o nível de pH, podem ser usados ingredientes adicionais, geralmente ácido cítrico.
- Agentes complexantes (quelatos). Policarboxilatos, zeólitos e outras substâncias que suavizam a água e evitam a deposição de sais atuam frequentemente como agentes complexantes. Alguns agentes complexantes servem adicionalmente para melhor remover contaminantes.
- Substâncias antibacterianas. Tais componentes previnem o desenvolvimento de microrganismos. Esses aditivos tornam a limpeza mais higiênica.
- Fosfatos. A introdução de fosfatos em detergentes aumenta a toxicidade dos surfactantes. Essas substâncias são prejudiciais ao organismo, pois podem penetrar até mesmo através da pele.
Composição segura: mito ou realidade?
A alta eficiência e segurança dos detergentes para a louça requerem uma seleção precisa da composição das preparações.Os mais seguros são aqueles concebidos para pratos infantis e amigos do ambiente.
Mas esses fundos têm características próprias:
- Eles não espumam tão bem.
- Apresentam uma discreta tonalidade esbranquiçada, amarelada ou acinzentada, pois não contêm corantes.
- Não emitem aroma agradável, pois não contêm fragrâncias.
- Eles podem não ser capazes de lidar com manchas complexas de longa data, pois têm uma composição bastante suave em termos de componentes.
Se você pretende usar o produto sem luvas, ele deve conter extratos vegetais, glicerina e outros componentes que irão suavizar a pele e proteger as mãos.
Além dos adquiridos, produtos caseiros são ecológicos e naturais. Usando receitas populares, é bem possível fazer você mesmo uma pasta ou gel de alta qualidade. Além disso, é possível usar refrigerante puro, mostarda em pó e limão comum para limpar a louça.
Conclusão
A composição dos detergentes para a louça deve ser de alta qualidade - eficaz e segura. Portanto, a escolha dos produtos deve ser abordada com muita responsabilidade. Os mais inofensivos ao organismo incluem os ecoprodutos e preparações destinadas a pratos infantis, chupetas, brinquedos e mamadeiras.