É possível e como lavar corretamente roupas pretas com vermelho, azul, verde, colorido e outras cores?
Toda pessoa tem roupas pretas no armário. Para a maioria das pessoas, essa tonalidade prevalece no guarda-roupa.
Ao iniciar um ciclo de lavagem, muitas vezes você sente vontade de colocar de 1 a 2 peças de cor diferente junto com peças pretas.
Alguns deles podem ser lavados com tecido preto, enquanto outros são estritamente contra-indicados. Toda dona de casa deveria conhecer essas regras.
Então, é possível lavar vermelho, azul, verde, etc.? com preto? Vamos descobrir.
Contente
A co-lavagem é possível?
Recomenda-se lavar as peças pretas separadamente. Porém, às vezes são processados junto com produtos vermelhos, azuis e até brancos.
Para que o procedimento seja bem-sucedido e não leve à coloração mútua das roupas, é preciso considerar cada cor separadamente. E também familiarize-se com as regras para lavar roupas pretas em esse seção.
Com roupas vermelhas
Lave itens pretos e vermelhos juntos possível nos seguintes casos:
- nenhum dos produtos desbota;
- a lavagem será realizada em baixa temperatura e sem centrifugação;
- Não se destina a molhar a roupa.
Se pelo menos uma das coisas for nova, é melhor recusar o processamento conjunto. As cápsulas de gel são usadas para lavagem na máquina. Eles removem bem as manchas e são completamente enxaguados das fibras do tecido, mesmo em água fria.
Com azul
Lave itens azuis e pretos juntos possível, mas apenas se as seguintes condições forem atendidas:
- A tonalidade azul é bastante escura. Se estiver mais próximo do azul, você precisará abordar o procedimento com cuidado.
- Os produtos não são confeccionados com tecidos delicados. A lã cai mais.As fibras naturais de algodão, linho e seda também são suscetíveis ao tingimento cruzado.
- Roupas pretas não passam na primeira lavagem. Se o tecido for novo e nunca entrou em contato com água, com certeza irá desbotar.
Com verde
Itens verdes e pretos podem ser lavados juntos, desde que não desbotem. Quanto mais escuro o tecido, menor o risco do produto sofrer alguma alteração após o procedimento.
A água não deve ficar muito quente, a temperatura máxima permitida é de 30 graus. Não é recomendado molhar ou torcer as roupas enquanto elas estiverem juntas no tambor.
Para lavar, não se pode usar pó que contenha componentes branqueadores. Você precisa escolher detergentes desenvolvidos para peças coloridas. Tem a inscrição “Cor”.
Com cor
Lave itens pretos com itens coloridos não recomendado, pois pode manchá-los. Além disso, tanto os tecidos escuros como os claros podem ser danificados.
Imediatamente após a conclusão do ciclo de lavagem, as peças são retiradas da máquina e enviadas para secar. Você também não pode deixá-los no tambor por muito tempo. Isto pode causar manchas em tecidos de cores claras.
Com enxofre
Tecidos cinza devem ser lavados com peças pretas sim, se eles estiverem escuros o suficiente. Neste caso, mesmo a coloração mútua não será muito perceptível.
Para preservar a cor, recomenda-se usar um produto para peças pretas. Quanto mais frequentemente o material estiver em contato com a água, menor será a probabilidade de que partículas instáveis de matéria corante permaneçam nele.
No entanto, os novos itens pretos desbotam bastante ativamente, por isso precisam ser lavados separadamente.
Com branco
Tecidos pretos e brancos não podem ser lavados juntos. Na maioria das vezes, esse procedimento causa o aparecimento de manchas escuras no produto., ou fica completamente cinza.
Dicas importantes
Uma etapa obrigatória antes de lavar peças de cores diferentes juntas é realizar um teste de derramamento. Para fazer isso, umedeça um pedaço de pano branco e esfregue na coisa preta.
Se for colorido, então realizar ações destinadas a fixar o pigmento:
- Mergulhe o tecido em solução salina. Para prepará-lo, você precisa adicionar 2-3 colheres de sopa a 1 litro de água. eu. sal e mergulhe o produto nele por 30-40 minutos.
- Mergulhe o produto em solução de vinagre. Para 1 litro de água você precisará de uma colher de sopa de vinagre 9%. A coisa fica encharcada por meia hora.
Após esse procedimento, as roupas precisam ser enxaguadas e continuadas a lavagem na máquina. A probabilidade de manchar o tecido é reduzida.
Conclusão
Não é aconselhável lavar peças de cores diferentes ao mesmo tempo. Ao separar a roupa, é preciso levar em consideração não só a cor, mas também o tipo de tecido. Se o processamento conjunto não puder ser evitado, a água deverá estar fria.