Seguimos as regras: quais coisas podem ser lavadas juntas, quais não são recomendadas e por quê

foto14395-1Agora, existem muitas variedades de coisas de diferentes cores e materiais com os quais são feitas.

Para que mantenham sua aparência original por muito tempo, é necessário seguir algumas regras: isso inclui a escolha do sabão em pó e amaciante, modo de lavagem e temperatura, e também, vale a pena prestar a devida atenção à devida Ordenação.

Leia o artigo sobre o que pode e o que não pode ser lavado em uma máquina de lavar e como fazê-lo corretamente.

Preciso separar roupas diferentes antes de lavá-las na máquina de lavar? Quais podem ser as consequências?

Muitas vezes, a roupa suja é simplesmente recolhida na lavagem geral, carregada na máquina e, tendo selecionado um modo, o processo é iniciado. Na melhor das hipóteses, você pode ter sorte e nada de ruim acontecerá.

Mas, no final, tais ações levarão a consequências negativas, por exemplo:

  1. foto14395-2Se você não levar em consideração o material com que a peça é feita e escolher o modo errado na máquina de lavar, ela poderá encolher.
  2. Erros na escolha de detergentes para lavar um determinado tipo de roupa podem prejudicar sua aparência. Por exemplo, os coloridos podem perder o brilho e os brancos podem desbotar ou adquirir uma tonalidade acinzentada.
  3. Lavar roupas brancas junto com roupas coloridas, que tendem a desbotar, pode mudar radicalmente a cor de uma peça de cor clara. A água ficará colorida e dará um tom diferente à peça branca. Por exemplo, se você lavar com roupas vermelhas, pode acabar ficando com uma peça rosa.
  4. É preferível não combinar na lavagem peças que não correspondam à finalidade a que se destinam. Por exemplo, roupa de cama com tênis e assim por diante.

Como determinar corretamente a compatibilidade?

O auxiliar mais importante na separação da roupa é a etiqueta do fabricante. Normalmente contém todos os dados necessários: o material de fabricação, a temperatura exigida e o modo de lavagem, se a peça se desprende, bem como o que é estritamente contra-indicado fazer.

Como saber se um produto está desbotando se não houver rótulo?

As etiquetas do fabricante na parte interna das roupas podem ser desconfortáveis ​​quando em contato com a pele, por isso algumas pessoas as removem.

Se o item não tiver esse rótulo, Existem várias maneiras de determinar se ela está perdendo:

  1. foto14395-3Alguns fabricantes de roupas, principalmente os de marca, podem costurar um pequeno pedaço de tecido na parte interna da peça.

    Se houver, deve ser cortado, tratado com amônia, bastará umedecê-lo e esperar de dez a vinte minutos.

    Depois disso, enxágue e seque. Se após realizar este procedimento a aba mantiver a cor original, a peça não desbota.

  2. Se essa aba estiver faltando, você não deve usar esse método, mesmo em uma área imperceptível do produto. Para saber se uma peça está caindo ou não, basta umedecer uma pequena área do tecido. Depois disso, é passado a ferro, após colocar um guardanapo de papel.Se não ficar colorido durante o processo, está tudo bem.
Jeans têm a capacidade de desbotar mesmo depois de muitas lavagens, por isso é melhor lavar esse tecido separadamente para não estragar outras coisas. Se você não tem muitas roupas desse tipo de tecido em seu guarda-roupa, pode adicioná-las a esta categoria meias.

Classificar por cor

Existem certas diretrizes sobre como classificar os itens por cor, mas o processo de lavagem se tornará muito mais difícil se você segui-las sem questionar. Para simplificar, você pode usar combinações com tonalidades. Vamos dar uma olhada nas regras gerais e nas possíveis combinações de coisas por cor.

Quais podem ser processados ​​simultaneamente?

Você pode lavar peças das seguintes cores e tonalidades juntas:

  1. foto14395-4Pelas peculiaridades da escolha do pó e da temperatura de lavagem, as roupas escuras devem ser lavadas separadamente das demais, mas há exceções à regra.

    Essa categoria se dilui em roupas em cores escuras: pântano, azul, marrom, cáqui, roxo e tons semelhantes.

  2. As mesmas regras se aplicam a coisas brancas. É permitido lavar roupas em cores claras e pastéis juntas. Eles também adicionam itens de cores claras que contêm um pequeno padrão ou desenho de cor.
  3. Regras separadas se aplicam a itens coloridos. Lave-os com detergentes para roupas coloridas. Você pode adicionar itens leves com designs ou padrões coloridos e brilhantes em grande escala.

    Não há necessidade de separar a classificação por tonalidades de cores, mas é importante saber que não é recomendado adicionar roupas que possam desbotar nesta categoria. Você pode correr o risco e virar uma coisa dessas do avesso. Isso aumentará muito a chance de não estragar outros itens, mas é melhor lavá-los separadamente.

Quais não são permitidos?

Não é recomendado combinar os seguintes tons e cores:

  1. Branco e preto. Estas cores possuem modos de lavagem completamente diferentes, nomeadamente temperatura e escolha do pó e condicionador. Na lavagem de cores claras costuma-se usar alvejantes ou detergentes fortes, neste caso as roupas pretas podem perder a cor original.

    A roupa escura é lavada a baixas temperaturas, o que afetará negativamente a qualidade da roupa branca. Bem, a última coisa que vale a pena notar é que as coisas escuras que tendem a desbotar darão ao linho de cor clara uma tonalidade acinzentada.

  2. Colorido e branco. As baixas temperaturas reduzirão a eficácia da lavagem das roupas brancas. Para cada uma dessas categorias, são utilizados pós especiais. Portanto, a combinação não trará os resultados desejados, mas apenas reduzirá a qualidade geral do processo de lavagem.
  3. Colorido e preto. Embora essas categorias tenham indicadores de temperatura comuns, elas possuem características relacionadas à escolha dos produtos químicos. Portanto, não é recomendado combiná-los. Com exceção dos tons o mais próximos possível do preto.

Separar roupa da mesma cor

foto14395-5Neste caso, é necessário consultar as informações do fabricante, que estão indicadas no rótulo. Você pode facilitar esse procedimento usando uma série de regras gerais:

  • veja do que a coisa é feita;
  • não ignore a temperatura e o modo de lavagem especificados;
  • Escolha sabiamente o seu pó e detergentes especiais.

A classificação por cor é importante, mas os itens também precisam ser classificados por tipo de tecido.

Separamos um do outro de acordo com o tipo de tecido

Para os diferentes materiais com que são feitas as roupas, existem algumas recomendações para a escolha do produto de lavagem e do modo adequado.Algumas categorias podem ser combinadas, mas há materiais que são melhor lavados separadamente ou até mesmo à mão.

Adequado para co-lavagem:

E aqui , seda artificial, tule, seda, assim como as rendas, pertencem a uma categoria separada e não podem ser combinadas.

Os tecidos delicados devem ser sempre lavados separadamente, de preferência à mão. Para estes casos, adquira produtos especiais separadamente e preste atenção especial ao estudo do rótulo do fabricante.

Distribuição por recursos funcionais

A etapa final da classificação será a identificação por características funcionais. A maioria dessas regras são conhecidas de todos, pois são bastante lógicas, mas não custa nada se familiarizar com elas:

  1. foto14395-6Combinação ruim. Sapato, Por exemplo tênis, lave sempre separadamente. Roupas de bebê entra em uma categoria separada.

    Cortinas, cortinas, cobertores, tapetes, jaquetas e jaquetas - separado. Itens muito sujos e aqueles que necessitam de lavagem leve também são separados.

  2. Boa combinação. A roupa de cama pertence a uma categoria separada, sendo permitida a adição de toalhas felpudas. Jeans - somente com meias. O restante é selecionado de acordo com tonalidade, material e peso total.

Combinações bem sucedidas

Vejamos alguns exemplos de boas combinações de linho:

  1. Algodão, chita, itens de cores claras.
  2. Cueca preta e de cor escura.
  3. Jeans e meias.
  4. Qualquer roupa sintética.

Você encontrará o máximo de informações úteis sobre como lavar roupas e diversos produtos de tecido Aqui.

Conclusão

À primeira vista, o procedimento de classificação pode parecer complicado, principalmente para donas de casa inexperientes. Mas na realidade não existem muitas regras e não será difícil compreendê-las. Após 2-3 lavagens você entenderá os pontos principais e tudo será feito automaticamente.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas