Regras e dicas sobre como lavar chinelos na máquina de lavar automática e manualmente
Chinelos aconchegantes são o calçado sem o qual você não pode viver no inverno. Mas como você os usa quase todos os dias, eles ficam sujos mais rápido.
Portanto, você terá que lavá-los com frequência, caso contrário, eles se tornarão um terreno fértil para infecções fúngicas. Como lavar chinelos em uma máquina de lavar automática e manualmente será discutido no artigo.
Contente
É possível, quais não são?
Ao que parece, por que não lavar os chinelos na máquina de lavar - é rápido e eficaz. Mesmo que eles desmoronem, você pode jogá-los fora e comprar outros para substituí-los.
Na realidade, é a máquina que mais sofre, e não os chinelos em si.. Se você girar sapatos baratos de baixa qualidade, eles provavelmente se desfarão durante a lavagem e todos os detritos caídos permanecerão no tanque ou obstruirão o orifício de drenagem.
Não é recomendável lavar na máquina sapatos de baixa qualidade com sola colada e outras decorações com má fixação. A mesma regra se aplica à lavagem das mãos. Esses sapatos devem ser desinfetados com álcool ou vinagre.
A maneira mais fácil de lavar chinelos na máquina automática é que eles não são muito diferentes das meias (não têm formato claro). Estes incluem chinelos de lã tricotada.
É melhor lavar à mão os seguintes tipos de chinelos:
- com sola dura para não deformar;
- possuir elementos decorativos mal colados;
- muito desgastado e rasgado, dos quais já estão saindo fios;
- feito de pele sintética, que desfia muito.
Instruções passo a passo
Como já foi esclarecido, lavar chinelos permitidos na máquina de lavar, somente se estiverem bem costurados. Nos demais casos, permanece a opção de limpeza manual. Cada um dos métodos será discutido mais adiante.
Processamento de máquina
Antes de colocar os chinelos no tambor de lavagem, eles são cuidadosamente inspecionados quanto a fios salientes e rasgos. Se forem encontrados defeitos, eles serão corrigidos imediatamente. Você também precisa limpar qualquer sujeira grudada na sola (se houver) para que ela não caia durante a lavagem. Para fazer isso, use uma esponja ou escova dura.
Em seguida, proceda da seguinte forma:
- Coloque os sapatos em um lugar especial saco de roupa suja. Se não tiver, você pode usar uma fronha.
Esta medida ajudará a evitar a deformação dos chinelos e a proteger o tambor contra quebras. Então o pacote é colocado na máquina.
- Encha a cubeta com detergente - é aconselhável usar gel, pois o pó é difícil de enxaguar.
Não é necessário adicionar condicionador ou agentes clareadores.
- Defina o modo apropriado: “Para sapatos”, “Delicado” ou “Manual”, a uma temperatura de 35-40°C.
- Desligue a função de centrifugação ou coloque-a na velocidade mínima e inicie o programa.
Este vídeo mostrará como lavar chinelos em uma máquina de lavar:
Mãos
Se for mais seguro lavar chinelos à mão, então siga o seguinte algoritmo:
- Água a uma temperatura não superior a 40°C é despejada em uma bacia ou outro recipiente grande.
- Adicione a quantidade necessária de sabão em pó ou outro detergente. Em seguida, misture com a mão até dissolver completamente e aparecer espuma.
- Mergulhe os chinelos na solução e deixe de molho por um quarto de hora. Em seguida, são enxaguados em água corrente.
- Torça cuidadosamente os sapatos, apertando-os levemente com as mãos, sem torcer bruscamente.
Agora só falta secar bem os produtos.
Diferenças nas regras para lavar sapatos domésticos feitos de diferentes materiais
Como os chinelos caseiros podem ser feitos de diversos materiais, na hora de escolher um limpador eles se orientam por este indicador.
Pele de carneiro
Cuidar de chinelos de pele de carneiro envolve algumas características especiais. Lave-os exclusivamente em água morna, pois a água quente pode causar encolhimento. Lavanderia ou sabonete para bebês são usados no processo.
Após a lavagem principal, as peças são enxaguadas em água fria e não espremidas da maneira usual (torcendo, esticando). Você precisa sacudi-los e colocá-los sobre uma toalha.
Nos intervalos entre as lavagens, os chinelos de pele de carneiro são tratados com qualquer agente hidrorrepelente ou são utilizados cosméticos para cuidar da camurça. Você pode aprender a lavar pele de carneiro aqui.
Sentido
Para evitar danificar os sapatos de feltro ao lavar à mão ou à máquina manter um certo regime de temperatura da água - não superior a 30°C. Antes de lavar, os chinelos são embebidos em água morna por 10-15 minutos.
A etapa final é enxaguar em água fria corrente. Os produtos deste tipo são secos da mesma forma que os feitos de pele de carneiro.
Sintéticos
Os fios sintéticos são mais resistentes ao desgaste. Portanto, esses sapatos podem ser lavados manualmente ou em uma máquina de lavar usando composições detergentes semelhantes a gel.
Camurça
É importante compreender que os sapatos de camurça não devem ser lavados na máquina de lavar ou encharcados antes de serem lavados à mão.
Para remover a sujeira, você precisa usar um kit especial para cuidar de sapatos de camurça.. Uma escova dura, lixa ou lixa de unha são adequadas para isso.
Após a retirada da sujeira, os calçados são enxugados com um agente hidrorrepelente. Limpe o interior dos sapatos de camurça com lenços umedecidos.
Esta seção explicará como lavar adequadamente os sapatos de camurça. artigo.
Algodão
O material mais comum para costurar sapatos domésticos é o algodão.. Esses sapatos podem ser lavados com segurança na máquina de lavar. Basta definir o modo delicado para uma temperatura não superior a 40ºC (para que os produtos não percam a forma e não encolham).
Se a máquina tiver modo de secagem, use-a, mas em fogo baixo. Leia mais sobre como lavar produtos de algodão Aqui.
Frequência e frequência de limpeza
Os sapatos domésticos ficam sujos muito rapidamente, especialmente quando usados com os pés descalços. Porém, duas lavagens por mês serão suficientes, desde que não haja muita sujeira.
E se o produto tiver decorações ou acessórios?
Antes de colocar chinelos com pequena decoração na máquina de lavar, é necessário prendê-los. Para isso, pode-se usar fita adesiva ou cobrir os elementos com tecido. Aperte todos os velcros, zíperes e botões.
Se houver pompons, lave-os à mão antes da lavagem principal.. Só então colocam os sapatos em uma bolsa protetora e os colocam na máquina de lavar.
Como remover manchas?
Mesmo com o uso mais cuidadoso, inevitavelmente aparecerão manchas em seus chinelos. A maioria é fácil de limpar com máquina normal ou lavagem à mão. Mas alguns produtos não são recomendados para imersão frequente. Nem todas as manchas podem ser removidas com detergentes convencionais.
Aqui estão algumas recomendações eficazes para remover manchas de várias origens:
- Gordo fácil de remover com semolina ou giz. Primeiro, limpe o pó dos chinelos com uma escova.
Em seguida, esfregue as áreas problemáticas com farinha de cereal ou giz e deixe por algumas horas (de preferência durante a noite). Depois penteie os sapatos com a mesma escova.
- Vestígios de café são rapidamente eliminados mergulhando os sapatos em solução salina fria. Esta opção não é aceitável para produtos de feltro e pele de carneiro.
- Contaminação por frutas vermelhas e geléia Você pode limpá-lo com vinagre ou suco de limão.
- amarelecimento ou acinzentado enraizado retire com gasolina ou pasta de amido (dilua com água). Aplique a composição e espere secar completamente, depois passe aspirador de pó ou pincel.
Os chinelos de pele de carneiro têm uma lateral de couro. Portanto, é efetivamente limpo com cascas de batata. São pré-lavados em água e moídos até ficarem pastosos. Em seguida, aplicado na superfície do sapato.
Se a contaminação for grave, você também pode esfregar com uma escova.. O restante do produto é removido com pano úmido e a pele é limpa com ele.
Branqueamento
Os sapatos domésticos geralmente precisam ser branqueados para restaurar sua aparência original e fresca. Isso se aplica a chinelos brancos. Tanto os produtos industriais improvisados quanto os prontos ajudarão nessa questão.
A pele de carneiro é bem branqueada e seca com giz amassado, fécula de batata ou farinha de trigo. Qualquer um desses produtos é borrifado no pelo e depois penteado cuidadosamente com uma escova. Uma alternativa seria o bicarbonato de sódio comum.
A seguinte composição também clareia com eficácia: adicione algumas gotas de amônia e peróxido a um copo de água. Essa mistura é colocada em um borrifador e borrifada nos chinelos.
Ao lavar chinelos brancos em uma máquina, você pode adicionar agentes branqueadores (por exemplo, Vanish) à bandeja.. Recomenda-se pré-embeber peças de algodão amareladas ou acinzentadas em água com adição de alvejante.
Como secar?
É importante não só lavar bem os chinelos, mas também secá-los. É aconselhável colocá-los na varanda, onde haja boa circulação de ar fresco e sem exposição solar direta.
Não seque os chinelos no radiador ou no secador de cabelo, pois isso pode causar deformação..
Leia mais sobre como secar sapatos Aqui.
Conclusão
Lavar chinelos é um procedimento obrigatório, mas bastante trabalhoso. Para mantê-los em bom estado por muito tempo, é necessário preparar, lavar e secar adequadamente os chinelos. E as recomendações oferecidas irão ajudá-lo a lidar com isso sem muita dificuldade.