Um cobertor mantém a pessoa que dorme aquecida nas noites frias, mas um sono confortável e saudável só é possível se estiver limpo e fresco.
Roupas de cama sujas e com mau cheiro não proporcionam uma experiência agradável.
Leia o artigo sobre como lavar uma manta em máquina de lavar automática e manualmente, se é necessário lavar uma nova após a compra, quais detergentes escolher e como cuidar adequadamente de produtos confeccionados com diferentes tipos de tecido.
Contente
É lavável?
A manta pode ser lavada à mão e na máquina. A escolha de como cuidar dele depende de vários fatores.
A lavagem à máquina não é permitida nos seguintes casos:
- A roupa de cama é feita de tecido que não tolera processamento automático. Por exemplo, produtos feitos de lã de ovelha ou camelo não são carregados no tambor.
- O cobertor é muito grande. Quando molhado, seu peso aumenta, o que pode levar à falha do equipamento.
- O produto é antigo, o estofamento é fino ou apresenta algum dano. Durante o processo de lavagem na máquina, a peça pode deteriorar-se completamente.
Para saber se uma manta pode ser lavada na máquina, é necessário ler as informações fornecidas pelo fabricante no rótulo. Suas recomendações não devem ser violadas.
Sinais que permitem e proíbem o processamento
Você pode entender se uma manta pode ser lavada na máquina estudando os ícones indicados no rótulo do produto. Às vezes, as instruções de cuidados podem ser encontradas na embalagem. Portanto, não se apresse em jogá-lo fora.
Explicação dos principais símbolos:
- Lavar apenas à mão - ícone de uma bacia com uma mão dentro.
- Qualquer lavagem é proibida - ícone riscado de uma bacia com água.
- Círculo branco – lavagem a seco ou lavagem a seco.
- Ícone da máquina de lavar - lavagem e centrifugação automáticas possíveis.
- Ícone de máquina de lavar riscado – a secagem e centrifugação automática são proibidas, mas a lavagem é possível.
Os números indicados dentro dos ícones indicam a temperatura máxima de lavagem do produto.
Se o item for de alta qualidade e o fabricante se preocupa com sua reputação, além dos ícones, você poderá ver um texto na etiqueta que especifica as informações codificadas na forma de ícones.
Os melhores meios
Para garantir que o produto lave bem, é necessário usar o detergente certo.. A única recomendação é escolher um pó ou gel líquido.
Essa forma de desmoldante é boa porque a composição se dissolve rapidamente, lida melhor com a sujeira, é ativada em água fria e enxágue bem.
O uso de pós a granel não é proibido, mas neste caso você terá que enxaguar a coisa pelo menos 2 a 3 vezes.
A maioria dos concentrados líquidos são universais, ou seja, são indicados para cuidar de tecidos comuns e delicados, inclusive lã natural e seda.
Definitivamente você precisa prestar atenção à composição.Não deve conter componentes agressivos, como alvejantes à base de cloro ou ácidos.
3 melhores
A gama de detergentes líquidos é variada. Ao escolher, você precisa se concentrar no preço e nas características de uso:
- Gel de lavagem “Lã e seda de doninha”. Este produto é adequado para cuidar de mantas de fibras sintéticas e naturais. Começa a funcionar a uma temperatura de 30 graus, quanto mais dura for a água, maior será o consumo de detergente. Por 1 litro de gel você precisará pagar cerca de 250 rublos.
- Gel de lavagem universal “Sinérgico”. O concentrado pode ser utilizado no cuidado de qualquer produto: algodão, sintéticos, seda e lã natural... É adequado para lavagem à mão e na máquina, não contém componentes agressivos, é dosado com moderação e é utilizado no cuidado de roupas de cama infantis. O custo de 1 litro de gel é de cerca de 210 rublos.
- Gel de lavagem Frescura Persil da Vernel. Contém tira-nódoas, pelo que é adequado para lavar tecidos claros e brancos. O custo de uma embalagem de 1,95 litros é de cerca de 450 rublos.
Preparação para o procedimento
Antes de começar a lavar, você precisa preparar adequadamente a roupa de cama.
Recomenda-se fazer o seguinte:
- Remova o item da capa de edredom.
- Elimine todos os defeitos existentes no produto. Se houver costuras soltas ou buracos, elas precisam ser costuradas.
- Remova a poeira do cobertor. Pode ser retirado, sacudido ou aspirado.
- Lave as manchas difíceis com antecedência. Para isso eles usam sabão em pó, que é espumado e aplicado localmente na área contaminada.
- Dobre o cobertor corretamente. É dobrado várias vezes, enrolado em rolo e colocado no tambor da máquina de lavar em todo o perímetro.
Como lavar na máquina de lavar automática: em que modo, temperatura?
Ao começar a lavar na máquina, é preciso levar em consideração as peculiaridades de cuidar de um determinado produto. As instruções uniformes de uso requerem as seguintes etapas:
- Coloque o produto preparado na máquina de lavar.
- Despeje detergente líquido no compartimento.
- Defina os parâmetros de lavagem. A temperatura máxima da água depende do material do qual a manta é feita.Na maioria das vezes, esse valor não deve exceder 40-60 graus. No caso de tecidos delicados e enchimentos (bambu, lã, seda) são limitados a 30 graus.
- Se a rotação for permitida, é melhor definir a velocidade para 600-700 rpm.
- Ao lavar com detergentes em pó, certifique-se de ativar a função “enxágue extra”.
- Inicie a lavagem e espere até terminar.
Não deixe cobertor molhado no tambor da máquina de lavar após o término do ciclo. Quanto mais tempo ficar amassado, maior será a probabilidade de o enchimento ser derrubado.
Lave à mão
Lavar um cobertor à mão é difícil, mas esse método de processamento é o mais suave. Características do procedimento:
- Lave as manchas difíceis separadamente. Para fazer isso, use sabão em pó.
- Encha a banheira com água morna, mas não quente (não superior a 40 graus).
- Dissolva detergente nele.
- Mergulhe o cobertor em água e deixe por 1-2 horas. A cada 15-20 minutos você precisa se aproximar e pressionar com as mãos.Você pode virar a coisa e amassá-la levemente.
- Drene a água suja.
- Enxágue o produto até que não saia mais espuma.
- Não torça nem amasse a peça, deixe-a no banheiro até que a maior parte da água tenha sido drenada.
- Torça delicadamente o tecido com as mãos e leve para secar.
Recursos para diferentes materiais
Dependendo do tipo de tecido com que é feita a manta, as características de cuidado do produto serão diferentes. Este fator afeta todos os parâmetros:
- na temperatura de lavagem,
- velocidade de rotação,
- escolha do detergente.
Seda
Produtos de seda extremamente exigente com os cuidados. Portanto, se possível, são encaminhados para lavagem a seco.
Em casa Pode recorrer à lavagem à máquina ou à mão, tendo em conta as seguintes recomendações:
- temperatura da água não superior a 30 graus;
- detergente – apenas líquido;
- recusa de alvejantes e tira-manchas;
- a rotação não é recomendada (manual e automática).
Quanto mais cuidado você manusear o tecido de seda, mais tempo ele servirá ao seu dono.
Holofibra
Hollofiber é uma fibra sintética que não é difícil de cuidar. Pode ser lavado à mão e na máquina.
Recomendações básicas:
- temperatura da água – não superior a 60 graus;
- velocidade de rotação – até 500 rpm;
- detergente liquido.
Baykovoe
A manta de flanela pode ser lavada na máquina ou à mão. Se a composição contiver fios de lã, apenas detergentes líquidos poderão ser usados. Manchas difíceis são removidas com sabão em pó.
Roupa de cama de flanela é frequentemente usada em berços, então Os detergentes para a roupa não devem conter componentes agressivos, fragrâncias ou altas concentrações de surfactantes. A temperatura máxima da água é de 40 graus.
Leia mais sobre como cuidar de uma manta de flanela Aqui.
Algodão
Uma manta de algodão é muito pesada e quando molhada seu peso aumenta 5 vezes. No entanto, necessita de manutenção regular, pois o enchimento absorve rapidamente odores estranhos, poeira e outros contaminantes.
Se a peça for pequena, você pode limitar-se a lavar as mãos apenas com detergente líquido.. A temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus.
Leia mais sobre como cuidar de um cobertor de algodão Aqui.
Bambu
Com os devidos cuidados, uma manta de bambu mantém sua forma por muito tempo e não enruga. Lave apenas com pó líquido.
A lavagem na máquina não é proibida, mas a temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus. A fibra de bambu não tem medo de altas velocidades de rotação (até 800 rpm).
No entanto, não é recomendado manter esse produto na água por muito tempo. Portanto, o tempo total de lavagem não deve exceder 60-80 minutos.
Leia mais sobre como cuidar de uma manta de bambu Aqui.
Abaixo
O edredom pode ser lavado à máquina ou à mão. Use apenas detergente líquido para cuidar dele.. Recomenda-se reduzir sua quantidade em 2 vezes para evitar formação excessiva de espuma.
No resto do tempo, não deve exceder 30 graus. Certifique-se de ativar a função de enxágue extra.
Leia mais sobre como cuidar de um edredom. Aqui.
Sintepon
A manta sintética é leve e quente. É fácil de cuidar e pode ser lavado na máquina ou à mão. A principal condição é não ultrapassar a temperatura da água de 40 graus.
Os produtos confeccionados com enchimento de poliéster são resistentes a detergentes agressivos na forma de cloro. Manchas difíceis são removidas com sabão em pó. Para melhorar a qualidade da lavagem das mãos, utilize uma escova com cerdas macias.
O produto pode ser prensado em altas velocidades (até 800 rpm). A imersão prolongada é aceitável.
Leia mais sobre como cuidar de uma manta acolchoada de poliéster. Aqui.
De lã
Um cobertor de lã é leve, ecológico e hipoalergênico, mas sua desvantagem significativa são os altos requisitos de cuidado. Não é recomendado lavá-lo na máquina.
Se tal procedimento não puder ser evitado, você precisará selecionar o programa apropriado (“Lã”, “Lavagem delicada”). Se você não tem certeza de que o procedimento ocorrerá sem danos ao produto, é melhor recorrer aos serviços de lavagem a seco.
Leia sobre como lavar um cobertor de lã Aqui.
Feito de pêlo de camelo
Os fabricantes de produtos de lã de camelo recomendam não lavá-los na máquina. É cuidado manualmente.
O detergente deve ser líquido. Existem à venda formulações especializadas desenvolvidas especificamente para tecidos de lã.
A imersão não deve ultrapassar 30 minutos, e o tempo total de lavagem do produto deve ser de 1 hora.É necessário enxaguar bem a peça para que não fiquem partículas de gel que destruam a fibra natural.
Leia mais sobre como cuidar de um cobertor de lã de camelo Aqui.
De ovelhas
Ao cuidar de um cobertor de lã de ovelha é preciso levar em consideração as peculiaridades de sua fabricação.
A temperatura da água não deve ultrapassar 30 graus. Não submeta a roupa de cama a um ciclo de centrifugação automática nem a torça manualmente.
Leia sobre como lavar um cobertor de lã de ovelha Aqui.
cobertor de bebê
Lave um cobertor de bebê precisa levar em conta as seguintes recomendações:
- Os cuidados devem ser regulares (pelo menos uma vez a cada 1-1,5 meses). É realizado conforme necessário.
- Você deve usar apenas detergentes especializados, por exemplo, gel de lavagem “Eared Nanny”.
- Para remover contaminantes locais, use sabão em pó. O uso de componentes agressivos é inaceitável.
- Após a lavagem, a peça deve ser passada a ferro, a menos que o fabricante proíba.
Para amaciar o tecido, pode-se usar um amaciante hipoalergênico, por exemplo, Lenor Infantil.
O novo precisa ser limpo?
Um cobertor novo deve ser lavado imediatamente após a compra. Não é recomendado usá-lo sem pré-tratamento. Antes de o item chegar ao seu dono, ele passa por muitas mãos.
A primeira lavagem permite eliminar o acúmulo de poeira e bactérias, remover o excesso de corantes e eliminar o cheiro químico. Não é necessário usar detergentes.
Como lidar com um produto grande?
Lavar um cobertor grande na máquina é problemático. A carga do tambor deve ser de pelo menos 6 a 8 kg. Caso contrário, a coisa simplesmente não estica e o detergente restante destruirá as fibras do tecido. É por isso Roupas de cama grandes geralmente são lavadas a seco.
A lavagem das mãos só é possível no banheiro. Porém, você terá que enxaguar esse produto por muito tempo, trocando a água de 5 a 7 vezes. Para torcer e mandar secar, você precisará da ajuda de sua família. É difícil lidar sozinho.
Periodicidade
Você precisa lavar o cobertor porque ele fica sujo. Se as manchas forem pequenas, basta limitar-se à limpeza local.
Recomendações gerais para frequência de lavagem:
- produtos de lã – uma vez a cada 6 meses;
- mantas sintéticas e de algodão – uma vez por ano;
- produtos para baixo – uma vez a cada 4-6 meses.
A capa de edredão precisa ser tratada pelo menos uma vez a cada 7 a 10 dias. Caso contrário, o próprio cobertor ficará sujo rapidamente. Você precisa tirar a poeira uma vez por semana, toda vez que trocar a capa.
Secagem
É necessário secar a manta ao ar livre ou em local bem ventilado.
Recomendações básicas:
- Somente cobertores sem enchimento podem ser pendurados.
- Os produtos de algodão ou penugem são secos em uma superfície plana. Eles precisam ser agitados periodicamente.
- Não tente acelerar o processo de secagem usando dispositivos de aquecimento ou aquecedores.
Dicas úteis
Dicas de cuidados atrás do cobertor:
- Para evitar que o enchimento se aglomere, você pode colocar várias bolas de tênis no tambor da máquina de lavar.
- A água sanitária só pode ser usada para lavar manta branca, desde que seu uso não seja proibido pelo fabricante.
- Para melhorar a qualidade da lavagem, você pode usar amaciante.
- Para se livrar da poeira, o cobertor precisa ser aspirado uma vez por mês.
Leia sobre como lavar outras roupas de cama. Aqui.
Conclusão
Lavar um cobertor requer algum conhecimento. Em primeiro lugar, é preciso considerar o tipo de material com que é feito.
Recomendações gerais que devem ser seguidas:
- lave em água fria,
- girar na velocidade mínima,
- uso de detergentes líquidos.
Com a abordagem correta, o produto servirá ao seu proprietário por pelo menos 3 a 5 anos.