Vale a pena e como lavar bem um travesseiro ortopédico à mão e na máquina?
Um design de cama confortável geralmente inclui um travesseiro ortopédico. Para manter a higiene, deve ser ventilado periodicamente.
Mas pode ser lavado? Como fazer isso corretamente depende das características do enchimento.
Leia o artigo sobre como lavar corretamente um travesseiro ortopédico em casa para preservar todas as propriedades da roupa de cama.
Contente
Preenchimentos populares e seus recursos
Os fabricantes de roupas de cama produzem diversos tipos de travesseiros ortopédicos, que diferem não só no formato e tamanho, mas também no enchimento. O método de lavagem do produto depende do seu tipo.
Vejamos os mais populares:
- poliéster,
- espuma viscoplástica,
- látex,
- casca de trigo sarraceno.
Poliéster
O enchimento de poliéster é barato. Uma posição de dormir confortável para os ombros, coluna, pescoço e cabeça é criada por bolas de poliéster especialmente tratadas.
O cuidado adequado com o travesseiro permitirá que ele sirva por 10 anos, criando a sensação de enchimento de penugem.
Espuma viscoplástica
O custo de um travesseiro feito de espuma viscoplástica é superior ao de um produto de látex ou poliéster.
Criada usando métodos modernos de alta tecnologia, esta almofada tem um efeito de memória. Isso permite manter a cabeça e o pescoço em uma posição fisiológica ideal.
Não é aconselhável lavar um produto preenchido com espuma de poliuretano.
Látex
Almofada ortopédica com enchimento de látex é muito popular devido à sua composição natural. O produto tem formato anatômico e é composto por um par de rolos de diferentes diâmetros.
Ao mesmo tempo, é fornecido um recesso para a cabeça, graças ao qual é garantido um alto conforto sem comprimir os vasos envolvidos no fornecimento de sangue ao cérebro.
Embora o látex em si não absorva água, o contato com ele não é aconselhável. Recomenda-se lavar periodicamente apenas a fronha e a capa.
A lavagem delicada à mão é recomendada apenas para itens muito sujos., que não pode ser limpo a seco.
Casca de trigo sarraceno
A especificidade do enchimento requer apenas lavagem a seco.
É estritamente proibido molhar um produto cheio de cascas., pois neste caso serão perdidas todas as propriedades que garantem um descanso saudável e o correto posicionamento anatômico da cabeça durante o sono.
O único tipo de limpeza possível é aspirar.
É possível realizar o processamento em máquina de lavar automática?
Produtos com enchimento de poliéster podem ser lavados na máquina. Para evitar que a peça fique deformada durante a lavagem, É aconselhável evitar girar em altas velocidades. A melhor opção é descartá-lo completamente e secá-lo bem após o processamento.
Nos casos em que as almofadas são pequenas e há 2 delas colocadas no tambor, recomenda-se lavar aos pares para distribuir uniformemente a carga no tambor.
Neste caso, o processamento de enchimento sintético em uma máquina de lavar exige o cumprimento de certas regras:
- Você precisa ter certeza de que o material com o qual o travesseiro é feito pode ser lavado na máquina. Para isso, é aconselhável estudar as instruções do rótulo do produto.
- Prepare um detergente líquido sem odor distinto.
- Remova a fronha.
- Coloque a máquina no modo de lavagem “delicada” ou “manual”.
- Defina a temperatura para 30-40°C (ou mais, mas somente se este ponto for especificado pelo fabricante).
- Desligue o modo de rotação ou coloque-o na configuração mínima.
- Configure a máquina para “enxágue extra”.
- Coloque a almofada no tambor. Não há necessidade de pré-imersão.
- Após a lavagem, a peça deve ser agitada.
Lavar à mão
É possível lavar à mão um travesseiro cheio de poliéster ou látex se estiver muito sujo. Para fazer isso você precisa preparar:
- detergente em forma líquida;
- um grande recipiente no qual todo o produto pode ser colocado.
Procedimento:
- Remova a fronha.
- Encha o recipiente com água morna (30-40? C).
- Dilua o detergente em água.
- Lave suavemente o travesseiro com as mãos, evitando ações muito vigorosas e fricção vigorosa.
- Enxágue bem o travesseiro.
- Torça suavemente com toalhas felpudas.
A lavagem das mãos deve ser feita sem pré-imersão.. Quanto menos tempo o produto ficar na água, mais tempo manterá suas propriedades.
Cuidando do seu produto de espuma viscoelástica
O “efeito memória” é uma característica dos produtos feitos de espuma viscoplástica. Esse travesseiro não deve ser lavado na máquina de lavar ou à mão, pois o material de espuma perderá suas qualidades únicas se entrar água.
Se aparecer contaminação local no travesseiro, Você pode usar água morna e um guardanapo para remover a mancha. Não é aconselhável permitir que a almofada fique excessivamente molhada.
Mesmo a alta umidade no ambiente onde a roupa de cama está localizada tem um efeito prejudicial na estrutura do enchimento.
Secagem adequada: onde e como fazer?
Depois de espremida a peça lavada, ela deve ser colocada na secadora. Isso garantirá o acesso aéreo ao produto por todos os lados.
Travesseiro colocado na secadora Você precisa virá-lo periodicamente para garantir que seque por igual.. Da mesma forma, você pode organizar a ventilação periódica dos travesseiros entre as lavagens.
É preferível instalar a própria secadora em local bem ventilado, de preferência ao ar livre, com corrente de ar. Para que o recheio fique melhor preservado, a almofada ortopédica não deve ser seca ou ventilada sob luz solar intensa.
Durante o processo de secagem é proibido:
- coloque a almofada sobre aparelhos de aquecimento ou próximo deles;
- coloque o produto próximo a fontes abertas de fogo;
- seque sob o sol forte, pois os raios solares podem danificar a estrutura do enchimento natural e artificial.
Você pode acelerar o processo de secagem soprando com um ventilador ou usando um secador de cabelo em baixa temperatura.
9 dicas de cuidados gerais
As almofadas ortopédicas possuem propriedades que diferem de outros produtos similares. O recurso está associado a uma superfície fisiologicamente correta para o posicionamento da cabeça durante o sono. É esse recurso que você deve tentar preservar pelo maior tempo possível.
Neste sentido, a lavagem e secagem destes produtos de elevada manutenção devem ser efectuadas de acordo com todas as normas e tendo em conta as seguintes recomendações:
- Após a lavagem, na máquina ou à mão, o travesseiro deve ser torcido.
Neste caso, não se deve fazer nenhum esforço ou torcer a coisa, para não privá-la de suas propriedades ortopédicas.
- Lavagens frequentes também não são aconselháveis, pois encurtam a vida útil do produto. É o suficiente - não mais do que 4 vezes por ano.
- Para refrescar o item, ele deve ser ventilado regularmente.
- Caso apareçam pequenas manchas, recomenda-se tratá-las imediatamente, não permitindo que a sujeira fique profundamente incrustada.
- Para a lavagem, se permitido pelo fabricante do produto, apenas podem ser utilizados detergentes líquidos.
- Após a lavagem, o travesseiro deve ser retirado imediatamente do tambor da máquina de lavar ou do recipiente para lavagem das mãos.
- O produto não deve ser passado a ferro.
- É proibido guardar travesseiros ortopédicos em áreas com alta umidade.
- Se a almofada tiver capa removível, pode ser lavada com mais frequência do que a própria almofada e a uma temperatura mais elevada (40-60? C).
Conclusão
A limpeza de um travesseiro ortopédico pode ser feita em casa. Antes de começar a lavar, é necessário estabelecer o tipo de enchimento, estudar os rótulos do produto e seguir rigorosamente as instruções de cuidado.
Você pode ler mais sobre como lavar travesseiros com recheios diversos Aqui.