Atitude cuidadosa e cuidado cuidadoso, ou como lavar um xale de penas de cabra em casa
Um xale quente de inverno, tricotado de cabra para baixo, requer um manuseio cuidadoso quando usado e cuidados não menos cuidadosos.
A escolha correta dos detergentes e a adesão às tecnologias de lavagem, branqueamento e fluff permitem preservar a forma e as qualidades de economia de calor de uma peça perfurada.
Existem diversas tecnologias para limpeza e secagem de malhas. Leia o artigo sobre como lavar e secar adequadamente um xale em casa.
Contente
Como escolher o detergente certo?
Nem todos os produtos que contêm sabão são adequados para lavagem. lenço felpudo. O sabão em pó comum não é utilizado neste caso, pois afeta negativamente a qualidade da penugem. Isto é especialmente verdadeiro para um xale feito de linha branca.
O tecido tricotado pode perder volume ou amarelar quando exposto a microesferas de pó. Removedores de manchas agressivos e alvejantes usados em roupas do dia a dia também são tabu.
Os detergentes mais adequados são:
- shampoo para cabelos (de preferência para cabelos secos);
- sabonete líquido sem corantes e fragrâncias;
- solução de sabão feita de sabonete hipoalergênico para bebês;
- detergente líquido para roupas delicadas;
- gel para lavar peças de lã ou penugem.
Ao escolher um líquido espumante, você deve considerar o método de lavagem.
Se pretende lavar o xale em máquina automática, o produto deve ser adequado para esta aplicação. A lavagem das mãos permite que você use qualquer uma das opções possíveis.
Quando você precisa de lavagem a seco e quando precisa de uma lavagem completa?
Com o desgaste frequente, a penugem e o próprio fio de lã podem ficar cobertos de poeira e sujeira. O xale absorve ativamente todos os tipos de odores, então Recomenda-se protegê-lo da fumaça do cigarro e de perfumes fortes.
Limpe o lenço de sujeira leve com uma esponja macia. É passado suavemente ao longo da tela, sem forte pressão.
Adequado para limpeza a seco mais profunda:
- farelo (centeio, trigo);
- cereais;
- Farinha de batata;
- talco.
O pó do produto natural é aquecido em banho-maria até ficar bem quente. Em seguida, o farelo ou pó é cuidadosamente esfregado no lenço.
O agente de limpeza restante é sacudido ou removido com um aspirador de pó. É aconselhável repetir duas vezes a limpeza das áreas mais contaminadas.
Se a “teia de aranha” estiver muito suja e a penugem emaranhada, a lavagem a seco pode não dar conta da tarefa.. Uma solução com sabão ajudará a resolver o problema. A lavagem também é utilizada caso apareça contaminação local na peça.
Recomenda-se lavar o xale somente quando for absolutamente necessário, pois lavagens muito frequentes prejudicam sua qualidade.
Preparação para o processo
Antes de iniciar a limpeza úmida, o produto deve estar preparado. Primeiro, o lenço é agitado para remover todas as partículas que ainda não foram incrustadas na camada inferior.
Então o item é penteado com um pente de madeira com dentes esparsos e rombos. Este procedimento permite preservar a capa fofa do xale. A seguir, com uma esponja seca, remova o pó e a sujeira fina e seca da tela.
Se houver manchas na tela, elas serão branqueadas antes da lavagem geral. O método de remoção depende do tipo de poluente.
Para remover marcas coloridas, use uma solução aquosa de aspirina em alta concentração.. Dos produtos químicos prontos, o removedor de manchas de oxigênio destinado a roupas infantis é adequado.
Instruções passo a passo
Se a lavagem a seco de um lenço quente não conseguir remover a sujeira, você deve usar uma solução com sabão.
Recomenda-se lavar o xale à mão, pois a lavagem na máquina corre o risco de esticar o formato e deformar o desenho. Ambos os métodos de lavagem possuem regras gerais e nuances individuais.
Manualmente
A água morna é colocada em uma bacia ou qualquer outro recipiente. O volume deve ser grande o suficiente, pois uma estola de lã absorve muita água. A temperatura ideal para lavar uma jaqueta é de 30 a 40 graus.
Um dos detergentes adequados é adicionado ao recipiente. O lenço é embebido em água com sabão por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso, o produto é lavado com movimentos suaves de compressão.
Após a lavagem, enxágue o xale até que a espuma de sabão desapareça completamente. No último enxágue, adiciona-se à água um condicionador próprio para peças de lã..
Pode ser substituído por uma pequena quantidade de vinagre (sem corante), suco de limão ou condicionador de cabelo. Esprema a teia com muito cuidado, apertando e abrindo o caroço.
Ao lavar à mão, você não pode:
- estique o lenço pelas pontas;
- despeje detergente no xale;
- enxágue as teias de aranha na torneira;
- esfregue a tela segurando-a nas mãos;
- remova a sujeira com uma escova;
- desparafuse da maneira usual.
Não é aconselhável deixar a água mais fria, pois não suporta contaminantes. As altas temperaturas podem danificar a penugem.
Na máquina de lavar
Para lavar um xale de malha muito sujo usando uma máquina de lavar automática, você precisa selecionar um modo para peças de lã ou uma lavagem delicada a 30 graus.
Todo o processo deve incluir apenas duas etapas - lavagem e enxágue. O estágio de rotação deve ser desativado. Também não há necessidade de secagem automática.
O xale não pode ser lavado na máquina de lavar ao mesmo tempo que outras peças. Ele é primeiro colocado em um saco de malha especial de tamanho adequado..
O detergente é selecionado na lista aprovada para produtos de penugem. Ao mesmo tempo, deve ser adequado para uso em automóveis automáticos.
Após o término do ciclo operacional, o tippet é deixado no tambor por algum tempo para escoar completamente a água.
Como branquear o branco?
A lavagem resolve muitos problemas de limpeza e cor, mas não é capaz de devolver a cor original à teia branca como a neve. Um xale desbotado deve ser branqueado.
Você pode escolher qualquer uma das receitas:
- A primeira receita consiste em 10 litros de água morna e 2 colheres de sopa de hidrossulfito em pó. Mantenha o lenço nesta solução por 30 minutos, virando-o periodicamente.
- A segunda receita é calculada pelo peso do xale. Para 100 g do produto, tome 10 litros de água morna, 5 comprimidos de hidroperita e 10 colheres de chá de amônia. O tempo de imersão é de 12 horas.
- De acordo com a terceira receita, é necessário tomar 1 colher de sopa de água oxigenada para cada 100 gramas de produto. Também é feita uma imersão de seis horas em água morna.
- A quarta receita é usar 5 comprimidos de hidroperita e 1 colher de sopa de água oxigenada. Essa quantidade é calculada para 7 litros de água. Tempo de exposição – 30 minutos.
- A quinta receita requer o uso de refrigerante (fermento ou carbonato de sódio). O pó é dissolvido em água e o xale fica de molho por 2 horas.
Para evitar que a água esfrie durante o branqueamento prolongado, coloque a bacia sobre uma almofada térmica quente.
Líquidos à base de peróxido de hidrogênio podem ser usados. Não é recomendado branquear a teia com muita frequência, pois qualquer reagente afina o fio fino e felpudo.
Como secar?
A etapa de secagem não é menos importante que a própria lavagem. Esta penúltima etapa do trabalho deverá ocorrer em uma sala sem odores estranhos. O lenço de secagem não deve ser exposto à luz solar direta ou ao calor dos radiadores.
Desde o xale não pode ser torcido manualmente ou em uma centrífuga, temos que usar métodos mais suaves. Eles permitem manter o volume, a forma e o tricô do lenço.
Naturalmente
Após a lavagem manual ou automatizada, a estola é colocada em um recipiente de malha ou gaze e pendurada sobre a banheira.
Após a drenagem do excesso de água, a peça perfurada é colocada sobre um tecido que absorve bem a umidade.. Pode ser uma toalha felpuda ou um lençol de algodão dobrado em várias camadas.
Neste estado, o xale seca naturalmente. Agite periodicamente e substitua a base de algodão por uma seca. Você não pode pendurar um lenço de malha em uma corda, pois isso fará com que ele perca a forma.
Em uma toalha
Um lenço molhado é espalhado sobre uma toalha felpuda de tamanho adequado. Em seguida, os dois produtos são enrolados juntos.
Depois que o pacote fica molhado, a base turca úmida é substituída por uma nova.. Este procedimento é feito duas a três vezes.
Em uma moldura ou bastidor
As lojas vendem uma moldura especial (ou bastidor) para secar lenços para baixo. Para usá-lo, uma linha de pesca de náilon ou linha grossa é enfiada na borda do xale.
Em seguida, por meio de alfinetes ou pregos pequenos, o produto é fixado na moldura. Depois de uma ou duas horas, os botões e a linha de pesca são retirados e o xale é deixado secar naturalmente.
É fácil fazer você mesmo uma moldura. Para isso, é feito um formato com ripas de madeira que segue o perímetro de um lenço quadrado, lenço triangular ou estola retangular. As laterais da moldura devem ser ligeiramente maiores que o comprimento e a largura do xale.
Como afofar após a secagem?
Para restaurar a pompa e o volume de um lenço de lã, ele precisa ser afofado. Isso é feito após enxaguar e girar levemente.
Após o congelamento, o lenço pode descongelar completamente e depois secar com uma moldura.. A seguir, a penugem é levantada cuidadosamente com um pente ou pente de massagem com dentes rombos. Isso só é feito depois que o tecido estiver completamente seco, um xale molhado não pode ser penteado.
Outra forma de afofar é pendurar um xale seco ao vento. Também é necessário levar em consideração o fato de que, ao ser usado, o lenço ficará naturalmente mais cheio. É por isso que os knitters recomendam usar um puffball de malha sempre que possível.
Vídeo sobre o tema
Este vídeo mostrará como lavar e secar um lenço:
Conclusão
Para garantir que o lenço mantenha sua beleza original e não perca suas propriedades de aquecimento, é importante seguir uma tecnologia de limpeza consistente. Inclui pré-limpeza, lavagem, secagem e afofamento.
Para xales brancos como a neve, o branqueamento delicado também é importante. Sujeito a todas as regras, o xale mantém todas as suas qualidades e aparência estética.