Dicas úteis sobre como lavar uma mochila escolar na máquina e à mão
A mochila escolar é um atributo essencial da maioria dos alunos. O uso diário por uma criança não pode deixar de afetar a aparência da bolsa.
Mesmo modelos de mochila caros e de altíssima qualidade precisam ser lavados com o tempo. Existem regras que podem ser seguidas pelas quais você pode atualizar sua aparência e prolongar sua vida útil.
É possível e como lavar uma mochila escolar (estrutura, com encosto ortopédico, etc.) na máquina de lavar automática e à mão? Os detalhes estão no artigo.
Contente
É possível ou não?
Deve haver uma etiqueta na parte interna da mochila indicando se a mochila pode ser lavada e quais tipos de processamento do produto são permitidos.
Dependendo do modelo, são possíveis os seguintes tipos de limpeza:
- manual;
- na máquina de lavar;
- seco;
- limpeza à seco
A última opção envolve a eliminação completa do autoprocessamento e a transferência da lavagem para profissionais.
A lavagem a seco é frequentemente usada como limpeza intermediária antes da lavagem principal.. Mas para alguns tipos de mochilas, é a única maneira de colocar as coisas em ordem.
Para manter a mochila escolar em condições higiênicas, recomenda-se lavá-la uma vez a cada 3 meses.
Preparando-se para lavar
A preparação para processar a mochila de uma criança começa com o esvaziamento completo de seu conteúdo. Depois disso, é preciso sacudi-lo, virando-o de cabeça para baixo com as travas abertas.
Se existirem, devem ser eliminados antecipadamente:
- consertar zíperes;
- aparar fios pendurados;
- costure as áreas rasgadas.
Para mochilas empoeiradas, a camada superior de sujeira pode ser removida caminhando pela parte externa com uma esponja úmida.
Manchas pronunciadas de comida, grama, tinta, etc. merecem atenção especial. Devem ser processados antes do ciclo de lavagem principal. Isso pode ser feito com um tira-manchas que não contenha cloro.
O produto é aplicado com pincel de cerdas macias e esfregado suavemente. Se as manchas forem pequenas, uma escova de dentes velha ajudará a removê-las.
Todos os elementos removíveis, incluindo chaveiros, devem ser removidos antes da lavagem.. Eles são limpos separadamente.
Se a mochila for enviada para o tambor da máquina de lavar, os zíperes dos compartimentos deverão ser fechados. Para lavar as mãos, pelo contrário, é aconselhável desapertá-los.
Manualmente
Lavar à mão a mochila escolar de uma criança é menos comum do que lavá-la na máquina. Se houver manchas difíceis por fora ou por dentro, elas são tratadas com um tira-manchas.
Após meia hora, prossiga para o processamento principal:
- A água quente é colocada em uma bacia grande ou diretamente na banheira.
- Dilua o detergente.
- Mergulhando uma mochila na água.
- Usando uma esponja, limpe a pasta por fora e por dentro. É preciso agir metodicamente, tratando zona por zona.
- Após terminar a limpeza, é necessário enxaguar o saco em ambos os lados com água não quente para remover completamente qualquer resíduo de detergente.
- Seco.
Na máquina de lavar
Lavar na máquina de lavar é uma opção muito prática que permite remover de forma rápida e eficaz a sujeira da mochila e refrescar a aparência da peça.
Esse processamento deve ser realizado em conformidade com todas as regras:
- Prepare o saco para lavar.Certifique-se de que todos os zíperes estejam fechados.
- Despeje o detergente preparado no compartimento de sabão em pó.
- Defina o modo “lavagem delicada”.
- Certifique-se de que a temperatura de aquecimento da água não seja superior a +40°C.
- Para mochilas de formato complexo, com lacres nas costas, é aconselhável excluir a fiação.
- Comece a lavagem.
- No final do ciclo de lavagem, retire a mochila do tambor.
- Limpe o interior e o exterior do produto. Isso permitirá que o saco seque mais rapidamente e evitará a formação de mofo.
- Seco.
Limpeza à seco
A lavagem a seco ajudará a arrumar uma mochila que não pode ser lavada com água. Os seguintes produtos se enquadram nesta categoria:
- confeccionado em couro natural ou artificial;
- vinil;
- contendo impregnações especiais;
- possuir elementos não removíveis e proibidos de se molhar.
Para bolsas que não podem ser imersas em água, a limpeza pode ser feita com escova macia e solução de sabão neutro. Se o material for couro, pode ser suficiente para refrescar a superfície com um pano úmido.
Um bom auxiliar na limpeza de uma mochila de camurça, couro ou tecido são as espumas de limpeza, que podem ser adquiridas em departamentos especializados de produtos químicos domésticos.
Entre eles merecem atenção:
- Prata;
- Líquido Moly;
- Saphir;
- Salton;
- Twist e outros.
O principal requisito é evitar umidade excessiva no material.
Como o material afeta o processo?
As mochilas escolares podem ser feitas de diversos materiais e possuem um design complexo. Por exemplo, uma parte traseira compactada, um grande número de peças pequenas. A maioria dos modelos é feita de diversos tipos de materiais, cujas características devem ser levadas em consideração na escolha do método de lavagem:
- Couro, camurça, vinil. É proibida a lavagem de mochilas escolares de vinil, couro artificial ou natural, bem como de camurça.
A limpeza deve ser o mais suave possível - sem umidade significativa e exposição intensa.
- Jeans. Esse tipo de bolsa deve ser lavada separadamente das demais peças, pois o jeans desbota facilmente. O ciclo de centrifugação na máquina de lavar deve estar no mínimo.
- Sintéticos. O material sintético é muito usado em mochilas e mochilas escolares. Na maioria dos casos, esse tecido tolera bem a lavagem.
Características de processamento de mochilas com estrutura com costas ortopédicas
Muitos modelos de mochilas, especialmente aquelas projetadas para crianças em idade escolar, possuem selos especiais nas costas. Estes podem incluir placas de plástico e metal. O design complexo foi projetado para garantir que a mochila mantenha sua forma.
As vedações da estrutura requerem um manuseio cuidadoso. Para eles, a rotação e a torção devem ser excluídas.
O vídeo mostrará como lavar uma mochila com moldura:
Secagem adequada
Após a lavagem por qualquer método, a pasta precisa ser seca. A melhor opção é fazê-lo em condições naturais.
Procedimento:
- Após a lavagem, vire o saco para que o restante da água escorra de dentro;
- Use um pano absorvente de umidade para secar por fora e por dentro;
- vire o produto de cabeça para baixo e use prendedores de roupa ou alças para prender a bolsa nesta posição na corda.
Durante o processo de secagem, os bolsos devem permanecer abertos para permitir uma secagem mais rápida.
Se precisar secar o saco mais rápido, você pode enchê-lo com papel amassado que absorve a umidade. Você precisa fazer o mesmo com os bolsos. À medida que o papel fica molhado, recomenda-se substituí-lo por um novo.
9 recomendações
Ao comprar uma mochila nova para uma criança ir à escola, você precisa ficar atento às instruções do fabricante sobre como cuidar do produto e se o processamento úmido é possível.
Para realizar uma lavagem de alta qualidade, é recomendável seguir os seguintes conselhos de especialistas:
- Para lavando a mochila Não utilize detergentes agressivos que possam danificar o material.
- As instruções de lavagem fornecidas pelo fabricante não devem ser ignoradas. Violá-los pode causar danos ao item.
- Para a lavagem não utilize produtos que causem alergia na criança.
- Não use água quente para lavar - o material pode ficar deformado e desbotado devido a essa exposição.
- É preferível usar detergente líquido ao pó - ele se dissolve melhor em água e não forma sedimentos.
- As alças e alças das mochilas não só ficam muito sujas, mas também são um bom ambiente para o desenvolvimento de patógenos. Seu processamento deve ser minucioso para qualquer tipo de lavagem.
- É melhor não molhar previamente a mochila do aluno, pois o contato prolongado com a água pode causar deformação dos materiais.
- Enxaguar em uma solução de vinagre (1 colher de sopa por 1 litro de água) após a lavagem ajudará a eliminar o odor desagradável da pasta.
- Lavar com muita frequência (mais do que o recomendado), quando não há necessidade, pode causar danos - acelerar o desgaste da mochila.
Conclusão
Limpar uma mochila escolar é uma atividade necessária para mantê-la em bom estado. Além das lavagens periódicas, a vida útil do produto pode ser estendida se a criança estiver acostumada a manter sua pasta em ordem e tratá-la com cuidado.