Guia passo a passo sobre como lavar cortinas com ilhós à mão e na máquina
Cortinas com ilhós podem se tornar uma verdadeira decoração de um ambiente, por isso muitas pessoas encomendam esses produtos sem pensar em como lavá-los.
Quando esse momento chega, os proprietários de cortinas têm muitas perguntas.
Você pode lavar cortinas com ilhós na máquina de lavar ou à mão, mas é preciso fazer isso da maneira correta. Leia mais sobre como lavar cortinas com ilhós, leia o artigo.
Contente
É possível?
Muitas donas de casa têm medo de colocar cortinas com ilhós no tambor da máquina de lavar devido à presença de elementos de ferro. Seus temores não são infundados, pois um anel solto pode causar danos aos eletrodomésticos.
Para evitar que isso aconteça, os seguintes tipos de cortinas não são submetidos a processamento automático:
- Telas antigas. Se as fibras perderem a densidade anterior, os anéis seguram-se fracamente e podem soltar-se ao esfregar nos elementos da máquina de lavar.
- Produtos baratos. É impossível garantir a resistência das ferragens.
- Produtos com defeitos graves, como costuras desfiadas. A lavagem no modo automático é possível, mas somente após a resolução do problema.
- Cortinas em tecidos delicados: veludo, seda natural, blackout, rebanho, chita, linho. Não é recomendado carregar na máquina itens costurados com vários tipos de tecido.
Não só o tipo de tecido importa, mas também o material com que são feitos os ilhós:
- Árvore. Não tolera o contato com a água, incha e fica inutilizável. Esses produtos são lavados à mão, evitando molhar as bordas das cortinas e ferragens.
- Metal. Esses ilhós não resistem à interação com detergentes agressivos e com o tambor da máquina de lavar. Eles enferrujarão, causando a formação de manchas sujas, ou o acabamento brilhante sairá.
- Plástico. Estes são os produtos mais despretensiosos que podem ser processados automaticamente.
Existem produtos à venda com acessórios removíveis. Durante a lavagem, os ilhós são desabotoados e, após a conclusão do processamento, são devolvidos ao seu lugar.
Lavando em uma máquina de lavar
Para evitar que a lavagem na máquina danifique as cortinas com ilhós, é necessário prepará-las adequadamente. Esta etapa inclui as seguintes etapas:
- Removendo o produto da borda. Esta é uma tarefa demorada e difícil de realizar sozinho.
- Removendo poeira do tecido. Para fazer isso, agite bem. É aconselhável realizar o procedimento ao ar livre ou utilizar aspirador de pó.
- Absorver. Esta etapa é realizada somente se houver contaminação grave nas telas.
As áreas que necessitam de tratamento são umedecidas, uma composição de limpeza (solução com sabão ou tira-manchas líquido) é aplicada sobre elas, deixada agir e enxaguada.
- Seleção de detergente. Recomenda-se lavar cortinas com ilhós com detergentes líquidos. Têm um efeito suave no material, removem melhor as manchas e enxáguam bem em baixa temperatura da água.
Você pode optar por cápsulas de gel, que são imediatamente colocadas no tambor da máquina de lavar junto com as cortinas.
Após concluir todas as atividades preparatórias, comece a lavar. Algoritmo passo a passo de ações:
- Coloque as cortinas no tambor da máquina de lavar.
- Despeje o detergente no compartimento.
- Selecione o modo de lavagem apropriado. Depende do tipo de tecido com que são feitas as cortinas. O processamento clássico é realizado no programa “delicado” ou “lavagem suave”. Nesse caso, a temperatura da água é de 30 a 40 graus e a centrifugação está desligada. Isso preservará a integridade dos acessórios.
- Aguarde o término da lavagem, retire as cortinas da máquina de lavar, seque-as e coloque-as de volta no lugar.
Instruções passo a passo para lavar cortinas com ilhós em uma máquina de lavar - no vídeo:
Manualmente
Cortinas enormes são mais convenientemente lavadas no banheiro. Pequenas cortinas finas podem ser colocadas em uma bacia.
Instruções de processamento manual:
- limpe o produto contra poeira e outros contaminantes;
- despeje água em um recipiente adequado, sua temperatura deve ser de 40 graus;
- dissolva o detergente em água;
- molhe as cortinas por 15 minutos;
- lidar cuidadosamente com todos os contaminantes que requerem limpeza mecânica;
- Enxágue abundantemente em água morna corrente até que a espuma seja completamente removida.
As cortinas não devem ser torcidas. A água deve escoar, após o que o produto é pendurado na saliência.
Métodos alternativos de limpeza
Quanto menos o produto entrar em contato com a água, maior será sua durabilidade.. No entanto, isso não significa que você deva deixar as cortinas sujas.
Existem várias maneiras de limpá-los sem removê-los do varão da cortina. Entre eles:
- Aspirar. O dispositivo permite que você se livre da poeira acumulada.
- Limpeza com gerador de vapor. Com a sua ajuda, é possível realizar o tratamento úmido das cortinas, mas sem o uso de detergentes.
- Lavar com esponja e detergente. Desta forma, você pode se livrar de sujeira pontual e manchas únicas.
Outra forma de lavar cuidadosamente as cortinas é confiar o cuidado a profissionais.
Características de secagem e engomadoria
Um passo importante no cuidado de cortinas com ilhós é secá-las e passá-las. Para que esses processos ocorram sem prejuízo à aparência do tecido, é necessário ficar atento aos seguintes pontos:
- se o material for de densidade média (viscose, organza, musselina, etc.) e leve, deve-se deixar escorrer a água, após o que pode-se pendurar imediatamente as cortinas na cornija;
- quando o produto é maciço, por exemplo, veludo, então quando molhado sua massa será significativa, então essas cortinas são secas completamente endireitadas - são espalhadas em lençóis, que são trocados à medida que se molham, e os lençóis ficam pendurados levemente úmidos;
- as cortinas não devem ser secas em dispositivos de aquecimento ou perto de uma fonte de fogo aberto. Isso afetará negativamente o tecido e os acessórios.
Algumas cortinas precisam ser passadas a ferro após a secagem. Na maioria das vezes, os produtos feitos de fibras naturais (algodão e linho) precisam disso. São passados a ferro molhados ou com a função vapor ligada. Se o tecido for delicado e fino, passe-o com gaze.
Dicas importantes
Para evitar danos ao tecido, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Lave as cortinas separadamente de outros itens.
- Se os produtos forem enormes, eles serão carregados no tambor, um de cada vez. Ao lavar cortinas, é importante que elas caibam livremente na máquina. Tecidos muito embalados não serão processados adequadamente.
- Composições agressivas não são adequadas para produtos de lavagem. Mesmo que o próprio tecido sobreviva ao impacto, os ilhós ficarão irremediavelmente danificados.
- Para evitar que as ferragens metálicas enferrujem e causem manchas no material, elas devem ser bem limpas com pano seco imediatamente após a lavagem.
- O enxágue completo do tecido ajudará a evitar o aparecimento de manchas brancas e amarelas. Isto é especialmente importante para cortinas, uma vez que elas entram regularmente em contato com os raios solares. As partículas de detergente que permanecerem no interior farão com que o tecido fique amarelo.
- Use condicionadores de ar e alvejantes com cautela. Os componentes incluídos na sua composição podem causar danos aos ilhós.
A proibição de lavagem na máquina é indicada por um quadrado riscado, dentro do qual há um círculo (um ícone de máquina de lavar). Você deve perguntar ao seu consultor de vendas sobre como cuidar das cortinas costuradas em um salão.
Conclusão
Cortinas com ilhós requerem um manuseio delicado. Cuidar deles não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.
Os produtos suportam muito bem o processamento da máquina, se você escolher o detergente certo e configurar o programa de lavagem.
Para evitar dúvidas sobre os cuidados com as cortinas após a compra, é preciso decidir o tipo de tecido com que são feitas, bem como o material dos próprios ilhós.