Para garantir que seu casaco esteja sempre impecável, ele requer cuidados constantes. Principalmente se o produto for feito em cores claras ou tiver acabamento brilhante.
Os serviços de lavagem a seco são caros e existe o risco de pagar por um trabalho de má qualidade. Uma alternativa lucrativa é lavá-lo você mesmo.
Para não prejudicar o estilo do casaco e a estrutura do tecido durante a lavagem, é necessário seguir as regras específicas de cada material.
Como lavar um casaco à mão para que não resseque, o que acontece se você lavar o produto na máquina de lavar automática? Os detalhes estão no artigo.
Contente
É possível lavar casaco em casa?
Se o casaco for confeccionado em tecido onde a presença de fibras naturais ultrapassa 60%, evite lavá-lo em casa, caso contrário a peça perderá a forma, esticará ou, ao contrário, encolherá.
Além disso, você não deve lavar itens feitos de pêlo fino de camelo, couro, camurça ou modelos com inserções grandes desses materiais, caso contrário o casaco ficará irremediavelmente danificado.
Para evitar um erro fatal, Você deve estudar cuidadosamente os sinais no rótulo com as instruções do fabricante:
- Se houver um sinal quadrado com um círculo dentro, riscado por duas linhas, a lavagem automática é proibida.
- A presença de uma bacia riscada na etiqueta indica que a peça não pode ser lavada à mão. Neste caso, apenas a lavagem a seco pode ser utilizada.
O detergente definitivamente não vai lidar com a mancha, é melhor levar imediatamente a peça para a lavanderia – os serviços de especialistas custarão menos do que comprar um casaco novo.
Preparação para o procedimento
Quando o fabricante indicar na etiqueta que a lavagem é aceitável, você pode começar a trabalhar. Em primeiro lugar, você precisa determinar como lavá-lo - na máquina de lavar ou à mão.
Na hora de escolher, lembre-se que lavar à mão é sempre mais delicado do que lavar na máquina de lavar, onde o tecido está sujeito a mais desgaste.
Para preparar um produto para lavagem, você deve:
- remova todos os itens dos bolsos;
- aperte todos os botões, zíperes, fechos e outros fechos.
- desatar ou açoitar os pelos existentes;
- se houver, retire também o capuz removível e o forro para que pequenas áreas nas áreas de fixação não fiquem contaminadas;
- Remova primeiro as manchas existentes com tira-nódoas ou detergentes adequados, escolhendo-os de acordo com o tipo de tecido.
Aplique a solução na área contaminada com um cotonete e deixe agir por 7 a 10 minutos, depois enxágue abundantemente com água.
Na máquina de lavar
Se a etiqueta indicar que o material contém mais de 50% de fibras sintéticas, o casaco pode ser lavado na máquina de lavar.
Neste caso, as seguintes regras devem ser observadas:
- primeiro dobre o produto em uma malha especial para tornar a lavagem mais segura para o tecido (não compacte muito o casaco, apenas enrole o chão, alinhe as mangas com a silhueta e dobre ao meio);
- não coloque outras coisas no casaco, pois durante a lavagem podem desbotar ou deformar gravemente o tecido;
- use apenas detergentes líquidos para um material específico, pois o pó deixa marcas brancas (você também pode usar misturas universais “Produtos de penugem”, “Para tecidos macios”, etc.);
- definir a temperatura da água para 30-40 C, geralmente está indicada na etiqueta;
- defina apenas o ciclo de lavagem delicado que corresponda ao tipo de tecido;
- mesmo que o fabricante permita a fiação, é melhor dispensar, o que permitirá que o material dure mais;
- Faça sempre um enxágue extra, que garantirá um bom resultado.
Ao lavar Utilize a quantidade de detergente indicada na embalagem. O excesso só irá adicionar manchas ao tecido e a qualidade da lavagem não aumentará.
Recursos para diferentes tecidos
Ao lavar um casaco automaticamente, é preciso levar em consideração as características do tecido. Você só deve colocar um item no tambor da máquina se houver um sinal de permissão na etiqueta do produto.
A pré-imersão não é recomendada pelagem - a exposição prolongada à água prejudica o estilo do produto.
Também é preciso levar em consideração a cor do material, e escolher detergentes especiais para tecidos pretos ou coloridos que consigam preservar a riqueza das cores.
Da cortina
A cortina pode ser confeccionada com fibras naturais de lã ou com adição de fios sintéticos - a composição do material está indicada na etiqueta do casaco. A cortina natural não pode ser molhada, só pode ser limpo com uma escova macia.
Se a cortina contiver principalmente fibras artificiais, é permitido lavar o casaco na máquina com temperatura da água de +30 C, utilizando o programa “lavagem à mão” ou o ciclo delicado em baixas velocidades. O ciclo de centrifugação deve ser evitado e um enxágue duplo deve ser realizado..
Detalhes sobre um casaco drapeado e seus cuidados são descritos em um artigo separado. artigo.
Caxemira
A caxemira é feita de penugem de cabra montesa, por isso este material é especialmente delicado e caprichoso. Se o rótulo de um casaco disser 70-100% caxemira, ele não deve ser submerso em água.
As máquinas de lavar de última geração possuem um modo específico para caxemira.. Se esta função estiver faltando, você precisa escolher um método delicado e colocar água a +30C.
Se precisar apenas refrescar o casaco, pode lavá-lo em água fria com um gel de lavagem específico para este material.
Você pode saber mais sobre como lavar um casaco de caxemira no especial seção.
Feito de lã
A lã vem em muitas variedades. Tecidos como Boston, tweed, rep e bouclé contêm lã de ovelha. Esses tecidos parecem densos, mas quando imersos em água tornam-se elásticos.
Portanto, se o rótulo indicar mais de 50% de elementos naturais, eles não podem ser lavados, apenas limpos.
A presença de fios sintéticos na composição do tecido igual ou superior a 50% torna o tecido mais durável e resistente ao desgaste - essa lã pode ser lavada na máquina de lavar.
Você precisa definir o ciclo de lavagem para um ciclo delicado denominado “lã”.e role a uma temperatura da água de +30C. Não centrifugue, apenas enxágue em velocidade baixa.
As características da lavagem de casacos de lã são descritas em detalhes Aqui.
Feito de poliéster
O poliéster é um material sintético composto por fibras de poliéster. Os produtos feitos com ele são práticos, resistentes ao desgaste e quase não enrugam. Um casaco feito com este tecido pode ser colocado com segurança na máquina de lavar.
O poliéster perde muito volume na água quente, as fibras do tecido perdem a estrutura forte, por isso deve ser lavado em ciclo delicado. Você pode usar a função “spin”, mas configure-a para não mais que 400 rpm.
Certifique-se de adicionar um condicionador suave ao detergente líquido, o que livrará o tecido da eletricidade estática.
Em enchimento de poliéster
Sintepon é um material não tecido que é um isolamento sintético:
- Só pode ser lavado em água morna (+30-40 C), nos modos “delicado” ou “lavagem à mão”.
- É absolutamente proibido molhar coisas no enchimento de poliéster.
- Não centrifugue, é melhor enxaguar duas vezes.
Feito de holofibra
Holofiber é um enchimento aprimorado com uma estrutura mais porosa do que o enchimento sintético. Ele é menos caprichoso no cuidado.
Se estiver muito sujo, pode ser lavado em água quente (até +60 C), velocidade de centrifugação até 600 rpm. Se precisar apenas refrescar o casaco, é melhor cuidar do tecido e lavá-lo em água morna +30 C.
Para evitar que o enchimento role, você deve colocar 3-4 bolas de lavagem no tambor. Antes de usar, certifique-se de que a tinta das bolas não desbota.
De uma composição mista
Se o casaco tiver composição mista, seus componentes estão indicados detalhadamente no rótulo do produto.Para a lavagem, costuma-se recomendar a função “lavar à mão” ou delicada.
A temperatura da água não deve ser superior a +30 C e a centrifugação deve ser desligada. Você precisa enxaguar esse casaco em velocidade baixa.
Casacos de poliéster com recheio não devem ser lavados com frequência. Durante a lavagem, a impregnação hidrorrepelente é eliminada, o que leva à perda de resistência da fibra sintética. Nesse caso, o casaco fica molhado rapidamente e perde o estilo.
Como lavar à mão em casa?
Se a placa na etiqueta indicar que é proibida a lavagem na máquina de lavar, deve-se utilizar o método manual.
Por esta você deve escolher um recipiente que seja adequado em tamanho – a pelagem deve ficar totalmente imersa em água e não encolher muito, assim o produto será lavado de maneira uniforme e não haverá vincos desnecessários.
Procedimento de lavagem das mãos:
- Despeje uma quantidade suficiente de água morna no recipiente (não superior a +30 C).
- Adicione detergente líquido na quantidade indicada na embalagem e misture bem.
- Mergulhe o produto na água preparada até ficar completamente molhado.
- Com movimentos suaves, aperte levemente o tecido em toda a área (não esfregue intensamente as áreas contaminadas, caso contrário aparecerão bolinhas e a cor do material também poderá mudar).
- Lave rapidamente para que a peça fique o menor tempo possível em água com sabão.
- Após a lavagem, enxágue imediatamente, tentando transferir o casaco da bacia sem esticá-lo.
- Enxágue com bastante água fria sem levantar o casaco à superfície, caso contrário a peça pode ficar deformada.
Como secar bem?
A secagem automática só pode ser utilizada para casacos de poliéster com enchimento de penugem. Junto com o produto, é necessário colocar bolinhas de roupa suja no tambor para que a penugem fique bem distribuída nas células. Seque por no máximo 1,5 horas a uma temperatura de +30 C.
Recomenda-se secar modelos confeccionados com outros tecidos da seguinte forma:
- prepare uma plataforma horizontal adequada para secagem e cubra-a com um pano macio e que não desbote;
- disponha o produto de maneira uniforme, endireitando os vincos e aguarde o escoamento da água;
- após escoamento abundante da água, transfira também o casaco horizontalmente sobre um pano grosso e seco (um lençol turco ou uma toalha grande serve), alisando todos os detalhes com as mãos;
- escolha o local certo para a secagem - deve ser um ambiente amplo, aquecido e com boa ventilação (não pode deixar no banheiro, pois lá a peça adquirirá cheiro de mofo);
- quando o casaco ficar levemente úmido, você pode pendurá-lo em cabides e mantê-lo longe de aquecedores;
- a secagem ao ar livre é permitida em climas quentes até +18 C (não permitida em climas quentes), sem exposição direta ao sol;
- termine de secar a tempo, se necessário, passe a peça com ferro quente através de gaze ou tecido fino (o casaco não pode ser seco demais, neste caso a peça com certeza encolherá e o material perderá a lisura).
Se o produto encolher após a lavagem, o que fazer?
As principais razões para o encolhimento da pelagem após a lavagem doméstica são:
- escolha incorreta de detergente;
- lavar sem levar em conta as características do material;
- água mais quente do que o permitido (deve estar dentro de +30 C);
- mudanças bruscas de temperatura (quando a água durante a lavagem está muito mais quente do que durante o enxágue);
- giro agressivo automático ou manual;
- violação das regras de secagem.
Se já foram cometidos erros e o casaco diminuiu de tamanho, Existem maneiras de devolvê-lo à sua aparência original:
- Método número 1. Você precisará da seguinte solução: para 5 litros de água morna (+15-20 C) serão necessárias 2 colheres de sopa. colheres de refrigerante. Despeje solução suficiente em uma bacia de tamanho adequado para que a pelagem fique completamente submersa. Deixe o produto agir por 30 minutos e depois enxágue abundantemente com água na mesma temperatura.
Coloque a peça na horizontal, sem apertar, e estique-a com cuidado até o tamanho desejado. Repita o alongamento suave durante a secagem e, quando o material ficar pouco úmido, vaporize bem e seque na vertical, pendurando-o em um cabide.
- Método número 2. Para isso você vai precisar da seguinte mistura: para 10 litros de água fria – 6 colheres de sopa. colheres de amônia e 5 colheres de sopa. colheres de terebintina. Misture bem os ingredientes e coloque o casaco ali por 40 minutos. Esta solução suaviza perfeitamente as fibras do tecido e torna-as elásticas.
Após o procedimento, enxágue bem a peça em água fria e coloque-a na horizontal. Após 10 minutos, retire o casaco, repetindo o procedimento até secar completamente e, se necessário, passe um tecido fino.
- Método número 3. Este método é bom para caxemira delicada e lã fina. Misture o condicionador de cabelo em água fria (para 10 litros serão necessárias 2 colheres de sopa). Mergulhe a pelagem encolhida nesta mistura por 25 a 30 minutos e depois enxágue em água fria.
Coloque-o sobre uma superfície horizontal, mas não torça o tecido. Em seguida, alise o produto com as mãos e comece a esticá-lo, primeiro na largura e depois ao longo das fibras.Repita o alongamento periodicamente até que a secagem esteja completa.
Como evitar o encolhimento no futuro
A deformação do tecido, como o encolhimento, afeta negativamente a aparência do produto e não é fácil de eliminar. A vantagem da lavagem a seco é que eles devolvem o produto ao tamanho desejado por meio de um manequim inflável..
A peça é colocada sobre ela e, à medida que seca, é adicionada a quantidade necessária de ar, após o que é bem vaporizada.
No uso doméstico, um manequim simples é uma raridade. Portanto, para evitar futuro encolhimento do casaco, não se deve agir ao acaso na hora da lavagem, mas estudar cuidadosamente as características do material com que é feito este modelo.
Informações úteis sobre a lavagem de agasalhos são apresentadas em esse seção.
Conclusão
Para lavar bem o casaco em casa, você precisa escolher o método de lavagem correto, um detergente adequado, seguir as regras lavar e secar este tipo de tecido e tendo em conta todas as recomendações do fabricante.
Se você levar o processo a sério, um bom resultado é garantido.