Estrutura detalhada da máquina de lavar Indesit com descrição e finalidade dos componentes
Embora a máquina de lavar funcione sem falhas, poucas pessoas se interessam por sua estrutura.
Mas assim que os eletrodomésticos quebrarem e os reparos do tipo "faça você mesmo" forem planejados, informações detalhadas sobre onde os elementos individuais estão localizados e como funcionam ajudarão a realizar o trabalho com competência, rapidez e eficiência.
Falaremos sobre o design das máquinas de lavar Indesit no artigo.
Contente
Como funciona uma máquina de lavar automática?
Em termos gerais, todas as peças e componentes estão contidos no corpo da máquina de lavar. Independentemente do modelo da máquina de lavar Indesit, o corpo consiste em:
- frente,
- traseira,
- dois painéis laterais e uma tampa.
A estrutura interna da máquina de lavar Indesit é um determinado conjunto de mecanismos e peças, cada um dos quais carrega uma determinada carga funcional.
Módulo de controle e elementos eletrônicos
Módulo de controle - "think tank" Máquina de lavar roupa Indesit. Esta é uma placa de circuito impresso na qual as peças eletrônicas estão localizadas em uma determinada sequência. Eles registram sinais sobre o início ou parada de operação de elementos individuais da máquina de lavar.
O microprocessador sincroniza as informações recebidas, garantindo assim o funcionamento ininterrupto da máquina de lavar.
Além do módulo, o sistema de controle inclui os seguintes elementos:
- pressostato (monitora a quantidade de água no tanque);
- sensor de temperatura (monitora a temperatura da água que entra no tanque da máquina de lavar);
- tacômetro (registra e regula o número de rotações do motor).
Todas as informações sobre os processos em execução são exibidas em um display especial. Se houver uma falha no programa ou algum mecanismo falhar, um código de erro é imediatamente exibido no display (o sistema de “autodiagnóstico” é acionado). Depois de estudar a decodificação dos códigos, você pode facilmente determinar a causa da avaria e eliminá-la por conta própria.
UBL
UBL (dispositivo de travamento de hachura) é uma fechadura eletrônica, bloqueando a abertura da escotilha após iniciar o programa de lavagem (uma espécie de proteção contra vazamentos). O UBL é composto por três partes: um termoelemento, uma placa bimetálica e um dispositivo de fixação.
O módulo de controle envia um sinal ao termopar para iniciar o programa de lavagem. O termoelemento começa a aquecer, transferindo calor para a placa bimetálica, que, ao ser aquecida, empurra a trava para fora. Como resultado, a fechadura bloqueia a abertura da escotilha (ouve-se um clique característico).
Após o módulo receber um sinal sobre o término da lavagem e o esvaziamento completo do tanque, o sistema de desbloqueio da fechadura é acionado e a porta da escotilha se abre.
Válvula de entrada e sensor de nível de água
Após a fechadura eletrônica travar a porta da escotilha, o processo de lavagem é iniciado e a válvula de entrada é acionada. Este é um pequeno elemento com uma bobina dentro dele.. Depois que um sinal é enviado do módulo sobre o início da lavagem, a corrente começa a fluir para a bobina. Sob a influência de um campo eletromagnético, a válvula de entrada se abre (começa o fluxo de água para o tanque).
A capacidade de enchimento do tambor é controlada por um pressostato (sensor de nível de água). Esta é uma pequena arruela de plástico com fios conectados de um lado e um tubo do outro. Dentro do sensor existe uma membrana fina. Durante o processo de enchimento com água, a pressão do ar no tanque aumenta. Ao atingir um ponto crítico, o ar comprime a membrana, fazendo com que o sensor transmita um sinal ao módulo para interromper o abastecimento de água.
Receptor de pó
Dispensador de detergente (receptor de pó) - bandeja de plástico dividida em três partes. Cada compartimento, responsável por uma determinada etapa da lavagem, possui tubos conectados por cima. Assim que o processo de lavagem é iniciado, o módulo de controle envia um sinal e a água começa a fluir para o compartimento desejado.
Misturada com o sabão em pó, a solução de sabão passa pelos canos até o tambor da máquina de lavar. Você pode encontrar o recipiente para pó no canto superior esquerdo da máquina de lavar Indesit.
Elemento de aquecimento e sensor de temperatura
Dependendo do modo de lavagem, deve-se selecionar a temperatura de aquecimento da água antes de iniciar o programa. Exatamente O elemento de aquecimento (elemento de aquecimento) fornece aquecimento de água aos valores de temperatura especificados. Na aparência, o elemento de aquecimento é um tubo curvo, dentro do qual existe uma espiral e um isolador dielétrico (acumulador e transmissor de calor da espiral interna para o invólucro externo do elemento de aquecimento).
As extremidades do tubo são conectadas a contatos através dos quais são recebidos do módulo sinais sobre o aquecimento da bobina.Assim que o tubo aquecer e levar a temperatura da água ao valor programado, o termostato é acionado.
Sensor de temperatura (termostato) - resistor semicondutor cilíndrico (diâmetro não superior a 10 cm). O sensor é fixado em um conector especial localizado na parte inferior do dez entre os contatos. À medida que a temperatura de aquecimento da água aumenta, a resistência elétrica do sensor de temperatura aumenta.
Assim que o valor da resistência atinge o valor limite (definido pelo programa), transmite um sinal ao módulo de controle para interromper o fornecimento de energia elétrica, bloqueando assim o processo de aquecimento da água.
Motor e tacogerador
É o motor o responsável pela rotação do tambor. Nos modelos modernos de máquinas de lavar Indesit, os motores elétricos do tipo comutador são mais frequentemente instalados. Ao contrário dos motores assíncronos (instalados em modelos mais antigos de máquinas de lavar), os motores do tipo comutador são menores e fornecem a maior velocidade de rotação possível, independentemente da frequência da rede elétrica.
O motor consiste em uma carcaça de alumínio:
- rotor,
- estator,
- tacogerador e duas escovas.
Um impulso elétrico que passa pelo enrolamento de um estator estacionário e escovas de grafite aciona o elemento móvel do motor - o rotor. Durante o funcionamento da máquina de lavar, as escovas desgastam-se, o contacto entre o estator e o rotor enfraquece e o motor perde potência.
Tacogerador (sensor Hall) - bobina elétrica que determina a velocidade de rotação do motor elétrico. Este é um pequeno anel de metal conectado por fios ao eixo do motor. Quando o motor gira, um campo eletromagnético é formado dentro da bobina. Dependendo da velocidade de rotação, o indicador de tensão muda.O sensor lê essas informações e as envia ao módulo de controle, que por sua vez regula o funcionamento do motor.
Tambor
O elemento central da estrutura interna da máquina de lavar Indesit é o tambor. É aqui que o processo de lavagem é realizado diretamente. O tambor é um recipiente cilíndrico com paredes perfuradas de aço inoxidável. O fluxo de água do tambor é impedido por uma porta bem fechada e um manguito de borracha que circunda a entrada da escotilha. O tambor é colocado no tanque.
O tanque e o tambor são conectados entre si por um eixo com rolamentos. Na parte traseira do tanque, uma polia com correia de transmissão é fixada ao eixo. É a correia que transmite as rotações do cubo do motor para a polia, fazendo com que o tambor gire.
Existem muitos elementos auxiliares conectados ao tanque:
- Amortecedores (amortecem as vibrações do tanque durante a lavagem ou centrifugação). Um lado do amortecedor está preso ao tanque, o outro - à base do corpo da máquina de lavar.
- Molas (compensam as vibrações do tanque, são fixadas com um lado na parte superior do corpo da máquina de lavar e o outro na parte superior do tanque).
- Contrapeso (bloco de concreto pesado instalado no tanque para compensar o desequilíbrio durante o processo de lavagem ou centrifugação).
- Mangueiras, canos (a água da torneira misturada com o pó do dispensário flui para o tambor através dos elementos superiores; as águas residuais vão para o ralo através dos elementos inferiores).
O tanque é preso ao corpo por meio de um manguito de borracha especial (pode ser visto abrindo a porta da escotilha) e uma braçadeira de metal.
Nos modelos modernos de máquinas de lavar Indesit, o motor é fixado diretamente ao tambor ao longo da parede traseira (o chamado acionamento direto). Este tipo de conexão de dois nós é considerado mais eficiente. Girar o tambor requer menos energia e o próprio motor ocupa menos espaço.
Bomba de drenagem
Após a conclusão do processo de lavagem, o módulo de controle envia um sinal para acionar a bomba de drenagem (composta por motor, filtro de drenagem e caracol). Através de um tubo de borracha conectado com braçadeiras especiais ao tanque e à voluta, a água residual entra na bomba de drenagem (bomba).
Para evitar que partículas estranhas de água suja (fios, fiapos, cabelos) entrem no impulsor do motor da bomba de drenagem durante o processo de drenagem, um filtro de drenagem é instalado entre a voluta e a bomba.
Em seguida, a água flui através de uma mangueira corrugada (comprimento de um a quatro metros) até o esgoto. Uma mangueira corrugada é conectada à bomba de um lado e baixada para o sistema de esgoto do outro.
Você encontrará o máximo de informações úteis sobre as máquinas de lavar Indesit em esse seção.
Conclusão
A estrutura da máquina de lavar Indesit é um sistema complexo de mecanismos, componentes e elementos, cuja correta interação garante o funcionamento ininterrupto dos eletrodomésticos.
Para o conceito geral de como o sistema funciona.
Informações não totalmente corretas sobre o receptor de pó.Existem modelos com dois modos de drenagem de líquidos. (Dispensador de detergente 174000295) possui duas câmaras para líquidos e outra tampa