Critério de eficiência energética: ícone de rotação na máquina de lavar e suas funções
As modernas máquinas de lavar automáticas possuem uma ampla gama de funções. Uma das opções importantes é fiar roupas.
A utilização deste modo tem características e limitações próprias, que você deve conhecer antes de começar a usar a máquina de lavar.
Vamos falar mais detalhadamente sobre o modo de centrifugação em uma máquina de lavar.
Contente
O que é um modo e como ele é designado?
Modo de rotação projetado para remover o excesso de umidade da roupa após a lavagem. Esta opção está incluída na maioria dos programas de lavagem e também pode ser selecionada separadamente no painel de controle da máquina de lavar.
Na maioria dos modelos de máquinas de lavar, este modo é indicado por um símbolo de espiral enrolada (torcida). Além disso, vários fabricantes adicionam uma descrição verbal adicional à imagem.
Classificação
Os fabricantes de máquinas de lavar produzem uma ampla gama de modelos com características diferentes. Existem sete classes de spin geralmente aceitas. É codificado em letras latinas: de “A” a “G”. O valor deste parâmetro é determinado em laboratório como resultado de testes.
Para determinar o índice de eficiência, a roupa é pesada antes e depois da lavagem.. Subtraia o valor menor do valor maior e divida pelo peso da roupa antes de lavar. O resultado obtido é convertido em porcentagens. A classe de centrifugação é um dos critérios de eficiência energética: com a rotação intensa do tambor, ocorre um consumo mais intenso de energia elétrica.
O índice de eficiência calculado é decisivo para a atribuição de uma classe. Quanto menor o indicador, mais eficiente é a máquina de lavar:
- Classe A. O indicador A é o mais alto. Esse índice de eficiência é alcançado por meio de centrifugação intensiva nas velocidades mais altas, quando a rotação do tambor atinge 1.600 rpm. A umidade restante na roupa é de até 45%.
- Classe B. A próxima classe mais eficiente é a B. Com ela, a umidade residual varia de 44 a 52%. O processamento é realizado girando o tambor a uma intensidade de 1.400 rpm.
- Classe C. Esta classe é determinada por uma rotação de 1.200 rpm. Ao mesmo tempo, a roupa sai do tambor mais húmida - até 63%. Este indicador indica funcionalidade suficiente da máquina de lavar.
- Classe D. O teor de humidade residual da roupa após este tratamento varia entre 63 e 71%. A rotação ocorre a uma intensidade de 1.000 rpm. Os carros da classe “D” são escolhidos por compradores que buscam o equilíbrio ideal entre preço e qualidade.
- Classe E. A umidade residual nas máquinas de lavar classe E varia de 72 a 81%. Rotação – 800 rpm. A roupa permanece húmida após terminar o trabalho.
- Classe F. A secura das roupas da classe “F” é de até 20%. Rotação – baixa, 600 rpm.
- Classe G. Esta classe é inerente a máquinas de lavar com baixas velocidades de rotação do tambor. A umidade residual no linho é de 90%. Como resultado, as coisas após esse tratamento requerem um longo tempo de secagem.
Recomendações para escolher uma aula
Escolher uma máquina de lavar com base na velocidade de rotação do tambor faz você se perguntar se vale a pena pagar mais para deixar as roupas mais secas após a lavagem. Se secar coisas ao ar for problemático (pouco espaço, clima úmido, etc.), então uma classe de centrifugação alta será simplesmente necessária.
A e B deixam a roupa quase seca. Mas usar a opção ao máximo também pode danificar materiais finos e delicados. Se você não planeja usar a velocidade máxima com frequência, poderá escolher uma máquina de lavar de classe inferior sem pagar a mais por uma opção não reclamada.
As classes C e D são consideradas padrões europeus. Esta é a melhor opção para latitudes médias. A roupa que sai do tambor ainda está húmida, mas pode ser completamente seca pendurando-a no ar.
F e G - a opção mais modesta, que é vendido em modelos baratos de máquinas de lavar. Esta máquina de lavar é mais adequada para regiões quentes com altas temperaturas do ar.
A classificação dos níveis de centrifugação e sua codificação de letras ajuda a simplificar o problema de seleção e a tomar a decisão certa na compra de uma máquina de lavar.
Como habilitar e usar a opção?
A centrifugação é uma função incluída na maioria dos programas de lavagem e acontece da seguinte forma:
- Após a conclusão da lavagem, a água é drenada. A roupa ainda permanece muito molhada.
- O ciclo de centrifugação começa automaticamente com uma determinada intensidade.
- O tambor começa a girar em alta velocidade. A remoção da umidade das coisas ocorre devido à força centrífuga - as coisas no tambor são fortemente pressionadas contra as paredes.
- A água espremida da roupa é bombeada para fora do tanque por meio de uma bomba para a rede de esgoto.
Este processo é bastante barulhento. Isso se deve à intensa rotação do tambor e ao funcionamento da bomba.
A maioria das máquinas de lavar permite ajustar (para baixo) a intensidade da centrifugação ao escolher os modos padrão. Quando o indicador diminui, a roupa permanecerá mais húmida do que com uma exposição mais intensa.
Você nem precisa tirá-los do tambore selecione imediatamente o ícone “espiral” no painel de controle.
Também é possível utilizar a “centrifugação” para roupa lavada manualmente. Os itens úmidos são simplesmente colocados no tambor e a “espiral” é selecionada no painel de controle. Ao mesmo tempo, a intensidade do processamento da roupa pode (e até deve) ser ajustada tendo em conta o tipo de tecido e o tipo de peças.
Mesmo uma máquina de lavar potente tem a capacidade de selecionar uma velocidade baixa. Isto pode ser necessário ao processar tecidos delicados e leves que podem ficar deformados, enrugados ou mesmo rasgar quando o tambor gira intensamente. Girar o tambor em alta velocidade sem dúvida deixará a coisa mais seca, mas também pode estragá-la.
O vídeo mostrará como definir apenas “Spin” em uma máquina de lavar LG:
O que lavamos e como centrifugamos?
Ao escolher um novo equipamento de lavagem é necessário estar atento à quantidade e lista de programas padrão, definido pelo fabricante, e também tem a oportunidade de alterar os parâmetros de acordo com suas necessidades, como opção - para reduzir a intensidade de rotação.
Algodão
Coisas feitas de natural algodão lavado em média a uma temperatura de 40-60°C. A água mais quente pode causar encolhimento e, em materiais coloridos, pode reduzir o brilho das cores. O excesso de umidade pode ser removido dos itens de algodão entre 800 e 1.000 rpm. e seque adicionalmente enquanto estiver pendurado.
Sintéticos
Sintéticos Na maioria das vezes lavado em temperaturas de até 40°C. Depois disso, pode ser pressionado com intensidade de até 800 rpm. Não são aconselháveis experiências com temperatura de lavagem e intensidade de centrifugação - as coisas podem facilmente ficar deformadas.
Lã
Artigos de lã É melhor lavar à mão ou em modo especial na máquina de lavar. A temperatura de processamento não deve exceder 40ºC. A rotação não deve ser intensa, cerca de 400 rpm. Caso contrário, as coisas podem perder a sua aparência atraente, ficar deformadas e até encolher.
Tecidos delicados
A maioria dos modelos possui um modo separado para lavar materiais delicados. A temperatura de lavagem não deve ser alta - até 40°C. Rotação – até 400 ou 600 rpm.
Lavagem intensiva
A lavagem intensiva permite remover até mesmo a sujidade mais pesada. Na maioria das vezes é realizado a 60°C e rotação - até 1.000 rpm. Mas, se o material for misturado, contiver lã ou as roupas tiverem decoração complexa, é melhor limitar a temperatura a 40ºC.
Coisas de criança
Dependendo do material com que são feitas as roupas do bebê, um modo adequado é selecionado.
Roupas íntimas e fraldas de algodão são processadas a uma temperatura de 90ºC. É necessária alta temperatura para uma lavagem e desinfecção eficazes..
Neste caso, a rotação pode ser bastante intensa - cerca de 1.200 rpm.Como as roupas das crianças pequenas devem ser passadas, você também pode usar a funcionalidade anti-rugas, que geralmente é indicada no painel de controle como “passar fácil”. Isto tornará mais fácil passar a roupa.
Processamento rápido
Itens que não estão muito sujos podem ser atualizados usando o modo “lavagem rápida”. A lavagem ocorre a uma temperatura não superior a 40ºC. É melhor determinar a intensidade de rotação levando em consideração a composição do material.
Proibições de uso do programa
Spin é uma função útil, mas nem sempre pode ser usada. Este modo não pode ser usado para muitos tipos de itens e tecidos. completamente ou possivelmente, mas com limitações.
Essas informações estão indicadas nas etiquetas das roupas. Além disso, vários modos integrados em uma máquina de lavar automática já possuem um programa de limitação de rotação.
Conclusão
Girar na máquina de lavar é uma função útil e necessária. Usando-o separadamente e como parte de regimes padrão para processamento complexo de roupas, você pode obter apenas roupas levemente úmidas na saída.
Ao adquirir novos equipamentos, é preciso estar atento, entre outros parâmetros, à classe de giro. Isso ajudará você a não se decepcionar com a máquina de lavar no futuro e a ter sempre em seu guarda-roupa peças bem lavadas e espremidas.