O processo de limpeza de janelas só é tedioso se for feito de maneira incorreta.
Se você abordar essa questão com sabedoria, escolher o produto e o equipamento adequados e seguir rigorosamente as instruções, o vidro permanecerá sempre limpo e o procedimento em si não demorará muito.
Leia o artigo sobre como lavar bem as janelas de um apartamento e de uma varanda para que não fiquem sujas por mais tempo, como remover tinta velha de vidros e vestígios de papel alumínio.
Contente
- Como lavar bem sem equipamentos especiais?
- Escolhendo um limpador de vidros
- Como escolher um pano?
- Como lavar de forma rápida, fácil e eficaz?
- Dificuldades com barras
- Dispositivos assistentes
- Como limpar estruturas de janelas de plástico e madeira?
- Como lavar o peitoril da janela, malha, moldura e outros componentes?
- Limpeza de janelas com vidros duplos na varanda
- Lifehacks para limpeza de alto nível
- Com que frequência o procedimento deve ser realizado?
- Como remover diferentes tipos de contaminantes?
- Quanto custa o serviço?
- Informação util
- Conclusão
Como lavar bem sem equipamentos especiais?
Você precisa começar a limpar as janelas quando o tempo estiver bom.. É aconselhável escolher um dia nublado e sem vento, pois a luz solar direta sobre o vidro fará com que o produto seque rapidamente e também dificultará a avaliação objetiva do grau de limpeza da janela lavada.
Limpo e sem riscos dentro do apartamento
Instruções para limpar janelas por dentro:
- Você precisa remover todos os objetos que estão nele do parapeito da janela.As persianas e os mosquiteiros são removidos e lavados separadamente.
- Adicione um pouco de sabonete líquido à água morna. Molhe uma esponja na solução e lave as molduras.
- Então eles começam a lavar o vidro. Manchas teimosas são removidas com meios especiais.
- Limpe a superfície interna das janelas com água limpa, enxaguando o pano 2 a 3 vezes.
- Vários jornais estão amassados e polidos no vidro. O papel absorverá o excesso de água e não deixará marcas.
Alta qualidade e seguro do lado de fora, da rua
Lavar as janelas pelo lado de fora sem equipamento especial pode ser perigoso se o apartamento estiver em um andar alto.
As instruções a seguir o ajudarão a realizar a tarefa sem arriscar sua vida:
- o caixilho de abertura deve ser lavado seguindo o mesmo princípio das janelas internas;
- Para lavar a metade fundida da janela, você precisará de um seguro, pois terá que estender a mão - você pode usar um mosquetão especial projetado para escaladores, ou pedir ajuda aos familiares, porque Você não pode se curvar muito além da janela sem seguro;
- primeiro é preciso limpar as esquadrias externas, pois nelas se acumula muita poeira, depois deve-se caminhar pela encosta com um pano;
- O vidro é lavado com água e sabão, retirando toda a sujeira, depois enxaguado com água limpa e enxugado com pano seco.
Escolhendo um limpador de vidros
Você pode lavar a janela usando meios improvisados. Não exigem custos financeiros e são fáceis de usar. Se você não quiser estudar e preparar as composições sozinho, pode adquiri-las na loja. Existe uma grande variedade de produtos para limpeza de janelas disponíveis e eles são baratos.
Receitas populares
Você pode até lavar as janelas com água pura, mas esse procedimento é bastante tedioso.Você pode facilitar a tarefa com a ajuda de remédios populares encontrados em todas as casas:
- Vinagre. Para preparar a solução você precisará de 1 copo de água e 3 colheres de sopa de vinagre 9%.
- Suco de limão. É tomado na quantidade de 4 colheres de sopa por copo de água.
- Amônia. Para 2 copos de água você precisará de 2 colheres de sopa de amônia.
- Vodka. É diluído em água na proporção de 1:3.
Qualquer uma das soluções listadas é colocada em um borrifador, com o qual é aplicada no vidro. Você encontrará muitas receitas populares para lavar janelas. Aqui.
Formulações especiais
Existem muitos produtos para limpeza de janelas disponíveis no mercado. Com base nos seguintes critérios, você poderá selecionar a composição ideal:
- Líquidos à base de álcool benzílico ou isopropílico. Eles dissolvem bem as manchas de graxa, inclusive as antigas, e não deixam marcas.
- Líquidos nos quais os surfactantes são o componente base. Eles têm altas propriedades de limpeza e são seguros para janelas e para a saúde humana.
- Pulveriza com amônia. Eles são escolhidos para combater manchas persistentes, bem como para dar brilho à superfície da janela.
Os componentes auxiliares são: ácidos, silicones, agentes antiestáticos, substâncias hidrorrepelentes. Marcas populares de produtos para limpeza de janelas:
- Clin (140 rublos),
- Senhor. Músculo (200 rublos),
- Unicum (110 rublos) e outros.
A classificação dos melhores produtos para limpeza de janelas é apresentada em esse publicações.
Como escolher um pano?
Ao escolher um pano para limpar janelas, você precisa começar pelo material de que ele é feito. Opções possíveis:
- Camurça sintética. Ele coleta bem água e sujeira e não deixa fiapos.
- Microfibra. Um pano reutilizável que não só coleta a sujeira, mas também dá um polimento perfeito ao vidro.
- Viscose. Esses trapos são adequados para a aplicação de detergente, mas será problemático coletar umidade com a ajuda deles.
Marcas populares de panos para limpeza de janelas:
- Domine a microfibra fresca (80 rublos),
- Microfibra Starwax (320 rublos),
- Guardanapo Bagi “Miracle Rag” feito de viscose (520 rublos), etc.
Dicas sobre como escolher panos para limpeza de janelas podem ser encontradas em esse artigo.
Como lavar de forma rápida, fácil e eficaz?
Qualquer janela pode ser lavada rapidamente se você não perder tempo esfregando a sujeira e removendo manchas. Para isso, é necessário utilizar detergentes de composição combinada, que incluirão surfactantes e álcool.
A maneira mais fácil de aplicar o líquido é com um borrifador.. Isso também ajuda a economizar tempo. Certifique-se de prestar atenção ao pano. Deve coletar bem a água e não deixar marcas ou fiapos.
Leia mais em esse artigo.
Dificuldades com barras
Se os caixilhos das janelas abrirem para a área residencial, não será difícil limpar as janelas com grades. A situação é mais complicada com estruturas fundidas não removíveis.
Existem várias opções:
- Use um limpador a vapor. Seu bico é inserido na abertura existente e o dispositivo é conectado à rede.
Sob a influência do vapor, toda a sujeira se dissolverá, mesmo sem o uso de detergentes. No entanto, se a abertura for muito estreita, limpar o vidro com um pano não funcionará.
- Os moradores dos primeiros andares (desde que as janelas sejam baixas) podem utilizar a minilavagem Karcher. Este dispositivo fornece água sob alta pressão.
Após a utilização, não só o vidro, mas também as grelhas ficarão perfeitamente limpos. Se Karcher não estiver disponível, uma mangueira normal servirá, mas sua eficiência será menor.
- Chame especialistas. Eles possuem dispositivos que podem ajudá-lo a realizar qualquer tarefa. No entanto, os serviços de limpeza custarão dinheiro.
A última e mais trabalhosa opção é remover as estruturas das janelas. Embora não seja possível prescindir de conhecimentos e ferramentas especiais.
Dispositivos assistentes
Para facilitar o processo de lavagem de janelas, você pode usar dispositivos especiais, dos quais existem muitos hoje. Eles não apenas economizam tempo, mas também ajudam você a chegar a lugares de difícil acesso, caso não consiga alcançá-los.
Tais dispositivos são indispensáveis para moradores de edifícios altos, bem como para proprietários de varandas e galerias envidraçadas:
- Esfregona telescópica. Possui alça retrátil que permite alcançar cantos em grandes alturas.
- Escova magnética. O dispositivo é representado por 2 metades, que são atraídas uma pela outra por ímãs. A pessoa lava apenas o interior, e a escova localizada à sua frente repete seus movimentos do lado de fora da janela.
- Raspador de borracha em uma alça curta (vodosgon). Com sua ajuda, é fácil remover espuma e água suja dos vidros após a limpeza básica.
- Esfregão a vapor. Alimentada por eletricidade, a sujeira é removida sob a influência de um jato de vapor. O aparelho pode ser utilizado para diversas necessidades domésticas, por exemplo, para lavar azulejos.
- Aspiradores para janelas. Os dispositivos funcionam com baterias ou são alimentados pela rede elétrica.O princípio de funcionamento do aparelho é simples: por meio de um borrifador embutido, aplica-se detergente no vidro e depois limpa-se com um bico especial. A finalização da limpeza é a sucção do líquido para o reservatório. Como resultado, todo o processo leva alguns minutos.
- Aspiradores robôs para lavar janelas. Esses assistentes em miniatura são divididos em vácuo e magnéticos. Os dispositivos operam de forma independente, praticamente sem intervenção humana.
Quanto mais complexo for um dispositivo do ponto de vista tecnológico, mais caro ele será. Você pode descobrir como limpar janelas com um limpador a vapor Karcher aquicomo usar um lavador de janelas - Aquicomo usar um esfregão telescópico - aqui, escova magnética - Aqui, aspiradores robóticos - em esse artigo, lavagem de aspiradores de pó para janelas - em esse.
Como limpar estruturas de janelas de plástico e madeira?
As janelas de plástico não são exigentes no cuidado, mas para que durem mais é preciso lavá-los corretamente:
- para remover manchas de vidro, você pode usar géis à base de álcool, amônia ou surfactantes, água com sabão comum faz bem o trabalho;
- Para cuidar de janelas com vidros duplos, não se pode usar pós com partículas abrasivas e ácidos cáusticos;
- é preciso prestar atenção não só ao vidro, mas também aos demais componentes;
- Para facilitar a limpeza, você pode usar vários dispositivos, com exceção de escovas duras, que podem causar arranhões.
As molduras de madeira antigas têm muitas rachaduras e aberturas nas quais a poeira fica obstruída. Você pode removê-lo com um palito ou cotonete. Para cuidar dos vidros, utilize soluções não agressivas, por exemplo, água com sabão ou vinagre.
Você pode aprender como lavar janelas de plástico corretamente aqui.
Como lavar o peitoril da janela, malha, moldura e outros componentes?
É necessário lavar regularmente não só o vidro, mas toda a estrutura como um todo. Recursos de cuidado de componentes:
- Você deve começar a lavar a moldura primeiro. Se isso não for feito, a sujeira nos cantos manchará e manchará o vidro. É dada especial atenção às fixações e orifícios de drenagem. Após a lavagem, devem ser secos.
- As vedações de borracha são lavadas com água e sabão e deixadas secar. Se isso não for feito, com o tempo a vedação da janela ficará comprometida.
- A malha é conveniente para lavar no banheiro. Primeiro, é limpo com uma esponja embebida em água e sabão e depois enxaguado com ducha.
- Você precisa cuidar do peitoril da janela regularmente. Remova a poeira e pequenas sujeiras com um pano macio úmido. Manchas complexas são removidas com solução de álcool ou vinagre.
- As encostas não toleram o contato com substâncias agressivas e escovas duras.
Ele vai te dizer como lavar a malha esse artigo, peitoril da janela - esse.
Limpeza de janelas com vidros duplos na varanda
Para limpar as janelas da varanda você precisará de um esfregão com cabo longo. Com sua ajuda você poderá alcançar os cantos superiores.
Se todas as molduras forem deslizantes ou abertas para dentro, não será difícil lavá-las por fora. Certifique-se de prestar atenção aos pontos de fixação e guias.. Se entrar sujeira neles, causará problemas no movimento da estrutura.
Se necessário, as janelas com vidros duplos são removidas. Para isso, os bujões são desmontados, após o que a estrutura é retirada das guias. Ele lhe contará mais sobre como lavar janelas em uma varanda ou loggia. esse artigo sobre como lavar janelas panorâmicas - esse, deslizando - esse.
Lifehacks para limpeza de alto nível
Lavar janelas em altura exige seguro. É bom que uma segunda pessoa desempenhe esta função. Ele deve segurar a lavadora pelo corpo quando se inclinar.
Para uma manutenção de vidro mais segura você pode usar dispositivos especiais, por exemplo, um esfregão telescópico ou um limpador de janelas robótico. Leia mais sobre limpeza de janelas em andares altos aqui.
Com que frequência o procedimento deve ser realizado?
Limpe as janelas pelo menos 2 vezes por ano. A limpeza geral é feita no outono e na primavera. Na entressafra, é necessário manter as janelas limpas e limpar periodicamente a poeira e outros contaminantes.
Em geral, não existem prazos rígidos para a limpeza das janelas. O principal é que permaneçam sempre limpos.
Como remover diferentes tipos de contaminantes?
Se as janelas não estiverem sujas apenas de poeira, nem sempre é possível limpar as manchas com água e sabão. Dependendo do tipo de contaminação, diferentes meios são utilizados:
- arranhões são polidos com pasta GOI;
- o filme é removido por meio de um gerador de vapor;
- a resina pode ser lavada com terebintina, álcool ou gasolina;
- remova a tinta com acetona;
- excrementos de pássaros são removidos com pasta de dente;
- o papel alumínio é embebido em água e removido cuidadosamente com um raspador de plástico ou borracha.
Você pode descobrir como remover arranhões no vidro da janela aquiComo remover a película protetora - Aqui.
Quanto custa o serviço?
As empresas de limpeza fornecem serviços de limpeza de janelas. Os preços dependem da complexidade do trabalho executado. Custo estimado:
- 2 portas padrão – 350 rublos;
- 3 portas padrão – 450 rublos;
- faixa cega na varanda - 200 rublos.
O preço exato deve ser esclarecido com a organização selecionada. Leia mais em esse artigo.
Informação util
Dicas e truques para limpar janelas:
- Primeiro você precisa lavar a parte externa da janela e depois começar a limpar o vidro por dentro.
- Você pode evitar o aparecimento de riscos se mover o pano corretamente: primeiro limpe o vidro na vertical e depois na horizontal.
- Se as janelas estiverem voltadas para uma estrada movimentada, recomenda-se a utilização de um detergente com agente antiestático.
Conclusão
As janelas permanecerão sempre limpas se você cuidar delas regularmente. Para garantir que esse processo não demore muito, é necessário escolher o produto certo e dispositivos modernos projetados para tornar a limpeza simples, rápida e segura.