De alta qualidade e sem consequências desagradáveis: como remover o selante de silicone de uma banheira de acrílico?
A realização de vedações em ambientes com elevada humidade, contacto com a água e variações de temperatura é uma componente obrigatória das obras de construção e reparação.
Para isso, é conveniente e prático usar selantes de silicone.
Para remover o selante de silicone antigo ou recém-aplicado de uma superfície acrílica, é importante saber exatamente como limpar o banho de forma eficaz, eficiente e sem consequências desagradáveis.
Contente
Preparando-se para a limpeza
Em sua essência, o selante de silicone é Esta é uma pasta que proporciona um alto nível de isolamento contra a umidade.
A peculiaridade do produto é um período de endurecimento bastante rápido à temperatura ambiente e boa adesão à superfície dos materiais em contato.
Selantes de silicone são divididos em 2 grupos:
- Neutro.
- Ácido.
Sua diferença está relacionada à composição e aos requisitos durante a aplicação. O ácido tem composição mais agressiva, seu uso é recomendado com boa ventilação.
A dificuldade de remoção depende de vários fatores. Entre eles:
- há quanto tempo o produto foi aplicado;
- o relevo da superfície da qual o silicone deve ser retirado;
- porosidade do material;
- tipo de material;
- se o selante será reaplicado na área limpa.
A superfície suja deve estar preparada para o trabalho. Isso inclui:
- retirar itens desnecessários da banheira, liberando espaço;
- limpar a superfície de poeira e sujeira;
- enxugando.
O selante endurecido é difícil de remover e torna-se resistente à água.
Como limpar uma superfície mecanicamente?
Depois de inspecionar a condição do selante, é tomada uma decisão sobre a escolha de um método de limpeza de superfície. Os principais são mecânicos e químicos.
Se uma tira de selante previamente aplicada que precisa ser removida não aderir bem à superfície da cuba, pode ser necessário simplesmente levantar a borda. O resto da peça sairá sem nenhum esforço.
Se o selante estiver firme, então você terá que cortá-lo com uma faca ou lâmina de papelaria. Deve-se agir com muito cuidado para não danificar o acrílico.
Ao colocar uma lâmina afiada plana na superfície da banheira, você pode guiá-la cuidadosamente ao longo da área contaminada. Dessa forma, você poderá remover a maior parte do selante.
Os resíduos deverão ser removidos com escova ou raspador de madeira.. Este é um trabalho bastante minucioso que evitará danos à própria banheira. Se a camada de selante for espessa o suficiente, ela poderá ser cortada com uma faca. Isso deve ser feito com muito cuidado, gradualmente - camada por camada.
O processo de remoção do selante de uma banheira de acrílico está no vídeo:
Como remover com meios improvisados?
É possível remover o selante de silicone com meios simples e improvisados que podem ser encontrados em casa. Para que tenham um efeito decente, o acrílico deve ser preparado e a máxima quantidade possível do produto deve ser removida mecanicamente.
Essência de vinagre
70% de essência de vinagre pode ser usada como solvente. Molhe um pano na solução e esfregue vigorosamente a área manchada do acrílico. Você pode deixá-lo na mancha para obter um melhor efeito. Depois que o selante amolecer, ele será completamente removido.
Sal
Você pode usar sal de cozinha para remover qualquer selante restante da banheira. Você também precisará de uma esponja ou pano.
Aplicativo:
- A esponja deve primeiro ser umedecida.
- Polvilhe com sal.
- Limpe o composto impermeabilizante da superfície.
Álcool
Usar álcool não diluído também é bastante eficaz. Com este método, será utilizado um pano embebido em álcool.
É colocado sobre a área suja e deixado agir por uma hora e meia.. Depois que a pasta se torna plástica, ela é removida com um raspador de madeira ou pano.
Espírito branco
Este produto é um dos solventes populares. Para aplicar o medicamento, umedeça um pano e aplique sobre a superfície suja. Neste caso, é necessário garantir que o pano não seque. Quando o selante ficar mais macio, ele poderá ser limpo sem esforço.
Gasolina
Gasolina refinada pode ser usada como solvente de silicone. Ao aplicar o produto sobre o selante de silicone, ele começará a amolecer, o que melhorará o processo de remoção do produto do acrílico.
Como esfregar com compostos especiais?
Produtos especiais podem ser usados para remover o silicone da superfície de uma banheira de acrílico. Na hora de escolher o correto, é necessário esclarecer se ele pode ser utilizado em superfícies acrílicas.
Silicon-Entferner Lugato
A Lugato produz um produto especial para remoção de selantes de silicone.Pode ser utilizado em diversos tipos de superfícies, inclusive acrílicas.
Para obter um bom resultado, você precisa fazer o seguinte:
- Remova a camada principal de selante, deixando uma espessura não superior a 0,2 cm.
- Abra o tubo (sistema de segurança infantil - pressione a tampa e rode-a).
- Perfure a película protetora do tubo com uma agulha.
- Aplicar o produto na superfície com o restante do selante em camada espessa - até 0,5 cm.
- Deixe agir por no mínimo uma hora e no máximo 5 horas.
- Remova qualquer produto restante com um objeto não pontiagudo. Por exemplo, um raspador de madeira.
- Limpe a banheira com um pano embebido em gasolina purificada.
- Limpe com um pano seco.
- Se necessário, o tratamento deve ser repetido.
O medicamento está disponível em tubo de 80 ml. Preço por pacote – a partir de 1.000 rublos.
Dow Corning OS-2
O removedor de silicone é produzido por uma empresa americana. A droga é produzida em várias formas:
- colar;
- spray;
- líquido.
Todos os moldes são seguros para plásticos e podem ser usados em acrílico. Dow Corning é aplicado ao selante por 20 minutos. Durante esse tempo, ele amolece o agente selante e facilita sua remoção. Preço – a partir de 500 rublos.
Removedor de Silicone Permalóide 7010
O produto é uma mistura à base de solventes orgânicos. O preparo é adequado para o processamento de plásticos, podendo ser utilizado como limpador de selantes de banheiras de acrílico.
A composição contém aditivos antiestáticos. A droga não é tóxica e não é difícil de usar. O removedor de silicone é produzido pela empresa. SpiesHecker, Alemanha. Preço por 5 litros – a partir de 4.500 rublos.
Como remover marcas recentes?
A preparação de silicone recém-aplicada é viscosa e plástica. Ainda não tem aderência na superfície.
É importante limpar com muito cuidado a preparação não curada, pois será muito mais difícil limpá-la posteriormente.
7 recomendações
Ao remover o selante de silicone de uma banheira de acrílico, As seguintes recomendações de especialistas devem ser levadas em consideração:
- Ao remover mecanicamente a composição, a lâmina afiada não pode ser direcionada verticalmente, pois se a faca escorregar acidentalmente, a superfície acrílica pode ser danificada.
- Se o silicone precisar ser removido de fendas estreitas, é conveniente usar uma pinça ou um alicate pequeno. Depois de arrancar a borda, o selante é cuidadosamente removido em uma tira contínua.
- Não use força excessiva ao remover o silicone. É necessário agir gradativamente, começando pelo corte mecânico e passando para os métodos químicos.
- A acetona não pode ser usada em acrílico. Quaisquer compostos contendo acetona também são proibidos.
- Os selantes não são apenas silicone. Antes de começar a trabalhar, deve-se esclarecer que tipo de impermeabilizante foi utilizado.
- Caso seja necessário substituir a camada de vedação, a anterior deverá ser totalmente removida. Esta é uma condição necessária, uma vez que os selantes de silicone antigos e novos têm uma ligação muito fraca.
- Trabalhar com compostos de vedação requer muito cuidado. Todos os erros e deficiências de aplicação devem ser removidos antes que o silicone endureça.
Você encontrará dicas e truques úteis sobre como remover o selante de silicone no banheiro Aqui.
Conclusão
O uso das ferramentas disponíveis e compostos especiais ajudará você a remover o selante de silicone de uma banheira de acrílico. O acrílico é sensível a um grande número de produtos químicos.Antes de começar a limpá-lo, certifique-se de que o solvente pode ser usado em superfícies acrílicas.