Pequenos truques para remover sangue de um colchão em casa
É difícil retirar o sangue de um colchão, pois é profundamente absorvido pela sua estrutura e é difícil de dissolver com os agentes de limpeza clássicos.
Para complicar a tarefa está o fato de o colchão não poder ser lavado na máquina de lavar. No entanto, você pode lidar com o problema se usar as substâncias certas.
Leia o artigo sobre como remover sangue de um colchão de forma rápida e eficaz (manchas recentes e antigas).
Contente
Como remover uma mancha recente?
Se a mancha apareceu recentemente, não será difícil lidar com ela. Para removê-lo, substâncias como:
-
Sal. É melhor usar sal de cozinha fino. Uma mancha recente é enxugada várias vezes com um pano limpo e seco ou guardanapo de papel.
Quando o sangue para de ficar impresso, a área contaminada é borrifada com sal e umedecida por cima com um borrifador para esse fim.
Após 2-3 horas, o sal é coletado com um aspirador de pó. Para melhor absorção do sangue, você pode adicionar 1 parte de amido a 4 partes de sal.
- Amônia. Antes do uso, deve ser diluído em água na proporção de 1:4. A composição é aplicada sobre a mancha e deixada por meia hora. Após o tempo especificado, limpe a mancha com um pano limpo e úmido até que desapareça completamente.
É necessário trabalhar com amônia em ambiente com boa ventilação, pois a substância tem odor pungente.A inalação de seus vapores causará dores de cabeça. Após a limpeza, o colchão é levado ao ar livre para ventilação.
- Refrigerante. Este pó é o remédio nº 1 na luta contra diversos contaminantes. Está sempre disponível em casa, é barato e permite lidar com a maioria dos tipos de manchas. Para remover o sangue do colchão, o refrigerante é diluído em água até obter uma pasta grossa.
Para 1 colher de sopa de pó você precisará de 5 colheres de sopa de água. A mistura finalizada é aplicada na mancha e deixada por 3-4 horas. Se o sangue for fresco, será completamente neutralizado pela pasta de refrigerante. Resta recolhê-lo com aspirador de pó ou varrê-lo com escova.
- Peróxido de hidrogênio. Ajuda não só a eliminar manchas, mas também a desinfetar a superfície do colchão, pois dissolve eficazmente quaisquer substâncias orgânicas. Um algodão é umedecido com água oxigenada, que é usado para trabalhar sistematicamente a mancha até que ela desapareça completamente. É preciso cuidar de vários discos com antecedência, pois uma esponja suja terá que ser sempre substituída por uma nova.
- Sabão em pó. Não é utilizado na sua forma pura. Para combater manchas, você precisará de uma solução concentrada de sabão. Para isso, a barra é moída em um ralador, dissolvida em água morna e aplicada com uma esponja, distribuindo cuidadosamente a composição sobre a superfície do colchão. Após 10 minutos, trate a área com um pano limpo e úmido. Se permanecer um halo, ele é lavado com solução salina. Após a secagem, o sal que vem à superfície é recolhido com aspirador de pó.
A regra básica que deve ser seguida no tratamento de um colchão para retirada de sangue fresco é usar um líquido frio. Se a temperatura estiver acima de +30 graus, a proteína coagulará e o ferro oxidará. Como resultado, será difícil lidar com a mancha.
Como remover contaminações antigas com remédios populares?
Se o tempo foi perdido e o sangue teve tempo de secar, você pode lidar com isso por meios improvisados, mas a escolha deve ser feita em favor de compostos potentes. Nesse caso, é selecionada uma substância que remova a contaminação existente e não prejudique a própria área de dormir.
Ácido bórico
Para remover sangue use ácido bórico, que pode ser adquirido em uma farmácia. É comercializado em pó e em solução. Para tratar o colchão, utiliza-se ácido bórico na concentração de 3%.
Se houver apenas pó em casa, prepare você mesmo a solução, 1 colher de sopa. eu. cristais você precisará de 200 ml de água morna. Antes de usar, espere até que o líquido esfrie.
Procedimento:
- molhe um pano ou algodão na solução;
- trate a mancha várias vezes, troque o guardanapo;
- aplique no colchão, deixe em compressa por meia hora;
- Limpe a área com um pano limpo e úmido para remover qualquer sangue ou ácido restante.
Este método permite lidar até mesmo com as manchas mais antigas em 2 a 3 abordagens. O bom do ácido bórico é que ele pode ser usado para cuidar de colchões brancos e coloridos.
Ácido limão
O ácido cítrico é indicado para o cuidado de superfícies de cores claras, pois tem efeito clareador. Modo de aplicação:
- Prepare uma solução de limpeza: 1 colher de sopa de ácido requer 100 ml de água. Mexa a mistura até que todos os cristais estejam completamente dissolvidos.
- Molhe um pano limpo no concentrado e aplique sobre a mancha várias vezes.
- Deixe o guardanapo no colchão por 2 horas. Precisa ser umedecido periodicamente. Se a solução de ácido cítrico secar, sua eficácia diminuirá.
- Limpe a área com um pano limpo e úmido para remover qualquer resíduo de produto e sangue.
Aspirina
Surpreendentemente, as manchas de sangue podem ser tratadas com comprimidos de aspirina. Na medicina, esse medicamento é amplamente utilizado para tornar o sangue mais fluido, e donas de casa experientes o utilizam para combater a poluição relacionada.
Modo de aplicação:
- moer 2 comprimidos de ácido acetilsalicílico até virar pó;
- dissolva-os em 200 ml de água;
- aplique a solução na mancha;
- cubra a área com papel seco ou guardanapo de pano e deixe por uma hora;
- Lave o colchão primeiro com água e sabão e depois com água limpa.
O produto pode ser utilizado repetidamente sem esperar que o colchão seque completamente.
Álcool e amônia
A combinação de amônia e álcool etílico permite limpar até manchas antigas. Modo de aplicação:
- Misture 1 colher de chá de amônia com 2 colheres de sopa de álcool etílico (vodka).
- Aplique o produto na mancha com uma esponja.
- Esfregue a mancha com uma escova de dentes velha e deixe na superfície por 10 minutos.
- Repita o procedimento, retire a espuma rosada com um pano.
- Enxágue a área com água limpa.
O álcool pode ser usado em qualquer estofado e não agride as fibras. Você também não precisa se preocupar com o cheiro. À medida que o colchão seca, ele evapora.
Bicarbonato de sódio, vinagre e água oxigenada
O tratamento do colchão em três estágios permite lidar até mesmo com as manchas mais teimosas e duradouras. Procedimento:
- umedeça levemente a área de tratamento com água para não molhar muito o produto; utilize um borrifador;
- polvilhe a mancha com bicarbonato de sódio e espalhe uniformemente sobre a superfície;
- irrigar a área com vinagre 9%, deixar o produto sozinho até que a reação esteja completa;
- após 15-30 minutos, limpe a mancha com um pano úmido e umedeça o colchão com água oxigenada.
- Via de regra, meia hora é suficiente para que ele atue.
- Remova qualquer produto restante com água limpa.
Preparações especiais para remover marcas de sangue
Você pode se livrar de manchas de sangue usando compostos especiais. Dicas para seleção e aplicação:
- Para combater manchas de sangue fresco, você pode usar produtos secos, representados por rolos ou lápis. Também são adequados para tratar colchões grossos e difíceis de secar depois de molhados.
- Removedores de manchas líquidos são usados para remover manchas antigas.
- O produto deve ser deixado no produto pelo tempo especificado nas instruções.
- É inaceitável misturar diferentes agentes de limpeza. Isso pode causar danos ao produto e até envenenamento por produtos químicos domésticos.
- É preferível dar preferência às composições que não contenham componentes cáusticos, por exemplo, alvejantes ou ácidos agressivos.
Removedores de manchas eficazes e baratos que permitem eliminar vestígios de sangue no colchão:
Dr. Rolo removedor de manchas Beckmann
Este alvejante de oxigênio não contém fosfatos e cloro, adequado para processar todos os tipos de tecidos. Preço – 200 rublos.
Spray soneto
A fórmula eficaz ajuda a combater até manchas teimosas. Não existem componentes agressivos na composição, pelo que não há risco de danificar o colchão. Pode até ser aplicado em estofados de lã e seda. Preço – 465 rublos.
Limpar casa
Efeito expresso tira-nódoas de lixívia. O produto é seguro para todos os tipos de tecidos, não contém parabenos, fosfatos e cloro, por isso pode ser usado com segurança no cuidado de roupas de cama. Um pacote dura muito tempo. Adequado para combater manchas de sangue antigas. Preço – 325 rublos.
O que não fazer e por quê?
Recomendações que não devem ser violadas:
- Ao tentar remover uma mancha, não esfregue. Os movimentos devem ser direcionados da borda para o centro. Caso contrário, o colchão ficará ainda mais sujo.
- Não use água quente. Isso fará com que o sangue fique “selado” nas fibras do tecido e será impossível lavá-lo.
- Após tratar o produto com ácidos ou outros compostos, eles devem ser removidos. Os produtos líquidos são lavados com água e os pós são coletados com aspirador de pó ou escovados. Se você não fizer isso, eles acabarão por destruir o estofamento do colchão.
- Para a limpeza, utilize apenas guardanapos de pano macio, esponja ou algodão. Não tente remover a mancha com uma escova dura.
Informação util
Para evitar a limpeza demorada da área de dormir no futuro, é recomendável usar uma capa de colchão. É muito mais fácil lavar na máquina ou à mão.
Dicas para cuidar de um colchão manchado de sangue:
ao trabalhar com sangue alheio, é necessário usar luvas de borracha, evitando o contato do fluido biológico com a pele aberta ou mucosas;
- é preciso começar a limpar o mais cedo possível, quanto mais tempo o sangue permanecer no colchão, mais difícil será removê-lo;
- mesmo manchas recentes nem sempre podem ser removidas na primeira vez, a limpeza completa exigirá pelo menos 2 procedimentos;
- se um novo agente de limpeza for usado para eliminar manchas de sangue, ele deve ser testado em uma área imperceptível e monitorar a reação do tecido;
- Para evitar o aparecimento de novas manchas na superfície do produto, são utilizados apenas panos brancos para limpeza.
Conclusão
Você pode se livrar do sangue no colchão usando meios improvisados e compostos comprados em lojas. A escolha do produto adequado depende de há quanto tempo a mancha está no produto e da extensão da área de contaminação.