Dicas importantes sobre como aspirar adequadamente um carpete
Tapetes macios e fofos ajudam a criar uma atmosfera incrível de conforto e aconchego em casa.
Mas mesmo o carpete da mais alta qualidade, se não for mantido, perde rapidamente sua aparência atraente.
Os segredos de como aspirar um carpete ajudarão não apenas a manter sua casa limpa e confortável, mas também a manter as cores frescas e o piso macio.
Contente
Preparando o aspirador e escolhendo uma escova
Antes de começar a limpar, é necessário preparar o aspirador.
Em primeiro lugar, você precisa definir a potência correta. Não é possível aspirar todas as superfícies da casa na potência máxima (o trabalho constante até o ponto de desgaste danifica rapidamente os eletrodomésticos). Apenas carpetes com pêlo alto podem ser aspirados na potência máxima.
Em segundo lugar, seria uma boa ideia verificar o nível de enchimento do saco de lixo. Antes de cada utilização, o saco (ou recipiente plástico) deve ser limpo de sujeira acumulada. O nível máximo permitido de enchimento de um saco de lixo não é superior a 2/3. Caso contrário, a qualidade da limpeza diminui drasticamente e o risco de avaria do aspirador aumenta.
Um ponto separado é a escolha do pincel. Independentemente do preço, o aspirador está equipado com um bocal universal equipado com um sistema especial de cerdas retráteis. Com base no comprimento da pilha do carpete, o comprimento das cerdas do bico é ajustado.
Para tapetes lisos, as cerdas são estendidas até o comprimento máximo.Para revestimentos com pêlo médio ou longo, as cerdas do bico são puxadas para dentro do corpo.
O ajuste ocorre pressionando apenas uma tecla no corpo do bico. Separadamente, vale a pena notar um tipo especial de acessório para aspirador de pó - escovas turbo.
Este é um bico com fileiras de cerdas localizadas ao redor do perímetro e um rolo giratório especial no meio. Devido à alta velocidade de rotação, o rolo ajuda a limpar as manchas mais difíceis do carpete com rapidez e eficiência.
Como limpar?
Assim, um aspirador com escova devidamente selecionada está pronto para uso, você pode começar a limpar. O trabalho prossegue de acordo com o seguinte algoritmo:
- Remova todos os detritos grandes do carpete manualmente ou com uma vassoura que possa entupir o tubo do aspirador.
- O tapete está visualmente dividido em quadrados. Como a prática tem mostrado, é melhor começar a limpar pelo quadrado superior direito, movendo-se suavemente em direção ao quadrado inferior esquerdo.
- Com movimentos medidos de vaivém, quadrado por quadrado é apagado. É importante não ter pressa, escovando várias vezes as áreas particularmente sujas, se necessário.
- Após a conclusão da limpeza, limpe a poeira das áreas abertas do piso e dos móveis com um pano.
Este vídeo mostrará como aspirar adequadamente um carpete:
Características do processo para tapetes feitos de diversos materiais
Conhecer alguns meandros do cuidado do carpete, dependendo do material de que é feito, ajudará a preservar a aparência original do produto pelo maior período de tempo possível.
Seda
Tapetes macios, finos e muito bonitos feitos de fios de seda requerem tratamento especial e cuidadoso. Você não pode aspirá-los mais do que uma vez por mês (as escovas danificam os fios finos de seda, por isso o carpete perde rapidamente sua aparência original).
A melhor opção para manter limpos os tapetes de seda é a lavagem a seco profissional.
De lã
Tapetes fofos de lã que criam um aconchego especial e uma sensação de aconchego na casa.
Para manter a aparência dos tapetes de lã natural, devem ser limpos regularmente (pelo menos uma vez por semana) com aspirador de pó de potência média (a limpeza agressiva e ativa prejudica as cerdas delicadas).
Pelo menos uma vez por ano, os tapetes de lã devem ser lavados a seco (isso ajudará a prevenir ataques de traças).
Viscose
Os tapetes de viscose são caracterizados por maior absorção de umidade, pois É altamente indesejável que eles usem um aspirador de pó.
Limpe os tapetes de viscose com um aspirador comum, na potência mais baixa, pelo menos três vezes por semana. O pré-tratamento com um agente antiestático simplificará o processo de coleta de pó.
Feito de algodão
Os tapetes de algodão natural são limpos apenas pelo método a seco. O uso de aspiradores de limpeza é estritamente proibido para tais produtos.
Uma vez por semana tapetes de algodão limpar com aspirador de pó com escova lisa em potência média com escova lisa (as cerdas danificam os fios lisos de algodão).
Feito de fio sintético
A maneira mais fácil de cuidar de tapetes feitos de fios sintéticos. Basta aspirar esses produtos regularmente (pelo menos duas a três vezes por semana) para evitar o acúmulo de detritos e poeira.
O tratamento adicional com solução de vinagre ajudará a refrescar a pintura. carpete de poliéster ou náilon.
O revestimento é primeiro limpo de detritos grandes e depois tratado com uma solução de vinagre (1 colher de sopa de vinagre dissolvida em um litro de água morna). Meia hora após o tratamento, o carpete é aspirado da maneira usual.
Com que frequência limpar?
A frequência recomendada para aspirar o carpete é de pelo menos duas vezes por semana. Mas existe Vários fatores aumentam o número de limpezas:
- Presença de animais. Se animais de estimação de quatro patas moram na casa, você terá que aspirar o carpete pelo menos três vezes por semana. Caso contrário, o tapete perderá rapidamente a sua aparência apresentável.
- Localização do tapete. Em ambientes com alto tráfego, como corredor e cozinha, os carpetes deverão ser aspirados pelo menos uma vez a cada dois dias.
No quarto das crianças, além do pó, os tapetes ficam rapidamente manchados de tintas, frutas e plasticina, o que exige não apenas uma limpeza frequente, mas também mais profunda.
Mesmo que não haja manchas visíveis no carpete, ele deve ser aspirado regularmente. A remoção de poeira e pequenos detritos ajudará a manter o carpete com a aparência original por mais tempo. Como limpar carpete de pelos de gato, leia Aqui.
Quando é necessária uma limpeza profunda?
Mesmo o aspirador mais potente não é capaz de remover completamente toda a sujeira da espessura do revestimento felpudo. Com o tempo, a poeira começa a se acumular nas fibras do carpete e se desenvolvem esporos de fungos e mofo. O tapete perde o brilho das cores e fica com uma aparência desgastada e desgastada.
Mais frequentemente, é necessária uma limpeza profunda:
- se o carpete começar a “cheirar” desagradável (tapetes de cozinha requerem limpeza profissional mais frequente);
- no caso em que o tapete esteja “marcado” por um animal de estimação de quatro patas (é importante levar imediatamente a cobertura para a lavanderia, sem esperar que os dejetos do animal saturem a pilha);
- se o carpete tiver sido armazenado por muito tempo em um ambiente fechado, sem ventilação e sem aquecimento (o cheiro arraigado de umidade, mofo e bolor só pode ser removido com lavagem a seco).
Você pode limpar profundamente seu carpete em casa usando produtos de limpeza especiais. Nas prateleiras das lojas de ferragens há uma grande variedade de diferentes sprays, xampus e pós para limpeza de carpetes.
Seguindo as instruções do fabricante, é aplicada uma composição de limpeza no carpete e, após aguardar a secagem da superfície tratada, é realizada a lavagem a seco com aspirador de pó.
O que não fazer e por quê?
TOP 5 que não devem ser esquecidos:
- Você não pode aspirar tudo na potência máxima. Caso contrário, são garantidos o aumento do consumo de energia e o rápido desgaste dos eletrodomésticos.
Tapetes de pêlo baixo são aspirados com baixa potência, enquanto tapetes de pêlo longo são aspirados com potência máxima.
- Você não pode evitar alternar a cabeça da escova entre o carpete e o chão. A fileira retrátil de cerdas proporciona uma pequena folga quando em contato com superfícies lisas (a circulação de ar evita o superaquecimento do motor do aspirador).
- Não aspire carpetes molhados (resíduos molhados são menos facilmente aspirados para o aspirador e o contato de um eletrodoméstico com água pode causar curto-circuito).
- Não aspire resíduos de construção ou vidros quebrados (há alto risco de ruptura de mangueiras e desgaste rápido de filtros e sacos de lixo).
- Durante o processo de limpeza, não se deve arrastar o aspirador pelo carpete pela mangueira (sacudimentos repentinos podem quebrar a mangueira, o que acarreta reparos em eletrodomésticos).
É estritamente proibido usar aspirador de pó para limpar tapetes vintage ou antigos. Produtos exclusivos contam com a confiança apenas de profissionais de lavagem a seco. Caso contrário, os riscos de danos finais a um item caro são muito elevados.
Conselho
Durante a limpeza, é necessário garantir que o fluxo de ar de exaustão do aspirador não seja direcionado para uma área já limpa do carpete (mesmo o melhor filtro permite a passagem das menores partículas de poeira).
Limpe o carpete em locais onde você não consegue alcançar com uma escova de aspirador, um rolo adesivo para roupas vai ajudar. Basta rolar o rolo uma vez sobre o carpete e não sobrará nenhum vestígio de pequenos detritos, lã ou cabelo.
Conclusão
A limpeza regular do carpete com aspirador de pó (observando todas as normas e recomendações) ajudará a manter a aparência e a maciez deste revestimento pelo maior tempo possível.