Você é seu próprio mestre ou como remover rapidamente o gesso das paredes de sua casa
Ao renovar, muitas vezes é necessário remover a antiga camada de gesso. É impossível fazer isso manualmente, sem uma ferramenta especial.
Você precisa se preparar cuidadosamente para o trabalho, estocar equipamentos de proteção individual, cobrir todos os objetos e muito mais.
Para saber como remover o gesso das paredes de sua casa de forma rápida e independente, leia o artigo.
Contente
- Preparação
- Como remover o revestimento antigo?
- Remoção do teto
- Características de remoção dependendo do tipo de material de construção
- Nuances de remoção de diferentes tipos de bases
- Equipamento de proteção individual e precauções de segurança
- Como os resíduos de construção podem ser aproveitados?
- O que não fazer e por quê?
- Informação util
- Conclusão
Preparação
Antes de começar a remover uma camada de gesso das paredes, é necessário se preparar. Independentemente do método de desmontagem do revestimento antigo escolhido, este processo está sempre associado à formação de grande quantidade de pó, o que deve ser levado em consideração antes de iniciar os trabalhos.
A preparação consiste nas seguintes etapas:
- A sala está desenergizada.
- Eles giram tomadas, interruptores, lâmpadas e um lustre (ele é removido se for necessário remover o gesso do teto). Os furos resultantes são cobertos com fita adesiva.
- Proteja o revestimento do piso contra poeira e sujeira de construção. Se a camada de gesso for espessa, cairá em pedaços pesados. Portanto, primeiro é colocado papelão ondulado no chão, que é coberto com filme plástico por cima.
- Os peitoris das janelas são cobertos com jornal ou tecido grosso, pressionando-os com um peso para que não caiam no chão.
- As portas internas são revestidas com filme stretch. Na execução dos trabalhos, os vãos entre as portas e o piso são vedados em todo o perímetro com fita adesiva. Isso evitará que a poeira se espalhe pelo apartamento.
- Cubra as janelas com polietileno, deixando um pequeno orifício para permitir a ventilação do ambiente.
- Eles retiram todos os componentes eletrônicos para que a poeira que caia sobre eles não cause danos. O restante dos móveis da sala é coberto com filme.
Como remover o revestimento antigo?
Para remover o gesso de uma parede, você pode usar uma ferramenta de percussão na forma de um cinzel, martelo ou furadeira. Se a camada de gesso for fina, use uma esmerilhadeira ou vibratória. Na ausência de ferramentas elétricas. Eles recorrem ao uso de uma espátula raspadora.
Cinzel e martelo
Você pode se livrar de uma camada de gesso usando as ferramentas disponíveis na forma de um cinzel e um martelo. É fácil trabalhar com eles, o principal é controlar a força do golpe. Se você bater no cinzel com muita força, deixará cortes na parede que deverão ser alisados.
Procedimento:
- divida as paredes em pequenos fragmentos - para isso, encoste o cinzel verticalmente na parede e bata com um martelo;
- quando o contorno do fragmento é arrancado, o cinzel é inclinado em um ângulo de 45 graus, inserido na ranhura e batido nele com um martelo;
- À medida que os elementos se afastam, o cinzel avança.
Este método é adequado para remover gesso de espessura média a significativa.
Moedor
É melhor usar uma esmerilhadeira para remover revestimentos decorativos aplicados em uma camada fina.
Modo de aplicação:
- Escolha um acessório em forma de pincel ou lixa grossa.
- Coloque o dispositivo em modo operacional e lixe o revestimento.
- É preciso controlar o trabalho visualmente, continuando lixando até que a base fique visível.
O lixamento produz uma quantidade significativa de poeira, portanto, sempre que possível, use uma ferramenta com coletor de pó embutido. Se não estiver, a parede deve ser molhada antes do início do trabalho.
Martelo
Você pode lidar rapidamente com a tarefa usando um martelo perfurador. Para isso, você precisará de uma ferramenta com acessórios em forma de lâminas de diferentes espessuras.
Modo de aplicação:
- o dispositivo é colocado em condições de funcionamento;
- defina o modo de britagem no perfurador;
- encoste-o na parede em um ângulo de 80 graus;
- perfuram o gesso em toda a profundidade, até a base, e fazem um sulco;
- incline o martelo perfurador em um ângulo de 40 graus, insira-o na ranhura, derrube o gesso, movendo-o na direção desejada.
Um martelo perfurador é usado para remover uma espessa camada de gesso.
Máquina vibratória
Uma máquina vibratória é ótima para remover finas camadas de gesso. Sua superfície de trabalho é representada por materiais abrasivos de diferentes granulometrias. O revestimento é removido por pequenos mas muito frequentes movimentos de lixa ao longo da superfície da parede.
Espátula de desbaste
Um raspador é uma ferramenta acessível para remover gesso. Trabalhando com ele, você poderá limpar a parede com cuidado sem danificar sua base. Uma espátula é usada para remover revestimentos de espessura média.
Modo de aplicação:
- Usando o canto de uma espátula, faça pequenos entalhes em toda a área da parede.
- Começando pelo lado mais conveniente, retire o gesso, avançando gradativamente. Segure a ferramenta em um ângulo de 30 a 45 graus.
- Às vezes, você pode bater no cabo da espátula com um martelo para enfiá-la mais fundo na base.
A vantagem de usar uma espátula é que o trabalho será realizado de forma silenciosa e com o mínimo de poeira.
Remoção do teto
Remover o gesso do teto é mais difícil do que remover o gesso da parede. A pessoa deverá realizar o trabalho em uma posição em que os braços estejam sempre levantados. Isso requer mais tempo e esforço físico.
A escolha da ferramenta depende da espessura e composição do gesso, aplicado no teto, mas existe uma maneira universal de facilitar o trabalho.
Para isso, é necessário preparar uma solução especial que amoleça o revestimento. Para 1 litro de água, tome 2 colheres de sopa de amido, que é misturado até dissolver completamente. A solução resultante é usada para tratar o teto.
Sob sua influência, o gesso ficará mais solto e será mais fácil removê-lo da superfície da parede. Após 15 minutos você pode começar a limpar. O trabalho será muito mais rápido.
Características de remoção dependendo do tipo de material de construção
Dependendo do tipo de gesso, as características de sua remoção da parede diferem:
- Revestimento de cimento adere firmemente à superfície, é difícil derrubá-lo, mesmo que o material tenha sido aplicado há muito tempo. Sua remoção é iniciada somente quando não há outras opções de acabamento. Para remoção, use uma ferramenta de quebra, por exemplo, um martelo perfurador. A camada de gesso de cimento é geralmente espessa.
- Revestimento de gesso mantém firmemente, mas é propenso a rachar quando impactado. Portanto, uma ferramenta rompedora é usada para removê-lo.
Se a camada for grossa use um furador e se for fina use uma espátula ou cinzel.
- Revestimento decorativo na maioria das vezes aplicado em uma camada fina. Não mantém tão firmemente quanto uma mistura à base de cimento. Portanto, uma retificadora ou vibratória é usada para removê-lo.
- Revestimento de argila deve ser removido. Se você deixar na parede, a nova decoração, por exemplo, papel de parede, não ficará firme. Este tipo de gesso tem tendência a quebrar e descascar. Portanto, limpá-lo não será difícil. Se a área for pequena, pode-se usar uma espátula de desbaste ou cinzel para o trabalho.
- Revestimento de polímero mantém-se firmemente devido aos aditivos especiais na composição. É difícil retirá-lo manualmente, é melhor usar uma esmerilhadeira.
Nuances de remoção de diferentes tipos de bases
Dependendo da base sobre a qual o gesso é aplicado, os métodos de remoção serão diferentes:
- Árvore. É um dos substratos mais macios e flexíveis, por isso é melhor usar uma retificadora ou vibratória para processá-lo. A última opção é preferível.
- Concreto. Esta base pode suportar qualquer processamento, incluindo esmagamento com martelo perfurador.
- Tijolo. Para remover o revestimento de uma parede de tijolos, não é recomendado o uso de perfurador, pois ele pode entrar na costura ou escorregar da alvenaria. Portanto, é melhor para um não profissional dar preferência a uma retificadora e remover a camada espessa manualmente.
- Parede de gesso. Sua integridade não pode ser violada, portanto não utilize martelo ou punção para o trabalho.É necessário começar a descascar pelo canto, separando cuidadosamente o fragmento esfoliado. Para fazer isso, você pode usar uma faca ou chave de fenda. Quando o revestimento cede, eles se armam com um raspador, que na aparência lembra uma espátula, mas sua borda é mais afiada. Com a sua ajuda, o gesso é removido empurrando cuidadosamente a ferramenta sob o revestimento.
Equipamento de proteção individual e precauções de segurança
Para não prejudicar a própria saúde na execução dos trabalhos, é necessário tomar cuidado com os cuidados de segurança, cujo cumprimento é impossível sem equipamentos de proteção individual.
Regras básicas:
- Devem ser usados óculos de construção sobre os olhos, que se ajustem bem ao rosto e evitem a entrada de poeira fina nas mucosas;
- proteja o aparelho respiratório com respirador - ele retém poeira, evitando que entre no trato respiratório;
- as roupas devem ter mangas compridas - é preciso trabalhar com calças de material grosso;
- proteja os pés com botas duras para que pedaços pesados de gesso não possam causar hematomas ou fraturas;
- Caso o gesso seja retirado do teto, é necessário o uso de capacete.
Como os resíduos de construção podem ser aproveitados?
Após a retirada do gesso, é gerada uma quantidade significativa de detritos. Cerca de 15 kg de material e até mais são retirados de cada metro quadrado.
Dicas para facilitar seu trabalho:
- Para que após a conclusão da obra não seja necessário passar vários dias limpando, é melhor fazê-lo imediatamente, à medida que a desmontagem prossegue.
- Não encha os sacos até o topo. Caso contrário, será impossível levantá-los. Além disso, o peso pesado pode causar o estouro do recipiente.
- Uma pá de lixo e uma vassoura são usadas para varrer os detritos. Não utilize aspirador de pó, pois o gesso pode danificar o equipamento.
- Para retirar o lixo é necessário alugar um carro especial, já que as administradoras não são obrigadas a fazer esse procedimento.
O gesso nem sempre é um material inútil. Mesmo depois de retirado da parede, pode ser reaproveitado. É utilizado para preencher a fundação de um alpendre, para melhorar uma área de estacionamento e para nivelar caminhos de jardins. Isto é especialmente verdadeiro para proprietários de casas de campo e dachas.
O revestimento de gesso é utilizado como isolamento em dependências. O gesso de cal pode ser usado para cobrir o solo em áreas onde crescem ervas daninhas.
O que não fazer e por quê?
Ao remover gesso de uma parede Você não pode fazer o seguinte:
- Não se deve iniciar reparos sem equipamento de proteção individual;
- É inaceitável remover uma fina camada de gesso com instrumento de percussão;
- nos trabalhos em altura não é recomendado o uso de banquinho ou mesa, é preferível adquirir uma escada de construção - não há necessidade de colocá-la perto da parede, pois fragmentos quebrados voarão em seu rosto;
- A ferramenta elétrica não deve ser deixada ligada por mais de 20-30 minutos - o não cumprimento desta recomendação levará ao seu superaquecimento e falha; o intervalo deve ser de pelo menos meia hora para que o equipamento tenha tempo de esfriar.
Informação util
Dicas de remoção gesso da parede:
- Os revestimentos de gesso e cal são suscetíveis à umidade, por isso é recomendável umedecê-los generosamente com água quente antes de removê-los.O amolecimento demorará cerca de 20 minutos, após os quais o trabalho será mais rápido.
- Uma fina camada de gesso é umedecida com um borrifador. Se a espessura ultrapassar 6 cm, utilize rolo, pano ou esponja.
- Se precisar fazer o trabalho com tranquilidade e com mínima formação de poeira, use cinzel e martelo, ou espátula.
- Se a área de processamento for impressionante, é melhor usar uma ferramenta elétrica.
- O lixo deve ser retirado imediatamente para não interferir na movimentação pela sala e não causar ferimentos.
Conclusão
Remova o gesso de uma parede ou teto possível usando diferentes ferramentas. A sua escolha depende da espessura do revestimento e da base sobre a qual é aplicado. Na execução dos trabalhos, deve-se seguir as precauções de segurança e não ignorar a fase preparatória.