Dicas e truques para remover vincos de tênis feitos de couro e outros materiais
Se antigamente os tênis eram calçados exclusivos para a prática de esportes, agora eles são usados em todos os lugares.
O uso ativo do par leva a um desgaste rápido, cujo primeiro sinal são os vincos.
Leia o artigo sobre como tirar vincos de tênis de couro, couro sintético e nobuck, e também como evitar o aparecimento desses defeitos.
Contente
Como consertar um defeito no calçado?
Vejamos como remover vincos de tênis:
Couro
Existem várias maneiras de lutar com vincos em tênis de couro. Eles variam dependendo do grau de dano ao sapato. O principal é seguir as instruções para não estragar o material natural.
Raso
Para combater vincos superficiais, use cera ou graxa para sapatos. Deve ser projetado para cuidar de produtos de couro.
O procedimento é o seguinte:
- remova poeira e sujeira dos tênis;
- sapatos secos;
- Aplique uma pequena quantidade de creme nos vincos;
- após 20 minutos, insira as árvores para sapatos, se não houver, basta encher um par com jornais;
- Deixe os sapatos por 2 dias, pelo menos uma vez ao dia eles precisam ser relubrificados com cera.
Na hora de comprar graxa para sapatos, é preciso levar em consideração a cor original do tênis. É necessário selecioná-lo para combinar com o tom do par, ou utilizar um produto transparente.
Profundo
Se os vincos forem profundos, você terá que fazer mais esforços para lidar com eles. O algoritmo de ações é o seguinte:
- Os tênis são recheados com papel para dar o formato correto.Não estique demais o produto.
- Umedeça bem um pano de microfibra com água e cubra os sapatos com ele. Deve tocar os locais onde se formaram vincos. A pele fica bem encharcada em uma hora.
- Ligue o ferro com a função vapor e ajuste a temperatura média de aquecimento.
- Passe as áreas problemáticas com um guardanapo. Durante o procedimento, é necessário levantar constantemente o tecido e monitorar o estado da pele para não estragá-la.
Uma forma mais radical de lutar com vincos:
- Selecione a lixa de grão mais fino.
- Com sua ajuda, limpam vincos, controlando a força de prensagem. Não há necessidade de pressionar o tênis para não esfregar na base.
- Usando acetona, desengordure a área tratada.
- Cubra os vincos com pele líquida. Você pode encomendá-lo online ou comprá-lo em lojas de calçados. Este produto é barato. Preço mínimo – 80 rublos.
- Deixe os sapatos secarem, cubra-os com creme para couro e esfregue-os até ficarem brilhantes com um pano macio.
Você pode lidar com vincos de profundidade média usando cera. Para obter o resultado desejado, deve ser pré-aquecido. Até endurecer e engrossar, preenche todas as dobras. Quando a cera endurece, seus restos são removidos com pano macio. A finalização do procedimento é o polimento dos sapatos.
Couro sintético
O couro sintético é mais suscetível a vincos do que os materiais naturais. No entanto, existem maneiras de ressuscitar sapatos danificados.
Isso é feito usando um ferro equipado com função de vapor., ou usando um gerador de vapor.
Ao realizar o procedimento, certifique-se de utilizar pano úmido, caso contrário a superfície ficará danificada. Além disso, não aproxime muito o aparelho da superfície do tênis.
O couro sintético não tolera contato com altas temperaturas e pode derreter. Caso contrário, o procedimento não difere daquele realizado para o processamento de tênis de couro.
Outra maneira de lutar com vincos em tênis de couro sintético:
- retire a sujeira da superfície e seque os sapatos;
- lubrifique generosamente a área com um rico creme para as mãos;
- bolas de papel são colocadas dentro;
- deixe o tênis calçado por uma hora;
- reaplique o creme;
- deixe os sapatos calçados para outro dia;
- retire o creme restante, dê polimento ao par com um pano macio.
Nobuck
Os tênis Nubuck são macios, portanto, defeitos em forma de vincos aparecem neles apenas como resultado do uso prolongado. Embora se você cuidar incorretamente de seus sapatos, eles não demorarão muito para aparecer.
É difícil livrar-se deles completamente, mas é bem possível torná-los menos perceptíveis. Para isso, recorrem ao método da temperatura.
O procedimento é o seguinte:
- Os sapatos são limpos de poeira e a umidade pode evaporar.
- O recheio é colocado dentro. A bola mais usada é feita de jornal. Deve ser de um tamanho que a superfície externa do tênis fique completamente esticada.
- Passe por cima da dobra endireitada com uma lixa de grão fino. Dois toques são suficientes. Se você exagerar, a camurça pode ficar careca.
- Cubra a área problemática com um pano úmido.Não deve estar muito molhado. Seque com secador de cabelo. Você precisa ligá-lo em potência média. É obrigatório manter uma distância de 20 cm.
- Retire o guardanapo e deixe o vapor secar em temperatura ambiente.
Os sapatos de camurça devem ser guardados com enchimento, o que dará à superfície um formato liso. É bom que os tênis estejam em uma caixa.
Como prevenir a educação?
Para evitar que apareçam vincos em seus tênis, você precisa seguir as seguintes recomendações:
- Não há necessidade de comprar tênis maiores ou menores. Se forem grandes, aparecerão rachaduras nos locais mais largos; os sapatos estreitos “quebrarão” devido à tensão excessiva.
- Se seus sapatos molharem, você pode secá-los naturalmente. O uso de secador de cabelo e outros dispositivos só é permitido quando se trata de vincos.
- Para cuidar do par, você pode usar apenas produtos e impregnações especializados. Diferentes composições são utilizadas para couro e nobuck.
- Os tênis devem ser usados com os cadarços desamarrados. Certifique-se de usar uma colher.
- Não pise no calcanhar, mesmo que precise calçar o calçado apenas por alguns minutos. Você não deve pisar nele para tirar o tênis.
- Os sapatos devem ser usados na estação para a qual foram feitos. No inverno, não é recomendado o uso de tênis projetados para o verão.
- Se possível, compre dois pares. Durante a noite, a pele não tem tempo para se recuperar e voltar à forma anterior. Portanto, é melhor alternar tênis
- Ao lavar os sapatos, não os molhe completamente.
- Se estiver úmido lá fora, seus sapatos devem ser tratados com impregnação hidrorrepelente algumas horas antes de sair. Mesmo que se perca tempo, esta recomendação não deve ser ignorada. É melhor aplicar o creme imediatamente antes de sair do que não aplicar nada.
Informação util
Dicas para ajudar lidar com vincos em sapatos:
- você não deve usar agentes agressivos - isso é especialmente verdadeiro no processamento de tênis feitos de materiais naturais, eles não apenas não suportam os vincos, mas também fazem com que os defeitos se transformem em rachaduras;
- antes de começar a combater os vincos, os sapatos precisam ser limpos de poeira e outros contaminantes;
- é preciso alisar o vinco com cuidado para que o defeito não se aprofunde;
- antes do tratamento, a área deve ser desengordurada - isso é feito com álcool ou acetona;
- os sapatos devem ser secos em condições naturais, longe de aparelhos de aquecimento e longe da luz solar direta;
- você precisa começar a remover os vincos imediatamente após eles aparecerem, defeitos superficiais são muito mais fáceis de tratar;
- Caso apareçam vincos em apenas um tênis, o segundo não deve ser submetido ao procedimento de correção.
Vídeo sobre o tema do artigo
Este vídeo mostrará como remover vincos de tênis:
Conclusão
Os vincos nos tênis estragam sua aparência, fazendo com que pareçam desarrumados. Você pode lidar com o problema, independentemente do material de que os sapatos são feitos. O principal é não usar agentes agressivos e não superaquecer a superfície.