Truques femininos, ou como tirar o puff de um vestido sem estragá-lo
Mesmo um cordão muito pequeno e saliente dá às roupas uma aparência desleixada e desgastada.
Mas você não deve ficar chateado e jogar fora sua coisa favorita. Existem maneiras suficientes de remover rapidamente a gravata de um vestido e devolver as coisas à sua aparência original.
Contaremos mais sobre como tirar o puff de um vestido de malha, seda ou algodão a seguir.
Contente
Regras gerais
Quanto mais fino e delicado for o tecido, mais fácil será apertá-lo. A trama solta de fios finos se transforma facilmente em laços desleixados. Existem duas maneiras de resolver o problema.
A primeira opção é puxar o laço da frente para o avesso. Para tais fins, use uma agulha ou gancho de tricô fino. Infelizmente, este método nem sempre leva ao resultado desejado. A lançadeira fica escondida de dentro para fora, mas os fios permanecem tensos, formando dobras desnecessárias no tecido.
A segunda opção é inserir a laçada no tecido, retirando o excesso de tensão do fio, o que permite restaurar completamente a aparência original do vestido.
Eliminar o obstáculo usando o segundo método é fácil e simples:
- O vestido está colocado sobre a mesa. Como os fios dos porões são muito finos, é necessário fornecer iluminação local suficiente.
- Esticando suavemente o tecido fino, alise a trilha de dobras que se estende desde a alça do gancho.
- Se não houver linha suficiente para esticar o caminho da dobra, você precisará forçar e apertar com muito cuidado uma pequena seção de linha localizada a 3-5 mm do aperto.Assim, milímetro a milímetro, o fio da laçada é puxado em todo o comprimento do tecido.
A coisa mais difícil em apertar um fio alongado na estrutura do tecido é ver o gancho fino. Uma lupa simplificará o processo de determinação da rosca correta para aperto.
O que não fazer?
Para não estragar completamente a sua coisa favorita na pressa de remover o gancho o mais rápido possível, É preciso lembrar que “a regra de três é impossível”:
- Não se pode puxar bruscamente o delicado tecido do vestido em diferentes direções, tentando endireitar a alça. Existe um grande risco de que os fios finos se quebrem e apareça um buraco no local de aperto.
- Não lave roupas com nódulos na máquina de lavar. A fricção e a compressão ativas alongarão ainda mais as alças das baforadas.
- Você não pode remover protuberâncias enquanto está pendurado. O tecido deve ser espalhado sobre uma superfície dura e plana. Caso contrário, existe um grande risco de os fios da lançadeira quebrarem e o vestido ser danificado.
Características de remoção dependendo do tipo de tecido
A diferença na espessura dos fios e no método de tecelagem das fibras dos diversos materiais influenciam significativamente a escolha dos métodos e ferramentas para retirar baforadas de um vestido.
Sintético
Poliéster, náilon - tecidos elásticos, dos quais você pode remover protuberâncias sem usar nenhuma ferramenta.
Algoritmo de ações:
- determinamos a localização do fio granulado no tecido (quando esticado, o tecido não estica);
- Tendo recuado alguns centímetros do ponto de aperto, começamos a esticar o tecido na direção do fio da fibra;
- determinar a localização do fio da trama (quando tensionado, o tecido estica);
- à semelhança das manipulações anteriores, recuando alguns centímetros do ponto de aperto, estique o tecido na direção do fio da trama.
Cozinhar com um ferro ajudará a remover completamente vestígios de protuberâncias no tecido sintético.
Malhas, tecidos de malha
Um gancho especial para alças de levantamento irá ajudá-lo a remover baforadas de vestidos macios e aconchegantes de malha ou crochê. Não é difícil identificá-lo por um pequeno laço com uma trava presa na ponta de uma agulha de tricô fina.
Algoritmo de ações:
- O vestido é apertado e esticado sobre a mesa.
- Depois de engatar o fio com uma agulha especial, apertam o laço de tricô solto e fixam-no no tecido principal com uma agulha fina com linha que combina com o tecido principal.
Seda
Para esconder os puffs em um vestido leve de seda, é preciso ter muita paciência e precisão. Para funcionar você precisará de dois itens: uma agulha bem fina e um ferro..
Com muito cuidado, lentamente, tentando não danificar os fios adjacentes à lançadeira, aperte o laço alongado com uma agulha de costura fina da frente para o avesso. Depois o produto é passado a ferro.
A seda não deve ser passada a altas temperaturas (há alto risco de danos finais ao vestido).
Algodão, linho, jeans
Ficar preso em tecidos naturais bastante densos é muito raro. Mas se tal problema acontecer, elimine o sopro pode ser feito da seguinte maneira:
- o vestido é colocado sobre uma superfície dura;
- uma agulha fina com um olho grande é injetada no local do anzol;
- um fio afiado de um gancho é passado no buraco da agulha;
- puxe a agulha e a linha no lado avesso do vestido.
Cozinhar com ferro ajudará a esconder completamente os vestígios de aperto no tecido.
Como evitar a formação de protuberâncias?
É impossível eliminar 100% o aparecimento de protuberâncias em um vestido, mas é perfeitamente possível minimizar o risco de danificar as roupas.
Regras que ajudarão se você as seguir evitar a formação de protuberâncias no tecido:
- Vestidos leves de chiffon, seda e cetim são lavados apenas em bolsas especiais, configurando o modo delicado, velocidade mínima de centrifugação.
- Não molhe os vestidos antes de lavar. O contato prolongado com detergentes agressivos acelera o processo de desgaste das fibras, aparecimento de baforadas e outros defeitos.
- Enxaguar com condicionador não só preservará o brilho das cores e a densidade do tecido com que o vestido é costurado, mas também evitará o aparecimento de protuberâncias (fios lisos e fortes são arrancados com muito menos frequência).
Conselho
Você não conseguiu tirar a gravata do vestido? Sem problemas. Bordados ou apliques elegantes não apenas esconderão um defeito no tecido, mas também atualizarão um item familiar.
Muitas vezes protuberâncias aparecem devido ao carregamento denso de roupas no armário. Guarde vestidos com muitos acessórios (fechos, cobras), bordados com strass, decorados com broches em casos especiais, isso irá protegê-los de serem presos.
Se no processo de eliminação de protuberâncias o fio de um laço esticado se romper, não há necessidade de se preocupar. Um fio adicional (combinado com o tom do vestido) ajudará a corrigir a situação.
As pontas do sopro rasgado são trazidas com uma agulha da frente para trás, após o qual um thread adicional é vinculado a eles (o resultado deve ser um loop). Em seguida, esticando cuidadosamente o tecido em diferentes direções, retire o puff. A linha restante é presa no lado avesso do produto com uma agulha fina.
Conclusão
O uso cuidadoso não garante que não apareça puff no vestido. Mas não há necessidade de ficar chateado antes do tempo. Apenas cinco minutos e o método certo retornará seu item favorito à sua aparência original.