Dicas e truques para tirar tinta esmalte das roupas em casa
Uma mancha de tinta esmalte geralmente aparece de forma inesperada e causa muitos problemas ao proprietário. Um item danificado pode acabar sendo um item favorito, mas livrar-se desse defeito não é fácil.
Como excluir pintar esmalte de roupas em casa? Para resolver o problema, muitos meios improvisados e químicos foram utilizados e testados.
Portanto, existem métodos comprovados para remover esmalte de roupas e “funcionam”. O principal é saber utilizá-los corretamente.
Contente
Como remover manchas recentes?
Quanto mais cedo uma mancha for notada, mais fácil será removê-la. Esta é uma verdadeira oportunidade de manter a peça em bom estado, conferindo-lhe o seu aspecto original.
Quando vemos uma mancha recente, realizamos as seguintes ações:
- Com um algodão, retiramos o excesso de tinta da superfície da peça, tentando não aumentar a área do “desastre”.
- Aplicamos solvente de esmalte, que manterá a composição úmida e removerá um pouco da matéria corante.
- Utilizamos um pincel de cerdas duras, que remove qualquer resíduo de tinta do tecido.
- Tratamos com uma substância que remove o solvente (por exemplo, solução de amônia).
- Jogamos a peça na máquina de lavar, ligando o modo apropriado.
Se todas as etapas forem executadas corretamente, não restará nenhum vestígio da mancha.
É necessário remover completamente o solvente, pois sua composição pode afetar adversamente as peças da máquina de lavar.
Como remover manchas antigas?
Remover o esmalte ressecado é muito mais difícil e exige mais esforço.
Procedemos da seguinte forma:
- Preparando a composição de trabalho: 1 colher de sopa. eu.dissolva os sais em 2 colheres de sopa. eu. vinagre e adicione 2 colheres de sopa. eu. amônia. Misture as substâncias.
- Aplique a mistura na área problemática da peça manchada e deixe agir de 5 a 10 minutos para que o esmalte fique saturado com a composição química.
- Utilizamos um pincel de cerdas duras, que irá retirar a camada de tinta dissolvida.
O esmalte contém substâncias que corroem a superfície do tecido, “ficando presas” entre as fibras. Isso se torna um problema sério: um item de qualidade pode ficar estragado para sempre. Se notar alguma mancha, não hesite: uma ação rápida pode salvar uma peça de roupa.
Vejamos outros métodos populares e eficazes:
- Sal, vinagre e amônia. A 60 ml de vinagre 9% adicione 30 g de sal de cozinha e 30 ml de amônia.
Misture e aplique a polpa preparada na área problemática. Esperamos 10 minutos. e trabalhe com um pincel duro, removendo qualquer resíduo de tinta.
- Vinagre, bórax e kefir. Combinamos bórax, vinagre 9% e kefir integral (30 g de cada componente). Esfregue a mistura na mancha em ambos os lados usando uma escova de dentes. Lavamos a peça e, se necessário, repetimos o procedimento.
- Branqueamento. Dilua 0,6 litros de água sanitária em 6 litros de água e ferva as roupas sujas por 30-60 minutos. nesta composição, após o que lavamos da maneira tradicional. O método é adequado para linho, algodão leve e qualquer item branco.
- Terebintina. Aplique a substância embebida em um algodão sobre a mancha. Removemos a terebintina restante com lenços secos. Realizamos o procedimento de 5 a 10 vezes. Adequado para processar seda, algodão, linho e lã.
- Como limpar com vinagre? Molhe duas esponjas com a solução concentrada. Aplicamos um sobre a área problemática e o outro abaixo dela. Deixe por 20 minutos. e lave como de costume. O vinagre funciona bem em itens coloridos.
- Peróxido de hidrogênio. Despeje água oxigenada sobre a mancha e deixe por algumas horas. Lavamos peças delicadas à mão e lavamos peças normais na máquina de lavar. Adequado apenas para tecidos brancos.
- Óleo vegetal. Aplicar na área “multicolorida”, esfregar levemente, deixar agir por meia hora. Remova qualquer óleo restante com detergente para louça. Lavamos e secamos a peça limpa.
- Como limpar com solvente? Usamos querosene, gasolina refinada ou aguarrás. Aplique um dos solventes selecionados na mancha por 15 a 20 minutos. Após o tratamento, lave o solvente restante com sabão em pó. Se o efeito não for 100% alcançado, aplique adicionalmente um tira-manchas de oxigênio. Os solventes não são adequados para roupas de lã e caxemira.
Em alguns casos, a composição para limpeza de vidros ajuda. É borrifado no tecido e esfregado por 2-3 minutos. Após o enxágue, o procedimento é repetido. O suco de limão funciona bem para manchas pequenas e frescas em roupas de cores claras.
Para remover manchas de esmalte, não se pode usar gasolina drenada do tanque do carro. Não é um produto limpo e deixará uma mancha de óleo na superfície da roupa após aplicá-lo. Isso levará a outro problema.
Como lavar e lavar diferentes tipos de tecido?
Você não deve experimentar produtos químicos em tecidos diferentes.É melhor seguir o caminho mais conhecido e ouvir os seguintes conselhos.
As manchas de tinta desaparecem:
- em couro e substitutos de couro devido ao álcool ou outro solvente;
- nas roupas de mortadela é melhor usar removedor de esmalte;
- de tecidos sintéticos graças à amônia;
- em delicadas roupas íntimas de seda sob a influência de álcool.
A acetona é prejudicial à maioria dos tecidos. Só pode ser usado em tecidos ásperos e nas situações mais desesperadoras!
Vídeo útil
O vídeo mostrará como remover tinta de “rua” das roupas (esmalte):
Conclusão
Sempre há remédios disponíveis em casa que o ajudarão a lidar com o problema das manchas. de tinta esmalte em roupas. O principal é não atrasar o problema e selecionar rapidamente os componentes necessários, sem esquecer como funcionam as diferentes composições em superfícies simples e delicadas.