Recomendações de especialistas sobre como remover espuma de poliuretano de uma porta de metal
Ao instalar uma porta de entrada, deve-se sempre usar espuma. O manuseio descuidado do material de construção faz com que parte dele acabe na tela.
Se as medidas não forem tomadas imediatamente, a composição irá secar e aderir firmemente à superfície, prejudicando a aparência do produto.
Leia o artigo sobre como remover espuma fresca ou seca de uma porta de metal usando meios improvisados e especiais.
Contente
Como lavar o fresco?
Uma característica especial da espuma de poliuretano é que ela endurece rapidamente. Porém, ainda há tempo até a polimerização completa. Se o selante ainda não aderiu à superfície, você pode removê-lo da seguinte maneira:
- Espátula. Se houver muita espuma, remova a maior parte com uma espátula de plástico ou madeira e depois limpe a superfície com um pano limpo.
- Guardanapo de papel embebido em óleo vegetal. Use-o para limpar as áreas onde a espuma entrou e depois enxágue com água morna.
- Solvente. A composição mais simples e acessível é a acetona. Para tratar uma área pequena, bastam algumas gotas aplicadas em um pano seco. Se você não tiver acetona pura em mãos, pode usar removedor de esmalte.
Vários fatores influenciam o tempo de secagem do selante:
- qualidade do material de construção,
- sua composição,
- temperatura do ar,
- umidade ambiental e muito mais.
Como remover os secos com meios improvisados?
Você pode lidar com material seco usando as ferramentas disponíveis. No entanto, as substâncias fracas não são capazes de amolecer o selante endurecido. É necessário usar formulações concentradas.
Você pode se livrar do selante congelado usando Dimexide. Esta substância não pertence à categoria de materiais de construção, é vendida em farmácias, pois é utilizada no tratamento de doenças nas articulações. No entanto, na forma concentrada, Dimexide funciona bem com espuma de poliuretano.
Modo de aplicação:
- Use uma faca afiada para cortar cuidadosamente o excesso de espuma;
- uma esponja de lavar louça está impregnada com Dimexide;
- limpe a mancha com ele por 2-5 minutos;
- A espuma amolecida é lavada com uma escova de dentes.
Os primeiros socorros também são um solvente. Para tratar uma porta de metal, você pode usar o líquido número 646 ou 647.
Procedimento:
- Aplique diluente em um material seco e de cor clara.
- Trate a folha da porta manchada.
- Deixe fazer efeito por 10 minutos.
- Remova qualquer produto restante junto com a espuma.
- Lave a porta.
O uso de quaisquer compostos agressivos requer proteção da pele das mãos com luvas de borracha. Não fazer isso pode resultar em danos graves, como eczema ou dermatite.
Em vez de Dimexide, você pode usar aguarrás. Este é um solvente orgânico obtido no refino de petróleo. Ajudará a limpar completamente a espuma da superfície de uma porta de metal, sem danificar a própria porta.
Modo de aplicação:
- Uma esponja ou material incolor é embebido em aguarrás.
- Aplique a composição na mancha e deixe por 2 a 5 minutos.
- Remova a espuma amolecida com um raspador ou escova de cerdas duras.
- Lave qualquer material de construção restante com água limpa.
Você pode tentar remover a espuma mecanicamente, por exemplo, usando uma espátula de plástico ou um raspador de madeira. Isso pode ser feito rapidamente, mas o resultado só será satisfatório ao processar uma superfície perfeitamente lisa.
Se houver reentrâncias na porta, elas serão preenchidas com espuma, que não pode ser removida com espátula. A desvantagem deste método é a alta probabilidade de danificar a tela..
Você pode tentar dissolver a espuma com essência de vinagre. Para o tratamento, use ácido concentrado, pois o vinagre de mesa não consegue lidar com a mancha.
Procedimento:
- luvas são colocadas nas mãos;
- molhe generosamente uma esponja ou pano de lavar louça com essência;
- trate a folha da porta com esta composição;
- deixe agir por 15 minutos;
- retire a espuma com uma espátula, enxágue a porta com água limpa.
Como limpar com compostos especiais?
Você pode se livrar da espuma fresca e seca que permanece em uma porta de metal usando produtos comprados em lojas. Existem à venda solventes profissionais que foram desenvolvidos especificamente para esse fim. As 3 melhores escalações:
Limpador Kraftool KraftFlex Premium 41189_Z01
Esta é uma composição universal que é capaz de remover rapidamente e sem deixar vestígios o selante de qualquer superfície. Sua vantagem é que pode ser utilizado não só para o processamento de portas metálicas, mas também para roupas.
O produto não contém freon. O preço de um cilindro de 500 ml é de 125 rublos.
Stayer Profissional 41139
Limpador seguro e fácil de usar Adequado para processar várias superfícies, incluindo metal. A composição é ativa contra espuma, mas é inofensiva para outros materiais, podendo até ser usada para cuidar da pele.
O spray não contém freon e não agride o meio ambiente. Preço de 500 ml – 120 rublos.
Limpador de espuma Starfix
O produto está disponível na forma líquida, envasado em garrafas. Está sob pressão e é aplicado em spray. Pode ser usado para tratar diversas superfícies. A composição atua em temperaturas de -10 a +30 graus.
Antes de usar o limpador pela primeira vez, é preciso ler as instruções do fabricante e saber por quanto tempo é seguro deixar o produto na porta. A maioria dos compostos é altamente inflamável, então você precisa trabalhar com eles longe de fontes de chamas abertas. É proibido fumar durante a limpeza da porta. Preço - 500 rublos.
O que você não deve fazer e por quê?
Para não prejudicar a saúde e danificar a porta metálica durante o processo de remoção da espuma de poliuretano, As seguintes recomendações não devem ser violadas:
- Não use espátulas ou espátulas afiadas para remover a espuma. Eles podem facilmente danificar a superfície. Arranhões em uma porta de metal não são a melhor decoração.
- A espuma não deve ser limpa com pós abrasivos. Eles deixam escoriações.
- Uma porta pintada não deve ser tratada com solvente ou acetona. A utilização destes produtos pode danificar o revestimento.
- Trabalhe com substâncias agressivas com portas e janelas abertas, utilizando respirador e luvas.
Informação util
Recomendações a seguir ao remover a espuma de poliuretano de uma porta de ferro:
- Ao remover o excesso de selante, não espalhe na porta. Se houver muito material, retire o excesso com uma espátula e só então comece a tratar a superfície com um pano.
- Ao usar agentes agressivos, por exemplo, acetona pura, deve-se testar em área imperceptível.
Se a pintura reagir normalmente ao contato com a substância, proceda ao tratamento completo.
- A espuma amolecida é removida da superfície da porta em pequenos pedaços. Portanto, a escova deve ser enxaguada sempre. Não será possível limpá-lo de uma só vez.
- Os restos de material de construção devem ser totalmente removidos, caso contrário voltarão a aderir ao metal e o procedimento de limpeza deverá ser repetido.
- Ao tentar limpar uma porta, não deve misturar substâncias diferentes. A sua reação pode ser imprevisível, o que representa o risco de prejudicar não só a porta, mas também a sua própria saúde.
Você encontrará dicas e recomendações úteis sobre como remover a espuma de poliuretano de várias superfícies e objetos. aqui.
Vídeo sobre o tema do artigo
O vídeo mostrará como remover a espuma de poliuretano de uma porta de metal:
Conclusão
Remover a espuma de poliuretano de uma porta de metal não é difícil se você usar os produtos certos. Se o selante não secar, agentes de limpeza suaves serão úteis. na forma de removedor de esmalte ou óleo vegetal.
Você pode lidar com a composição do cenário usando produtos mais agressivos, improvisados ou comprados em lojas.