As manchas de tinta podem aparecer em qualquer lugar: nos móveis, no papel, na pele das mãos e muito mais.
Eles secam rapidamente e ficam firmemente incrustados na superfície, tornando-os difíceis de manusear.
Leia o artigo sobre como limpar pasta esferográfica e tinta de caneta gel de várias superfícies (plástico, borracha, papel, papel de parede, pele das mãos, etc.).
Contente
Ações prioritárias
Se for detectada uma mancha de tinta, a peça deve ser lavada imediatamente. Uma mancha recente pode ser tratada com sabão ou sabão em pó. O principal é não usar água quente.
Se não houver condições adequadas para lavagem instantânea, use meios improvisados, incluindo:
- Lenço umedecido com álcool. Use-o para secar a tinta várias vezes sem esfregar a mancha.
- Guardanapo de papel seco. Com sua ajuda, você pode remover o excesso de tinta e evitar que ela se espalhe em áreas limpas.
- Sal. Polvilhe sobre a mancha por alguns minutos e depois sacuda com um guardanapo. Este método ajudará se a alça estiver vazando muito. Em vez de sal, você pode usar amido ou giz triturado.
- Removedor de esmalte ou desinfetante para as mãos à base de álcool. Aplique uma pequena quantidade do produto em um guardanapo e limpe a área contaminada com ele.
Você precisa agir rapidamente. Quanto mais tempo a tinta permanecer na superfície, mais profundamente ela será absorvida.
Como remover pasta esferográfica?
As canetas esferográficas usam tinta espessa à base de óleo. Eles são feitos misturando corante com álcool e ácidos graxos. Secam rapidamente e são altamente resistentes à água.
Com base nisso, é necessário levar em consideração as regras para remoção de rastros de uma caneta esferográfica:
- É necessário começar a remover a mancha imediatamente, retire o excesso de tinta com um guardanapo de papel limpo, enxugando suavemente a mancha;
- Não adianta esfregar uma marca recente com um pano úmido, ela só será mais absorvida pelo tecido;
- na hora de retirar a tinta, é preciso levar em consideração as características do material com que o produto é feito;
- se decidir usar compostos agressivos, é necessário estudar as instruções de uso;
- o novo produto deve ser testado previamente em área imperceptível, se não agredir o produto o tratamento pode ser continuado;
- Não use água muito quente, ela deve estar em temperatura ambiente, a água fervente ajuda a selar a tinta nas fibras do tecido;
- à medida que o algodão ou esponja fica sujo, ele é trocado, se você não seguir esta regra a área da mancha aumentará;
- Você precisa esfregar a mancha na direção da borda para o centro.
Como remover tinta gel?
O gel da caneta tende a penetrar profundamente em qualquer superfície porosa, portanto, quanto mais cedo forem dados os primeiros passos para removê-lo, melhor.
Existem apenas cinco regras básicas:
- Para evitar que uma mancha recente se espalhe pela superfície, ela é contornada com uma vela de parafina. Você não deve ultrapassar esses limites. Terminado o tratamento, a parafina pode ser retirada com ferro.
- O limpador deve ser aplicado ao longo da borda da mancha, esfregando em direção ao centro.
- As canetas de gel podem ser solúveis em álcool e água. Se não puder ser removido com água, use formulações à base de álcool.
- A lavagem deve ser feita em água fria.
- Se possível, é melhor virar a peça do avesso.
Métodos para remover vestígios de caneta de gel de várias superfícies são descritos aqui.
Como você pode remover marcas de diferentes superfícies?
Dependendo da superfície onde a caneta vazou, os métodos para removê-la serão diferentes. Existem materiais que podem ser tratados com ácidos e compostos alcoólicos, e existem produtos que não toleram o contato com substâncias agressivas.
Como esfregar móveis?
Dependendo do tipo de móvel manchado, os métodos de remoção serão diferentes. canetas gel e esferográficas:
- Você pode remover manchas de tinta de estofados de tecido usando suco de limão. O ácido é igualmente eficaz em tintas gel e clássicas. Para começar, o produto é polvilhado com sal e depois umedecido generosamente com suco de limão. Para evitar que a mancha se espalhe, circule-a com uma vela de parafina. Após meia hora, o estofamento é lavado com água e sabão, enxugado com pano limpo e úmido e deixado secar.
- O couro sintético é limpo com compostos que contêm álcool. Você pode escolher entre: colônia, vodka, limpador de vidros ou álcool puro.
- O revestimento de couro requer tratamento cuidadoso, por isso é tratado com compostos suaves. O leite é um remédio eficaz e seguro. Um guardanapo é embebido nele e aplicado na área contaminada por 15 minutos. Se a composição não funcionar, você pode usar produtos de limpeza profissionais para móveis de couro.O creme facial funciona bem com tinta de caneta esferográfica.
- Remova manchas de camurça artificial com uma solução de sabão em pó. O álcali decompõe o corante, facilitando sua remoção da superfície do produto. O sabão é moído em lascas, diluído em um pouco de água, aplicado sobre a mancha e deixado por 10 minutos. Em seguida, a composição é removida com pano limpo e úmido.
Como lavar uma caneta de couro sintético e couro ecológico, leia aqui, da pele - Aqui.
Da mesa
As mesas são feitas de materiais diversos. O método prioritário para remoção de tinta depende disto:
- móveis de madeira são limpos com refrigerante para não deixar pequenos arranhões na superfície, são diluídos em um pouco de água, aplica-se pasta de refrigerante por 20 minutos e depois lavados com água limpa;
- A tinta pode ser facilmente removida de uma mesa de vidro com uma solução de ácido cítrico - tome 1 colher de chá para 1 copo de água;
- As manchas podem ser removidas de uma mesa pintada com pasta de dente; para obter o efeito máximo, recomenda-se o uso de uma composição clareadora; a pasta é aplicada na superfície, esfregada, deixada por 10 minutos e lavada com água;
- Marcas de caneta podem ser removidas de uma mesa de plástico com protetor solar, ele é aplicado na mancha por 5 minutos, após o qual é removido com guardanapo de papel - método é eficaz para revestimentos porosos.
De borracha
Para se livrar dos vestígios de canetas esferográficas e gel deixados na borracha, use os seguintes meios:
- Suco de limão. Um algodão é embebido nele e usado para limpar a superfície contaminada.
- Óleo vegetal. Lida bem com marcas recentes. Se forem antigos, a receita é reforçada com sabão em pó.A mistura resultante é aplicada na área contaminada por 20 minutos, após o que é lavada com água limpa.
- Esponja de melamina. Remove perfeitamente até mesmo vestígios de tinta entranhados na borracha, mas se eles penetrarem profundamente, você terá que fazer um esforço.
- Removedor de esmalte. É aplicado sobre um algodão, que serve para limpar a superfície contaminada.
- Pasta de dentes. Para obter ótimos resultados, é misturado com sabão em pó em proporções iguais. O tempo de espera da composição é de 30 minutos.
Você pode aprender como limpar a mão de uma boneca aqui.
Como lavar manchas das mãos?
Marcas de caneta podem ser removidas da pele das mãos usando os seguintes compostos:
- creme gordo - é aplicado generosamente sobre um algodão, que serve para limpar a pele das mãos;
- água micelar — umedeça uma esponja com ele e trate várias vezes a área problemática, este produto cosmético é usado para remover maquiagem, mas lida com eficácia com manchas de tinta;
- suco de limão — não agride a pele das mãos, se usado rapidamente, com contato prolongado com a derme, o ácido pode ressecá-la;
- álcool - é melhor usar colônia ou vodka, pois possuem menor concentração da substância principal;
- óleo vegetal - esfregue a pele até que as manchas desapareçam completamente e depois lave as mãos com sabão.
Não esfregue a mancha com um pano áspero ou uma escova dura, para não irritar a pele.
De um estojo
Os pais regularmente encontram vestígios de uma caneta esferográfica em seu estojo. Você pode se livrar deles usando compostos como:
- Espírito branco. Ajudará até mesmo a lidar com manchas difíceis. É aplicado sobre um algodão, que é aplicado sobre a superfície contaminada e deixado por 5 a 15 minutos. Remova qualquer produto restante com um pano úmido.
- Glicerol. Um pequeno pedaço de pano é embebido e esfregado na mancha. Após 2-3 horas, o estojo é enxaguado em água limpa. A glicerina limpa suavemente a superfície sem danificar os materiais de cores vivas.
- Apagador. Se a mancha foi feita recentemente, você pode tentar apagá-la com uma borracha.
- Spray de fixação de cabelo. É borrifado na marca, deixado por 2-3 minutos e depois lavado com água limpa.
- Óleo da árvore do chá. Não é tóxico, não agride a superfície e tem um cheiro agradável. É aplicado sobre um algodão, que serve para limpar a área contaminada.
De plástico
Você pode eliminar vestígios de canetas esferográficas e de gel no plástico usando vários meios. Entre eles:
- refrigerante,
- sabão em pó,
- pasta de dentes,
- Polonês para cabelo,
- álcool.
A esponja de melamina limpa bem a tinta.
Se não for possível eliminar as manchas com meios improvisados, use produtos químicos domésticos destinados ao processamento de plástico. Contêm substâncias que decompõem o corante, mas não prejudicam a base polimérica.
Você pode comprar aerossóis, géis ou cremes para tratamento:
- mobília,
- peitoris das janelas,
- janelas com vidros duplos e muito mais.
Contarei mais sobre como remover tinta de plástico esse artigo.
Do papel
Ao tentar remover a tinta do papel, é necessário levar em consideração a densidade da folha. Quanto mais forte for, mais fácil será lidar com a tarefa.
Os seguintes são usados como meios improvisados:
- peróxido de hidrogênio,
- removedor de esmalte,
- etanol.
Os produtos aplicados em papel não devem conter corantes.
Eles lhe dirão mais sobre como remover a caneta do papel. esse E esse publicações.
Como remover do papel de parede?
Existem várias maneiras de remover uma caneta do papel de parede:
- Vá até a superfície com uma borracha escolar. Se a marca for superficial, você conseguirá remover completamente a tinta.
- Ácido limão. É diluído em uma pequena quantidade de água para obter uma solução concentrada (100 ml de líquido por 1-2 colheres de chá de limão).
Molhe um pano macio e seque suavemente a mancha. O excesso de líquido é removido imediatamente com guardanapo de papel.
- Sabão em pó. Sua forma líquida é usada para processar papel de parede. O produto é aplicado por 5 a 10 minutos, após os quais é retirado com água limpa.
Leia sobre como remover tinta do papel de parede aqui, de tecidos não tecidos - Aqui.
Da capa do telefone
Você pode remover manchas da capa do telefone com rapidez e segurança usando gasolina ou querosene. Eles são igualmente eficazes na remoção de tinta de canetas de gel e esferográficas.
Você pode lidar com marcas arraigadas usando acetona ou ácido cítrico.. Manchas recentes podem ser removidas com óleo vegetal e até mesmo com uma borracha escolar.
Ao processar, é necessário levar em consideração o tipo de material com que o produto é feito. Couro e plástico não toleram contato com substâncias cáusticas e madeira pintada não pode ser tratada com solventes. Vou te contar mais detalhes esse artigo.
De linóleo
O linóleo pode ser limpo de marcas de caneta meios disponíveis como:
- peróxido de hidrogênio,
- sabão em pó,
- glicerol,
- vinagre,
- terebintina,
- refrigerante,
- ácido cítrico.
O resultado depende de há quanto tempo o linóleo foi manchado. Quanto mais tempo a tinta permanecer em sua superfície porosa, mais difícil será eliminá-la.
Nenhuma substância agressiva é usada para processamento. Não use acetona, álcalis ou ácidos não diluídos. Além dos produtos disponíveis, são utilizados produtos químicos domésticos profissionais, por exemplo, tira-manchas para tecidos.
Você pode aprender como remover marcas de caneta do linóleo aqui, de roupas e tecidos - Aqui.
O que não fazer e por quê?
Proibições básicas:
- Não use água quente para remover manchas de tinta. Isso os levará a serem selados e será difícil lidar com eles.
- Não tente limpar a marca da caneta com escovas de metal. Eles não são capazes de penetrar profundamente na superfície, apenas irão arranhá-la.
- Os produtos pintados não devem ser tratados com acetona ou outros solventes cáusticos, pois podem causar desbotamento da cor de base.
- Os álcalis cáusticos não são adequados para a maioria das superfícies. Eles não removerão a tinta, mas causarão danos significativos ao produto.
Informação util
Dicas para remover canetas de diferentes superfícies:
- Quanto mais antiga a mancha, mais agressiva deve ser a composição para removê-la. Ao lavar as coisas, deve-se adicionar um tira-manchas ao pó.
- Ao tentar remover uma mancha recente, o limpador deve ser aplicado em um cotonete ou guardanapo, e não na própria superfície suja. Marcas de caneta antigas estão completamente encharcadas.
- As canetas de gel podem ser removidas bem com soluções gordurosas, como óleo ou creme. Contudo, tais composições não podem ser utilizadas em tecidos.
Conclusão
Livrar-se das marcas de caneta é fácil se você usar os produtos certos. A sua escolha depende de qual superfície foi contaminada. Você também deve considerar os recursos de remoção de tinta de canetas de gel e esferográficas.