É necessário e qual a melhor forma de remover o conversor de ferrugem do metal antes de pintar?

foto21675-1Quando ocorre corrosão no metal, a solução para o problema é usar um conversor de ferrugem.

Como resultado de uma reação química com produtos de corrosão, ele é eliminado e uma camada protetora se forma na superfície, evitando maiores danos ao metal.

Preciso lavar o conversor de ferrugem do metal antes de pintar, qual a melhor forma de lavá-lo? Você encontrará respostas para perguntas no artigo.

É necessário e por que lavar a composição?

foto21675-2Os modificadores de ferrugem são produtos químicos constituídos por compostos especiais. No processo de exposição das áreas de corrosão ao conversor de ferrugem, as formas de óxido de ferro são convertidas em fosfatos.

Para que o processo seja o mais bem-sucedido possível, a superfície deve ser preparada - é bem limpa, tentando retirar a camada solta.

Após o término da reação ativa do produto químico e da ferrugem, você pode começar a lavar. Isso é feito depois que a superfície do metal secar. Nesta fase, a superfície é limpa com escova dura e tratada com o produto selecionado.

Os conversores podem apresentar-se em diversas formas: desde líquidos até pastas espessas e géis. A textura do produto afeta a facilidade de uso e distribuição do medicamento na superfície.

Sua composição pode ser isenta de ácido ou contendo ácido.. Na maioria das vezes, os modificadores de ácido contêm ácido ortofosfórico.

Levando em consideração a composição do medicamento utilizado, determina-se se é necessária uma lavagem e de que tipo. Os ácidos são substâncias quimicamente ativas cuja reação pode continuar no metal mesmo após a pintura.

O que acontece se o produto não for lavado?

Remover a maior parte do conversor é um processo necessário. Os componentes ativos do produto que permanecem no metal podem servir como fonte de destruição superficial - corrosão.

Se o produto aplicado anteriormente não tiver sido lavado, o revestimento de tinta subsequente não será durável e os processos de corrosão poderão continuar logo abaixo dele.

Conversores contendo ácido, por exemplo, aqueles à base de ácido ortofosfórico, podem permanecer parcialmente na superfície sem reagir completamente com os produtos de corrosão.

Se não reagirem, continuarão a ter um efeito cáustico. Como resultado, a ferrugem retornará e poderá até se tornar mais intensa.

Muitos removedores de ferrugem não são primers e não fornecem adesão confiável.

Opções de lavagem

Vários meios podem ser usados ​​para limpar o conversor. Todos eles estão disponíveis e não são difíceis de aplicar. Devem ser utilizados em combinação com limpeza mecânica com escova dura.

Água

A maneira mais fácil de lavar o conversor é com água. Para isso, é preferível usar uma esponja com o lado duro.. Isso garantirá a remoção completa de resíduos químicos.

Desengraxante de silicone

foto21675-3Removedores de silicone (desengordurantes) podem ser usados ​​para limpar a superfície e remover resíduos de modificadores de ferrugem.

Melhoram a aderência e a qualidade do revestimento final. Para obter o melhor efeito, é aconselhável lavá-lo duas vezes..

Como resultado, a superfície fica preparada para posterior processamento e aplicação da composição final.

Espírito branco

Uma opção de lavagem conveniente é usar aguarrás. É utilizado na forma pura, sem diluição. Para isso, o produto acabado deve ser aplicado na superfície e enxugado.

Solução de refrigerante

Outra opção de lavagem é usar solução de refrigerante. Deve ser feito muito concentrado.

Uma solução bem misturada deve ser aplicada com uma esponja dura e com movimentos de fricção. Após o tratamento, enxágue para que não fiquem grãos não dissolvidos na superfície.

O vídeo mostrará como remover o conversor de ferrugem com solução de refrigerante:

Álcool

Uma solução de álcool é outra forma de neutralizar o agente anticorrosivo utilizado. Você pode até usar vodka para esses fins..

Sabão em pó

Para lavar o conversor, o sabão em pó deve ser ralado e diluído em água. A proporção é arbitrária. A solução resultante não só neutralizará o ácido, mas também aumentará a adesão.

Recomendações para ajudar

Para um trabalho mais bem-sucedido na remoção de ferrugem do metal, Recomenda-se usar as seguintes dicas:

  1. foto21675-4Se a camada de ferrugem for superior a 0,1 mm, simplesmente limpar a superfície pode não ajudar - você precisa usar um conversor.
  2. O uso de quaisquer produtos químicos deve ser realizado somente após a leitura das instruções do produto específico.
  3. Quanto mais você esfregar e distribuir melhor o conversor, maior será o efeito.
  4. As áreas oleosas devem ser desengorduradas antes do início do tratamento.
  5. A aplicação da pintura deve ser feita somente após a secagem completa do removedor.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre conversores de ferrugem em esse seção.

Conclusão

Os trabalhos de restauração de metal corroído devem incluir um conjunto de medidas. Entre eles está o uso de um conversor. Para que a corrosão pare e o revestimento superior adira bem, é realizada uma lavagem - remoção de alta qualidade do reagente e seus resíduos da superfície metálica.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas