Vantagens, desvantagens e instruções passo a passo para remover ferrugem por eletrólise
Lidar com a ferrugem e não danificar a superfície metálica não é uma tarefa fácil.
O método mecânico de remoção provoca arranhões no produto, e os reagentes químicos provocam processos de oxidação, fazendo com que a peça enferruje ainda mais no futuro.
Uma maneira segura e relativamente simples de combater a ferrugem é removê-la por eletrólise. Leia o artigo para saber quão eficaz é esse método e como implementá-lo corretamente na prática.
Contente
O método é eficaz?
A eletrólise realmente ajuda com a ferrugem. É uma mistura de óxidos e hidróxidos de ferro, que se formam quando o metal entra em contato com água e oxigênio.
Sem nos aprofundarmos em processos químicos complexos, podemos dizer que o método permite reverter a reação oxidativa e restaurar áreas anteriormente danificadas.
Corretamente, esse método de combate à ferrugem não é chamado de eletrólise, mas sim de método eletrogalvânico. É utilizado não só na vida quotidiana, para necessidades pessoais, mas também para fins mais sérios, por exemplo, no restauro de achados arqueológicos.
Prós e contras da limpeza
A eletrólise, como método de combate à ferrugem, é absolutamente segura. A solução eletrolítica não é venenosa, mas não deve ser ingerida.
Os gases liberados não são tóxicos. As correntes utilizadas são de baixa frequência, portanto não podem causar danos à saúde.
Outra vantagem do método é que não há risco de danificar a peça. Mesmo que você o mantenha na solução, nada de ruim acontecerá; o processo de autocura não será revertido por causa disso.
Em comparação com os métodos mecânicos e químicos de remoção de ferrugem, a eletrólise tem uma vantagem muito importante. Este método não afeta o “metal vivo”, ou seja, aquele que ainda não sofreu alterações.
Abrasivos, escovas, ácidos e outros métodos agressivos levam inevitavelmente à remoção de alguma parte do metal intacto, mas isso não acontece durante a eletrólise.
Além disso, você terá que dedicar algum tempo não apenas às medidas preparatórias, mas também à própria limpeza.
Regras para remoção de placa bacteriana em casa
Para remover a ferrugem de uma superfície metálica por eletrólise, você precisará de:
um recipiente de plástico adequado, como um balde ou uma bacia;
- uma placa de aço ou inox que servirá de eletrodo - é melhor dar preferência ao aço inoxidável, pois dura muito mais que o metal comum, é bom que a placa envolva completamente o perímetro da peça a ser limpa;
- água da torneira comum;
- carbonato de sódio - é vendido em departamentos de produtos químicos domésticos, as donas de casa o usam para lavar coisas;
- carregador de bateria.
Para preparar a solução você precisará de 3 água e 1 colher de chá de refrigerante. O procedimento é o seguinte:
- A solução preparada é colocada no recipiente.
- Um eletrodo é colocado nele.
- Mergulhe a parte que precisa de limpeza na solução. Isso é feito de forma que não toque no eletrodo.
- Conecte a energia. A polaridade deve ser rigorosamente observada. O eletrodo deve ser conectado ao condutor positivo “+” e o objeto a ser limpo ao negativo “-”. O contato com as peças deve ser bom.
- Depois de concluir todas as manipulações preparatórias, ligue a energia. Se o carregador estiver equipado com um amperímetro, você poderá ver como o sistema começa a passar corrente.
- Após um curto período de tempo, aparecerão bolhas na peça. Isto é completamente normal e indica que o processo de limpeza foi iniciado.
- A duração do procedimento depende de vários fatores. O tamanho da peça e do eletrodo, bem como a área de ferrugem, são importantes. Periodicamente o sistema deve ser desligado, o produto retirado da solução e inspecionado. A duração média da limpeza é de 5 a 6 horas. Se o objeto estiver coberto por uma camada muito espessa de placa bacteriana, você pode deixá-lo de molho durante a noite.
- Terminado o processo de limpeza, a peça é retirada, lavada em água corrente e inspecionada. Se permanecerem pequenas áreas de ferrugem no produto, elas podem ser limpas com um raspador de plástico.
Informação util
Para garantir que o processo de remoção de ferrugem do metal por eletrólise seja o mais bem-sucedido possível, As seguintes dicas devem ser levadas em consideração:
A peça só deve ser processada em recipiente plástico. Baldes ou bacias de metal não são adequados para esta finalidade.A sua utilização acarreta o risco de curto-circuitos ou furos.
- Se houver corrosão no produto, você não deve tentar removê-la por eletrólise. O eletrólito não consegue penetrar na espessura do metal.
- Uma vez concluído o processamento, não é necessário tomar medidas especiais de eliminação. A solução é simplesmente despejada no esgoto, o que não causará nenhum dano ao meio ambiente.
Vídeo sobre o tema do artigo
O vídeo mostrará como remover a ferrugem por eletrólise:
Conclusão
A eletrólise ajuda a remover vestígios de ferrugem de forma rápida e segura. Este método é fácil de usar e não agride o produto, ao contrário da limpeza química ou mecânica. Se você tiver bateria e capacidade adequada, não custará praticamente nada. Você só terá que gastar dinheiro com soda cáustica.