Conselhos de especialistas em limpeza sobre como escolher escovas de limpeza
Para realizar a limpeza das instalações, são necessários equipamentos adequados e de alta qualidade.
A limpeza de várias superfícies requer não apenas panos e esponjas, mas também escovas.
No mercado de produtos você pode adquirir diversos modelos de escovas de limpeza, que diferem em preço, fabricante, aparência e finalidade.
Contente
Variedades
O conjunto de ferramentas de limpeza deve incluir escovas. Ao escolher um específico, você precisa considerar para que finalidade a ferramenta é necessária. Cada tipo de equipamento é apresentado de forma bastante ampla, o que permite adquirir um modelo levando em consideração o design exigido e em uma determinada categoria de preço.
Os pincéis têm muitas vantagens:
- praticidade;
- funcionalidade;
- uma grande variedade;
- vida útil suficientemente longa;
- segurança de uso;
- disponibilidade.
Para Windows
As escovas para limpeza de janelas são projetadas para limpar superfícies de vidro. Eles podem ter designs e funcionalidades diferentes.
A opção mais popular é modelo com cabo longo com acessório emborrachado ou esponja para processamento de vidro. Com a ajuda de tal dispositivo, você pode processar com eficiência até mesmo janelas muito grandes e de difícil acesso.
Os preços começam em 70 rublos para o modelo mais simples e até 2.500 rublos para uma escova Leifheit Wet & Dry com cabo telescópico.
Além do tipo familiar de dispositivo para janelas, podem ser adquiridas escovas magnéticas, compostas por duas partes conectadas entre si por um cabo.
Para poeira
Para coletar poeira das superfícies, uma escova parecida com uma vassoura é usada. Uma adição conveniente é a alça longa, que permite alcançar locais difíceis do chão e limpar cantos com eficiência.
O aparelho custa de 70 rublos para um modelo simples e até vários milhares para uma ferramenta com cabo telescópico e grande número de posições possíveis do bico, além de outras inovações.
Para chão
As escovas usadas para limpar o chão podem servir como uma alternativa válida à vassoura tradicional. Para facilidade de uso o cabo deve ser longo o suficiente e as cerdas devem ser grossas.
Uma opção universal são ferramentas com cerdas bastante longas, elásticas e macias. Mas esses modelos são adequados apenas para tratamento de pisos.
Para tapetes, cerdas densas e curtas serão mais funcionais., graças ao qual é possível varrer os detritos da pilha da cobertura. Os preços variam amplamente: de 200 rublos para o modelo Vielda Eco a vários milhares para uma ferramenta melhorada.
Feito de borracha
Os modelos de borracha permitem coletar fiapos e pelos de animais do chão. Para um processamento de alta qualidade, a superfície de trabalho da ferramenta de borracha natural deve ser umedecida. Preço – em média até 1.000 rublos.
Feito de material sintético elástico
As cerdas macias das escovas sintéticas são adequadas para remover teias de aranha. Esses modelos não foram projetados para atrito intenso.. Custo – cerca de 1.000 rublos.
Para banheiro
Uma escova sanitária geralmente tem cabo de tamanho médio e cerdas sintéticas rígidas. Essa ferramenta pode resistir até mesmo à limpeza intensiva e à exposição a produtos químicos para limpeza de banheiros. Custo - de 60 rublos para um modelo de plástico simples e até várias centenas, ou mesmo milhares, para modelos de elite.
Para encanamento
As escovas de encanamento podem ou não ter cabo. Na maioria dos casos este é o caso o instrumento tem cerdas bastante duras, geralmente sintéticas, que ajuda a limpar a sujeira de várias superfícies de forma eficiente e não reage com os produtos químicos domésticos utilizados. Os modelos mais simples custam até 100 rublos.
Além dos apresentados, há um grande número de pincéis de foco estreito. Por exemplo, para varrer migalhas da mesa, para limpar persianas, etc.
8 regras de seleção
A escolha da escova deve levar em consideração as superfícies para as quais o equipamento é selecionado e qual a finalidade que deve ser alcançada como resultado. Deve-se prestar atenção aos seguintes pontos:
- Tamanho do bico de trabalho. Quanto mais largas forem as cerdas, maior será a área que pode ser tratada numa só passagem. Mas para limpar uma área pequena, você precisará de um modelo pequeno que seja fácil e conveniente de operar.
- Comprimento da alça. Para processar superfícies altas e varrer o chão, é preferível dar preferência aos modelos com cabo longo. Se você planeja limpar encanamentos, peitoris de janelas, etc., então é mais conveniente usar uma ferramenta com cabo pequeno ou sem cabo.
- Densidade e rigidez das cerdas. Nem em todos os casos, a barba por fazer densa e espessa é uma vantagem. Este parâmetro depende da finalidade da ferramenta. Por exemplo, cerdas macias são mais adequadas para remover o pó, enquanto para limpar uma banheira, pelo contrário, cerdas grossas e moderadamente duras são mais adequadas.
- Propósito. Se você precisa escolher uma ferramenta para limpar áreas específicas, então você precisa escolher as escovas destinadas a essa finalidade. São, por exemplo, modelos para limpeza de sanita, para lavagem de janelas, para persianas, etc. Seu dispositivo é totalmente focado em um tipo específico de trabalho.
- Material. O corpo das escovas geralmente é de plástico, mas pode ser de madeira, metal ou outro material. Microfibra, borracha, polipropileno, crina de cavalo, etc. são usados para fazer cerdas.
- Peso do Produto. Uma ferramenta muito pesada será inconveniente de usar. Portanto, você deve ficar atento a esse fator antes de comprar. É especialmente importante em relação a ferramentas para lavar vidros e remover a poeira de superfícies altas, uma vez que esse trabalho com equipamentos enormes pode ser cansativo.
- Mão de obra. Os novos dispositivos de limpeza devem ter cerdas do mesmo tamanho (salvo disposição em contrário do próprio design), todas as cerdas devem estar bem fixadas - não suba se puxá-las levemente com a mão. A alça deve estar firmemente fixada.
- Preço. O alto custo nem sempre garante a alta qualidade do produto, por isso é aconselhável dar preferência a produtos de fabricantes renomados que valorizam sua reputação.
Aplicação de acordo com a finalidade
Termos de uso para pincéis diferem dependendo da finalidade pretendida:
- os espanadores para remoção de poeira são utilizados secos e, após o uso, são sacudidos e limpos;
- panículas eletrificadas são capazes de acumular mais poeira, evitando que ela fique suspensa no ar;
- A escova sanitária, assim como as ferramentas para cuidar de outras instalações sanitárias, permite o uso até de produtos químicos domésticos agressivos, pois após o tratamento requerem limpeza intensiva;
- equipamentos destinados à limpeza de cozinha e banheiro funcionam com maior eficiência ao usar detergentes e umedecer a superfície;
- escovas emborrachadas para coletar pelos de animais de estimação funcionam bem com um pouco de umidade;
- As cerdas sintéticas e o corpo plástico de modelos universais e direcionados permitem o uso de agentes de limpeza e a limpeza intensiva da própria escova.
Recomendações
Ao escolher e usar pincéis As dicas a seguir de especialistas em limpeza ajudarão:
- Não guarde uma escova suja ou molhada.
- Ao armazenar, é necessário posicionar a escova de forma que suas cerdas não sejam esmagadas ou comprimidas, pois isso causará deformação do cabeçote de trabalho e encurtará sua vida útil.
- Uma escova que se tornou inutilizável deve ser imediatamente substituída por uma nova.
- Se a escova tiver desenho dobrável, por exemplo, o cabo desenrosca, é melhor guardar todas as peças juntas para não perdê-las.
- As escovas elétricas têm uma desvantagem significativa - alto custo e necessidade de substituição frequente das baterias.
- Quanto mais rígidas forem as cerdas da escova, mais eficaz será a remoção de contaminantes difíceis.
- As áreas emborrachadas na alça evitarão que as palmas das mãos deslizem no plástico liso. Esta é uma adição opcional, mas conveniente.
- Um pente especial ajudará a limpar com eficácia as cerdas de uma escova para piso e carpete de fiapos, cabelos e pelos de animais.
Conclusão
Escovas de limpeza – ferramenta conveniente para cuidar de várias superfícies, o que facilita significativamente o trabalho e reduz os custos trabalhistas. Equipamentos adequadamente selecionados e de alta qualidade permitem manter a limpeza do ambiente sem esforço significativo.