Resíduos deixados por epóxi ou resina de madeira são alguns dos contaminantes mais difíceis de remover.
A substância pegajosa adesiva tem uma adesão muito boa a qualquer superfície.
Na hora de escolher o que usar para tirar uma mancha de resina, é preciso levar em consideração o seu tipo, o tamanho da área afetada e outros fatores.
Com a abordagem correta, utilizando receitas caseiras e produtos especiais, a resina pode ser removida.
Contente
O que você deve fazer primeiro para remover uma mancha?
Pequenas manchas de resina frescas que não tiveram tempo de secar são muito mais fáceis de remover. Se você agir rapidamente, a probabilidade de eliminar a contaminação sem deixar vestígios aumenta.
Quando a resina acaba de entrar em contato com roupas, pele ou outras superfícies, você deve tentar remover o máximo possível da massa adesiva imediatamente.
Isso deve ser feito com muito cuidado, sem espalhar a mancha por uma área ainda maior. É conveniente usar um guardanapo ou pano para esse fim.
A massa espessa, embora fresca, pode ser levantada com um raspador ou uma colher comum. Depois que a maior parte da resina for removida, resíduos podem permanecer nas roupas ou em outros itens.
Antes de prosseguir com o processamento adicional, o item sujo deve ser preparado - remova a poeira e sujeira. Você também precisa decidir qual produto é adequado para lidar com manchas com base no tipo de resina e tipo de material.
Como você pode remover uma mancha com remédios populares?
Apesar de a resina ser um contaminante complexo que adere com muita firmeza a diversas superfícies, é perfeitamente possível remover essa substância mesmo com meios simples.
Óleo vegetal
Girassol ou outro óleo vegetal pode ser usado como solvente. Um bom resultado pode ser alcançado quando a resina não teve tempo de endurecer.
Álcool
Líquidos contendo álcool podem ser usados como removedores de resina. A melhor opção é o álcool farmacêutico. Se a mancha for pequena, bastará aplicar o produto na esponja e esfregar. É melhor molhar primeiro as manchas ligeiramente secas.
Gasolina
A gasolina refinada é frequentemente usada em casa como solvente.
Aplique sobre um guardanapo e hidrate bem a área com a mancha. para que a resina comece a se separar.
Para maior efeito, um guardanapo embebido em gasolina pode ser deixado sobre a mancha por um quarto de hora. Depois disso, esfregue a área manchada.
Acetona
Acetona pode ser usada para remover resíduos resinosos. Um técnico ou usado para remover esmalte serve. Aplique o produto sobre a mancha, esfregue, deixe agir por alguns minutos e esfregue novamente.
Amônia, terebintina e amido
Um remédio eficaz, mas não agressivo, é uma mistura de amido, terebintina e amônia. Procedimento de preparação:
- Prepare um recipiente para misturar os componentes.
- Despeje 1 colher de chá. amônia.
- Adicione 1 colher de chá. terebintina
- Adicione 1 colher de sopa. amido.
- Misture todos os ingredientes.
Efeito de temperatura
Quando curada, a resina endurece. Pode ser removido pela exposição a baixas ou, inversamente, altas temperaturas. Métodos que envolvem aquecimento ou congelamento são alguns dos métodos principais e muito eficazes para remoção de resina.
Congelando
A exposição a baixas temperaturas permite que a resina endurecida se torne quebradiça. Depois de congelado, pode ser esfarelado e descascado. Este método é adequado para roupas que podem ser colocadas no freezer por algumas horas.
Aquecer
Se o congelamento não for possível, a resina pode ser removida por aquecimento. Sob a influência de altas temperaturas, começará a derreter e será mais fácil de remover.
Este método é adequado para alguns tecidos que podem suportar o calor. É conveniente usar um ferro para esses fins.
Neste caso, é necessário garantir que haja sempre um pano ou papel toalha entre a resina e a sola do ferro. Caso contrário, a massa, que se tornou viscosa, começará a grudar no ferro e a manchar.
À medida que a resina aquece e é transferida para o papel, elas devem ser substituídas por outras limpas.. Antes de praticar o aquecimento, é necessário verificar na etiqueta da peça a temperatura máxima de exposição adequada para um determinado tecido.
Como remover com compostos especiais?
O que mais você pode fazer para remover uma mancha de resina? Além dos materiais improvisados, podem ser utilizados meios especiais para remover a resina.São medicamentos adquiridos, totalmente prontos para uso.
Removedor de manchas Beckmann
Um dos produtos para remover o alcatrão das roupas é o tira-manchas TM Beckmann. Foi projetado para remover não só resina do tecido, mas também óleos técnicos, além de betume.
O medicamento é aplicado na mancha não diluído e deixado agir. Neste caso, é necessário garantir que a composição não seque. Depois que o tira-manchas começar a agir, a área manchada é limpa, removendo a sujeira restante com um pano úmido. Preço – cerca de 200 rublos.
Limpador Sonax
O produto Sonax destina-se à limpeza de carrocerias de automóveis de resina de árvore e poluição orgânica das aves. O produto pode ser utilizado em pinturas, peças cromadas, vidros, plásticos, inclusive para limpeza de qualquer tipo de faróis.
Além de ser utilizado na limpeza de automóveis, o Sonax é adequado para tratar outras superfícies - vidros de janelas, quadros de bicicletas, etc. O medicamento é utilizado de acordo com as instruções. O preço da garrafa é de 0,4 l. – cerca de 750 rublos.
Mellerud
O produto destina-se à limpeza de superfícies de:
- cola,
- resinas,
- fuligem,
- gordura, etc
A preparação pode ser usada para limpeza:
- pedra,
- madeira,
- tecidos,
- PVC,
- cerâmica.
Se necessário, o tratamento deve ser repetido. Preço – cerca de 500 rublos.
Recursos de remoção
Dependendo de onde exatamente a resina atingiu, é selecionado o método de exposição apropriado, mais adequado para o caso específico.
Do cabelo
Nos casos em que gotas viscosas atingem sua cabeça, deve-se agir com muito cuidado. Após a quantidade máxima de adesivo ter sido coletada, Aplique óleo de girassol, loção corporal ou creme rico nos fios.
À medida que a substância amolece, ela se torna flexível e pode ser puxada para baixo ao longo do fio.
Vou te contar mais detalhes esse artigo.
Pele
Recomenda-se remover a resina da pele e também dos cabelos, utilizando compostos gordurosos e oleosos. Para isso, pode-se usar óleo de bebê, creme facial gorduroso, óleo vegetal e até maionese. Como remover resina das mãos, leia Aqui.
Carro
Na maioria das vezes, o carro sofre com a entrada de resina de árvores e botões de plantas pegajosos.
A melhor opção neste caso são produtos químicos automotivos especiais.. Antes de usar o medicamento, é necessário verificar todas as informações da embalagem do produto.
Você pode aprender como remover alcatrão de um carro aqui.
Tecidos
É necessário lavar a resina levando em consideração o material com que é feita a peça. Este é um ponto muito importante, pois o produto errado pode ser ineficaz ou até danificar o próprio tecido.
Solventes como gasolina e querosene podem ser usados para limpeza.. Tira-manchas também são uma boa opção. Leia sobre como você pode remover a resina das roupas. Aqui.
Tábuas, bancos, bancos na rua
Pode ser necessário remover a resina da placa antes de utilizá-la em construção, acabamento, etc. As áreas de madeira com vazamento de material pegajoso diferem em cor.
Os seguintes solventes irão ajudá-lo a lidar com a oleorresina:
- Espírito branco;
- terebintina;
- gasolina refinada;
- acetona, etc
Leia mais em esse artigo.
Peles de cães, gatos e outros animais
Se o seu animal de estimação ficar sujo com resina de árvore, então Você pode usar os seguintes métodos para eliminá-lo:
- Corte o pedaço de pelo afetado.
- Aplique óleo vegetal e tente retirar a resina com cuidado.
- Use loções corporais hipoalergênicas.
Se o animal estiver manchado com epóxi, você pode cortar cuidadosamente o pelo emaranhado. Ou use produtos que contenham álcool para remover.
Serra circular
A resina pode acumular-se nos dentes e pontas de uma serra circular durante a operação. Como lidar com isso pode ser visto claramente no vídeo:
De vidro
Um dos seguintes solventes ajudará a remover manchas de alcatrão do vidro:
- Espírito branco;
- acetona;
- álcool, etc
Um bom efeito também é garantido pelas preparações autoquímicas para resina.
Rebolo
O procedimento de limpeza do rebolo pode ser visto no vídeo:
Tipo de resina: o que isso afeta?
As resinas que podem causar manchas são podem ser divididos em dois grupos principais:
- Sintético.
- Natural.
Apesar de suas diferentes origens, todos são caracterizados por altas propriedades adesivas e pegajosas.
Epóxi
Epóxi é uma substância sintética. É obtido quimicamente. Esta resina é utilizada em trabalhos de reparação, construção, etc. Ao entrar em contato com o endurecedor, a composição epóxi endurece e torna-se resistente às influências externas.
Ele lhe dirá como remover a resina epóxi de várias superfícies. esse artigo.
Amadeirado
A resina da árvore é um líquido espesso, escuro e viscoso.. É produzido em grandes quantidades por pinheiros, bétulas e alguns outros tipos de árvores.
Proibições
Ao remover a resina, lembre-se de algumas proibições:
- É possível remover substâncias aderentes com objetos pontiagudos, por exemplo, uma faca, apenas em situações limitadas - para cortar a própria “gota”. Em outros casos, não é aconselhável o uso de objeto pontiagudo, pois pode danificar o próprio material de base.
- Não é aconselhável usar solventes químicos para limpar cabelos e mãos. Agentes agressivos podem causar irritação, causar reação alérgica e até causar feridas.
- Se o remédio escolhido para remoção de resina não ajudar e você pretende usar outro, o anterior deve ser lavado.
- Você não deve usar força ao remover a camada adesiva da superfície - isso pode danificar a superfície.
- Não há necessidade de pressa para lavar um tecido manchado, pois a lavagem regular não remove a resina.
Recomendações
Para que a remoção da resina ocorra de forma eficaz e sem surpresas desagradáveis, Recomenda-se levar em consideração as seguintes dicas:
- Antes de utilizar um produto especial, deve-se certificar-se de que ele se destina a um tipo específico de resina e pode ser aplicado no tipo de superfície que foi danificada. Informações sobre isso podem ser encontradas na embalagem.
- Quanto mais cedo você começar a remover a contaminação, maior será a chance de ela ser removida sem deixar vestígios.
- Antes de começar a retirar a marca do tecido, é preciso localizar a mancha para que a resina não se espalhe por uma área ainda maior.
- Ao remover uma mancha, você precisa mover-se da borda em direção ao centro da marca.
- Não permita que a substância espessa e pegajosa se espalhe pela superfície do material. Se entrar em contato com o tecido, o material ao redor do perímetro da marca pode ser umedecido para que a mancha não fique ainda maior.
Conclusão
Se surgir a dúvida de como limpar a resina, você pode usar receitas populares, métodos térmicos e preparações especiais adquiridas. Cada método possui limitações que devem ser levadas em consideração.