Como escolher e trocar o óleo de um soprador de neve?

foto49177-1Um soprador de neve não pode funcionar sem combustível e lubrificantes. Se os proprietários dos equipamentos não tiverem dúvidas sobre a gasolina, encontrar o óleo certo apresentará uma série de dificuldades.

Leia o artigo sobre quais tipos de óleos existem, quais são adequados para sopradores de neve, como trocá-los corretamente e com que frequência e muito mais.

Tipos de óleos para sopradores de neve

Quase todos os fabricantes de equipamentos para remoção de neve produzem sua própria linha de óleos, que recomendam usar em suas máquinas.

Algumas empresas afirmam que o uso de lubrificante não original é motivo para a recusa do serviço gratuito. Portanto, antes de usar outra composição, é necessário estudar os termos da garantia.

Para reabastecer motores sopradores de neve, são usados ​​​​3 tipos de óleos:

  1. Mineral. Esta é a opção mais econômica, que é a destilação direta do óleo. Portanto, a composição final contém enxofre, que pode provocar oxidação das partes metálicas do motor. O óleo mineral também contém componentes que queimam no motor e obstruem seus canais. Portanto, deve-se escolher um produto em que a quantidade de enxofre não ultrapasse 1%. Para designar esse óleo, utiliza-se a inscrição “Mineral”.
  2. foto49177-2Sintético. A desvantagem desse óleo é seu alto custo. Porém, a composição é consumida de forma mais econômica do que sua contraparte mineral.

    Além disso, esse lubrificante é resistente a temperaturas extremas, o que é importante para uso em equipamentos de remoção de neve.

    Não fica mais espesso em geadas severas e não perde suas propriedades em climas quentes. Ao escolher esse óleo, você deve procurar a inscrição “Totalmente Sintético” na embalagem.

  3. Semi sintético. É composto por 70% de óleo mineral e 30% de óleo sintético. Essas formulações são muito procuradas porque seu preço é inferior ao de um produto sintético e sua qualidade é superior à dos óleos minerais. A marcação no recipiente é “Semi-Sintética”.

Dependendo da temperatura ambiente, o óleo são divididos em:

  • verão;
  • inverno;
  • universal.

Como o equipamento de remoção de neve é ​​​​usado na estação fria, tanto o óleo de inverno quanto o óleo universal são adequados para ele. Ao escolher esta última composição, é necessário esclarecer em que faixa de temperatura ela não perde suas propriedades e correlacionar os dados com as condições climáticas vigentes na região.

Qual é melhor para derramar?

A escolha do óleo para um soprador de neve é ​​​​influenciada pelo tipo de motor. Existem 2 opções:

  1. Motor dois tempos. Nos motores de dois tempos, o óleo é misturado à gasolina. Na maioria das vezes, esse processo é automatizado. Portanto, o óleo deve queimar de forma eficiente, mas não emitir grande quantidade de fuligem.
  2. Motor de quatro tempos. Este é um tipo moderno de motor em que o óleo é utilizado separadamente da gasolina. É importante para ele que o lubrificante retenha suas propriedades originais pelo maior tempo possível.
O lubrificante deve corresponder ao tipo de motor: um motor de 4 tempos não deve ser abastecido com composto destinado a um motor de 2 tempos e vice-versa.

Outro critério de seleção são os parâmetros de viscosidade:

  • se a máquina operar a uma temperatura não inferior a -10 graus, você poderá usar uma composição marcada como 20W;
  • quando a temperatura do ar atinge -15 graus, é permitido abastecer o motor com líquido com classificação de 15W;
  • se for necessário operar o equipamento a -20 graus, use óleo com viscosidade de 10W;
  • para invernos frios com mudanças de temperatura de até -25 graus, o óleo 5W é aplicável - é o mais popular;
  • Para regiões com invernos gelados, o óleo 0W é adequado - a máquina funcionará suavemente mesmo a -30 graus.

O que acontece se você preencher outra coisa?

O maior perigo de usar o lubrificante errado são os danos ao motor. É esta unidade a mais cara em um soprador de neve.

Seu conserto custa pelo menos 6.000 rublos, e uma substituição completa pode custar metade do preço de um soprador de neve. Além disso, a utilização de óleo inadequado é motivo para a recusa do serviço de garantia.

Entre outras consequências do uso óleo errado:

  1. foto49177-3Surgem dificuldades ao tentar ligar o motor. O óleo muito espesso não conseguirá cobrir todas as partes móveis.
  2. Vazamento de óleo.
  3. O aparecimento de um cheiro de queimado. Se a viscosidade for insuficiente, durante a operação do motor seus aditivos irão quebrar e queimar.

    Com o tempo, isso fará com que o motor falhe.

  4. Consumo excessivo de combustível. O óleo espesso aumenta a resistência do pistão, o que fará com que seu equipamento consuma mais gasolina.

Para evitar problemas com o funcionamento do soprador de neve, é necessário abastecer o motor com a composição recomendada pelo fabricante.

Substituição

Para trocar o óleo do motor do soprador de neve, você precisa fazer o seguinte:

  • estacione o carro em uma superfície plana;
  • ligue o motor e deixe-o funcionar por 5 minutos para que o lubrificante aqueça;
  • desligue o motor;
  • prepare um recipiente de tamanho adequado - será necessário drenar o líquido residual;
  • coloque um recipiente sob o orifício de drenagem e abra a tampa;
  • espere até que a composição esteja completamente drenada;
  • feche a tampa do dreno;
  • desparafuse a tampa de enchimento;
  • despeje uma porção de óleo fresco, feche a tampa;
  • dê partida no motor para que ele fique uniformemente distribuído por seus elementos internos;
  • use a vareta para avaliar o nível do fluido no motor - se estiver baixo, adicione a quantidade que falta da composição.
Se o óleo for acidentalmente transbordado, o excesso deve ser drenado pelo orifício de drenagem ou bombeado com uma seringa. O segundo método evitará o vazamento de um volume descontrolado.

Se houver muito óleo no motor, ele respingará e inundará a vela de ignição. Se faltar lubrificação, o motor começará a superaquecer, o que levará à destruição de seus elementos internos.

Além do motor, é necessário trocar o óleo da caixa de câmbio. Uma seringa médica é usada para preenchimento. Ordem de serviço:

  1. foto49177-4Remova a caixa e os cabos da unidade.
  2. Aperte os parafusos localizados atrás da rampa de descarga de neve.
  3. Remova a correia helicoidal da polia.
  4. Desmonte o eixo, o sem-fim e o impulsor e aperte os parafusos do sem-fim.
  5. Retire a caixa de engrenagens, divida-a em duas partes e adicione uma porção de óleo.

A montagem é realizada na ordem inversa.

Com que frequência ele precisa ser alterado?

Se a máquina for nova, a primeira troca de óleo será realizada após 3-5 horas de operação contínua. O procedimento é repetido uma vez por temporada antes de ser enviado para armazenamento ou a cada 55 horas de operação contínua no modo padrão.Se a temperatura ambiente estiver baixa, a composição é substituída após 35 horas de operação.


A frequência da substituição do lubrificante depende dos seguintes fatores:

  • área e topografia do território;
  • densidade e profundidade da cobertura de neve;
  • remover gelo ou neve molhada;
  • temperatura do ar;
  • velocidade de trabalho.

Quanto mais fatores forçarem o usuário a operar o equipamento de remoção de neve até o limite, mais frequentemente o óleo precisará ser trocado.

Uma condição importante para o correto funcionamento do motor é um nível de lubrificação suficiente. Portanto, é necessário realizar medições antes de cada inicialização do equipamento.

Posso usar um carro?

Existe a opinião de que é impossível encher um soprador de neve com óleo destinado a automóveis. Na verdade, isso não é verdade. Se a composição atender aos parâmetros de viscosidade e não contiver aditivos ou excesso de enxofre, poderá ser utilizada em equipamentos de remoção de neve. Não prejudicará o motor.

O mito de que o motor pode ser danificado se for abastecido com o óleo usado no carro foi iniciado pelos próprios fabricantes. Seu objetivo é vender mais de sua marca própria.

A única exceção são os equipamentos novos, que estão na garantia.. É preferível abastecê-lo com o óleo especificado no manual do usuário. Caso contrário, você poderá perder a oportunidade de obter serviço gratuito.

Onde e por quanto comprar?

foto49177-5Você pode comprar óleo para abastecer o motor do soprador de neve em lojas de varejo e nas principais plataformas online. O custo depende da marca, tipo de óleo, sua viscosidade e componentes incluídos na composição.

Preços aproximados para 1 litro:

  1. Mineral - cerca de 800 rublos.
  2. Sintético - a partir de 2.500 rublos.
  3. Semi-sintético - cerca de 1.000 rublos.

Comprar numa plataforma online é cómodo porque em poucos minutos pode comparar preços e escolher a opção que mais lhe convém.

Conclusão

O óleo para soprador de neve é ​​​​o elemento básico de seu funcionamento. A escolha da composição errada, a substituição intempestiva ou incorreta podem causar distúrbios no funcionamento do motor e até mesmo sua quebra.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas