Aconselhamento profissional sobre como remover arranhões de móveis de maneira rápida e eficaz
Os móveis de madeira adaptam-se harmoniosamente a quase todos os interiores modernos, conferem aconchego ao ambiente e têm um cheiro especial.
O aparecimento de arranhões na bancada, na porta do armário ou no apoio de braço do sofá não é motivo de frustração. Este é um sinal de que é hora de agir.
Como remover arranhões em móveis de madeira polida? Recomendações de profissionais e conselhos de donas de casa experientes irão ajudá-lo a realizar trabalhos de restauração em casa.
Contente
Livrar-se de danos
Você pode eliminar vestígios de danos mecânicos em superfícies de madeira usando produtos profissionais e receitas populares. Devem ser escolhidos levando em consideração a cor, textura e capacidades da dona de casa. Se os móveis forem caros, é melhor não economizar. Existe o risco de danificar o interior e incorrer em custos adicionais.
Cera
A cera para móveis pode ser macia ou dura. O primeiro é usado para remover defeitos superficiais, o segundo é usado para restaurar peças com danos graves. Uma vantagem adicional é a gama de cores, que permite restaurar qualquer produto de madeira.
O algoritmo para trabalhar com qualquer tipo é idêntico:
- Limpe a madeira.
- Aqueça o material.
- Aplique nos danos.
- Deixe secar por 15-20 minutos.
- Faça o polimento da superfície.
O excesso de cera deve ser retirado, é melhor usar uma espátula de plástico para isso.
Este vídeo mostrará como trabalhar com cera para móveis:
Graxa de sapato
Nem sempre uso o produto para o fim a que se destina. As donas de casa recomendam usá-lo para restaurar superfícies de madeira. É conveniente aplicar graxa para sapatos com uma esponja, mas há uma desvantagem - é difícil escolher a tonalidade desejada.
Modo de aplicação:
- limpe a madeira;
- aplique o produto;
- deixe secar;
- Remova os resíduos com um pano macio e sem fiapos.
Toque de móveis
Este é um material de restauração pronto e fácil de usar. A aparência lembra um toque clerical, você pode adquirir qualquer tonalidade em lojas especializadas de ferragens e supermercados.
Modo de aplicação:
- Aplicar o produto em várias camadas na área danificada com pincel até eliminar o defeito.
- Remova o excesso com um objeto duro, mas não pontiagudo. A borda de um cartão plástico serve. Faça o polimento da superfície com um pano macio ou feltro.
Para combinar com a cor, você pode usar um marcador especial ou cobrir a área com verniz. É melhor usar o produto em frasco spray. Ao usar um retoque de móveis, é necessário fazer uma pausa entre as manipulações de pelo menos 15 minutos, caso contrário as camadas não secarão bem.
Usando um golpe para restaurar um produto de madeira - no vídeo:
mancha
O líquido universal remove eficazmente microdanos na madeira. A composição penetra profundamente na estrutura do material, colore-o, mas mantém a sua textura. A tinta é aplicada com pincel em várias camadas e mascara eficazmente os defeitos superficiais.
Para obter a tonalidade desejada, é necessário pintar uma pequena área do produto que não seja perceptível. Depois de atingir uma cor natural, pode-se prosseguir com o processo de restauração.
polonês
Os polidores para móveis de madeira mascaram facilmente arranhões superficiais, removem manchas e adicionam brilho à superfície.
Os fundos podem ser baseados em:
- cera;
- óleos;
- silicone
Óleo – preenche arranhões e danos, a superfície fica lisa e brilhante. Excelente produto para remover arranhões e arranhões em superfícies de madeira.
O silicone é o líder entre os esmaltes. Possui composição mais líquida e desempenha diversas funções:
- Preenche vazios causados por danos mecânicos (arranhões, lascas).
- Limpa a superfície da sujeira.
- Protege a superfície da umidade.
- Possui propriedades antibacterianas.
Cera – cobre uniformemente a superfície com uma película protetora gordurosa, que é um agente antiestático orgânico. Como resultado, arranhões superficiais tornam-se invisíveis.
Noz
A noz mascara os riscos graças ao corante natural juglone. O composto orgânico está presente no suco da casca e da polpa.
Amplamente utilizado:
- para tingir tecidos, especialmente lã,
- uma pia
- na indústria alimentícia e cosmetologia.
Outra vantagem é que a juglona é tóxica para os insetos e é um herbicida eficaz.
As nozes ajudam a ocultar visualmente os danos mecânicos nos móveis de madeira. Para fazer isso você precisa:
- divida o kernel em metades;
- tratar a área danificada de uma das peças sem usar força física;
- deixe o suco penetrar na superfície;
- remova o brilho oleoso com um pano macio.
Não espere resultados instantâneos; o efeito se tornará perceptível após a secagem. Você pode substituir a noz por óleo de noz, que deve ser aplicado em um guardanapo e tratado a superfície.
Uso de meios especiais
Eles são convenientes, eficazes, mas não são baratos. Freqüentemente, há um problema ao selecionar a tonalidade desejada. Produtos populares:
- Lápis de cera coloridos. A cera preenche os vazios e a tonalidade certa torna a área invisível.
- Escotilha. Convenientemente aplicado com pincel na tampa, o excesso deve ser removido.
- Massa. Ajuda a eliminar rachaduras e arranhões profundos. É utilizado somente após limpeza e lixamento da área.
O remédio de ação mais rápida são composições universais para remover arranhões de qualquer superfície, por exemplo, Anti-Scratch.
O que fazer com arranhões profundos?
Não será possível disfarçar danos superficiais graves com remédios populares. Para isso, é preferível usar massa, que deixará a área danificada lisa e limpa. É necessário usar apenas massa para madeira de alta qualidade.
Modo de aplicação:
- limpe a superfície com lixa fina;
- limpar e desengordurar danos;
- aplique o material com espátula, retire o excesso;
- lixe com lixa de grão fino.
Se a tonalidade da massa corresponder à cor principal, não será necessária pintura. Caso contrário, você precisará usar tinta.Se necessário, a área é envernizada. Você pode remover danos profundos ou lascas usando cera colorida.
Características de remoção levando em consideração a cor e tipo de material
Os produtos para tratar defeitos em superfícies de madeira devem ser selecionados levando-se em consideração a cor do material.
De madeira escura e clara
Danos à madeira escura (carvalho vermelho, nogueira) pode ser disfarçado com um produto farmacêutico barato - iodo. Basta umedecer um bastão higiênico ou cotonete em líquido e aplicar no arranhão. Quando o produto for absorvido e seco, a área danificada ficará como nova.
Para eliminar defeitos em móveis de cores claras, pode-se usar parafina, usada na fabricação de velas. O material deve ser amassado para que fique plástico e esfregado no dano em círculo. Remova os restos.
Com madeira
Você pode remover os danos da madeira com uma solução caseira. Receita: misture vinagre de mesa e azeite na proporção de 1:3. Esfregue bem o líquido resultante na área danificada e esfregue com um pano seco e sem fiapos feito de tecido natural (algodão).
Se a dona de casa não estiver preparada para correr riscos, você pode usar a ferramenta profissional Scratch Cover Tableau.
Com polido
Arranhões no polimento podem ser removidos usando os métodos listados acima.. Ceras, polidores e corantes são adequados. A maneira mais rápida e econômica são os saquinhos de chá. Deve ser enchido com água, mantido no fogo por meia hora e resfriado. Trate o arranhão com uma decocção concentrada (localmente).
O produto profissional Tableau Lavender Wax Polish também é adequado.O polidor à base de cera resolverá o problema e dará brilho aos móveis.
Recomendações
Os principais fabricantes de móveis afirmam que é mais fácil proteger seus produtos contra danos em tempo hábil do que restaurá-los e recomendam:
- Use acessórios de proteção. Isto é especialmente verdadeiro para bancadas de madeira. Toalhas de mesa, tábuas de corte e almofadas quentes minimizam o risco de danos mecânicos.
- Remova o excesso de umidade. A madeira pode ficar deformada quando exposta à água.
- Use apenas esponjas macias e panos sem camada abrasiva para limpeza. Eles deixam microarranhões nos móveis, o que se tornará um grande problema com o tempo.
- Escolha apenas produtos de cuidado destinados a este material. Composições com componentes agressivos e abrasivos não são estritamente recomendadas.
Se você estiver interessado em como remover arranhões pequenos e profundos de diversas superfícies e objetos, dê uma olhada em esse capítulo.
Conclusão
Durante o transporte e uso, os móveis costumam sofrer: rachaduras, lascas e arranhões aparecem na superfície. Não há necessidade de pressa para substituí-lo por um novo, pois despesas não planejadas podem afetar negativamente o orçamento familiar.
É melhor aproveitar dicas eficazes e realizar trabalhos de restauração em casa. Se se trata de móveis antigos, você deve procurar imediatamente ajuda de profissionais.