Arranhões no carro prejudicam sua aparência. Ninguém será capaz de evitar seu aparecimento. Mesmo com o estilo de condução mais cuidadoso, eles aparecerão mais cedo ou mais tarde.
Para saber como se livrar de arranhões (pequenos e profundos) na carroceria, no pára-choque do carro, nas peças de vidro e plástico do carro, leia o artigo.
Contente
Como remover arranhões da carroceria de um carro?
A carroceria do carro é mais suscetível a arranhões. É ele quem mais sofre com pedrinhas lançadas, água de má qualidade nas pias, uso de produtos abrasivos e galhos.
Como remover danos pequenos e leves (inclusive de galhos)?
Pequenos arranhões deixados por galhos podem ser removidos com polimento superficial. É realizado por meios improvisados ou adquiridos. Eles terão a mesma eficácia.
Métodos tradicionais para remover arranhões superficiais:
- polimento de cera;
- polimento com pasta de dente;
- tratamento com pasta GOI.
Formulações adquiridas:
- Esmalte corporal Doctor Wax Polyflon. Preço – 650 rublos.
- Lavr polidor corporal ultra-rápido Superfast Car Polish. Preço – 250 rublos.
- Esmalte corporal Astrohim Anti-riscos. Preço – 120 rublos.
Independentemente do produto que você escolher para remover pequenos arranhões, eles são usados de acordo com o mesmo esquema:
- A carroceria do carro é lavada com água e sabão ou shampoo para carro.
- Se o produto for adquirido, agite-o para distribuir uniformemente a composição dentro do frasco.
- Aplique o produto sobre o dano em uma camada uniforme.
- Faça o polimento da composição em movimentos circulares com um pano macio e seco.
- Deixe o produto secar.
- Retire o excesso com um guardanapo de papel.
Ao escolher um polidor profissional, é preciso estar atento ao escopo de sua aplicação. Deve ser projetado para processar o corpo, não vidro ou plástico.
Sem pintura
Arranhões de profundidade média podem ser removidos com um lápis de cera restaurador. É usado da seguinte maneira:
- lave a parte danificada para remover completamente o pó da estrada, mesmo que esteja limpa, este ponto não pode ser ignorado;
- desengordurar a área de tratamento com álcool aplicado em um algodão;
- encobrir cuidadosamente o dano com um lápis, é preciso trabalhar com cuidado, tentando não atingir áreas inteiras;
- após finalizar o trabalho, esfregue a marca do lápis com uma esponja de borracha;
- Dê brilho ao corpo usando um pano de feltro macio.
Produtos populares:
- Lápis corretor de cera Kerry. Preço – 150 rublos.
- Lápis anti-riscos para passarela. Preço – 240 rublos.
- Lápis corporal Doctor Wax para pintar arranhões. Preço - a partir de 450 rublos.
Mascarar arranhões com lápis é uma medida temporária. Depois de algum tempo, os defeitos reaparecerão. Quanto mais profundos forem, maior será a probabilidade de não ser possível prescindir de uma restauração completa.
Com pintura
Arranhões profundos na carroceria exigem grandes reparos na peça seguidos de pintura. Procedimento:
- Remova a sujeira da superfície e desengordure-a.
- Lixe o arranhão com uma lixa abrasiva fina marcada P2000. Durante o trabalho, a área tratada é umedecida com água.
- Usando um pincel ou seringa de ponta fina, aplique tinta em duas camadas no arranhão.
- Ao secar, forma-se uma protuberância natural, que precisa ser limpa com lixa.
- A superfície polida do corpo é revestida com verniz transparente. Quando endurece, o excesso é removido com lixa.
- Faça o polimento da peça com cera. Para obter o efeito ideal, use uma lixadeira com bico macio.
Ao trabalhar com lixa ou outro material para lixar a superfície, é necessário controlar a força de pressão sobre o material. Se você pressionar com muita força, novas abrasões aparecerão no carro. Você pode usar fita adesiva para proteger áreas não danificadas.
Você pode encontrar kits de reparo à venda. Eles incluem um frasco de tinta em miniatura e um pincel. Um pacote é projetado para várias vezes. É conveniente que você possa usar o produto imediatamente após detectar um defeito. Isso é exatamente o que muitos proprietários de carros antigos fazem. Eles retocam periodicamente arranhões e outros danos, economizando em reparos globais.
Como você pode eliminar marcas profundas?
Arranhões profundos não podem ser removidos por meios improvisados. O efeito da pasta de dente ou da cera será apenas temporário. Já que não só a pintura e o primer ficam danificados, até o metal. Se não for possível restaurar imediatamente o arranhão, pode-se recorrer a estes meios, mas na primeira oportunidade é realizada a pintura completa.
Você pode fazer a restauração sozinho. A área danificada é lixada com lixa, pintada, envernizada e polida. Após este tratamento, não restará nenhum vestígio do arranhão. Se a peça estiver seriamente danificada, entre em contato com uma oficina mecânica. Leia mais sobre como remover arranhões profundos em um carro. Aqui.
Livrar-se de defeitos no plástico
Arranhões em peças plásticas de automóveis requerem uma abordagem especial, uma vez que esse material é mais suscetível à deformação do que o metal.
Para se livrar de defeitos superficiais, use cera ou polidor de plástico. Danos profundos são removidos com um secador de cabelo.
Eles aquecem a peça até que sua superfície fique nivelada. Porém, este método requer cuidados especiais. Se o plástico superaquecer, ele ficará deformado, resultando na necessidade de substituição de componentes.
Deve-se lembrar que existe uma diferença entre o processamento de peças plásticas externas e internas. O material do interior é mais macio, por isso requer um manuseio cuidadoso. Vou te contar com mais detalhes esse artigo.
Lidando com arranhões no vidro
Arranhões no vidro podem ser bem polidos. É realizado com pasta GOI, lixa de grão fino e até pasta de dente. Esses compostos ajudarão a lidar com pequenos danos e abrasões.
Se o defeito for profundo, você não pode prescindir da ajuda de especialistas. Tentar lixar esses danos sozinho é perigoso, pois pode se transformar em uma rachadura a qualquer momento. Como resultado, o vidro terá que ser totalmente substituído. Detalhes - em esse artigo.
Nós mesmos restauramos o pára-choque
É o pára-choque que mais frequentemente sofre com fatores mecânicos, por isso arranhões se formam regularmente nele. Se o dano for superficial e a peça for feita de plástico, não será difícil restaurar sozinho sua aparência atraente.
Substâncias como:
- Lubrificante VD-40,
- cole GOI,
- polidores à base de cera.
Para lidar com arranhões profundos você terá que fazer um esforço. Você pode nivelá-los usando um secador de cabelo. No entanto, este método só é adequado para superfícies não pintadas.
Em outros casos, a peça deverá ser lixada, preparada e pintada.. Você pode fazer isso sozinho ou solicitar um serviço em uma oficina mecânica. Você pode aprender como se livrar de arranhões no pára-choque de um carro aqui.
Entrando em contato com especialistas: preço do serviço
Se os arranhões forem profundos ou múltiplos, você não deve desperdiçar dinheiro e esforço comprando esmaltes. É melhor entrar em contato imediatamente com especialistas e solicitar uma restauração abrangente. Dependendo da área que precisa ser tratada, o preço do serviço é diferente.
Custo estimado:
- combater arranhões superficiais no corpo custará de 300 a 700 rublos;
- danos profundos serão removidos na oficina por 3.000 a 7.000 rublos;
- remover um arranhão do vidro custa 500 rublos;
- o pára-choque será restaurado por 2.000 rublos;
- se o plástico interno estiver danificado, o centro de serviço automotivo assumirá o trabalho por 500 rublos;
- com defeitos extensos e profundos, a quantidade aumenta 3 vezes.
Informação util
Dicas para remover arranhões de diferentes partes do carro:
- Você precisa começar a remover arranhões profundos imediatamente. Se você dirigir com eles por muito tempo, o carro começará a enferrujar.
- Antes de lixar, a superfície é cuidadosamente limpa. A sujeira presa sob a pele causará o aparecimento de novos arranhões profundos.
- A retificação de quaisquer peças é realizada pelo método úmido. Durante o trabalho, a superfície é umedecida com água limpa.
- Se um arranhão estiver coberto de corrosão, não poderá ser pintado. Primeiro você precisa limpar a ferrugem.
- Se a máquina estiver em uso por muito tempo, sua cor irá desbotar. Portanto, um arranhão coberto com tinta nova será diferente. Não se preocupe, depois de um tempo a cor ficará uniforme.
Se você estiver interessado em como remover arranhões pequenos e profundos de diversas superfícies e objetos, dê uma olhada em esse capítulo.
Conclusão
Você pode remover pequenos arranhões do seu carro sem pintar. Para isso, utilizam materiais que dão polimento à superfície, nivelam-na e tornam os danos menos perceptíveis.
Se o defeito for profundo, não será possível solucioná-lo sem limpar e aplicar uma nova camada de tinta.. Você pode fazer esse trabalho sozinho, se tiver as ferramentas e os materiais.