Características, tipos e frequência de limpeza em instituições médicas
Qualquer instalação médica deve ser mantida perfeitamente limpa.
A limpeza em hospitais e clínicas não é realizada a critério da administração ou da equipe, mas de acordo com as exigências da SanPiN.
Leia o artigo sobre quais tipos de limpeza existem nas instituições médicas e como devem ser implementadas.
Variedades de acordo com SanPiN
A unidade médica realiza limpeza preliminar, atual, final e geral. Esses procedimentos são realizados por pessoal médio e júnior.
Preliminares
Pré-limpeza sempre acontece pela manhã. A principal tarefa do pessoal é retirar o pó que se acumulou na superfície durante o descanso noturno e preparar o centro médico para os próximos trabalhos.
Todos os procedimentos são realizados não apenas com pano úmido, mas com o uso de soluções antissépticas. Pisos, paredes e peitoris de janelas devem ser tratados. A finalização da pré-limpeza é o acendimento da lâmpada bactericida.
Atual
A limpeza de rotina é realizada durante o horário de trabalho. A sua frequência depende das características da sala:
- Nas salas de cirurgia é realizado após cada paciente. Deve-se observar o regime virucida, ou seja, após o tratamento não deve haver vírus vivos na sala. Isso se aplica a superfícies e ao ar.
- Sala de jantar, área de distribuição, buffet. O tratamento é realizado após cada refeição.
- Maternidade - 3 vezes ao dia.
- Sala de tratamento, vestiário, sala de exames e demais salas assépticas - 2 vezes ao dia.
- Nas salas administrativas e de utilidades, a limpeza de rotina é realizada uma vez ao dia.
O processamento atual inclui os seguintes itens:
- os funcionários vestem uniformes de trabalho e preparam soluções desinfetantes;
- umedeça um pano limpo com ele e limpe todas as superfícies - se estiverem sujas com fluidos biológicos, use uma solução desinfetante especializada;
- Certifique-se de lavar pias, paredes, rodapés, móveis;
- os instrumentos são esterilizados;
- O lixo é descartado de acordo com as normas SanPin.
Para desinfetar o ar, acenda uma lâmpada bactericida. Ela deverá trabalhar no mínimo uma hora, de acordo com horário previamente traçado.
Final
Limpeza final realizado no final do dia de trabalho. Sua finalidade é limpar e desinfetar todas as superfícies após a conclusão dos procedimentos básicos.
Certifique-se de lavar o chão, bem como todas as superfícies localizadas na altura humana, incluindo paredes. A limpeza final deve terminar com quartzo.
O procedimento para sua realização não difere do matinal.. A principal diferença é a necessidade de destinação do lixo, que não está disponível no início da jornada de trabalho (a menos que o posto médico funcione no turno noturno).
Em geral
A limpeza geral é realizada de acordo com o cronograma. A sua frequência depende das características da sala em que é realizada.O principal objetivo desse tratamento é prevenir a propagação da infecção, portanto o uso de soluções desinfetantes é um pré-requisito.
Frequência da limpeza geral, dependendo do tipo de quarto:
- sala de exames, sala de tratamento e vestiário - uma vez por semana;
- centro cirúrgico e sala de parto – uma vez por semana;
- enfermarias, consultórios médicos, salas administrativas e de utilidades - uma vez por mês.
limpeza de primavera envolve executar a seguinte sequência de ações:
- Afastando os móveis. Primeiramente, todo o conteúdo é retirado das mesinhas de cabeceira e prateleiras, as superfícies internas dos armários são limpas do pó e tratadas com desinfetantes.
- Lavagem de paredes, tetos e móveis.
- Mergulhe o borrifador em uma solução desinfetante por uma hora.
- Ventilação da sala.
- Lavar o chão com água quente.
- Seque as superfícies com um pano limpo.
- Desinfecção do ar com lâmpada bactericida ou recirculador. A sala é mantida fechada por uma hora, após a qual é ventilada e os demais desinfetantes são lavados.
- Desinfecção de equipamentos por imersão em solução com propriedades desinfetantes. Antes de guardá-lo, é enxaguado e seco.
- Após a limpeza geral, os funcionários entregam as roupas de trabalho à lavanderia.
O peróxido de hidrogênio 6%, ao qual é adicionado 0,5% de SMS, pode ser usado como desinfetante. Cada instituição médica tem seus próprios meios recomendados para tratamento anti-séptico de superfície. Para evitar a proliferação de flora bacteriana resistente, alternam-se soluções desinfetantes.
Depois de concluir a limpeza geral Uma entrada deve ser feita no livro de registro. Além da data em que foi realizada e do nome completo dos funcionários, é indicado o nome dos desinfetantes utilizados para a realização do tratamento.
Conclusão
Independentemente do tipo de limpeza realizada em um estabelecimento médico, o trabalho deve ser realizado com eficiência. Portanto, todo o pessoal é instruído antes do emprego.
Um pré-requisito é monitorar a conformidade com os requisitos da SanPiN. Esta é a única forma de garantir a não propagação de infecções perigosas dentro e fora do hospital.