Recomendações úteis sobre como remover cera de maçãs e por que isso é necessário
Uma camada de cera ou parafina nas maçãs protege a polpa contra deterioração, ressecamento e prolonga a vida útil da fruta.
No entanto, esta fina camada invisível, uma vez no corpo humano, pode causar danos. A lavagem regular com água não remove a cera, por isso é recomendável utilizar métodos especiais para removê-la.
Contaremos neste artigo como e como remover a cera das maçãs.
Contente
Por que o revestimento de cera é perigoso?
A cera é um produto apícola natural e em pequenas quantidades não causa danos à saúde humana. Mas devido ao seu alto custo, raramente é usado para processar produtos vegetais em massa.
As frutas importadas são, na grande maioria dos casos, revestidas com parafina sintética, que é uma mistura de hidrocarbonetos.
Um análogo artificial da cera é obtido pela destilação de produtos petrolíferos. No trato gastrointestinal humano, as substâncias parafínicas não são decompostas em componentes e não são absorvidas pelo sangue. Seus danos podem ser expressos em perturbações do estômago e dos intestinos.
O segundo perigo é que a casca cerosa pode conter conservantes especiais, bem como resíduos de inseticidas que são usados no tratamento das macieiras até a colheita.
Estas substâncias, que são perigosas para os seres humanos em grandes quantidades, contribuem para:
- retenção de líquidos nos tecidos;
- a ocorrência de intoxicação;
- distúrbios intestinais;
- dores de cabeça.
Como excluir?
O revestimento de parafina fica bem firme na casca da maçã. Não pode ser lavado com nenhum detergente.
água quente
Este método é baseado na capacidade das substâncias de cera e parafina derreterem sob a influência do calor. O ponto de fusão da parafina sintética é de 40-45 graus.
A maçã encerada é mergulhada em água bem quente por 8 a 10 segundos. Retire a fruta e limpe imediatamente a parafina esfoliada com um pano de algodão ou guardanapo de papel.
Como o tempo de permanência da maçã em água quente é curto, todas as vitaminas da casca permanecem inalteradas.
Suco de limão e refrigerante
O produto da interação dos ácidos orgânicos e do bicarbonato de sódio corrói a cera, sendo facilmente removida da superfície das maçãs.
O algoritmo de limpeza é assim:
- As maçãs são colocadas em um pequeno recipiente.
- Polvilhe as frutas com bicarbonato de sódio.
- Esprema o suco do limão.
- Despeje o suco fresco sobre as frutas.
- Esfregue as frutas com a mistura resultante.
- Despeje água quente no recipiente.
- Limpe a casca com uma escova macia.
- Lave as maçãs em água corrente.
Descascar
As tentativas de raspar a placa com uma faca fracassam, pois as partículas de cera penetram nos poros da casca e ali ficam fixadas com segurança.
Um método alternativo e mais radical é a remoção completa da parafina junto com a pele.. No entanto, deve ser utilizado apenas como último recurso.
A casca, independente da cor, contém até 70% de todas as substâncias biologicamente ativas da maçã.
Se a fruta encerada se destinar a ser dada a uma criança pequena, recomenda-se que a casca seja removida.
Conselho
Para evitar problemas relacionados à cera, Recomenda-se escolher produtos ecológicos. Quase todos os lotes de frutas importadas que chegam às prateleiras nacionais são tratados com substâncias parafínicas. Portanto, é aconselhável escolher maçãs de produtores locais.
Parece um revestimento fosco e, se você esfregar a casca com a mão, o revestimento desaparece. As frutas processadas artificialmente têm brilho e brilho que não são removidos pela fricção.
Informações úteis sobre maneiras de remover cera de várias superfícies podem ser encontradas em esse seção.
Vídeo sobre o tema do artigo
Este vídeo mostrará como remover cera e parafina de maçãs:
Conclusão
Para manter a saúde, é recomendável comer maçãs que não tenham sido tratadas com cera artificial. Frutas recobertas por camada protetora devem ser lavadas em água quente ou em uma solução de refrigerante de limão.
Em alguns casos, descascar completamente a fruta é aceitável. Se tiver escolha, você deve preferir maçãs ecologicamente corretas que não sejam revestidas com uma camada protetora especial de cera ou parafina.