Um cano entupido é uma surpresa desagradável que literalmente interrompe a vida em sua casa.
Você pode tentar dissolvê-lo com meios improvisados ou comprados em loja, ou empurrá-lo mecanicamente, mas primeiro você precisa entender exatamente onde ele está localizado e como foi formado.
Instruções detalhadas sobre como limpar um bloqueio em um tubo são descritas no artigo.
Contente
Causas do problema
Bloqueios podem se formar em tubos de plástico e metal. Quanto mais antigo for o sistema de drenagem, maior será a probabilidade de formação de um obstáculo no escoamento da água.
Razões para a aparência:
- acúmulo de restos de alimentos, cabelos, papéis e outros detritos orgânicos e inorgânicos;
- depósitos de gordura que aderem às paredes do tubo e acumulam pequenos detritos;
- depósitos de calcário formados devido a água muito dura e impurezas nela contidas;
- objetos estranhos, como trapos, caindo no orifício de drenagem;
- instalação inadequada do sistema de drenagem;
- danos mecânicos aos tubos.
Não é possível estar 100% seguro contra um entupimento, pode ocorrer mesmo nas pessoas mais cuidadosas que monitoram o estado das tubulações e realizam regularmente limpezas preventivas.
Como determinar sua localização e tipo?
Na maioria das vezes, o esgoto fica entupido nos sifões e nas junções de tubos com cantos e tês. Os bloqueios são divididos em três tipos:
- Local, em que a água fica estagnada em apenas um local, por exemplo, na banheira ou na pia.
- Em geral, quando há água no banheiro e na pia.
- Global, em que o líquido não passa por todas as tubulações.
O bloqueio local pode ser determinado sem problemas, pois na maioria das vezes se concentra no local da vedação d'água do encanamento, ou seja, na área do sifão.
Encontrar a localização de um bloqueio comum também é fácil. Por exemplo, se há água na pia e no banheiro, mas sai bem do vaso sanitário, então ela se formou na espreguiçadeira na área entre o banheiro e o vaso sanitário.
Um bloqueio global bloqueia todo o esgoto no ponto mais distante. Este é o problema mais sério, que muitas vezes exige a chamada de um especialista. Ele determinará a localização do bloqueio usando um tubo flexível com uma câmera na extremidade.
Se isso acontecer após 2 a 5 segundos, o sifão ou a área mais próxima dele estará entupido. Quando o tampão está mais distante, a água demora um pouco mais para fluir para dentro do cano. A obstrução do riser comum é indicada pela subida da água em todas as instalações hidráulicas no apartamento.
Os seguintes tipos de bloqueios são diferenciados:
- Operacional com localização na tubulação, em que fica entupido com restos de comida, cabelos, poeira e gordura. Essas substâncias acabam inevitavelmente no ralo de qualquer apartamento.
- Operacional com localização no sifão. Na maioria das vezes é representado por pequenos detritos.
- Mecânico. Pode ocorrer de forma inesperada, por exemplo, quando grandes detritos entram, ou gradualmente, quando se acumulam lenta e sistematicamente dentro do tubo.
- Tecnogênico. Esse bloqueio se deve a erros cometidos no projeto do sistema de drenagem.
Como eliminar com remédios populares em casa?
Você pode se livrar do bloqueio usando meios improvisados. A receita nº 1 no combate aos engarrafamentos é uma combinação de refrigerante e vinagre. Você precisa proceder da seguinte forma:
- 200 g de bicarbonato de sódio são colocados no orifício de drenagem;
- despeje 200 ml de vinagre de mesa no cachimbo;
- cubra o buraco com trapos velhos e deixe por 15 minutos;
- abra a água quente e enxágue o cano sob alta pressão.
Este método permitirá que você lide com depósitos de gordura localizados nas imediações da entrada do orifício de drenagem. Vou te contar mais detalhes esse artigo.
A soda cáustica é usada como mono-remédio; não é combinada com picada ou outros produtos químicos.
Procedimento:
- 1 kg de refrigerante e 6 litros de água são dissolvidos em um recipiente de metal.
- Agite a composição até que a substância a granel esteja completamente dissolvida.
- Coloque um balde ou bacia no fogo e leve a 70 graus, o líquido não deve ferver.
- Despeje lentamente metade da solução no tubo. Deixe por 2 horas e depois enxágue com água limpa e quente por 10 minutos.
- Aqueça novamente a composição restante e repita o procedimento.
Este método de uso de soda cáustica permite que você lide com bloqueios na primeira vez.
O bloqueio pode ser formado não apenas por substâncias orgânicas, mas também por depósitos de calcário.Este problema é mais comum em tubos de metal. Você pode lidar com esse engarrafamento usando ácido cítrico.
Modo de aplicação:
- 100 g de ácido cítrico são colocados no orifício de drenagem;
- despeje ali 200 ml de água quente;
- feche o ralo com pano ou rolha e deixe agir por meia hora;
- abra a água quente e lave os canos.
Se a água não passar completamente na primeira vez, o procedimento é repetido.
O sabão em pó ajudará a lidar com obstruções causadas por matéria orgânica e sujeira. Ao envolver as menores partículas em uma película de sabão, promove seu movimento para o ralo.
Procedimento:
- 100 g de sabão em pó são colocados no orifício de drenagem.
- Despeje 500 ml de água quente nele.
- Deixe por 30 minutos.
- Lave os tubos sob alta pressão.
Você pode se livrar do odor desagradável e limpar o orifício de drenagem usando pastilhas anti-ressaca Alka-Seltzer. Eles são usados da seguinte forma:
- esmague os comprimidos até virar pó;
- despeje no orifício de drenagem;
- despeje 200 ml de vinagre de mesa e 50 ml de água;
- cubra o ralo com um pano;
- Após 10 minutos, enxágue o cano com água quente.
Como remover rapidamente com compostos especiais?
Se os remédios populares não ajudarem a resolver o problema do entupimento, você pode recorrer a produtos químicos domésticos. Há uma grande variedade de limpadores de cachimbo disponíveis nas lojas. Para escolher a composição certa que não prejudique o abastecimento de água, é preciso levar em consideração os seguintes pontos:
- Pós. Eles são representados por ácidos e álcalis altamente concentrados.Eles são despejados no ralo, enchidos com um pouco de água e deixados durante a noite.
De manhã os canos são lavados. A vantagem desses produtos é o preço baixo e a desvantagem é o inconveniente de uso.
Quando despejado no ralo, parte do pó pode derramar, danificar os encanamentos e danificar as juntas de borracha.
Além disso, se você derramar muita água no cano, o pó simplesmente será levado para o ralo geral e o bloqueio permanecerá no lugar. Isso geralmente acontece quando a sujeira estreita a abertura do tubo em vez de bloqueá-la.
- Produtos líquidos. Eles são representados por soluções menos concentradas de ácidos e álcalis. Eles são simplesmente despejados no tubo e deixados agir pelo tempo especificado nas instruções. Essas composições são mais caras que os pós, mas são mais convenientes de usar. Porém, se permanecer água na tubulação, isso reduzirá a concentração da substância e será ineficaz.
- Géis. Eles são despejados no cano, deixados um pouco e lavados com água limpa. Devido à sua consistência viscosa, permanecem mais tempo no interior, dissolvendo os bloqueios de forma mais eficaz. Estas são as formulações mais eficazes, mas também as mais caras.
Ao escolher um produto, é necessário estudar cuidadosamente o rótulo para esclarecer para que tipo de tubo ele é adequado. A composição pode conter álcalis, ácidos, surfactantes e aromatizantes. Ao reagir com os depósitos, as substâncias ativas os dissolvem, promovendo a limpeza.
Os 3 melhores medicamentos
Limpadores de cachimbo eficazes:
Gel Sanfor
Gel para tubulações, para obstruções complexas.A composição é adequada para processar qualquer tubo, ajuda a eliminar odores, mata bactérias, contém cloro. Preço – 100 rublos.
Como limpar canos com grânulos Bagi Pothan?
O produto é seguro para tubos de metal e plástico e dissolve com eficácia a gordura e os cabelos. Para um tratamento, utilize 100 g de granulado e 100 ml de água quente. Tempo de exposição – 3 minutos. Preço – 450 rublos.
Toupeira Turbo
O produto limpa e desinfeta tubulações, ajuda a eliminar odores desagradáveis e trata as superfícies de forma antibacteriana. Contém cloro. Preço 120 rublos.
Como remover um forte?
Se as formulações populares e compradas em lojas são impotentes na luta contra o bloqueio, elas recorrem a métodos de limpeza radicais. Opções possíveis:
- Aspirador de pó. Uma técnica que pode não apenas soprar, mas também soprar o ar é adequada. É esta função que será útil no combate aos bloqueios. O tubo é envolto em material grosso, encostado no orifício de drenagem e o aspirador é ligado na potência máxima. O fluxo de ar empurrará o entupimento pelo ralo.
- Desentupidor. Despeje a água no ralo, pressione o êmbolo contra ele e trabalhe ativamente com as mãos, pressionando e levantando a alça. A pressão aumentará dentro do tubo, fazendo com que o entupimento avance.
- Cabo. Se o tampão for profundo ou totalmente fixado na curva do tubo, use um cabo de encanamento para capturar o bloqueio e retirá-lo. Primeiro você terá que desmontar o sifão.
O cabo é inserido no tubo e girado no sentido horário, movendo lentamente a ponta para frente. Ao atingir o bloqueio, ele é lentamente rompido e removido junto com o cabo. O tubo é lavado com bastante água morna.
Após uma limpeza radical, você pode recorrer a produtos improvisados ou comprados em lojas.
Leia sobre como limpar um banheiro entupido. Aqui, na pia - aqui, na pia da cozinha - em esse artigo, em uma tubulação de esgoto - em esse.
Quando você deve chamar um encanador?
Se você não conseguir lidar com o bloqueio sozinho, chame um encanador. Você não pode ficar sem a ajuda dele quando há um engarrafamento no ralo do banheiro.. Um especialista também será necessário se surgir um odor desagradável persistente no tubo, que não pode ser eliminado com produtos químicos.
Prevenção
Para reduzir bloqueios em tubulações, medidas preventivas devem ser tomadas regularmente:
- lave a louça em água morna e não fria - o líquido quente dissolve a gordura, evitando que ela grude nas paredes;
- instale uma malha que retenha partículas de alimentos, cabelos e outros contaminantes;
- os restos de comida da louça devem ser jogados em um balde e não no ralo;
- uma vez a cada 14 dias você deve enxaguar os canos com água quente por meia hora;
- Uma vez por mês, use bicarbonato de sódio ou outro meio disponível para lavar os ralos.
O que você não deve fazer e por quê?
Recomendações que não devem ser violadas:
- Você não pode começar a trabalhar sem equipamento de proteção individual. Substâncias cáusticas podem dissolver não apenas obstruções, mas também causar queimaduras químicas.
- Não é recomendado despejar água fervente em tubos de plástico. A água não deve ultrapassar 70 graus.
- Você não pode derramar ácido sulfúrico em sua forma pura no ralo, pois isso danificará o ralo.
- Recomenda-se o uso de uma ferramenta especial para encanamento para limpar canos.Meios improvisados na forma de arame podem arruinar o encanamento.
Informação util
Recomendações de remoção bloqueios:
- para lavar efetivamente os canos após dissolver o entupimento, você pode usar um chuveiro - remova o regador e direcione a mangueira para o orifício de drenagem;
- Ao usar um êmbolo para limpar tubos, lubrifique suas bordas com vaselina ou graxa - isso garantirá seu ajuste perfeito à superfície;
- Após adicionar a solução de limpeza ao ralo, não se deve inclinar-se sobre ele e inalar os vapores liberados;
- É necessário limpar cuidadosamente os tubos de plástico com um cabo - rebarbas e arranhões podem levar à formação de novos bloqueios.
Conclusão
Você pode se livrar do bloqueio por meios improvisados e especializados, ou mecanicamente. Para escolher um método eficaz, você precisa determinar o tipo de bloqueio e sua localização. Se você não consegue lidar sozinho, precisa da ajuda de um encanador.