Paciência e trabalho vão destruir tudo, ou como lavar o verde brilhante do linóleo em casa
Duas ou três gotas de verde brilhante que caem no linóleo podem estragar para sempre o revestimento do piso. À primeira vista, parece que a única saída para esta situação é substituir completamente o revestimento do piso.
Isto está errado. Desde que você responda prontamente ao aparecimento de marcas verdes e use vários métodos para removê-las, há uma chance de restaurar completamente a aparência original do linóleo.
Neste artigo, contaremos como e o que você pode usar para limpar uma mancha verde brilhante do linóleo.
Contente
O que fazer primeiro?
Para remover uma mancha verde do linóleo sem deixar resíduos, Você precisa se lembrar de duas regras de preparação para a limpeza:
- A limpeza começa assim que a substância verde é derramada no chão. Cada minuto que você atrasa o início do processo de limpeza reduz as chances de remoção completa da contaminação.
- Um novo traço de verde brilhante é primeiro enxugado (com um pano ou guardanapo de papel) e só depois tratado com uma composição de limpeza.
É muito importante secar a mancha em vez de esfregá-la (aumentando assim sua área).
Somente após a execução das medidas preparatórias é que a limpeza principal pode ser iniciada.
Como posso remover uma mancha?
Existem várias maneiras de remover manchas verdes brilhantes do linóleo, mas Ainda é melhor começar a limpeza com os produtos mais suaves e seguros para a saúde.
Sabão em pó
Uma mancha recente de verde brilhante pode ser removida do linóleo com sabão em pó (72%).
Algoritmo de ações:
- sabão ralado (4 colheres de sopa) é dissolvido em 0,5 litros de água muito quente;
- A mancha é generosamente umedecida com água e sabão ainda quente e deixada por pelo menos quatro horas;
- Depois a superfície é lavada com água morna.
Limão
Um quarto de limão fresco removerá rapidamente vestígios de verde brilhante do linóleo.
Algoritmo de ações:
- Moa uma rodela de limão (com sementes, se possível) no liquidificador até formar uma pasta.
- O purê resultante é cuidadosamente distribuído sobre a mancha verde brilhante do piso, coberto com gaze e deixado por trinta minutos. O limão desbota a mancha, devolvendo o linóleo à sua aparência original.
Após usar o limão, o chão deve ser lavado com água quente e sabão. Isso ajudará a eliminar possíveis diferenças de tonalidade da superfície limpa e previamente sem manchas.
Peróxido de hidrogênio
Um produto que está em todos os armários de remédios domésticos - o peróxido de hidrogênio (6%) ajudará a limpar rapidamente manchas verdes brilhantes do linóleo.
Algoritmo de ações:
- Umedeço generosamente um pano turco com água oxigenada e aplico na mancha do chão;
- após quinze minutos, a marca verde é limpa com o mesmo guardanapo até desaparecer completamente.
Se o peróxido de hidrogênio não estiver disponível, a clorexedina pode ser usada como substituto.
Vinagre de mesa e permanganato de potássio
Para remover manchas verdes de pisos sintéticos, você pode usar uma mistura de vinagre e permanganato de potássio. O preparo do produto de limpeza é simples: basta misturar 150 ml de vinagre e alguns cristais de permanganato de potássio. Após umedecer um pano macio na mistura resultante, limpe a mancha várias vezes.
Como remover com álcool medicinal?
Um remédio universal para manchas de qualquer origem é o álcool medicinal.
Basta dobrar a gaze em várias camadas e umedecê-la bem com álcool. (não é necessário espremer o excesso) e limpe a mancha. Para não deixar marcas no chão, é melhor começar a limpar a sujeira pelas bordas, indo gradativamente em direção ao centro.
Assim que a marca verde começa a clarear, ela é coberta com um guardanapo umedecido em álcool e deixada sozinha por três horas. Durante esse tempo, o verde brilhante se dissolverá e não restará nenhum vestígio da mancha.
Querosene
Querosene pode remover vestígios de verde brilhante no linóleo. Basta cobrir a mancha com um guardanapo generosamente embebido em querosene e deixar agir por sessenta minutos. Depois o chão é limpo com uma esponja esfregada com sabão.
Espírito branco
O verde brilhante que já foi absorvido pelo revestimento do piso é perfeitamente removido pelo aguarrás.
Algoritmo de ações:
- Cubra a mancha verde brilhante no linóleo com um pano generosamente embebido em solvente.
- Após duas horas, a marca verde é polvilhada com bicarbonato de sódio e regada com vinagre (2 colheres de sopa são suficientes)
- Durante o processo de uma reação química (a mancha fica coberta por uma grande quantidade de espuma), partículas de verde brilhante são liberadas da espessura do revestimento do piso e só falta retirar a contaminação com uma enxada úmida.
Como limpar diferentes tipos de revestimento?
Para não estragar completamente o linóleo, o método de remoção de manchas verdes brilhantes é selecionado de acordo com o tipo de material do piso.
Portanto, linóleo barato sem pilha ou suporte de espuma não pode ser limpo com produtos que contenham acetona, pós abrasivos ou álcool (uma base fina simplesmente não suporta tais compostos).
A melhor opção para remover o verde brilhante desse tipo de piso é o bicarbonato de sódio e o vinagre. É simples: primeiro cubra a mancha com bicarbonato de sódio e depois regue com vinagre..
Durante uma reação química, partículas verdes brilhantes são liberadas da espessura do revestimento sintético. Resta limpar a mistura efervescente junto com o verde brilhante com uma esponja úmida.
O linóleo à base de espuma pode ser limpo com produtos que contenham cloro. Alternativamente, uma mancha verde brilhante é tratada com Brancura.
O linóleo denso com base de feltro é a opção de piso mais resistente ao desgaste. Pode ser limpo com qualquer meio, pós abrasivos. Por exemplo, O removedor de esmalte ajudará a remover rapidamente uma mancha verde brilhante seca..
Basta tratar o traço de verde brilhante com um algodão umedecido em removedor de esmalte e deixar agir por vinte minutos (não retirar o algodão da mancha). Após este tratamento, a mancha pode ser facilmente removida com um pano limpo e úmido ou uma esponja.
Como restaurar a superfície após a limpeza?
A remoção de manchas verdes do linóleo não deixa marcas na aparência do revestimento. Na maioria das vezes, as áreas tratadas perdem o brilho, aparecem abrasões e é possível uma ligeira mudança na cor.
Restaure a aparência original do linóleo As seguintes ferramentas ajudarão:
- leite de vaca diluído em água (proporção 1:1);
- batatas cozidas;
- algumas gotas de óleo de linhaça ou óleo secante.
Esfregue qualquer um dos produtos acima em uma área de linóleo previamente limpa de verde brilhante.
Eles não apenas restauram o brilho perdido do revestimento do piso, mas também cria uma camada protetora adicional que prolonga a vida útil do linóleo.
Antes de começar a restaurar a aparência original do revestimento do piso, deve-se lavar toda a área com água morna e detergente líquido. Isso ajudará a nivelar a transição entre a área do piso previamente tratada e o linóleo intacto.
O que não fazer e por quê?
Apesar do linóleo ser um material durável e resistente ao desgaste, Existem vários pontos que podem prejudicar a aparência do revestimento do piso:
- Pós secos e abrasivos. Partículas grosseiras de tais produtos arranham a camada superior do linóleo (especialmente visíveis em superfícies lisas e brilhantes).
Os arranhões ficam rapidamente obstruídos com poeira e sujeira, fazendo com que o piso fique com uma aparência desleixada.
- Compostos branqueadores contendo cloro. O contato prolongado com esses produtos descolora o linóleo (ao destruir uma mancha verde brilhante, existe o risco de obter em troca um traço esbranquiçado).
- Produto com alto teor alcalino.Ao mesmo tempo que o álcali corrói manchas antigas e complexas da superfície do linóleo, ele altera a estrutura do material, tornando-o quebradiço e quebradiço (aparecem rachaduras e quebras no local da contaminação removida).
A limpeza do linóleo de manchas verdes brilhantes raramente ocorre sem o uso de compostos químicos agressivos. Portanto, não é possível limpar sem proteger as mãos com luvas de borracha (há altos riscos de queimaduras químicas e reações alérgicas graves).
Conselho
Você sabia disso:
- as partículas de álcool contidas no verde brilhante começam a se espalhar ao entrar em contato com a água (não esfregue a mancha no linóleo com lenços umedecidos ou panos úmidos);
- a acetona não é o melhor remédio para remover manchas verdes brilhantes, mas se não houver saída, seque a sujeira do chão com um algodão embebido em acetona, tentando não tocar nas superfícies limpas;
- para que após a retirada da mancha verde brilhante com álcool não fiquem manchas no linóleo, o piso deve ser limpo com uma esponja embebida em água e sabão.
Você encontrará dicas e recomendações úteis para lavar o verde brilhante de várias superfícies. aqui.
Vídeo sobre o tema do artigo
O vídeo mostrará como e como remover o verde brilhante do linóleo:
Conclusão
Remover manchas teimosas de verde brilhante do linóleo é um processo complexo. Mas com um pouco de paciência (nem sempre a mancha é limpa na primeira vez) e com o produto e o revestimento certos ela recuperará o aspecto original.