Recomendações práticas sobre como tirar chiclete do sofá em casa
A goma de mascar é um produto culinário popular. Consiste em substâncias elastoméricas e contendo borracha que possuem propriedades de líquidos viscosos.
Misturando-se com a saliva, tornam-se incrivelmente pegajosos, fixando-se firmemente às superfícies.
Se a massa for descartada de maneira oportuna e correta, não haverá problemas. Mas não é incomum que uma dona de casa fique horrorizada ao descobrir uma mancha característica nos lugares mais inesperados.
Particularmente preocupante é a goma de mascar grudada no estofamento do sofá. Você precisa agir imediatamente. Contaremos neste artigo como e como remover chicletes do estofamento de um sofá.
Contente
Como remover com remédios populares?
Se você não tiver meios profissionais para combater a massa pegajosa, poderá usar métodos econômicos disponíveis em casa.
Efeito do frio
Os polímeros sintéticos sintetizados, que são a base da goma de mascar e lhe conferem elasticidade, perdem suas propriedades quando congelados e endurecem. Esta é uma ótima chance de se livrar da mancha pegajosa.
Aerossóis especiais de congelamento podem ajudarque são usados:
- para lesões;
- para montagem de peças;
- para detectar danos em microcircuitos.
Você pode comprar refrigeradores instantâneos em uma farmácia, loja de artigos esportivos ou loja de ferragens. Se isso não for possível, você pode usar cubos de gelo do freezer.
Antes do procedimento, o gelo deve ser colocado em um saco plástico para que o líquido que se forma durante o derretimento não entre no estofamento. Esse contato é contraindicado para muitos tecidos.
Instruções passo a passo:
- Remova a camada superior da goma.
- Aplique uma bolsa de gelo na mancha restante.
- Aguarde 20-30 minutos.
- Raspe cuidadosamente a massa com um objeto não pontiagudo.
Se a goma de mascar amolecer durante o processo de limpeza, o procedimento deverá ser repetido. Qualquer mancha que possa permanecer no tecido pode ser tratada com removedor de esmalte. É melhor escolher um produto sem acetona.
Todas as peças que foram limpas devem ser recolhidaspara evitar colar novamente.
Como tirar chiclete de móveis estofados, dica de vídeo:
Dispositivos de aquecimento
Toda dona de casa tem um ferro. Pode ser usado para combater a goma de mascar que se instalou no seu sofá preferido.
Descrição do processo de limpeza do ferro:
- Cubra a mancha com um pano de algodão ou uma folha de papel. Em termos de densidade, uma folha normal de caderno é ideal.
- Aqueça o ferro, a temperatura não deve ultrapassar 110 graus.
- Passe a folha para que a goma derreta e seja absorvida pelo papel.
- Retire a folha junto com a massa.
- Repita o procedimento até a remoção completa, sempre cobrindo a área limpa com um pedaço de pano ou papel.
Não é recomendado segurar o dispositivo em um local por mais de 3-5 segundos e alisar a superfície a ser tratada.
O secador de cabelo tem menos poder de aquecimento que o ferro, por isso é recomendado para tecidos delicados.
Óleos
Você pode se livrar da goma de mascar no sofá usando óleos que neutralizam sua viscosidade.
Para este uso:
- Oliva;
- eucalipto;
- manteiga de amendoim.
Você pode comprá-los em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos.
Instruções de uso:
- Molhe um algodão no líquido e pressione sobre a mancha.
- Deixe por 10 minutos.
- Remova cuidadosamente a goma do estofamento.
- Usando uma solução de sabão, remova vestígios de massa pegajosa e óleo da superfície.
Alguns tipos de óleo afetam a cor do revestimento, por isso é necessário primeiro aplicar o líquido em local discreto para teste.
A limpeza com este método deve ser realizada com cuidado., caso contrário poderão aparecer manchas de gordura no sofá, que também deverão ser removidas.
Vinagre de mesa
Os solventes aceleram a quebra dos polímeros na goma de mascar, reduzindo a sua pegajosidade. O vinagre de mesa, que pode ser encontrado na cozinha de qualquer dona de casa, também é adequado para esses fins.
Instruções passo a passo:
- Molhe um pano limpo, de preferência algodão, no líquido.
- Aplicar sobre a mancha por 8 minutos, tomando cuidado para não interagir com o material do estofamento.
- Use uma espátula de plástico ou de madeira para raspar a mistura. É melhor fazer movimentos em uma direção.
- Remova os resíduos com água e sabão ou espuma especial para processamento a seco.
O método só é adequado para alguns estofados de tecido. Para couro natural, artificial e tecidos delicados, não é recomendado o contato com vinagre.
Tratamento a vapor
Um bom resultado na retirada do chiclete da roupa é proporcionado pela ação do vapor que sai do bico de uma chaleira fervendo.
Da mesma maneira você pode remover um caroço preso no estofamento de móveis usando um limpador a vapor, que irá lidar com a tarefa sem ferramentas e compostos especiais.
O dispositivo permite aplicar vapor diretamente na substância aderida. É necessário aquecer o aparelho, instalar um bico fino e apontá-lo para a superfície em um ângulo de 30 graus. Depois de amolecer, resta retirá-lo cuidadosamente com um guardanapo, sem manchar a superfície.
O método não é fundamentalmente adequado para revestimentos de couro e veludo.
Como esfregar com produtos químicos domésticos?
Além dos solventes orgânicos utilizados na limpeza de têxteis (acetona, gasolina), o mercado nacional oferece sprays e emulsões industriais.
Eles destroem a estrutura da goma de mascar e não representam uma ameaça à superfície. Há uma desvantagem significativa - o preço relativamente alto.
Donas de casa experientes recomendam:
- Megam S – spray para remover chicletes de superfícies têxteis. Pode remover até manchas antigas em 10 minutos. Requer testes preliminares de resistência à ação do solvente que faz parte do concentrado. Preço 280-340 rublos por 500 ml.
- Spray Gumex – refrigerante para remoção de goma de mascar. Destrói a estrutura ao congelar instantaneamente, o que permite remover sem esforço a massa da superfície têxtil. Preço de 1100 a 1300 rublos por 0,5 ml.
- Goma Taski Tapi - um aerossol incolor que congela a mancha, bloqueando assim a pegajosidade da massa. Não contém CFCs e é seguro para superfícies. Eficaz instantaneamente. Preço de 1.000 a 1.200 rublos por 500 g.
Removendo chicletes de vários materiais
Independentemente do material, recomenda-se retirar imediatamente a massa pegajosa do sofá, antes que penetre profundamente nos poros do tecido ou couro.
Se possível, não use objetos pontiagudos ou unhas para raspar. goma de mascar - o efeito será fraco e o revestimento poderá deteriorar-se. Dicas para cuidar de diversas categorias de sofás ajudarão as donas de casa a remover chicletes sem riscos.
Tecido de estofamento econômico
Tipo de tecido | Método de limpeza | Evitar |
Rebanho, algodão scotchgard | Seque ou molhe com água e sabão localmente | Agentes de limpeza agressivos com cloro e álcool, raspagem |
Veludos | Suavemente com solução de sabão ou vinagre | Produtos químicos domésticos, trapos de fibra, guardanapos. |
Camurça sintética | Apenas seco | Impacto mecânico, entrada de água |
Tapeçaria | Seco | Umidade e soluções |
A espuma, um limpador industrial de móveis, foi projetada para remover manchas secas. Se seguir rigorosamente as recomendações do fabricante, pode ser utilizado para estofados de seda, veludo, veludo e tapeçaria.
Estofamento premium
Tipo de cobertura | Método de limpeza | Não pode usar |
Couro genuíno | Limpeza suave com solução de óleos e 1 colher de chá de vinagre ou laca, tratamento com sabonete para sela | Substâncias contendo cloro, altas temperaturas |
Couro do falso | Mesmo | Todos os itens acima e raspagem mecânica |
Os proprietários de sofás caros devem pensar na limpeza profissional, pois o processo de remoção da goma de mascar pelos métodos tradicionais pode inutilizar o móvel. Para obter mais informações sobre como remover chicletes de produtos de couro, leia esse artigo.
O que não pode ser usado?
Além das restrições na escolha dos produtos e tipo de limpeza para cada revestimento de móveis, existem proibições gerais.
Fundamentalmente não adequado para remover chiclete:
- géis de banho e xampus;
- perfumaria (perfumes, colônias);
- sabão em pó;
- líquido para lavar louça.
As soluções preparadas de forma independente devem ser usadas com cuidado. Nem sempre removem a goma de mascar com eficácia e podem estragar o estofamento do sofá, descolori-lo ou danificar o enchimento por baixo.
É mais seguro utilizar produtos industriais desenvolvidos por especialistas levando em consideração contaminantes e tipos de materiais. Deve ser entendido que não existe um remédio universal.
Conselhos de profissionais
Para evitar danificar o tecido e danificar o sofá ao retirar a goma de mascar do estofamento do sofá, Você deve seguir os conselhos dos profissionais:
- Antes de limpar, determine o tipo de revestimento e estude as recomendações do fabricante para seus cuidados;
- teste o produto a ser utilizado na área menos visível do sofá;
- não utilize líquidos que contenham cloro ou álcool (água sanitária, vinagre), pois podem afetar a cor do revestimento;
- Para limpar manchas em uma superfície de cor clara, use guardanapos brancos, os coloridos podem manchar o estofado;
- Use lavagem a seco apenas para superfícies delicadas.
Você encontrará todas as informações mais importantes e úteis sobre como remover chicletes de várias superfícies em esse seção.
Conclusão
A eficácia da remoção de chiclete preso depende de vários fatores. Para que a mancha saia completamente da superfície, é preciso agir imediatamente, sem atrasar a limpeza.
Use ferramentas e métodos recomendados pelo fabricante e profissionais. Evite soluções agressivas, objetos pontiagudos e superfícies molhadas.
Para evitar o aparecimento de chicletes e outros tipos de contaminação, é necessário o uso de cobertor ou capa. Isso ajudará a manter a aparência original do sofá por muito tempo.