Conselhos de donas de casa experientes sobre como passar corretamente camisetas feitas de diferentes materiais
A camiseta é um item universal do guarda-roupa para adultos, adolescentes e crianças. Pode ser usado em qualquer época do ano, combinado com vários estilos, adequado para diversas ocasiões.
No entanto, não apenas a cor e a estampa da camiseta são importantes, mas também sua aparência atraente e elegante. Isso pode ser conseguido se você souber passar uma camiseta corretamente - há muitas nuances nesse processo aparentemente simples.
Contente
Preparação
Para evitar causar danos irreparáveis à camiseta, Primeiro você precisa realizar uma série de ações:
- Observe a etiqueta da peça, ou melhor, as informações indicadas na etiqueta - lá, por exemplo, há uma temperatura aceitável para passar e está escrito o tipo de tecido.
- Verifique se a base do ferro está suja e, se necessário, limpe-a.
- Tente começar a passar antes que a camiseta esteja completamente seca - o tecido úmido facilita a suavização das rugas. Um borrifador também pode ajudar.
- Verifique se há manchas na camiseta que não foram completamente lavadas - se houver, sob a influência da alta temperatura elas finalmente serão “soldadas” ao tecido.
- Prepare o seu local de trabalho - em vez de uma tábua de passar roupa, você pode usar qualquer superfície horizontal (por exemplo, uma mesa) coberta com uma toalha ou cobertor.
Condições de temperatura
Materiais diferentes requerem abordagens diferentes, por isso é importante saber do que o item é feito:
- Algodão – temperatura de 200-220 graus, além de cozimento moderado no vapor.
- Viscose – temperatura 120-150 graus ao mover o ferro com cuidado.
- Poliéster – normalmente não é necessário passar a ferro, mas em casos extremos são aceitáveis temperaturas baixas com gaze húmida ou pano grosso.
- Malhas – também quase não requerem engomar e requerem baixo aquecimento.
- Seda – temperatura 100-130 graus.
Camisetas confeccionadas com tecidos mistos devem ser passadas de acordo com as instruções da etiqueta.
Processo de engomar
Os produtos padrão sem acabamento são passados em uma sequência bastante simples:
- passar os bolsos, se houver, bem como os punhos e a zona da gola;
- passe o ferro ao longo das mangas, certificando-se de que não há “setas” nas dobras - para isso pode-se usar um suporte especial para tábua de passar;
- passe o verso e a prateleira, evitando a formação de vincos.
Este vídeo mostrará como passar rapidamente uma camiseta:
Com impressão
As camisetas costumam ser decoradas com:
- desenhos,
- formulários,
- strass,
- lantejoulas.
Isso é feito para tornar as coisas mais originais, mas esse design adiciona complexidade durante o tratamento térmico - lavar e passar.
Portanto, o algoritmo de ações muda ligeiramente:
- vire a camiseta do avesso (independentemente do tecido de que é feita);
- passar sem tocar a sola do ferro nas áreas onde as decorações são aplicadas;
- Use papel grosso para passar a base de borracha dos adesivos.
Polo (gola e manga curta)
A camiseta polo possui gola alta e fecho de botão. Passar essa coisa não é mais tão fácil e fazê-lo corretamente, você precisa seguir esta ordem:
- Ajuste a temperatura do ferro de acordo com as instruções da etiqueta da camiseta;
- vire a camiseta do avesso e dobre-a ao meio no sentido do comprimento, endireitando a gola;
- passe a peça em ambos os lados;
- vire e alise as costas da camiseta;
- desenforme e passe a ferro a parte da frente;
- Alise cuidadosamente a gola com a ponta da sola de ferro;
- pendure a camisa pólo em cabides.
Como as roupas modernas são muitas vezes feitas de materiais macios, uma gola pólo pode não manter seu formato e não parecer muito elegante. Portanto, para passar é recomendável comprar um spray especial à base de amido.
Mas, desde que o amido possa deixar marcas, é melhor passar a gola pelo avesso, borrifando-a com spray.
Métodos alternativos
Passar roupa - um processo que requer não apenas certas habilidades e experiência, mas também tempo. E, portanto, as tecnologias modernas não ficaram de lado - existem dispositivos que facilitam o trabalho doméstico.
Um gerador de vapor ou vaporizador alisa facilmente áreas da roupa com detalhes decorativos e botões, e o processo de engomar em si não leva mais do que alguns minutos.
Mas além desses dispositivos Existem também prensas especiais - dispositivos constituídos por duas placas largas. Quando aquecidos, alisam as roupas sem deformá-las de forma alguma.
Métodos tradicionais
De acordo com os resultados da pesquisa, dois terços das pessoas não gostam de passar a ferro, além disso, há situações em que simplesmente não há ferro ou outro dispositivo de engomar à mão. Para esses casos, existem truques que você pode usar se a camiseta definitivamente precisar ser passada:
- Banho de água quente. Se você pendurar um item amassado sobre ele, depois de algumas horas sob a influência do vapor, ele ficará hidratado e suavizado com o próprio peso. Então precisa ser seco.
- Solução de vinagre. Para prepará-lo, é necessário misturar água e vinagre de mesa com amaciante em proporções iguais.
Em seguida, pendure a camiseta em cabides, borrife uniformemente com a mistura resultante de um borrifador e deixe secar.
Se as rugas forem pequenas, você pode tentar suavizá-las com o vapor do bico da chaleira, mas este é um método bastante arriscado, porque você pode escaldar a pele no processo. Você também pode vestir uma camiseta não completamente seca e usá-la por um tempo.
Você pode aprender mais sobre como passar uma camiseta sem ferro. esse artigos.
Como dobrar depois?
Se a camiseta não for usada imediatamente após ser passada, surge a questão de como dobrá-la para que não precise ser passada novamente mais tarde.
Existem várias maneiras:
- Tradicional – coloque a camiseta com as costas para cima, dobre as mangas com parte das laterais voltadas para o centro, dobre a barra e dobre a camiseta ao meio. Assim como em uma loja!
- Lar – coloque a camiseta sobre uma superfície plana, dobre as mangas no centro e dobre a peça primeiro ao longo e depois transversalmente: você obtém um retângulo uniforme.
- Método Kon Mari – coloque a camiseta sobre uma superfície horizontal, dividindo-a mentalmente em três.
Dobre um terço em direção ao centro e dobre a manga por cima, ou seja, ele estará no topo. Dobre a outra borda da camiseta sobrepondo a anterior e enrole também a manga.
Em seguida, você precisa dobrar a parte inferior até as mangas, depois dobrar a parte dobrada ao meio e depois dobrá-la com a parte superior da camiseta.
Para isso, é necessário distribuir a peça sobre uma superfície plana com a gola para baixo (verificando se não está torta em nenhum lugar) e dobrar as laterais da camiseta uma em direção à outra, dobrando-a no meio do ombro. Resta dobrar as mangas, dobrar a orla ao meio, virar a peça e colocá-la na prateleira.
4 maneiras de dobrar uma camiseta em vídeo:
Recomendações
As dicas a seguir podem reduzir bastante o tempo de engomar e prolongar a vida útil das camisetas:
- É melhor passar camisetas pretas ou muito brilhantes de dentro para fora, caso contrário, podem permanecer marcas brilhantes de ferro. Os movimentos devem ser arqueados ou circulares.
- É necessário passar em uma direção para não esticar o tecido.
- É aconselhável pendurar em cabides as camisetas ainda quentes da temperatura do ferro e dobrá-las depois de esfriarem completamente. Caso contrário, poderão permanecer vincos nas laterais.
- Se o ferro tiver o modo “Seda”, você poderá configurá-lo ao passar peças de poliéster. Embora para camisetas feitas com este tecido, a secagem adequada seja suficiente.
- É melhor passar as malhas sem mover o ferro, mas aplicando-o durante alguns segundos.
Conclusão
Assim, podemos concluir que passar camisetas não é um processo complicado, mas ainda assim requer atenção. No entanto, depois de dominá-lo, você poderá evitar dificuldades.