Recomendações de especialistas sobre por quanto tempo o óleo diluído em gasolina pode ser armazenado
O óleo de motor é usado para operar diversos equipamentos, inclusive óleo diluído em gasolina.
Para não estragar o motor com um produto vencido ou de qualidade perdida, é necessário conhecer o conteúdo específico dessa mistura e o tempo de armazenamento.
Neste artigo, diremos como armazenar corretamente e por quanto tempo óleo diluído em gasolina.
Contente
Prazo de validade do produto diluído
Uma combinação de óleo e gasolina é utilizada para melhorar suas propriedades e aumentar a eficiência de combustão.
A peculiaridade do armazenamento a longo prazo de tal composto é a possível delaminação.. A solução para o problema é agitar previamente antes de encher. Quanto mais tempo um composto combustível é armazenado, mais sua qualidade diminui. Acredita-se que tais mudanças serão perceptíveis mesmo após 2 meses.
Com um armazenamento ainda mais longo, de seis meses a um ano, as características ficarão ainda piores, pois os aditivos incluídos no fluido técnico começam a se desintegrar, o óleo começa a precipitar e a gasolina evapora, principalmente nos casos em que o recipiente não possui vedação. tampa.
O uso de tal mistura já estará associado ao risco de danos ao equipamento. Se o óleo ainda não tiver sido combinado com a gasolina e estiver em recipiente hermético, pode ser armazenado por até 5 anos.
Condições
A mistura de combustível deve ser armazenada sob diversas condições. Isto é necessário para preservar as qualidades e propriedades do produto da forma mais confiável possível.
Para as regras de conteúdo óleos misturados com gasolina incluem:
- proteção contra luz solar e luz;
- falta de contato com o ar;
- exclusão de contato com água;
- estanqueidade da embalagem;
- estar em condições de temperatura estáveis com indicador de cerca de +15°C;
- proteção contra entrada acidental de poeira, objetos estranhos, etc.
Mesmo que sejam criadas as condições de armazenamento mais adequadas para a mistura de combustível, a sua qualidade diminuirá com o tempo.
Onde guardá-lo?
Os fluidos técnicos devem ser armazenados de acordo com as precauções de segurança e em condições adequadas. O local destinado a eles deve ser inacessível às crianças.
Não é aconselhável deixar a mistura combustível no tanque do equipamento. Se a gasolina e o óleo não forem drenados no momento do envio do equipamento para armazenamento, o contato desse líquido com os elementos do motor continuará.
Isso pode levar à formação de sedimentos nas peças, delaminação do produto com formação de suspensão. Tudo isso pode afetar negativamente no futuro, na partida do motor.
A duração do armazenamento também depende da qualidade inicial de ambos os fluidos técnicos utilizados. Não é recomendável preparar a mistura com antecedência..
O que acontece se você usar uma mistura vencida?
Os fabricantes geralmente recomendam que a gasolina diluída com óleo seja usada por um curto período de tempo especificado. Isso se deve ao fato de que durante o armazenamento as características de desempenho da mistura combustível diminuem.
Se você pretende guardar o produto por muito tempo, é aconselhável monitorar seu estado.. Caso haja alteração significativa, não é aconselhável utilizar a mistura, pois pode causar quebras no motor e acarretar outras consequências indesejáveis.
Você pode verificar a qualidade da mistura de várias maneiras: desde a inspeção puramente visual até a análise química. Se houver alguma dúvida sobre o produto, ele não deve ser utilizado.
Vídeo sobre o tema do artigo
As características de armazenamento da mistura são descritas com mais detalhes no vídeo:
Conclusão
O armazenamento de óleo de motor diluído em gasolina requer uma organização muito responsável. Quaisquer violações podem comprometer a operacionalidade do equipamento, levar a avarias e reparações dispendiosas.