Nota aos motoristas: qual é o período de armazenamento e os requisitos do óleo de motor?

foto52138-1Os óleos de motor são fluidos técnicos que devem ser mantidos sob condições estritamente especificadas.

Eles têm um prazo de validade específico dentro do qual o produto deve ser utilizado.

Falaremos sobre o armazenamento de óleo de motor - termos, condições, recursos - no artigo.

Quanto tempo você pode armazenar?

Ainda na hora da compra, você deve ficar atento ao prazo de validade. Deve ser indicado na embalagem. A qualidade do óleo do motor afeta diretamente a vida útil do motor.

Na embalagem original

O prazo de validade depende do tipo de óleo de motor. Sintéticos e semissintéticos podem ser usados, via de regra, por 5 anos. Para minerais, os prazos são mais curtos - até 3 anos.

Depois de abrir o recipiente

Não é aconselhável abrir o recipiente antes de haver necessidade de utilização do produto. Isso se deve ao fato de que, após a quebra do selo, o prazo de validade é drasticamente reduzido e não ultrapassa 3 anos.

O prazo de validade do produto é diferente para motores de dois tempos e quatro tempos?

Os motores de dois e quatro tempos têm princípios operacionais diferentes. No primeiro caso, a gasolina e o óleo são misturados em uma determinada proporção.Esta mistura deve queimar completamente durante o funcionamento do motor. Para funcionar de forma eficaz, a mistura não deve ser apenas de alta qualidade, mas também fresca.

foto52138-2Peculiaridades óleos para motores de dois tempos:

  • é necessário reabastecer constantemente o produto, pois durante o uso ele queima com gasolina;
  • durante a combustão praticamente não sobram cinzas e fuligem;
  • O produto não contém aditivos químicos encontrados em óleos para motores de quatro tempos.

Os motores quatro tempos possuem uma organização de trabalho diferenciada, em que o óleo não entra nas câmaras de combustão. Aqui a prioridade é a longa vida útil do produto e sua viscosidade estável.

Peculiaridades fluido técnico para motores de quatro tempos:

  • a presença de aditivos para diversos fins;
  • proteção do motor contra absorção de choque e lubrificação confiável;
  • operação bastante a longo prazo.

A vida útil do produto para motores de dois e quatro tempos não difere significativamente. A informação exata é sempre indicada pelo fabricante na embalagem.

É proibida a utilização de óleo destinado a motor de dois tempos em motor de quatro tempos e vice-versa, pois pode causar danos graves.

Condições

As condições em que o óleo se encontra afetam não só o tempo de armazenamento, mas também a qualidade do produto. Não se deve utilizar um produto de baixa qualidade em seu trabalho, pois além de ter baixo desempenho, pode levar à quebra do equipamento.

Temperatura

Temperatura de armazenamento permitida: de +18°C a +40°C. Mas É melhor manter o produto em temperaturas de +20°C a +22°C.

Umidade

Requisitos muito rigorosos são impostos à umidade do ar e à estanqueidade do recipiente com o produto.O óleo não deve de forma alguma entrar em contato com a umidade.

Mesmo que uma pequena quantidade de água entre no recipiente, todo o seu conteúdo torna-se inutilizável e não pode mais ser utilizado para o fim a que se destina.

Isso se deve ao fato da água reagir com o conteúdo do canister. Como resultado, compostos insolúveis persistentes começam a se formar. Se isso acontecer, esse líquido deverá ser descartado.

O óleo deve ser guardado em local seco e em recipiente hermeticamente fechado.

Iluminação

O óleo do motor deve ser armazenado de forma que não fique exposto à luz solar. As embalagens modernas nas quais o produto é vendido já estão protegidas da luz. Mas, além disso, os botijões devem ser colocados em local escuro.

Peculiaridades

Óleo de motor pode ser armazenado em recipientes fechados durante todo o tempo especificado pelo fabricante no rótulo. Tanto os semi-sintéticos, como os minerais e os sintéticos devem ser mantidos em condições favoráveis ​​para que todas as suas qualidades sejam preservadas.

Sintético

foto52138-3A base de óleo sintético é produzida artificialmente. Isto não envolve a destilação direta do óleo, mas sim um processo mais complexo que afeta a estrutura molecular.

Além disso, também são introduzidos aditivos para melhorar as características de desempenho do produto.

No armazenamento, tal líquido técnico menos exigente nas condições do que minerais e semissintéticos. No trabalho, se o produto for de alta qualidade, dá resultados consistentemente bons.

Semi sintético

As características do óleo semissintético diferem das do óleo sintético. Em termos de desempenho, este produto ocupa um lugar entre o mineral e o sintético. Aditivos são usados, mas há menos deles do que nos sintéticos.

Devido à natureza da receita, semissintéticos são mais suscetíveis a processos oxidativos. Os semissintéticos são mais exigentes quanto às condições de armazenamento. O óleo semissintético é mais barato que o óleo sintético.

Mineral

O óleo mineral de motor é um produto natural produzido a partir do petróleo por destilação e refino. Esta tecnologia é utilizada há muito tempo e é bastante simples. O custo desse produto é geralmente significativamente menor do que o sintético.

Uma peculiaridade desse tipo de produto é a alteração da viscosidade com a diminuição da temperatura. O espessamento em climas frios dificulta a partida do motor e pode causar desgaste severo das peças.

Os aditivos adicionados ao produto perdem suas propriedades mais rapidamente no óleo natural do que no óleo sintético.. Isso afeta a vida útil para baixo. Como resultado, as trocas de óleo serão necessárias com mais frequência.

Devido à capacidade de oxidar mais rápido que os sintéticos, é necessário escolher o recipiente com muito cuidado caso seja necessário derramar óleo. Após despejar em outro recipiente, deve ser assinado.

Sinais de óleo de motor vencido

Antes de trocar o lubrificante é necessário verificar o estado do óleo do motor que será abastecido.

Se o recipiente for novo, a data de validade deve ser indicada no rótulo. Mas no caso em que o contêiner de fábrica foi aberto e o produto foi derramado, você mesmo precisa determinar a condição do produto.

Aparência

Externamente, o líquido deve ter cor uniforme. Não deve haver bolhas de ar nele.

Consistência

A condição pode ser avaliada despejando-o de um recipiente para outro. O aumento da densidade, assim como o excesso de líquidos, como a água, são um sinal de alerta.Não é recomendado usar este óleo.

Presença de sedimentos

A presença de sedimentos pode indicar o início de alterações no produto.. Mas para os sintéticos isso é possível se os aditivos afundarem. Isso acontece mesmo com produtos frescos recém-adquiridos. Neste caso, o líquido deve ser monitorado. Se a espessura da camada de sedimentos aumentar, é melhor não usar este lubrificante.

Por que é perigoso?

foto52138-4Os óleos minerais e sintéticos despejados em um carro devem ser trocados anualmente ou após 10 mil quilômetros, ou com mais frequência.

O lubrificante que é colocado no veículo deve ser de alta qualidade e não estar vencido.

Lubrificantes vencidos perdem algumas de suas propriedadese se tornar ineficaz.

Aditivos

Os aditivos introduzidos pelo fabricante na composição aumentam as características de desempenho do produto. Com o tempo, suas propriedades são perdidas. Isso acontece mesmo com óleo que ainda não foi utilizado, mas cujo prazo de validade já expirou. Como resultado, não atende às qualidades declaradas.

Viscosidade

Com o tempo, os aditivos começam a degradar-se e a viscosidade muda. O produto também é afetado pelo contato com o ar, que entra mesmo em um recipiente fechado, mudanças na temperatura ambiente, etc.

Dependendo das circunstâncias, o óleo pode ficar mais espesso ou mais fino. Em ambos os casos, o lubrificante não irá lidar tão bem com a redução do atrito entre as peças. Como resultado, os elementos começarão a se desgastar mais rapidamente, o que pode levar à falha dos componentes.

Componentes combustíveis

Idealmente, a norma para componentes inflamáveis ​​no óleo é de apenas 1,5-2%.Durante o armazenamento de longo prazo, ocorrem reações químicas, como resultado das quais os aditivos se decompõem, e a proporção de cinzas, ao contrário, aumenta. Isso afeta a qualidade do fluido técnico e reduz sua eficiência durante a operação.


Óleos automotivos de armazenamento de longo prazo alterar o ponto de fluidez, gravidade específica, viscosidade e outros parâmetros.

Você pode descobrir quanto tempo consegue ficar sem trocar o óleo no vídeo:

Selecionando um local

O tempo de armazenamento do óleo de motor mantendo todas as suas propriedades depende diretamente das condições em que será colocado e do recipiente.

Automóvel

Você não deve guardar uma lata de óleo no carro.. Isso se deve ao fato de que no próprio carro é quase impossível criar condições adequadas para o óleo do motor - com temperatura, umidade, etc.

Mesmo uma curta permanência no porta-malas de um carro em condições inadequadas pode afetar significativamente a qualidade do lubrificante.

Garagem

foto52138-5Se for escolhida uma garagem como local para o canister, é importante ter o cuidado de criar condições adequadas na mesma.

O canister pode permanecer neste local por vários anos sem comprometer a qualidade.

Se o recipiente foi aberto e parte do conteúdo foi utilizado, surge um problema com a preservação dos restos. A melhor opção é encontrar um uso para o conteúdo de toda a embalagem.

Se o selo for quebrado, o óleo permanecerá utilizável apenas por seis meses.

Conclusão

O óleo de motor de alta qualidade é um componente importante para o bom funcionamento do motor de um carro. Para que desempenhe todas as funções declaradas, deve ser substituído a tempo e armazenado corretamente.

Discussões

Como remover o odor

Arranhões

Manchas amarelas