Tipos de caixas de armazenamento de madeira, seus prós e contras, dicas de escolha
As caixas de madeira são um tipo comum de recipiente para transportar e armazenar uma grande variedade de coisas, incluindo vegetais e frutas.
Tais recipientes são produzidos numa ampla gama de qualidades funcionais e aparência. Os artesãos podem até fazê-los eles próprios.
Falaremos sobre os prós e contras, variedades, seleção e compra e como fazer você mesmo caixas de armazenamento de madeira neste artigo.
Contente
Vantagens e desvantagens
As caixas de madeira, como qualquer recipiente de armazenamento, apresentam vantagens e desvantagens.
Se a caixa for utilizada para produtos alimentícios, como vegetais, ela deverá ser processada periodicamente. Isto é especialmente importante depois que produtos estragados ou mofo aparecem nele.
As vantagens incluem o seguinte:
- força;
- respeito ao meio ambiente, ausência de vapores nocivos;
- uma grande variedade de opções de modelos com diferentes parâmetros;
- durabilidade;
- versatilidade de uso;
- na maioria dos casos - custo acessível;
- respirabilidade;
- manter a integridade dos produtos embalados;
- de facil operação;
- possibilidade de reparo;
- resistência bastante alta a esforços mecânicos leves.
As desvantagens incluem os seguintes fatores:
- peso significativo do contêiner, especialmente com grandes dimensões;
- falta de resistência à umidade.
Finalidades de aplicação e variedades
As caixas de madeira são amplamente utilizadas na indústria, comércio e residências. Numa casa ou apartamento, recipientes de madeira podem ser usados para armazenar alimentos e produtos não alimentares.
Também recipientes de madeira em forma de caixas pode ser usado:
- para instrumentos
- para bordado,
- jornais e revistas,
- mudas, etc.
Lindamente desenhados, com decoração adicional, podem até decorar uma sala de estar, corredor ou outro cômodo.
Para flores
As caixas de plantas são rasas. Via de regra, seu formato é alongado, oblongo. Esses designs podem ser usados para decorar fachadas de casas, jardins, varandas, etc. Pintá-lo de branco ou de outra cor ajudará a enfatizar a aparência decorativa.
Para mudas
O tamanho das caixas é determinado pelo tipo de muda. Com base nisso, a profundidade do contêiner é selecionada. Deve ser suficiente para proteger as hastes.
Para vegetais
Armazenar vegetais em caixas é um caso de uso tradicional. Para encontrar colheitas em porões a melhor opção é um recipiente com frestas para ventilação.
Se necessita de uma caixa para guardar legumes e frutas na varanda ou em casa, então é aconselhável escolher caixas com tábuas bem ajustadas para proteger a colheita da luz solar. Consulte Mais informação aqui.
Caixa de ferramentas
Caixas de ferramentas podem ser divididos em dois grupos:
- Para uso estacionário.
- Para armazenamento e transporte.
No primeiro caso, você pode escolher um modelo bastante grande e espaçoso, com paredes grossas e fundo. No segundo caso, a caixa deve ter tamanho compacto e alça confiável, permitindo o transporte conveniente das ferramentas.
Decorativo para interior
Recipientes decorativos feitos de madeira, que são usados para prensas frescas, livros ou armazenamento de materiais de artesanato, devem corresponder ao estilo e cor do interior existente. O tamanho é determinado pela finalidade. Se a caixa for grande o suficiente e precisar ser movimentada, é aconselhável cuidar das rodas.
Para transportar coisas
Um contêiner de transporte de madeira seguro pode ou não ter tampa. Tal elemento estrutural serve para proteger o conteúdo. Se os itens internos forem frágeis, eles deverão ser protegidos adicionalmente durante a embalagem.
Fazendo você mesmo
Se você tem habilidade para trabalhar com madeira e ferramentas, Você mesmo pode fazer uma caixa.
Uma opção para fazer você mesmo caixas para vegetais ou utensílios pode ser conferida no vídeo:
Como fazer uma caixa com tampa a partir de paletes de madeira é mostrado detalhadamente no vídeo:
Onde comprar e como escolher?
Caixas selecionado dependendo da finalidade. Os de madeira destinados a hortaliças, por exemplo, podem ser encontrados em lojas de ferragens e em departamentos de hipermercados que vendem produtos para horta.
Modelos decorativos destinados ao uso à vista, por exemplo, para armazenamento de materiais de artesanato, podem ser adquiridos em departamentos de artigos para o lar e em lojas especializadas. Além disso, os produtos de seu interesse podem ser encontrados em lojas online e encomendados para entrega.
Considerando a finalidade de utilização da caixa de madeira, O contêiner é selecionado de acordo com os parâmetros apropriados:
- presença/ausência de lacunas (com que firmeza as placas se ajustam);
- tamanho;
- a necessidade de decoração (talha, envernizamento, etc.);
- presença/ausência de capa;
- disponibilidade de alças de transporte, etc.
O custo das caixas de madeira varia muito. Pequenos modelos decorativos simples podem custar a partir de 600 rublos, grandes - a partir de 700 rublos, opções de presentes com tampa e decoração - a partir de 1.000 rublos.
Recomendações
Para evitar decepções ao usar caixas de armazenamento de madeira, As seguintes recomendações podem ajudar:
- Os recipientes devem ser feitos de madeira intacta. O cumprimento desta condição garantirá uma operação a longo prazo e uma aparência atraente.
- Recipientes de madeira usados para produtos químicos e itens não alimentares não devem ser usados para alimentos.
- Antes de começar a criar uma caixa com suas próprias mãos, você precisa selecionar as ferramentas e materiais necessários.
- Na compra de recipientes de madeira, deve-se levar em consideração a qualidade do produto e a precisão de todas as fixações.
Conclusão
As caixas de armazenamento de madeira são uma opção universal para embalar uma grande variedade de produtos. Com seleção e cuidado adequados, esses recipientes podem durar anos sem perder aparência ou qualidade.