Tipos, dicas para escolher e fazer sua própria caixa para guardar verduras na varanda no inverno
Ao contrário dos proprietários de casas de campo (com garagem e cave), para os residentes de apartamentos na cidade, organizar o armazenamento de vegetais pode tornar-se um verdadeiro problema.
Temperatura do ar muito alta ou, inversamente, baixa na varanda, a luz solar intensa reduz significativamente a vida útil dos caldos de vegetais.
Caixas especiais para guardar legumes na varanda vão ajudar a resolver o problema. Diversos em design e materiais de fabricação, resolverão para sempre o problema de como guardar na varanda uma colheita cultivada com as próprias mãos ou um estoque de verduras compradas no mercado.
Contente
O que eles são?
Uma caixa para guardar legumes (varanda, armazenamento térmico), como se chama um contentor, graças à qual se pode conservar a colheita de raízes na varanda de um apartamento na cidade. Dependendo dos materiais de fabricação e das características operacionais, todas as caixas para armazenamento de vegetais são divididas em dois grupos.
Armazenamento flexível na varanda
Externamente, uma adega flexível é uma bolsa costurada com várias camadas de tecidos grossos, impregnado com uma composição especial hidrorrepelente e estofamento macio de poliéster.
A ausência de formas claras resolve o problema do espaço limitado da varanda.A bolsa cabe facilmente embaixo de uma mesa ou banco e, quando não há necessidade de usar a adega, pode ser facilmente enrolada e guardada em um armário.
As unidades flexíveis de armazenamento de varanda estão equipadas com um termostato especial, permitindo manter a temperatura necessária para armazenar legumes dentro da caixa em qualquer época do ano. O custo das caixas têxteis varia de 6.500 rublos. até 10.000 rublos.
Adega rígida (armário térmico)
São caixas de aço bastante volumosas para guardar vegetais. A parte externa da adega é revestida com tinta em pó, protegendo o metal da corrosão. O interior da câmara de aquecimento é forrado com espuma de poliestireno extrudido.
O custo médio de uma cabine de aquecimento é de 20.000 rublos. Desde uma caixa térmica estacionária para armazenamento de vegetais funciona a partir da rede elétrica, antes de comprar é importante verificar se há tomada instalada na varanda (caso contrário terá que gastar dinheiro na sua instalação).
Como fazer você mesmo?
Não é difícil montar uma caixa para guardar legumes com as próprias mãos. Basta um pouco de paciência e materiais disponíveis e o tão necessário armazenamento de vegetais na fazenda está pronto.
Vejamos um exemplo de como montá-lo você mesmo caixa para guardar vegetais em varanda isolada:
- Determine as dimensões da caixa. Para isso, é necessário medir o espaço livre na varanda, que posteriormente poderá ser aproveitado para o container.
- Cortamos uma viga de madeira para a futura moldura.
-
Começamos a montar a moldura. Em primeiro lugar montamos a base.Quatro postes verticais são fixados nele.
Todos os elementos são conectados entre si com parafusos auto-roscantes (para maior resistência, você também pode usar cantos de metal).
- Montamos a base da tampa a partir das vigas.
- Colocamos uma camada de espuma no fundo da caixa e depois cobrimos o corpo com uma tábua. Um ponto importante: para manter o nível de umidade exigido na caixa, as placas devem ser preenchidas com um vão de 1 a 2 cm.
- A tampa é revestida com uma placa e presa por dobradiças ao corpo da caixa.
Após a montagem da caixa de armazenamento de vegetais, ela deve ser revestida com verniz à base de água. Isto não só protegerá a madeira do apodrecimento, mas também lhe dará um brilho agradável.
Se a varanda estiver fria e a temperatura do ar no inverno cair abaixo de +5°C, a caixa deve ser isolada. Por esta:
- O interior do recipiente é forrado com espuma (quanto mais espessa a camada, melhor). O fundo e a tampa devem ser isolados.
- Um recipiente de armazenamento interno é inserido na caixa isolada. Para isso, são feitas medições do espaço interno livre da caixa, de acordo com o qual é montada outra caixa a partir de vigas de madeira e placas de aglomerado. Um ponto importante: devem ser feitos furos para ventilação nas paredes do recipiente interno.
- Coloque a caixa para guardar vegetais em uma caixa isolada. A caixa está pronta!
O vídeo mostrará como fazer uma caixa para guardar verduras na varanda:
Como escolher?
Entre a grande variedade de caixas para guardar vegetais, é bastante difícil escolher a opção mais adequada para você.
Para evitar erros, antes de comprar Vários pontos precisam ser determinados:
- as dimensões da caixa (um importante fator de decisão é a disponibilidade de espaço livre na varanda);
- material de fabricação (a qualidade e segurança da madeira, metal ou plástico devem ser comprovadas por certificados apropriados);
- a presença de ventilação e isolamento térmico (condições necessárias para o armazenamento de vegetais de alta qualidade).
Os 3 melhores modelos
Você pode comprar uma caixa para guardar legumes na varanda na loja online. Basta digitar “adega” ou “caixa térmica” na barra de pesquisa e o sistema exibirá uma lista bastante extensa de sites e lojas que vendem produtos semelhantes. Dentre a variedade de acumuladores térmicos, merecem atenção especial os seguintes modelos:
Armário de aquecimento de varanda EDS Cellar 95 l
Recipiente flexível feito de material têxtil de três camadas, impregnado com uma composição especial hidrorrepelente. A camada externa é de enchimento de poliéster. Um aquecedor de fio flexível mantém a temperatura necessária para armazenar vegetais dentro de um recipiente macio.
Para definir os parâmetros necessários, é necessário pressionar o botão no painel. Depois disso, o saco é carregado com vegetais, cuidadosamente separados em sacos de malha (incluídos). Se necessário, o móvel de arrumação flexível para varanda pode ser fixado à parede (o kit inclui duas buchas e parafusos).
Adega Predictor 180 l durante todo o ano
Independentemente das condições externas, mantém a temperatura ideal de armazenamento dentro da caixa de +2°C a +10°C. Pode funcionar nos modos de aquecimento e resfriamento.
O corpo metálico é coberto por um polímero resistente ao desgaste que protege a adega contra danos mecânicos. Um recipiente espaçoso (180 l) ajuda a preservar vegetais saudáveis e saborosos durante todo o inverno. O custo médio é de 40.500 rublos.
Armário térmico "Adega de inverno"
Volume máximo (360 l) peito aquecido. O painel digital simplifica ao máximo o processo de configuração da temperatura desejada dentro da caixa. Basta pressionar o botão e observar o parâmetro especificado no display.
A cabine de aquecimento pode ser operada em temperaturas extremamente baixas (até -35°C). Para operar o elemento de aquecimento, basta uma tomada de 220 V (o consumo de energia elétrica é de apenas 225 W).
O forno é muito fácil de usar: basta colocar as redes com legumes no armário, fechar bem a porta, utilizando os botões do painel de controle para definir a temperatura desejada. O custo médio é de 25.000 rublos.
Quando é necessário aquecimento adicional?
Ao instalar uma caixa para vegetais numa varanda fria (sem isolamento), onde a temperatura do ar no inverno desce abaixo de -5 °C, seria uma boa ideia cuidar do aquecimento adicional do recipiente. Como opção, você pode usar pisos aquecidos com filme.
Algoritmo de ações:
- Corte um pedaço de filme de piso em locais especialmente marcados pelo fabricante, de tamanho idêntico ao fundo da caixa de armazenamento.
- Coloque um filme cobrindo o fundo da caixa, conecte-o ao termostato embutido na parte externa da caixa.
- Conecte o piso aquecido à rede.
Quais vegetais podem ser armazenados?
Desde que a temperatura do ar necessária seja mantida, na varanda retêm perfeitamente sua aparência e valor nutricional vegetais como:
O nome do produto | Temperatura de armazenamento |
batata | de +2 a +3 0С |
cenouras, beterrabas, nabos | de 0 a +2 0С |
alho | de -1 a +3 0С |
cebola | de 0 a +1 0С |
repolho | de -1 a +2 0С |
Os vegetais são armazenados em local bem sombreado, ventilado e fresco (as caixas especiais atendem plenamente a todos os requisitos para um armazenamento adequado).
Conselho
Apenas vegetais secos, selecionados e sem sinais de podridão são colocados em caixas. O estoque é verificado periodicamente para retirada de produtos estragados..
Caso contrário, independentemente da temperatura de armazenamento, toda a colheita de raízes ficará estragada.
Uma geladeira velha que não funciona é uma boa alternativa caixas de armazenamento de vegetais compradas na loja. Antes do uso, o refrigerador é bem ventilado e colocado no chão com a porta voltada para cima.
Os vegetais selecionados são colocados na geladeira (as prateleiras servem como divisórias), cobertas com um pano limpo e, em seguida, fecha-se a porta do depósito improvisado.
Conclusão
Preservar a colheita de vegetais em um apartamento na cidade não é problema. Se desejar e tiver as ferramentas, não será difícil fazer a sua própria caixa para guardar legumes na varanda. Para quem não quer perder tempo, fornos prontos e montados industrialmente ou caixas flexíveis para guardar verduras virão em socorro.