Segredos dos floristas sobre como manter um buquê de flores frescas em um vaso fresco por mais tempo
Um buquê de flores é fonte de bom humor e inspiração. Comprando ou recebendo de presente, você realmente quer manter essa beleza por mais tempo.
Para que o buquê agrade aos olhos por mais de um dia, é necessário cuidar bem dele, seguindo os conselhos e recomendações dos floristas.
Neste artigo contaremos como conservar um buquê de flores em um vaso pelo maior tempo possível.
Por que eles murcham rapidamente?
Ao comprar um buquê, é necessário avaliar imediatamente seu frescor e aparência.. Como outras plantas, as flores recebem umidade e nutrientes através das raízes. Quando cortado, esse fornecimento é interrompido. Como resultado, os caules e as flores perdem o vigor, pois não podem se desenvolver como antes.
As plantas cortadas permanecem frescas sem água por apenas um curto período de tempo. Sem receber umidade, eles perdem gradativamente a aparência e começam a murchar à medida que ocorre a perda de líquidos. A situação é ainda agravada por uma mudança contrastante de temperatura, por exemplo, ao retirar um buquê de uma sala quente para o frio.
Como armazenar?
Somente um buquê fresco que ainda não começou a murchar pode ser preservado por muito tempo. As plantas devem ser inspecionadas no momento da compra. As flores não devem apresentar sinais de murchamento.
Preparação de plantas cortadas
Um buquê trazido para casa deve ser imediatamente retirado do material de embalagem.. É melhor remover as folhas localizadas na parte inferior do caule, assim como as quebradas.
Seleção de capacidade
O vaso deve corresponder ao buquê em tamanho e design. Muito pequeno será instável. As flores desse vaso podem cair e as hastes podem entortar.
Vasos grandes com gargalo largo são projetados para buquês exuberantes. Se houver poucas flores, a composição desse vaso parecerá solitária.
Vidro e cerâmica são os materiais mais escolhidos para vasos.. A desvantagem do vidro transparente é a necessidade de substituir frequentemente a água, que se deteriora rapidamente quando exposta à luz. Uma alternativa são os recipientes de vidro colorido.
Vasos feitos de metal, plástico ou materiais compósitos são escolhidos com menos frequência. Em todos os casos, é desejável que o recipiente escolhido combine com o interior da sala e com o bouquet, e também seja estável e prático.
Com que frequência você deve lavar?
O vaso deve ser lavado regularmente, a cada 1-2 dias. Ao mesmo tempo, não devem permanecer resíduos de detergentes na sua superfície interna.
Que água devo usar?
Para flores Recomenda-se usar apenas água decantada. Deve estar fresco e limpo. Caso haja alguma dúvida sobre o estado da água do vaso, ela deverá ser substituída.
O que adicionar?
Para prolongar a vida das flores, os floristas recomendam adicionar à água certas substâncias que ajudam a manter o frescor das plantas.
Você pode escolher um dos métodos testados na prática:
- Diluição da aspirina em água, na proporção de 1 comprimido para 1 litro de líquido.
- Prepare uma solução de 1 parte de álcool e 10 partes de água.
- Prepare uma solução de 1 parte de glicerina para 15 partes de água.
- Solução de açúcar – 1 colher de chá. por litro de líquido.
Com que frequência você troca a água?
A água do vaso deve ser trocada a cada 1-2 dias. Depois que a água velha é despejada, o vaso é lavado e enchido com água doce.
Aparando as hastes
Aparar as hastes é um procedimento obrigatórioque é realizada para um novo buquê e na reposição de água em um vaso.
As pontas das hastes são cortadas em um ângulo de 45°. É aconselhável fazer isso em água morna corrente. A exceção são os caules muito macios. Eles são cortados em ângulo reto, caso contrário, o corte estreito dobrará no vaso.
Cada vez são cortados cerca de 10 mm, se os caules forem muito curtos - 5 mm. Para caules semelhantes a árvores (por exemplo, lilases), você também precisa dividir. Isso ajudará a melhorar o abastecimento de água da planta.
Para processar os caules, é necessário usar uma faca afiada ou uma tesoura de poda. Tesouras não são adequadas para este propósito.
Acesso aéreo
As flores na embalagem têm acesso de ar limitado. É aconselhável desembrulhá-los imediatamente e só depois colocá-los em um vaso.
Indicadores de temperatura
As flores cortadas serão melhor armazenadas a uma temperatura de +5 a +10°C. Se os indicadores forem mais elevados, o bouquet perderá rapidamente o seu aspecto apresentável. Temperaturas muito baixas também são prejudiciais às plantas, por isso, se precisar levá-las ao frio, você precisará de embalagens confiáveis.
Nível de umidade
Para melhor preservação do buquê a umidade do ar deve ser de 70-90%. Se o ar da sala estiver muito seco, a pulverização periódica com água de um borrifador ajudará.
Iluminação
Estar sob luz solar intensa contribui para o rápido envelhecimento do bouquet e perda de decoratividade.Isso também leva ao aquecimento da água do vaso e ao desenvolvimento de microrganismos nela, o que também acelera a deterioração. A solução para o problema é manter o buquê em local com sombra, protegendo-o da luz solar direta.
Peculiaridades
Diferentes tipos de flores têm diferentes requisitos de condições de armazenamento. Isso deve ser levado em consideração na composição de composições pré-fabricadas.
Rosas
Ao comprar rosas, você precisa inspecionar o caule e as cabeças das flores. Para melhor preservação das plantas É aconselhável levar em consideração as seguintes recomendações dos floristas:
- os caules são imersos em água, no máximo, pela metade;
- ao colocar um buquê no inverno, deve-se deixá-lo repousar em condições ambientes por cerca de 30 minutos, e só depois iniciar o processamento;
- as folhas inferiores devem ser cortadas do caule para não provocar apodrecimento;
- Recomenda-se não deixar o caule muito comprido, pois dificulta o acesso dos nutrientes às gemas; o comprimento ideal é de até 40 cm.
Regras para guardar um buquê de rosas - no vídeo:
Peônias
Compre peônias cortadas apenas com caules densos e folhas elásticas. As flores em si não devem estar totalmente abertas, a melhor opção são os botões entreabertos. Os caules são aparados e as folhas que caem na água são retiradas.
As peônias não devem ser incluídas em composições com rosas, lírios e outras flores.
Regras para armazenar um buquê de peônias - no vídeo:
Tulipas
As tulipas permanecem frescas por um período relativamente curto, não mais que 5 dias. É muito importante escolher as flores corretamente.
Você deve prestar atenção aos seguintes sinais:
- Não se deve comprar flores cujos botões estejam amarrados com elásticos;
- as folhas não devem ser danificadas;
- caules e folhas devem ser densos.
Apare as tulipas em ângulos retos.
Regras para armazenar um buquê de tulipas - no vídeo:
Crisântemos
Características de fazer um buquê de crisântemos - devem ser cortados para composição já totalmente aberta. O caule é aparado e os cortes são feitos em alguns centímetros. A água deve ser colocada fria no vaso. Eles mudam a cada dois dias.
Regras para armazenar um buquê de crisântemos - no vídeo:
Lírios
Os lírios são sensíveis à qualidade da água. É muito importante para eles que seja defendido. A haste é cortada em um ângulo de 45° antes da instalação em um vaso. É melhor deixar o comprimento não superior a 50 cm, o que é necessário para melhor abastecer as flores com umidade.
Conclusão
Manter um buquê fresco em casa não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Se as flores forem frescas e em bom estado, podem durar bastante tempo. Neste caso, deve-se levar em consideração o tipo de planta e suas características.