Todos os utensílios domésticos que uma pessoa usa regularmente precisam de limpeza de tempos em tempos. Isto é especialmente verdadeiro para roupas de cama, porque uma pessoa passa quase metade de sua vida na cama.
O contato próximo com o travesseiro permite que seu enchimento absorva suor, partículas de pele e resíduos cosméticos. Gradualmente, esse atributo da cama se transforma em terreno fértil para microorganismos e reservatório de poeira.
Um método radical - a lavagem - ajudará a manter um sono saudável e uma boa saúde. Mas como lavar bem um travesseiro em casa, em que modo, em que temperatura?
Contente
É lavável?
Esta pergunta foi feita por muitas donas de casa. As opções de resposta dependem do tipo de preenchimento.
A principal fonte de informação será o rótulo do produto, que indica não só a composição do enchimento, mas também os métodos de cuidado.
Os enchimentos são convencionalmente divididos em dois tipos:
- natural (penugem, pena, lã, casca de trigo sarraceno, seda, bambu);
- sintético (holofibra, poliéster, enchimento de poliéster, látex).
As roupas de cama feitas de poliéster sintético e holofibra são consideradas as mais fáceis de lavar.
A maioria dos recheios pode ser lavada na máquina, aderindo a algumas recomendações sobre os seguintes pontos:
- limites de temperatura;
- modo de exposição;
- escolha de detergentes;
- algoritmo de secagem.
Lavar à mão é um processo meticuloso, mas mais delicado.. As vantagens incluem a capacidade de avaliar visualmente os resultados da lavagem.
É mais fácil lavar manualmente peças volumosas que são difíceis de caber no tambor da máquina de lavar.
Você pode descobrir como lavar outras roupas de cama aqui.
Como lavar bem em casa?
Em casa, lavar travesseiros não causará muita dificuldade. A lavagem à máquina e à mão têm uma série de ações comuns, graças às quais é garantido um resultado de limpeza positivo.
O processo de limpeza começa com a remoção da poeira. Para isso, você pode usar uma melindrosa de carpete. Este procedimento deve ser realizado ao ar livre.
Antes de começar a lavar, certifique-se de que não há furos no lençol; todos os furos devem ser costurados.
Lave os travesseiros inteiros, sem rasgar a fronha, ou em partes, em sacos especiais. Em maior medida, isso se aplica a produtos feitos com penas de aves aquáticas, onde a quantidade de enchimento é bastante grande, o que dificulta a limpeza de qualidade e a secagem adequada.
Um ponto igualmente importante é a escolha do detergente. Géis líquidos são usados para lavagem. Existem produtos químicos domésticos especialmente concebidos tendo em conta as características específicas do enchimento.
As temperaturas de lavagem devem ser rigorosamente controladas. De trinta a quarenta graus Celsius é a faixa ideal para diversos enchimentos, que preservarão sua integridade.
Ao lavar qualquer tipo de conteúdo de travesseiro, é necessário um enxágue adicional. Isso remove qualquer detergente restante.
Ao apertar o produto, você deve evitar torções agressivas material ou o uso de altas velocidades, o enchimento reage a isso formando grumos e alterando sua forma e estrutura.
Essas peças de cama são secas horizontalmente em uma superfície plana ou verticalmente em um varal, presas com prendedores de roupa. Durante o processo, as almofadas são agitadas periodicamente para endireitar o recheio.
Não seque o enchimento em fogo aberto ou em dispositivos de aquecimento.. A opção ideal é a secagem natural ao ar livre.
Na máquina de lavar
Ao contrário da lavagem à mão, as peças não precisam ser pré-embebidas. Uma exceção é feita se o enchimento estiver muito sujo.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- coloque travesseiros ou sacos com partes de enchimento dentro do tambor;
- coloque quatro bolas de roupa suja ou de tênis ali;
- selecione um modo de lavagem suave – “delicado”, “lavagem rápida”, “lã”;
- verifique a temperatura definida de aquecimento da água;
- defina a velocidade de flexão para não mais que quatrocentas;
- ligue o enxágue adicional;
- use cápsulas de gel ou detergentes líquidos;
- após o término do ciclo, retire o produto e agite várias vezes;
- seque bem.
Lavar à mão
A lavagem à mão inclui várias etapas sucessivas:
- dissolva o detergente em água morna;
- mergulhe o travesseiro ou enchimento em água;
- deixe por uma hora;
- limpe o produto com movimentos suaves, apertando e pressionando levemente;
- troque a água, enxágue - repita este procedimento duas vezes;
- espremer;
- seco.
O enchimento de um travesseiro de penas pode ser lavado à mão com capas especiais ou sem elas - abrindo a fronha e despejando o conteúdo na água.
Nuances do procedimento para preenchimentos naturais
Existem dois subtipos de preenchimento natural:
- origem vegetal (casca de trigo sarraceno, bambu);
- origem animal (lã, penugem, penas).
Cada um deles dita suas próprias condições, cujo cumprimento não só permitirá uma limpeza de alta qualidade do produto, mas também manterá sua integridade.
Feito de pêlo de camelo
Este tipo de enchimento é obtido a partir do subpêlo macio dos camelos. O produto é leve e elástico. A vida útil é de cerca de sete anos.
Para este tipo de enchimento De preferência, lavar à mão com imersão por até vinte minutos. Se estiver lavando na máquina, é melhor desativar a função de centrifugação.
Ao apertar o produto com as mãos, em hipótese alguma você deve torcê-lo. Isto causará deformação das fibras de lã.
Feito de lã de ovelha
O enchimento é feito de uma raça especial de ovelha - merino.. O material é macio e higroscópico. O preço é bastante acessível. O travesseiro pode ser usado por cinco anos.
De casca de trigo sarraceno
Parece que esta é uma opção de preenchimento fora do padrão, mas encontrou seus adeptos. Os produtos feitos com casca de trigo sarraceno têm efeito massageador e melhoram a circulação sanguínea.
As desvantagens incluem o peso considerável desse atributo - até cinco quilos, farfalhar da casca ao menor movimento, vida útil inferior a três anos.
Este enchimento natural não pode ser lavado categoricamente. As cascas incham sob a influência da água, secam mal e deixam manchas marrons no lençol.
A melhor maneira de cuidar desse preenchimento é peneiração periódica das cascas, lavagem a seco com aspirador de pó.
Feito de penugem
O enchimento desse travesseiro consiste em penugem e pequenas penas em proporções iguais. Isso torna o produto leve e muito macio.
Esses produtos podem ser lavados à máquina ou à mão.. Devido ao grande volume do enchimento, ele é distribuído em sacos e costurado com cuidado. Na lavagem à mão, é permitido despejar o enchimento diretamente na água, sem usar tampas. Neste caso, atenção especial deve ser dada à ausência de correntes de ar na sala.
Para recomendações mais detalhadas sobre como cuidar desses atributos da cama, leia Aqui.
Pena
A principal diferença das penas de penugem é a porcentagem de penas em penugem.. Na maioria das vezes é de oitenta a vinte por cento.
Almofadas de penas de frango não são laváveis. Eles são limpos pelo método a seco. Mas os produtos feitos de penas de aves aquáticas resistem facilmente aos efeitos da água.
Como é o caso da roupa de cama, O recheio pode ser lavado tanto na máquina quanto à mão. Lavável na máquina requer o uso de capas. Na lavagem à mão, pode-se usar saquinhos, ou pode rasgar a fralda e colocar o conteúdo em um recipiente com água.
Você pode aprender vários segredos e dicas sobre este assunto lendo esse artigo.
Feito de penugem de cisne
Um travesseiro feito de penugem de cisne é um prazer bastante caro. No entanto, os custos serão compensados pelas vantagens indiscutíveis de tal enchimento natural:
- durabilidade,
- conforto,
- capacidade de restaurar rapidamente a forma.
São fornecidas informações precisas e completas sobre a questão do cuidado Aqui.
Bambu
O nome parece incrível, mas por trás dele está uma delicada fibra obtida de hastes de bambu duráveis. Este é um enchimento antibacteriano, hipoalergênico e ecologicamente correto.
Você pode lavá-lo uma vez a cada seis meses na máquina ou à mão. Ao escolher um mecanismo de limpeza, você deve considerar o tamanho. Itens volumosos não cabem no tambor da máquina de lavar.
Ao lavar na máquina, use bolas especiais. É necessário espremer com cuidado para não danificar as fibras do enchimento. Seque sobre uma superfície horizontal treliçada, agitando ocasionalmente.
As informações mais confiáveis sobre a lavagem do enchimento de bambu são apresentadas em Este artigo.
Quais são as características dos enchimentos artificiais?
O progresso técnico introduz novos tipos de enchimentos que não são de forma alguma inferiores e, em alguns aspectos, superiores aos naturais.
Borracha de espuma
Deve-se lembrar que a espuma de borracha consiste em espuma, que forma numerosas células cheias de ar.
É esse fator que causa a fragilidade e tendência à deformação desse material.
A espuma pode ser exposta à água. Dobre, amasse, torça - você não pode. Portanto, produtos grandes de espuma só podem ser lavados à mão.
Quarenta graus Celsius é a temperatura máxima da água. Alvejante é proibido. Este material é prensado por prensagem.
Feito de poliéster
Material sintético, macio e leve. Não atrai poeira, não causa alergias. A vida útil é de cerca de quatro anos. As desvantagens incluem o fato de que durante o funcionamento tende a endurecer, diminuindo de volume.
"Antiestresse"
Este milagre do pensamento científico ajudará a aliviar o estresse após um dia cansativo. Pequenas esferas de poliestireno são usadas como enchimento para esses produtos..
Eles criam um efeito relaxante e possuem propriedades repelentes à umidade. Este último permite lavar facilmente almofadas deste tipo.
Para evitar “vazamento” do enchimento durante os procedimentos de água, deve-se verificar cuidadosamente a integridade do tecido da fralda ou capa.
Os recursos de lavagem são apresentados a seguir artigo.
Feito de holofibra
Ao contrário do poliéster, a holofibra é mais resistente ao desgaste. Mantém perfeitamente a sua forma, não absorve odores e não cria condições para a proliferação de microrganismos.
Você pode obter muitas informações úteis sobre o assunto Aqui.
De enchimento de poliéster
Almofadas Sintepon são bastante populares. Eles são resistentes, confortáveis e baratos. A lavagem à mão e à máquina, sujeita a certas regras, não será um problema.
Uma característica especial do cuidado é que o inverno sintético não precisa ser encharcado. O contato prolongado com água é indesejável. Certifique-se de enxaguar bem o produto. É proibida a secagem na máquina de lavar.
Fatos interessantes, as instruções dos fabricantes são descritas em Este artigo..
Látex
A estrutura porosa deste material permite que a umidade evapore sem absorvê-la. A vida útil garantida é de dez anos.
Um grande número de recomendações importantes são apresentadas nas respectivas artigo.
Ortopédico
Um determinado tipo de enchimento de travesseiro ortopédico é fator determinante no cuidado do produto.
Por exemplo, roupas de cama com espuma viscoelástica não devem ser lavadas. As informações mais completas estão indicadas na etiqueta do fabricante.
O artigo compartilha dicas e pequenos truques indispensáveis “Como lavar um travesseiro ortopédico”.
Almofadas de maternidade
Travesseiros para gestantes utilizam principalmente enchimentos sintéticos: holofibra, poliestireno.
São seguros para a saúde e, apesar do formato incomum, os princípios de cuidado deles correspondem ao tipo de preenchimento, como em travesseiros comuns.
Imediatamente após a compra, deve-se lavar a fronha do novo produto e bater bem o recheio. Você pode lavá-lo quando ficar sujo, mas não mais do que quatro vezes por ano.
Conclusão
A consciência das características de vários enchimentos simplificará muito o processo de cuidado.. A lavagem adequada do travesseiro em casa não só limpará o produto, prolongando sua vida útil, mas também economizará dinheiro e um sono profundo para o proprietário.