O que é a limpeza por hidrólise do forno, como realizá-la corretamente?
Você pode cozinhar muitos pratos no forno. Eles não serão apenas saborosos, mas também saudáveis.
No entanto, muitas donas de casa evitam cozinhar no forno apenas porque terão que passar muito tempo e dolorosamente esfregando a gordura que queimou nas paredes.
No entanto, este problema já não é relevante para aqueles que dominam o método de purificação por hidrólise.
Limpeza de fornos por hidrólise - o que é, em que consiste este método, como implementá-lo, quais as vantagens e desvantagens que apresenta - leia o artigo.
Contente
O que significa hidrólise?
A hidrólise envolve a limpeza do forno com vapor. Em geral, seria um exagero chamar esse método de limpeza. Pelo contrário, é uma fase preparatória para o procedimento principal. Você ainda terá que lavar o forno à mão, mas esse processo será muito mais fácil e rápido.
Os fabricantes, no esforço de melhorar o desempenho dos eletrodomésticos, melhoram constantemente o processo de limpeza.. Eles fazem a superfície interna dos armários com um esmalte liso especial, ao qual a gordura não gruda muito.
Um recipiente de água especial projetado para hidrólise está embutido no projeto do equipamento. A faixa de temperatura é ajustada automaticamente para obter resultados ideais. Um cronômetro sinaliza que o procedimento foi concluído. A dona de casa só terá que retirar a gordura amolecida.
Não importa se você comprou um forno sem função de limpeza por hidrólise. Você pode iniciá-lo sozinho. Este processo não levará mais de uma hora.
Vantagens e desvantagens
Vantagens limpeza por hidrólise:
- custos mínimos de energia - o processo de aquecimento a vapor não leva mais de 30-40 minutos e a temperatura não excede 90 graus;
- a versatilidade do método - pode ser utilizado para limpeza de fogões a gás e elétricos;
- remoção eficaz da sujeira sem nenhum esforço - o vapor fará tudo pela dona de casa, que só terá que coletar a gordura e a sujeira com uma esponja;
- não há necessidade de usar agentes de limpeza - eles podem ser necessários apenas em caso de contaminação grave ou quando surgir um odor desagradável persistente;
- a capacidade de limpar simultaneamente não só a superfície interna do forno, mas também tabuleiros, pratos e outros utensílios de cozinha;
- baixo custo - a função de limpeza por hidrólise embutida no forno não acarreta aumento significativo no preço dos eletrodomésticos.
Imperfeições método de hidrólise:
- se a sujidade for antiga não será possível retirá-la apenas com vapor, terá que recorrer à limpeza manual com meios especiais;
- o trabalho de remoção dos depósitos de gordura terá que ser feito manualmente, o método não pode ser chamado de totalmente automatizado;
- Ao usar detergentes na cozinha, aparecerá um odor desagradável, portanto você não deve experimentar compostos de limpeza desconhecidos.
Como o forno limpa?
Limpeza de forno de hidrólise realizado em 5 etapas:
- Preparação. A água é colocada em um recipiente de tamanho adequado. Na maioria das vezes, uma assadeira é usada para essa finalidade, embora alguns fornos possuam recipientes especiais projetados para limpeza por hidrólise.
- Ligue o modo de hidrólise, se esta função estiver prevista no design do forno. Noutros casos, basta ativar o modo de aquecimento inferior.
- Defina o modo de temperatura. Varia de 60 a 90 graus.
- Espere que o vapor apareça. Entra na fase ativa aproximadamente 40 minutos após ligar o forno. Sob sua influência, a gordura e a sujeira velha amolecem. Eles podem ser facilmente removidos com uma esponja comum para lavar louça.
- Secagem. Depois de concluída a limpeza básica, o forno deve ser seco. Para isso, colete toda a umidade com um pano e deixe a porta entreaberta por 1 a 2 horas.
Este vídeo falará sobre a limpeza hidrolítica do forno:
Comparação com outros métodos
Você pode limpar o forno não apenas por hidrólise, mas também por outros métodos. Suas características comparativas:
- Limpeza catalítica envolve a decomposição de contaminantes diretamente durante o cozimento. Ao reagir com a superfície especial do forno, a gordura é destruída. Após o cozimento, basta limpar as paredes com um pano limpo. Ao contrário do método hidrolítico, este método é totalmente automatizado e requer intervenção humana mínima.
- Limpeza pirolítica requer aquecimento da placa até 500 graus, enquanto hidrolítico - apenas até 90 graus. Isso economizará custos de energia.
- Limpeza manual usando uma escova e detergentes. Esta é a maneira mais trabalhosa de manter a limpeza. A dona de casa terá que fazer sozinha todo o trabalho físico.
Informação util
Informação util sobre a implementação do método de hidrólise para limpeza do forno:
- depois que a sujeira ficar molhada, não se deve usar abrasivos ou esponjas duras para removê-la, pois podem danificar as paredes internas do forno, o que fará com que a gordura grude ainda mais rápido e será difícil de remover;
- se, além dos depósitos de gordura, sair um odor desagradável do forno, por exemplo, depois de um prato queimado, pode-se adicionar um pouco de vinagre na água;
- Sob a influência do vapor, os contaminantes antigos praticamente não saem, por isso é recomendável realizar o procedimento constantemente.
Conclusão
A limpeza por hidrólise é uma forma simples e acessível de manter o forno limpo. Não requer investimentos, custos físicos e de tempo significativos. Este método é universal, por isso toda dona de casa pode usá-lo.